Qual Barbie patins ou penteados, dona de uma comprida cabeleira loira e namorada do Ken? A Barbie que está a dar que falar gosta da natureza, usa um gorro na cabeça e óculos de massa, lê a revista Kinfolk e serve-se de canecas e cafeteiras vintage, a não ser quando fotografa o latte com os filtros da aplicação VSCO Cam.

Sim, a Barbie ficou hipster, mas a Mattel não tem nada a ver com o assunto. A responsável é uma conta de Instagram, Socality Barbie, em que uma fotógrafa de casamentos de Portland, nos Estados Unidos, coloca a famosa boneca nas situações que proliferam pela rede social fora.

“Via as pessoas todas a tirarem as mesmas fotografias nos mesmos lugares e a usarem as mesmas legendas que já não conseguia distingui-las, por isso pensei: ‘que melhor forma de mostrar o meu ponto de vista do que com uma boneca produzida em massa?’, disse a autora da conta, que quer manter o anonimato, à Wired. “Eu percebo, é bonito de se ver. Mas é tão desonesto. Ninguém vive realmente assim. E é tudo tão exagerado que se está a tornar aborrecido.”

Sim, é uma brincadeira, mas o investimento na conta não é pequeno, ao contrário do guarda-roupa em miniatura que a fotógrafa montou para a boneca e que inclui um gorro feito a partir do dedo de uma luva. E não é pequeno porque muitos dos cenários onde a Barbie é fotografada, de cascatas a rochedos sobre a praia, são reais (os outros são manipulados em Photoshop).

O humor e a ironia — esses sim, grandes o suficiente para ter praticamente todas as fotografias com a hashtag #liveauthentic — já reuniram mais de 52 mil seguidores e deram origem a 112 fotografias. Na fotogaleria reproduzimos 18 onde a Barbie não é loira mas continua a ser perfeita. Ou pelo menos parece.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR