819kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Pintura

Pop Up

O Campeonato da Europa é um fenómeno pop?

Os jogadores ainda são personagens de um drama? O futebol continua a ser uma narrativa de heróis e vilões em 90 minutos? Perguntas fundamentais para responder no Pop Up desta semana.
Pintura

Kunsthaus Zurich tira pinturas com ligação a nazis

O Kunsthaus Zurich, Museu de Belas Artes de Zurique, vai retirar de exposição cinco pinturas que estão alegadamente ligadas a saques nazis. As obras deixarão de estar expostas a 20 de junho.
Pintura

Jo e Lucie II

Lucie Pecetto Souza Cardoso, será, à semelhança de Johanna van Gogh-Bonger com o pobre Vincent, responsável pela manutenção da memória do seu amado Amadeo. Notável combate das duas contra a entropia.
Pintura

Jo e Lucie I

Falar de Jo e de Lucie é falar do combate à desmemória, mas sobretudo do amor incondicional. As duas foram essenciais para a preservação e consolidação da memória de dois gigantes da pintura europeia.
Pop Up

Camões: super pop ou nem por isso?

A caminho do 10 de junho, e no ano em que se comemoram os 500 anos do autor de "Os Lusíadas", tentamos responder à pergunta: que lugar ocupa Camões na cultura popular?
Pintura

A Batalha de Auvers-sur-Oise

Nesse mês de Junho de 1890 quem observava esse homem tímido e vacilante [van Gogh ] a caminhar, carregado com as telas, as tintas e o cavalete, não imaginava a batalha que se desenrolava dentro de si.
Pop Up

De que é feito o mundo de Taylor Swift?

É esta semana que a americana atua em Lisboa. Antes dos concertos, fazemos a análise swiftie que importa: de onde vêm os fenómenos pop e como é que este em particular ganhou esta dimensão?
Família Real Britânica

Kate tem um novo retrato e é capa de revista

A artista Hannah Uzor teve apenas três semanas para fazer um retrato da princesa de Gales. A encomenda foi feita pela revista Tatler e a obra será capa da edição de julho.
Pintura

150 anos de impressionistas: a vida como ela era

O impressionismo apareceu três anos depois da derrota francesa na guerra contra a Prússia e da Comuna de Paris, mas os pintores do novo movimento não se ocuparam da cidade destruída e das suas feridas
Pop Up

Porque gostamos tanto do cinema americano dos 70s?

A propósito da morte do realizador, produtor e argumentista Roger Corman, fazemos uma viagem através dos anti-heróis, da bela decadência e da revolução dos filmes dos setentas.
Arte

Pedro Cabrita Reis mostra 1.500 obras e não cobra

Pedro Cabrita Reis expõe 1.500 obras em Lisboa, numa mostra entre 19 de maio e 28 de julho. A entrada é grátis e o artista garante que depois da exposição "não vou vender nada".
Pintura

"Descida da Cruz" no Museu Soares Reis

Pintura de Domingo Sequeira vem mesmo para museu português. Primeiro vai estar exposta no Mosteiro de Leça do Balio no dia 18. A partir de junho, vai para o Museu Nacional Soares dos Reis.
Pop Up

Futebol e ténis: onde está a pop nestas redes?

Com um novo campeão nacional no futebol português e o filme “Challengers” nas salas de cinema, vamos à procura de tudo o que é pop entre os campos da bola e os courts de ténis.
Pop Up

Bon Jovi e Baby Reindeer: o que faz um fenómeno?

Esta semana no Pop Up viramos atenções para o streaming e para dois casos de sucesso: a história de uma das bandas mais famosas de sempre e a série mais vista do momento.
Paris

Mona Lisa. Museu do Louvre estuda "sala separada"

Diretora do museu admite que está a ser estudado a melhor modelo para garantir uma "melhoria" das condições de apresentação da obra ao público.
Pop Up

O que mudou na cultura pop depois do 25 de Abril?

No segundo de dois programas dedicados aos 50 anos da revolução, recordamos alguns dos momentos, fenómenos e figuras que definiram os caminhos da cultura popular em Portugal.
Pop Up

Que cultura popular havia antes do 25 de Abril?

No primeiro de dois episódios dedicados aos 50 anos da revolução, falamos sobre a pop que se vivia antes de 1974, da música ao cinema, da televisão à moda, do Festival da Canção à censura.
Museu Nacional De Arte Antiga

MNAA exibe exposição de Domingos Sequeira

A exposição de Domingos Sequeira vai abrir ao público a 18 de abril no MNAA, em Lisboa. Os estudos levaram às quatro obras que representam os temas fundamentais do Cristianismo.
Exposições

História e sombra de uma obra-prima de Velázquez

Pintado em plena guerra contra a Catalunha, depois adquirido por Henry Frick, industrial do aço com uma sinistra história de abuso de poder, o "Retrato de D.Filipe IV", de Velázquez chega a Lisboa.
Pop Up

Quanto vale "Ripley"? (e outras séries que vimos)

A nova adaptação da história de Patricia Highsmith é um dos fenómenos do momento. O que está bem e o que está mal na série (e noutras que temos visto nos últimos dias)?
Pop Up

Kurt Cobain é tão pop como os Abba?

Há 30 anos, morria o líder dos Nirvana. Há 40, a banda sueca ganhava a Eurovisão com “Waterloo”. Como chegaram até 2024 e o que une estes dois fenómenos?
Pintura

Retrato de Filipe IV por Velásquez na Gulbenkian

Um retrato do monarca espanhol Filipe IV, proveniente da Frick Collection, de Nova Iorque, vai estar exposto no Museu Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a partir de 12 de abril.
Pop Up

1999 foi mesmo um ano histórico no cinema?

De “Beleza Americana” a “Matrix”, de “Tudo Sobre Minha Mãe” a “As Bodas de Deus”, há 25 anos tivemos uma das melhores colheitas cinéfilas de sempre? Esta semana fazemos o fact-check no Pop Up.
Pintura

Paula Rego e Inês de Castro: obra em Inglaterra

Uma tela que retrata Dom Pedro I e Inês de Castro vai estar incluída na exposição coletiva "A Spirit Inside" que abriu na galeria Compton Verney, no centro de Inglaterra. 
Pop Up

De Britney ao Euro: 2004 foi um ano pop?

Acontecimentos, personalidades, discos, livros, filmes, problemas de guarda roupa e até móveis para montar: que memórias guardamos de tudo isto, duas décadas depois?
Pop Up

O big show eleições na TV

Esta semana no Pop Up falamos sobre noites eleitorais na televisão, em 2024 e noutros tempos (e a preto e branco). E recordamos o legado de António-Pedro Vasconcelos.
Cultura

Bansky poderá ter de revelar a sua identidade 

Colecionadores querem saber se obra "Monkey Queen" faz parte de um lote único de 150 impressões. Empresa que representa Bansky não responde e caso pode ir para tribunal.
Pop Up

Nomeados para Melhor Filme: os melhores e piores

Os Óscares são entregues na madrugada de domingo para segunda. Antes, no Pop Up desta semana, avaliamos os concorrentes ao prémio mais cobiçado de Hollywood.
Pop Up

“Dune”, Chalamet e Lynch: gostamos ou odiamos?

A propósito da segunda parte da adaptação de Denis Villeneuve, que se estreia esta semana, esclarecemos algumas das questões fundamentais da cultura popular, em mais um episódio do Pop Up.
Pop Up

Debates: uma crítica pop e mediática

Foi o acontecimento televisivo das últimas duas semanas e neste episódio do Pop Up fazemos a nossa avaliação particular. Atribuímos os nossos prémios, dos protagonistas aos atores secundários.
Exposições

O mundo de imagens e o modo de ver de Cruz-Filipe

Aos 90 anos de idade, o artista é celebrado na Gulbenkian com uma exposição retrospetiva. Em entrevista ao Observador fala de um percurso independente, onde aliou a pintura à fotografia.
Pintura

APOM contra aquisição de "Descida da Cruz"

O presidente da Associação Portuguesa de Museologia mostrou-se contra a aquisição pública da pintura de Domingos Sequeira, num contexto em que o Estado se encontra "refém de interesses especulativos".
Arte

Ministro recusa polémica sobre Domingos Sequeira

"Toda esta especulação não é, certamente, interessante para ninguém, desde logo para os próprios proprietários do quadro", considerou o Ministro da Cultura.
Pintura

Sequeira. Organismo internacional exige respostas

A secção portuguesa do Conselho Internacional de Museus manifestou indignação quanto à condução do processo que levou à saída do país do quadro "Descida da Cruz", de Domingos Sequeira.
Arte

A história da arte da Galeria 111

Primeiro como livraria, depois como galeria de arte, a 111, fundada por Manuel de Brito há 60 anos, é uma “casa sentimental” da arte portuguesa. Recordamos a história e projetamos o futuro.
Pop Up

Quais são os segredos de uma boa história de amor?

A propósito da série “Um Dia”, na Netflix, e em semana de São Valentim, dedicamos este Pop Up aos contos românticos, às novas paixões e aos clichés de sempre, na TV, no cinema, nos livros e na música.
Cultura

A insustentável pobreza do ser

O recente caso da “Descida da Cruz” de Domingos Sequeira é o exemplo perfeito da absoluta indigência com que a cultura é encarada. Também a rota internacional das grandes exposições passa ao largo.
Pintura

Domingos Sequeira e uma “manta de retalhos” legal 

Uma “lamentável falha dos serviços”, como a classificou o ministro da Cultura, levou à saída para venda de “Descida da Cruz”, de Domingos Sequeira. Mas o que aconteceu poderá ser evitado no futuro.
Pop Up

O que une Lionel Richie, Grammys e Tracy Chapman?

O novo documentário sobre “We Are The World”, as mulheres no domínio dos prémios americanos e o regresso de uma estrela e de um clássico: os destaques em cima da mesa no Pop Up desta semana.
Arte

Sequeira: em curso "todos os esforços" de compra

Em resposta a carta aberta, a secretária de Estado da Cultura assegurou estarem em curso "todos os esforços" para conhecer "eventuais condições de compra" da obra "Descida da Cruz".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos