A campanha de aquisição do quadro de Domingos Sequeira “Adoração dos Magos”, lançada pelo Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, ultrapassa, a partir desta terça-feira, os 400 mil euros, dos 600 mil necessários, segundo a organização.
“Graças à Fundação Aga Khan, a campanha ‘Vamos pôr o Sequeira no lugar certo’ entra na fase final”, anunciou segunda-feira à noite fonte da campanha do museu, na página da iniciativa, no Facebook. “O apoio, verdadeiramente exemplar, corresponde a 1/3 do valor total da subscrição”, 200 mil euros, “coroando o esforço dos muitos milhares de portugueses que já a apoiaram”, pode ler-se na mensagem publicada.
De acordo com a edição ‘online’ do jornal Público, a doação ao MNAA será concretizada na quarta-feira, pelo próprio príncipe Amyn Aga Khan.
Os 200 mil euros doados pela Fundação Aga Khan juntam-se a cerca de outros 200 mil já angariados, desde o final de outubro do ano passado. Os fundos já angariados advém sobretudo de doações de singulares, muitas delas anónimas ou feitas por transferência bancária, de acordo com o sítio da campanha, patrocinar.publico.pt.
Entre as contribuições identificadas, encontram-se entidades como a Fundação Carmona e Costa e a Fundação Luso-Americana, o Automóvel Clube de Portugal, a associação AGIC de guias e intérpretes, os arquitetos Aires Mateus e a galeria Jorge Welsh, algumas autarquias, como o Município de Cantanhede, pioneiro na doação, e pequenas e médias empresas, de setores que vão da produção audiovisual, aos equipamentos médicos e às instalações elétricas.
No início deste mês, a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) doou 10 mil euros para a compra desta tela e, na mesma altura, a Fundação EDP anunciou que ia fazer uma contribuição de 15 mil euros, enquanto a ANA Aeroportos de Portugal prometeu 20 mil euros.
Em janeiro, o agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, em Leiria, convidou os seus 2.800 alunos a ajudarem o MNAA a adquirir este quadro do seu patrono e, em dezembro, a Associação Nacional dos Municípios Portugueses e a Associação Nacional de Freguesias apelaram à participação das autarquias.
A campanha de angariação de fundos para comprar a tela “A Adoração dos Magos”, “Vamos pôr o Sequeira no lugar certo”, tem como objetivo ajudar o museu a adquirir a obra que Domingos Sequeira pintou em 1828, e da qual o MNAA possui o desenho final e vários preparatórios.
A tela de Domingos Sequeira – considerada “insubstituível” pelo museu – faz parte da série “Palmela”, com quatro pinturas religiosas, e o MNAA possui, na sua coleção, os desenhos preparatórios de estudo de todas elas, mas não os respetivos óleos.
O MNAA tem no seu acervo cerca de 30 obras em pintura e desenho de Domingos Sequeira (1768-1837), cujo trabalho realizado, nas primeiras décadas do século XIX, se encontrava no “umbral da modernidade”, entre o Classicismo e o Romantismo, de um modo similar a Francisco de Goya, seu contemporâneo na cultura espanhola, atesta o MNAA.
Devido ao seu talento, Domingos Sequeira conseguiu proteção aristocrática e uma bolsa para se aperfeiçoar em Roma, onde privou com vários mestres e conquistou prémios académicos.
A campanha, inédita em Portugal, decorre até abril, e o museu tem toda a informação disponível em sequeira.publico.pt.