909kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Tiago de Oliveira Cavaco

Convidado

Nasci a 17 de Outubro de 1977. Licenciei-me em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa e estudei teologia no Seminário Baptista de Queluz. Fundei a editora musical FlorCaveira em 1999, trabalhei em televisão durante uma década, fiz crítica literária para as revistas Atlântico e Ler, abri uma Igreja Baptista em 2007, e publiquei o meu primeiro livro em 2013, chamado “Felizes Para Sempre e Outros Equívocos Acerca do Casamento”. De lá para cá, continuo obcecado pela palavra, pregando-a, escrevendo-a e musicando-a.

Artigos publicados

Religião

A falta de fé do Ricardo Araújo Pereira

Crente que é crente sabe que o melhor ateu que conhece é ele mesmo, porque não há fé que não seja testada pela dúvida e as dúvidas mais sinceras que um crente conhece não são as dos outros mas as suas
Crónica

Natal, festa anti-progressista e anti-conservadora

Para que o Natal surta o seu efeito mais desejável, pelo menos na perspectiva de fé que lhe está originalmente ligada, não deve envergonhar-se de uma espécie de lema em que a tradição transforma.
Livros

Vinte anos dentro da bola de afecto

Portugal é país de velhos primos de infância. O passado é tudo o que temos. “Nada acontece, nada se inscreve” e o Salazarismo foi escola que nos ensinou a permanecer miúdos, “adultos infantilizados”.
Crónica

Sete princípios para um vudu eficaz

O vudista odeia Cristo pois rouba às pessoas a integridade de serem carne e osso e alma para caberem nas nossas mãos. Jesus é Deus tornando-se carne e osso além da sua identidade que já era espiritual
Crónica

O infortúnio de ser estrela portuguesa

Não ser bem sucedido em Portugal é parecido com não ser bem sucedido fora de Portugal. Ter sucesso em Portugal é que não tem nada a ver com ter sucesso em países maiores.
Religião

Precisar de ir à igreja

É triste quando os que aflitos chegaram à igreja enxugam eficazmente as suas lágrimas. Para mim, não há nada mais triste.
Cristianismo

Ajudar a Europa a pecar

O crente pregar a moral fazia sentido quando todos admitiam tê-la em falta. Hoje o crente precisa de pregar o pecado: façamos os nossos próprios M.E.S.A. hats dizendo “make Europe sin again”.
Crónica

A burrice de ser invejoso

A nossa tendência é fazer a dicotomia entre inteligência de um lado, e ignorância do outro. Mapeamos estas questões na cabeça e não no coração. Mas não é assim que a Bíblia aqui o faz.
Crónica

Primeiro sinal de frio

Desde 2010 que entro no mar durante o ano todo. São no Inverno entradas com saídas imediatas, é certo, mas penso que provam que nós, portugueses, continuamos pouco atentos ao melhor que temos.
Religião

A Igreja mete mais medo do que o Mundo

O mundo deixa de meter medo e passa a Igreja a fazê-lo. Ir à Igreja ao Domingo de manhã é muito, mas muito mais perigosamente emocionante do que ir a um concerto ao Sábado à noite.
Crónica

Ter medo do mundo

São os inimigos aqueles que temos de encarar ainda mais do que os amigos. Os amigos vivem geralmente ao nosso lado. Os inimigos devem ser olhados de frente.
Crónica

Viver no passado

Até o futuro é preferível ao presente. Quero deixar expressamente claro que não sou uma pessoa de futuro e chego a ter algumas dificuldades com quem assim é. Mas até o futuro é preferível ao presente.
Religião

Confessar-se é engolir-se

O pior que acontece são pessoas que nunca tiveram de se engolir a si mesmas e andam pela vida tragicamente viçosas, ainda por serem vomitadas.
Comportamento

Ouvir conversa alheia

Uma conversa não é boa só por ser conversa: há aquelas em que se mete um fim e é uma bênção.
Casamento

Dois brasileiros apaixonados em Portugal

Nas razões para não casar considero a prudência a pior. Também é este tipo de atitude que nos leva a um mundo em que as pessoas tragicamente não casam por sensatez.
Sismo

Os dentes de Lisboa

Os nossos sonhos nocturnos voltaram a misturar-se com o nosso trauma nacional do terramoto, desidealizámos um pouco a beleza de Lisboa—afinal, esta terra ainda tem a capacidade de nos pôr a tremer.
Religião

As igrejas que roubam

As igrejas que não me querem roubar nada são lugares onde estar lá ou não é quase indiferente. Onde não posso ser roubado, muito obrigado, mas não entro.
Comunismo

Dizer amém ao comunismo

O problema dos comunistas, de tão supostamente empenhados que estão em ajudar as pessoas, é que deixam de acreditar que elas realmente existem.
Saúde Mental

Desdiagnosticador, a profissão do futuro

O desdiagnosticador não precisa de suprimir os zelos da saúde mental; só precisa de sugerir-lhe que prescinda aqui e ali da omnipresença que se tem esperado dela.
Mar

O triste nadador raso português

Quanto mais a pessoa mergulha no mar, mais se expõe à possibilidade de tocar no que não vê. E quando assim acontece, o mistério pode permanecer: o que toquei? Um peixe, uma alforreca?

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.