Dark Mode 151kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Vargas Llosa e Isabel Preysler. O romance polémico entre um Prémio Nobel e uma "socialite"

A relação entre o escritor Mario Vargas Llosa e a "socialite" Isabel Preysler motivou duras críticas, mesmo entre os seus familiares. A excepção foi Álvaro, que veio agora a público apoiar o pai.

i

Mario Vargas Llosa vê-se novamente nas "bocas do Mundo", só que, desta vez, é pela sua vida privada

ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP/Getty Images

Mario Vargas Llosa vê-se novamente nas "bocas do Mundo", só que, desta vez, é pela sua vida privada

ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP/Getty Images

Mário Vargas Llosa, prémio Nobel da Literatura em 2010, é notícia, mas não por causa de nenhum dos seus livros. O romance com a espanhola Isabel Preysler está a ser polémico e a própria família está a dar uma ajuda a alimentar o caso. Sim, o caso pois terá sido assim que começou.

Quando, entre o final de maio e o início de junho, foi tornada pública a possível relação extraconjugal entre o prémio Nobel da Literatura e a “socialite” espanhola Isabel Preysler, já os seus filhos a conheciam. É Alvaro Vargas Llosa, um dos seus três filhos, que o afirma, na passada quinta-feira, numa declaração que visa defender o próprio pai, que tinha completado este ano 50 anos de casamento.

Num comunicado publicado após uma entrevista que deu à televisão espanhola Mediaset (que escreveu por achar que a entrevista “é um resumo incompleto do que disse”), o filho mais velho do escritor peruano manifestou o seu apoio não apenas à mãe mas também ao pai: “O meu pai falou comigo, explicou-me a situação e eu disse-lhe que respeitava muito a sua decisão. Ele foi, como sempre, muito honesto connosco”, pode ler-se no comunicado. E acrescenta: “Respeito profundamente a sua decisão, exactamente como respeitaria a decisão da minha mãe se ela decidisse refazer a sua vida com outra pessoa”.

A relação entre Mario Vargas Llosa, de 79 anos, e Isabel Preysler, de de 64, tem originado muita polémica, mesmo no seio da sua própria família. Um dos mais críticos foi o seu outro filho, Gonzalo Vargas Llosa, que em Julho afirmou ao ABC que a relação do seu pai com Isabel Preysler é “uma relação que nasceu de uma infidelidade”. Gonzalo lamentou ainda o “exibicionismo desnecessário” que tem circundado a relação, cuja responsabilidade atribui aos “fortes interesses económicos” em redor do caso.

Isabel Preysler foi casada com um cantor romântico, Júlio Iglésias, um marquê, Carlos Falcó, e um político, Miguel Boyer, e é mãe do cantor Enrique Iglésias. Em Espanha, aparece frequentemente nas revistas cor de rosa.

Mario Vargas Llosa e Patricia Llosa estiveram juntos em Nova Iorque a 29 de maio deste ano, altura em que celebraram os seus 50 anos de casados. Uma altura em que, segundo Álvaro Vargas Llosa, já era conhecida a relação de Mário com Isabel Preysler.

E foi em Nova Iorque que Vargas Llosa e Isabel Preysler foram vistos e fotografados, juntos, na passada quarta-feira, durante um luxuoso jantar que terá tido a presença de outras celebridades, como Richard Gere, Sarah Jessica Parker, Carolina Herrera ou Irina Shayk. O casal passou ainda por Lisboa em Junho deste ano.

O escritor que em 2012 publicou o ensaio “A Civilização do Espectáculo”, em que descreve a modernidade como “um mundo onde o primeiro lugar da cadeia de valores é ocupado pelo entretenimento” e em que critica “a banalização da cultura, a generalização da frivolidade e (…) a proliferação de um jornalismo irresponsável da fofoca e do escândalo”, vê-se agora na boca desse mesmo mundo. Desta vez, porém, não é só pelas suas obras, que tem vindo a publicar com grande regularidade, mas também pela sua vida privada, que já motiva capas nesses mesmos “tablóides” e “revistas cor-de-rosa”.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.