O segundo volume de As Mil e Uma Noites, O Desolado,  foi escolhido pelo júri da Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas para representar Portugal na 88.ª gala de entrega dos Óscares da Academia de Cinema norte-americana. O filme de Miguel Gomes irá a concurso na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

O Desolado integra uma série de três filmes baseada no famoso conto persa As Mil e Uma Noites, no qual a rainha Xerazade se vê obrigada a entreter “diabólico rei” com histórias fantásticas, povoadas de misticismo, de modo a preservar a sua vida.

“As histórias contadas são sobre um país socialmente desesperado onde predomina o descontentamento. Esse país é Portugal”, refere um comunicado divulgado esta segunda-feira pela Academia portuguesa.

O filme, que tem estreia marcada em Portugal para o dia 24 de setembro, conta com a participação dos atores Gonçalo Waddington, Crista Alfaiate, João Pedro Bénard, Xico Xapas, Luísa Cruz, Joana de Verona e Teresa Madruga nos papéis principais. O primeiro volume de As Mil e uma Noites, O Inquieto, estreou em Portugal no final de agosto, somando 3.756 espetadores no fim de semana de estreia.

O júri da academia que selecionou o segundo volume da trilogia de Miguel Gomes foi composto por Paulo Trancoso (produtor), Lauro António (realizador), André Szankowski (diretor de fotografia), Pedro Melo (diretor de som) e Miguel Monteiro (ator).

A 88.ª gala dos Óscares está agendada para o dia 28 de fevereiro de 2016 em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos da América.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR