FIFA

Platini, suspenso, retira candidatura à presidência da FIFA

O francês Michel Platini anunciou esta quinta-feira ter retirado a sua candidatura à presidência da FIFA. O francês foi suspenso pela Comissão de Ética da organização por um período de oito anos.

O francês, que já havia visto o seu nome ser recusado pelo organismo devido à suspensão que lhe foi aplicada, desistiu de lutar e abandona a corrida

JEAN-CHRISTOPHE BOTT/EPA

Michel Platini anunciou esta quinta-feira ter retirado a sua candidatura à presidência da FIFA. O francês, que ocupou o cargo de presidente da UEFA, está suspenso por um período de oito anos, devido a um “pagamento irregular” feito por Joseph Blatter (presidente suspenso da FIFA) ao dirigente francês, no valor de cerca de 1.8 milhões de euros.

“Estou-me a retirar da corrida à presidência da FIFA. O timing [das eleições, que se realizarão a 26 de fevereiro] não é bom para mim. Não tenho meios para lutar de forma igual com os outros candidatos”, afirmou Platini, em entrevista ao jornal francês L’Équipe. As declarações foram citadas pela BBC.

Sobre a de suspensão que lhe foi aplicada, o ex-presidente da UEFA afirma que não se arrepende do passado. “Não me posso arrepender de nada nesta história [do pagamento irregular] porque caíram-me em cima, sem ter feito nada de mal. Estou a ter dificuldades em compreender o que se passou” disse ainda o dirigente francês, citado pela ESPN.

Há cinco candidatos à presidência da FIFA: o Príncipe Ali Al Hussein (Jordânia), o Sheikh Salman Bin Ebrahim Al Khalifa (Bahrein), Jerome Champagne (França), Gianni Infantino (Suíça) e Tokyo Sexwale (África do Sul).

Michel Platini queria juntar-se ao lote de candidatos, mas a FIFA rejeitou a sua candidatura em novembro, assim como a de Musa Bility, cuja exclusão não foi ainda totalmente justificada pelo organismo, que levou a cabo uma investigação sobre a integridade dos sete candidatos. Já a candidatura de Platini foi excluída devido ao facto do francês se encontrar suspenso.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)