A iniciativa Ativar Portugal Startups, que a Microsoft dinamiza desde 2015 tem o rumo traçado para o ano em curso: trazer o futuro às novas e mais dinâmicas empresas tecnológicas nacionais, com um forte incentivo à sua internacionalização. Desde 2015 que o programa já apoia mais de 120 startups, sendo que recentemente entraram 31 novas empresas.

As áreas de atuação destas empresas inovadoras são as mais diversas e a sua localização no país também. No entanto, há algo comum a todas elas, o empenho na criação de um conjunto de soluções que contribuam para um mundo novo, onde as tecnologias estejam realmente ao serviço das pessoas e das empresas. Como numa visita guiada, organizámos esta apresentação às 31 startups Ativar Portugal por áreas de afinidade, designadamente: redes sociais e novos media; turismo, cultura e lazer; educação, formação e recursos humanos; saúde e performance; recursos naturais e eficiência; segurança e inteligência das coisas; dados, gestão e redes. Venha conhecer este admirável mundo novo tecnológico.

Redes sociais e novos media

Criar software para registo e transmissão web de sinais áudio e vídeo é a missão da Arbor Media Broadcast & Conference Applications. Trata-se de uma startup que aposta na melhoria tecnológica na prestação de serviços a entidades e companhias que recorrem com regularidade aos registos audiovisuais em real-stream, como tribunais, rádios, hotéis, hospitais, transportadoras, municípios ou bancos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na procura de garantir informação segura e em tempo real aos seus clientes está a solução da Attentive.us. É uma ferramenta de negócios que confere às equipas de vendas informação em tempo real para a gestão de momentos importantes como o lançamento de um novo produto ou a mudança de um diretor de marketing. Integrado em ferramentas como a Salesforce ou a Microsoft Dynamics CRM, o produto bandeira da Attentive.us garante eficácia sem complicação.

Facestore é o nome da startup que se segue. Oferece uma plataforma de E-Commerce que permite a qualquer companhia construir uma loja online, no Facebook e no Pinterest, bem como na web e em plataformas móveis. Tudo com muito poucos cliques, garantem os mentores.

À disposição dos utilizadores ficam os relatórios de vendas, a gestão de contactos, os pagamentos, inventários e as campanhas de marketing. Também apostada no desenvolvimento de soluções ligadas ao setor do marketing, está a Wondeotec. Os responsáveis apresentam-na como «o único marketplace publicitário», uma vez que permite às marcas comprometerem-se com os consumidores ao entregarem anúncios nativos em ambiente de messaging.

Comprometida com o mundo da publicidade digital, está a ShiftForward. O produto bandeira desta startup do Porto, o AdStax, é uma plataforma de gestão de grandes bases de dados que ajuda os utilizadores a recuperarem o controlo sobre a sua informação através de uma solução que os deixa recolher, enriquecer e segmentar os dados relevantes, gerindo-os de forma mais eficiente.

A fechar esta primeira ronda está a Topdox – The Documents Platform. Trata-se de um produto que facilita as tarefas em ambiente de trabalho nos dispositivos móveis. Ao integrar diversas funcionalidades, dispensa a utilização de várias apps em simultâneo, concentrando tarefas como leitura, edição e partilha de documentos numa única aplicação. Está disponível para dispositivos Windows 10, iOS e Android.

Turismo, cultura e lazer

Já imaginou um marketplace social onde os utilizadores podem vender e comprar bilhetes para todo o tipo de eventos, desde concertos, festivais, jogos de futebol e tudo o que envolva entretenimento? Pois é esta a proposta da SeatWish, que tem como missão reunir compradores e vendedores num ambiente que facilita o negócio, aumentando a confiança e a segurança nas transações.

seet wish

A grande mais-valia em relação às bilheteiras clássicas é que aquelas não apresentam soluções de reembolso, o que significa que os compradores não têm forma de recuperar o dinheiro investido nos seus bilhetes. A SeatWish vem responder a esse problema.

Passando dos espetáculos e grandes eventos de massas para o prazer mais íntimo, encontramos as ofertas da Ground Control Studios. Estamos perante um estúdio de jogos independente que desenvolve soluções móveis e interativas e acabou de entrar no mercado dos jogos para pc’s e desktops. O que move os mentores da Ground Control Studios é o prazer de criar projetos multidisciplinares e observar que outras pessoas também se divertem ao utilizar as suas criações. A Ground Control está sediada no Porto e cria jogos, como o Cosmonaut, desde 2014.

Dos estúdios para a rua e da rua para os hotéis é a proposta da B-Guest. Trata-se de uma plataforma que reforça a ligação entre os hotéis e os seus hóspedes, antes, durante e depois das respetivas estadias. Para os hóspedes, é uma app disponível no smartphone ou tablet, que permite evitar filas nos checkin e checkout, reservar mesas em restaurantes, chamar um táxi, ou ver a sua conta corrente. Para os hotéis é uma ferramenta de marketing que recolhe informação detalhada sobre cada hóspede, com o objetivo de lhes oferecer os serviços da sua preferência, no momento certo.

Imaginemos agora que saímos do hotel, estamos numa cidade desconhecida e queremos um circuito que se adapte ao nosso humor no momento. É exatamente isto que propõe a Inviita – feel the world. O funcionamento é simples, basta dizer ao Inviita qual é a sua disposição e a app dá-lhe uma lista de lugares e atividades combinadas num itinerário que pode adaptar à sua medida e partilhar com os amigos.

Com mais de 65 milhões de locais para visitar, a app pode ser utilizada em qualquer cidade do mundo, incluindo a sua. Ainda no universo das viagens à la carte, está a proposta do Tripaya. Estamos agora num ambiente de motor de busca especializado em viagens, de tal modo inteligente que entende o que o cliente quer e mostra apenas as melhores ofertas para as suas férias. Simplificando o momento de escolher um destino, um hotel e uma viagem de avião, tudo o que tem a fazer é indicar os seus interesses e orçamento.

O Tripaya vai sugerir os melhores destinos, já com voo e hotel incluídos, dentro do orçamento definido. Ao cabo de tantas viagens e estadias em hotéis, nada melhor do que olhar para as fotografias que traz no cameraroll do seu smartphone. No entanto, organizar tantas imagens pode, por vezes, ser penoso. E é aqui que surge a solução da Storyo, uma aplicação para dispositivos móveis que transforma as intermináveis fotografias dos camerarolls em surpreendentes histórias fáceis de partilhar, enraizadas em lugares e organizadas no tempo. O Storyo reúne automaticamente narrativas estruturadas, adiciona elementos como temas, títulos e música e produz um vídeo pronto a ser partilhado nas redes sociais.

Educação, formação e recursos humanos

Ancorada na área da educação, como o nome indica, a Eduke.me propõe às companhias criarem academias online para os seus colaboradores, parceiros, clientes ou estudantes. Os seus serviços suportados na web e plataformas móveis estão otimizados para a produção e distribuição de vídeos com conteúdos formativos e recursos tecnológicos de gamification para uma maior imersão dos utilizadores e consequente absorção de conteúdos.

A atuar na mesma área desde 2009, a Learninghubz propõe às empresas uma formação integrada com conteúdos da área da gestão empresarial. A plataforma reúne um plano de gestão de negócios online, maioritariamente baseado em material audiovisual oriundo e certificado pelas das mais renomadas escolas de negócios mundiais. Da formação em gestão empresarial para a aprendizagem das línguas é um passo muito pequeno quando se trata de soluções high-tech.

A proposta da Speak assenta na gestão da sua rede global em que mais de 3500 pessoas, em 74 países, partilham o conhecimento das línguas. Speak opera num modelo de comércio Online2Offline, ficando as atividades como a gestão e a organização de grupos online e a aprendizagem e partilha de experiências offline.

Quando se pensa em comunidades, em equipas ou em grupos de pessoas é imperativo ter presente a importância do feedback que cada indivíduo recebe em função da sua interação com o grupo. Para estimular a motivação dos recursos humanos no local de trabalho, a Tap My Back – Build Stronger Teams criou um software motivacional com base no sentimento de reconhecimento por parte dos colaboradores.

Segundo os responsáveis da startup, 64% dos empregados que se despedem dizem não se sentirem reconhecidos pelo seu trabalho. Com o Tap My Back, o líder da equipa define quais as tarefas elegíveis como merecedoras de destaque. Este software corre sob a forma de uma app disponível para os ambientes iOS, Android e web app para todos os motores de busca.

Saúde e performance

O desempenho dos profissionais no local de trabalho depende muito do retorno que lhes é dado pela empresa mas também oscila conforme os seus níveis de bem-estar. É neste campo especifico que a Performetric dedica a sua atuação, ou seja, nos sistemas de monitorização em tempo real para gerir o cansaço e a fadiga mental dos colaboradores de qualquer organização.

A tecnologia é não invasiva e permite desenvolver momentos de lazer em contexto profissional de modo a aumentar e maximizar o desempenho profissional individual bem com a saúde mental de cada profissional. Do trabalho para casa, muitas são as horas passadas ao volante de um automóvel. Com o intuito de reduzir a incidência de colisões na estrada devidas à distração – responsáveis por mais de 60% dos acidentes de viação na Europa e nos Estados Unidos –, a tecnologia da Healthy Road baseia-se numa câmara IR de baixos recursos e numa unidade de processamento de grande portabilidade que é responsável pela análise do condutor, utilizando as mais recentes tecnologias de análise e monitorização facial.

Já imaginou poder ir a uma consulta sem passar por filas de espera, combinando diretamente o encontro com o seu médico? A Knok Healthcare pensou nisso por si e desenvolveu uma plataforma que liga médicos e pacientes em tempo real para marcações de consultas. Criada em 2015, a Knok Healthcare conta já com 90 médicos aderentes.

Ainda na área da saúde, especialmente orientada para problemas cardíacos e genéticos, a HeartGenetics – Genetics & Biotechnology permite a avaliação dos quadros de doenças cardiovasculares, através do desenvolvimento de testes genéticos para rotinas de clínica cardiovascular. A startup de Cantanhede desenvolve ferramentas bioinformáticas, bases de dados e algoritmos que suportam uma integração precisa de dados genéticos, farmacogenéticos e clínicos de modo a melhorar os relatórios e diagnósticos.

Recursos naturais e eficiência

Ativar a agricultura com um novo impulso tecnológico é a proposta da Agroop – New Impetus. A startup lisboeta nasceu no ano passado e tem estado a desenvolver o seu primeiro produto – Agroop Operational –, uma app de gestão agrícola que permite a monitorização das atividades das empresas agrárias, incluindo os custos de produção e as vendas.

Em complemento a esta app a equipa de 9 colaboradores tem em mãos um segundo produto, batizado Stoock. Trata-se de um multisensor que permite ao utilizador monitorizar e otimizar os consumos de água, minimizando os desperdícios. Os recursos naturais não se esgotam em terra e foi partindo dessa premissa que a Abyssal – Vision in Depth começou a desenvolver soluções de navegação subaquáticas para serem operadas remotamente.

user2

Sediada na região do Porto, desenvolve a sua atuação na área da realidade aumentada e navegação desde 2012. Conta mais de 20 empregados a tempo inteiro e a sua visão em profundidade está ao serviço do conhecimento em Navegação e Visibilidade. No setor dos recursos líquidos, atua a Watgrid Solutions, uma startup que fornece aconselhamento em R&D e desenvolve produtos especializados para a indústria da água, do petróleo e do vinho.

Neste último setor, desenvolveu um sistema diferenciado, o Winegrid, que consegue monitorizar parâmetros-chave durante o processo de produção de vinho com análises de dados em tempo real, com vista à melhoria da eficiência no processo de produção. São várias as regiões vitivinícolas onde produtores recorrem ao Winegrid: Douro e Bairrada, em Portugal; Bordeaux e Champagne, em França.

Segurança e inteligência das coisas

A segurança das redes e das empresas é um tópico fulcral em qualquer área de negócio. A Jscrambler criou o seu produto bandeira como uma solução de proteção baseada no JavaScript. Utilizado em 145 países, por mais de 20000 empresas e indivíduos, ajuda a proteger 500 milhões de linhas de código em fonte JAvaScript.

A segurança anda de mãos dadas com a inteligência das coisas, nomeadamente dos edifícios. A IsGreen – Intelligent Light for Buildings preocupa-se justamente em tornar os edifícios mais inteligentes e seguros ao monitorizar constantemente o seu uso. A ideia é reduzir o consumo energético com a iluminação, recorrendo à tecnologia wireless, de modo a garantir a monitorização dos consumos.

computerworld

COMPUTERWORLD

Todos os dispositivos têm capacidade de aprendizagem automática, agregação de dados e enviam a informação para o sistema neuronal AZURE, baseado numa nuvem que irá maximizar os recursos energéticos dos edifícios. Para reforçar o sentimento de segurança e diminuição de risco no seio das companhias, que muitas vezes atravessam períodos de crise, a Loqr propõe soluções para as ameaças por parte de credores ou situações de abuso resultantes de negócios fraudulentos.

A solução passa por uma plataforma inteligente e integrada em dispositivos que recorrem a tecnologia de monitorização do risco. Sediada em Braga, a Loqr foi fundada em 2015 e tem 6 colaboradores. A Sensefinity – Everything Connects nasceu em 2013 pela mão de alguns membros do grupo de IoT (Internet das coisas) da Nokia/Siemens, e foi recentemente galardoado com o primeiro prémio para a melhor Startup IoT Europeia da Digital Idea Challenge.

Empenhada em criar soluções fora da caixa e em levar a tecnologia IoT para junto do grande público assenta na mais-valia da agregação da tríade hardware + cloud + telecomunicações. Um dos produtos da Sensefinity é o Sensorice, um serviço de gestão e monitorização de bens refrigerados com controlo de temperatura em tempo real, que disponibiliza alertas e relatórios para aplicações móveis.

A internet das coisas não pode ser concebida sem evocarmos a interatividade. E é neste campo específico que vamos ao encontro da InteractiveTouch, uma startup que atua desde 2014 na área das tecnologias interativas e holográficas. Através de gestos e toques simples, os seus produtos fazem de qualquer banal superfície uma camada interativa, seja ela uma mesa, o chão, uma parede ou uma janela.

Dados, gestão e redes

A Streambolico dedica-se à melhoria das redes de comunicação sem fios (wireless) a partir de e para os dispositivos móveis. O seu software gera desempenhos rápidos, confiáveis e adaptáveis sem ter de alterar a configuração das infraestruturas de base das redes de comunicação. Os mentores desta startup dão garantias de velocidades 10 vezes superiores, tanto no download como no upload de dados, em redes celulares e wireless.

Por sua vez, a PetaPilotdata driven desenvolve produtos e plataformas tecnológicas para análise de grandes bases de dados, armazenamento na nuvem e deteção de fraude.

O produto bandeira da companhia é o Colbi (Collaborative Business Intelligence), uma ferramenta de análise para informação comercial e financeira com alto desempenho. Algumas companhias que utilizam a tecnologia da PetaPilot são a BDO, a Delta Cafés ou a Saint-Gobain, por exemplo.

Para terminar o nosso périplo por este admirável mundo novo da alta tecnologia portuguesa, vamos ao encontro da Watt-IS – Watt Intelligent Solutions, que sugere traduzir dados complexos de consumo energético para medições inteligentes e simples. A ideia é maximizar a eficiência das análises para que os utilizadores compreendam e ajam mediante os dados que têm ao seu dispor. Fundada em 2012, a Watt-IS está sediada em Torres Vedras e tem 7 colaboradores.