Mar esmeralda, águas cálidas, restaurantes fantásticos, bares na praia, sunset parties e gente gira. Formentera é isto e muito mais. Sem a loucura de Ibiza, a mais famosa das Ilhas Baleares, mas com as cores do Caribe. E apenas a duas horas de Lisboa.

Um restaurante

Não faltam bons restaurantes em Formentera, mas o Chezz Gerdi é um dos tops. Fica à beira-mar, é muito romântico, tem uma entrada fabulosa de mexilhões salteados e um inesquecível tártaro de peixe com wagame, fruta e sésamo. Es Pujol, in Cami’ de Sa Beuradeta. Aberto todos os dias das 12h00 às 02h00.

chezz gerdi

O restaurante fica em cima da praia, como se quer quando se está numa ilha. © Catarina Serra Lopes

Uma praia

A ilha espanhola está pejada de praias lindas e o melhor mesmo é alugar um carro ou uma mota para poder conhecer uma diferente todos os dias. Mas em primeiro lugar está sem dúvida a praia de Illetes, pelo extenso areal, pelas águas límpidas, pela areia branca. E pelos bares fabulosos que tem, como o Beso Beach ou o Tiburon.

A água é tão transparente que pode deixar cair os óculos escuros lá dentro, sem medos. © Catarina Serra Lopes

Um hotel

O Gecko Beach Club, um bonito boutique hotel mesmo em frente à praia de Migjorn. Tem apenas 27 quartos, uma piscina fantástica e um restaurante que é considerado um dos melhores da ilha. Playa Migjorn, Ca Mari, Formentera. Quartos duplos a partir de 280 euros por noite.

gecko 1

Pois, não é só a piscina que é fantástica. (Imagem retirada do site do Gecko Beach Club)

Um bar

O Blue Bar, na praia de Migjorns, tem um anfiteatro virado para o mar e DJ todos os finais de tarde. Recomendamos os cocktails, ótimos para acompanhar com nachos, pizzas e croquetes. Pode ficar para jantar mas não se esqueça de reservar mesa com antecedência. Carretera San Ferran-La Mola km 7,9, Platja Migjorn, Sant Ferran de Ses Roques. Aberto todos os dias das 11h00 às 00h00 (às sextas e sábados o horário estende-se até às 04h00).

blue bar 1

Nos finais de tarde a música fica a cargo de um DJ. © Catarina Serra Lopes

Um mercado

A Feira Artesanal de La Mola, um pequeno mercado hippie que se realiza todos os domingos de maio a outubro entre as 16h00 e as 21h30, é ótima para comprar brincos, colares, carteiras e afins, feitos por artesãos locais. Não conte com pechinchas mas com adereços giros e um ambiente descontraído. Avenida de La Mola

mercado la mola 2

© Catarina Serra Lopes

Como ir:
A Vueling voa de Lisboa para Ibiza com tarifas a partir dos 90 euros. De Ibiza há barcos de meia em meia hora para Formentera com bilhetes a partir dos 30 euros.
Do Porto, a Iberia voa para Ibiza com bilhetes de ida e volta a partir dos 170 euros.