Comércio

Angola

Angola lança plataforma eletrónica para comércio 

O Governo angolano lançou uma plataforma eletrónica com o intuito de melhorar o controlo das exportações, com base num sistema informático único para o comércio internacional, anunciou o executivo.
Comércio

Jerónimo Martins aumenta vendas em 6,5% em 2018

As vendas líquidas do grupo Jerónimo Martins cresceram 6,5% para 17,3 mil milhões de euros. Das principais divisas, a polaca Biedronka cresceu 5,6% e o português Pingo Doce aumentou em 4,6% em 2018.
Empresas

Bezos vai divorciar-se. Qual o impacto na Amazon?

Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo e fundador da Amazon, vai divorciar-se da mulher, que foi "fundamental" para criar a empresa. Não há "impacto material", diz analista, mas há dúvidas.
Portos

Exportações caem 8,7% com a greve dos estivadores

São números que confirmam os efeitos da greve dos estivadores no Porto de Setúbal. A quebra no setor automóvel em novembro contribuiu para a descida global de 8,7% nas exportações portuguesas de bens.
Comércio

Vendas a retalho crescem em novembro na UE

As vendas a retalho aumentaram quer na comparação homóloga quer em cadeia, com Portugal a crescer acima da média. Eslovénia, Roménia e Lituânia foram os países que registaram maior crescimento.
Relações Internacionais

China e EUA pretendem acabar com guerra comercial

Haverá uma delegação norte-americana de alto nível em Pequim, na próxima semana, para negociar um acordo que permita apaziguar as disputas comerciais entre as duas maiores economias do mundo.
AICEP

Investimento estrangeiro foi o maior desde 2007

Ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou que "2018 foi o ano mais fértil em captação de investimento direto estrangeiro em Portugal desde a formação da AICEP", a agência para o investimento.
Lifestyle

Nas férias escolares, vá às compras com os miúdos

Um programa de shopping não tem de ser um drama para os seus filhos. Se escolher o lugar certo, as compras em família podem ser muito divertidas.
China

Comércio entre China e países lusófonos a crescer

As trocas comerciais entre a China e os países lusófonos chegaram aos 95 mil milhões de euros entre janeiro e setembro deste ano. Este valor representa um aumento de 21,22% face ao período homólogo.
Comércio

Volume de negócios aumenta 6,9% em 2017

Em 2017 estavam a funcionar 3.496 unidades comerciais de dimensão relevante, das quais mais de metade (50,6%) dedicadas ao comércio a retalho não alimentar e o restante ao retalho alimentar.
Comércio

Ministros do comércio africanos reúnem no Cairo

Tem como objetivo a negociação da Zona de Comércio Livre que está a ser planeada desde a cimeira da UA em Joanesburgo, África do Sul, realizada em junho de 2015.
Greve

Trabalhadores dos supermercados em greve dia 24

1.024
As negociações entre o sindicato e as empresas falharam, por isso os trabalhadores vão avançar com a paralisação para o dia 24 de dezembro.
Bolsa

Bolsas em alta atentas a guerra comercial e Brexit

As principais bolsas europeias estavam em alta, com os olhos postos no possível aumento das tensões comerciais entre Pequim e Washington e na evolução do Brexit.
Relações Internacionais

China e EUA discutem calendário de negociações

O comunicado de Pequim indica que foi discutido o calendário de negociações, mas não precisa onde ou quando estas terão lugar. Também não consta informação sobre se o caso Huawei foi abordado.
Comércio

Pequim implementa acordo comercial com EUA

China e EUA chegaram a consenso sobre produtos agrícolas, energia, automóveis e outros bens específicos - medidas comerciais que Xi Jinping quer implementar "imediatamente".
Lifestyle

Encontre aqui o presente ideal para a sua família 

Escolher os presentes de Natal para toda a família pode transformar-se numa tarefa difícil, principalmente, quando queremos surpreender e ser originais.
Bens de Consumo

Vendas a retalho. Portugal com 2.ª subida mensal

As vendas a retalho aumentaram, em outubro, na zona euro e na União Europeia (UE), quer face a setembro quer em termos homólogos, com Portugal a registar a segundo subida mensal (2,3%).
China

Guerra comercial. China diz agir de forma célere

Os EUA e a China estabeleceram uma trégua comercial, que vai adiar por 90 dias o aumento das taxas alfandegárias norte-americanas impostas sobre importações chinesas.
Comércio

EUA não excluem alargamento de tréguas com a China

A afirmação do Presidente dos EUA deixa em aberto a possibilidade de o prazo de tréguas comerciais com a China durar para lá do acordado limite de 90 dias.
Comércio Online

Rim à venda no OLX durante cinco dias

148
O caso deu-se por falha no sistema, que manteve o anúncio online durante cinco dias. A OLX garante que a monitorização no site é permanente e está em constante aperfeiçoamento, mas desta vez falhou.
Estados Unidos da América

EUA e China suspendem guerra comercial por 90 dias

Trégua foi anunciada este sábado pela Casa Branca. Washington tinha afirmado que a subida das taxas de 10% para 25% ia entrar em vigor a 1 de janeiro próximo.
Macau

Macau quer parcerias com Portugal e Brasil

O Governo de Macau sublinhou que pretende "incentivar o estabelecimento de parcerias entre pequenas e médias empresas" de Portugal, Brasil e Macau para entrarem em atividades comerciais na China.
Centros Comerciais

Como será ir às compras num "shopping" em 2028? /premium

347
O crescimento do comércio online está a obrigar à reinvenção do negócio dos centros comerciais. Para evitar a morte que muitos vaticinam, vão transformar-se em "micro-cidades hiper-conectadas".
Black Friday

Black Friday: o caos pelas melhores promoções

109
A tradição da Black Friday é cumprida praticamente em todos os países. Ao mesmo tempo, milhares de pessoas correm para serem os primeiros a entrar nas lojas e obter as melhores promoções.
Economia

Black Friday tem impacto negativo no comércio

A Moody's considera que a Black Friday leva frequentemente a uma antecipação das compras natalícias, com margens mais reduzidas para os comerciantes.
Economia

Dona da Brico Depôt abandona mercado português

Saída permitirá implementar estratégia nos principais mercados, para atingir posição de liderança, diz a empresa britânica. Em Portugal a Brico Depôt emprega 213 pessoas.
Comércio

ASEAN e Coreia querem aumentar comércio bilateral

No primeiro dia de reuniões entre os primeiros-ministros e presidentes dos países da ASEAN defendeu a intensificação da cooperação e colaboração tecnológica entre os Estados-membros e Seul.
Ásia

ASEAN assina acordo para faciltar comércio

Os ministros das Finanças dos Estados-membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático assinaram esta segunda-feira um acordo que visa facilitar as transações de comércio eletrónico na região.
Empresas

Comércio eletrónico cresce 12,5% em 2017

De acordo com o líder dos CTT, o crescimento de 12,5% é superior a 2016 em dois pontos percentuais e que "atualmente, quatro em cada dez portugueses compra online".
Comércio

11 lojas Adidas encerradas em todo o país

2.458
A Adidas avançou com uma ação de despejo contra a empresa que a representa em Portugal devido a dívidas de 4 milhões de euros. 11 lojas encerraram esta quarta-feira em todo o país.
Comércio

Vendas no comércio a retalho descem para 1,3%

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, as vendas no comércio a retalho apresentaram um aumento de 3,8% em agosto.
Estados Unidos da América

Cadeia de retalho americana Sears declara falência

Empresa não conseguiu cumprir com o pagamento de mais de 100 milhões de euros previsto para segunda-feira e declarou falência. Afetada pelo comércio online, a cadeia não tinha lucros desde 2010.
Comércio

EUA/China. Guerra comercial pode agravar-se

China avisou que não vai subjugar-se aos Estados Unidos, mesmo que Washington imponha mais taxas alfandegárias, num sinal de que a guerra comercial entre os dois países se deverá agravar.
Comércio

FMI e Banco Mundial querem reformas no comércio

A falta de reformas das regras do comércio internacional está a alimentar as tensões comerciais, e pode minar o crescimento da economia mundial e da pobreza, dizem a OMC, o FMI e o Banco Mundial.
Economia

Unilateralismo é "o grande perigo" para a economia

O diretor-geral da Organização Mundial de Comércio, Roberto Azevedo, advertiu esta terça-feira que a "tentação do unilateralismo" é "o grande perigo para a economia mundial".
África

Investimento em África precisa de coordenação 

O Banco Africano de Desenvolvimento defendeu que as políticas coordenadas são aspetos importantes para potenciar o investimento das empresas africanas no continente.
Estados Unidos da América

EUA prometem manter guerra comercial com a China

O secretário de estado Mike Pompeo garante que a administração Trump vai manter as políticas comerciais agressivas em relação à China. Objetivo é vencer esta guerra comercial.
Bolsa

Guerra comercial. Wall Street fecha em alta 

Bolsa nova-iorquina fechou em alta, com os investidores a verem alguns sinais de otimismo quanto aos desenvolvimentos na guerra alfandegária entre Washington e Pequim.
China

China retalia EUA com mais taxas sobre importações

Pequim anunciou a imposição de novas taxas alfandegárias a bens norte-americanos que representam 60 mil milhões de dólares de importações anuais na China.
Austrália

O mistério dos morangos com alfinetes dentro

Autoridades australianas investigam o caso que começou por ser visto como um ato de terrorismo comercial, mas que já está a pôr em causa a indústria dos produtores de morangos.
Comércio

Exportações aumentam 13% em julho

As exportações portuguesas de bens aumentaram 13% em julho, acelerando em relação ao mês anterior (9%), enquanto as importações aumentaram 11% em termos homólogos, desacelerando face a junho (16,5%).
China

Jack Ma vai deixar liderança da Alibaba

Jack Ma, fundador do gigante chinês do comércio eletrónico, anunciou que vai deixar a presidência do grupo, daqui a um ano, para permitir sucessão a pessoas "mais jovens" e "mais talentosas".
Comércio

Excedente comercial chinês com os EUA no máximo

O excedente da balança comercial da China com os Estados Unidos subiu em agosto para um novo máximo de 26,7 mil milhões de euros, numa altura em que estes países enfrentam uma guerra alfandegária.
Estados Unidos da América

Magnata chinês da JD.com acusado de violação

O diretor executivo da JD.com foi detido nos Estados Unidos da América depois de ter sido acusado de violação em Minneapolis. As ações da empresa desceram 6% desde a publicação do relatório.
Redes Sociais

Instagram prepara aplicação para fazer compras

O Instagram estará a planear o lançamento de uma nova aplicação que vai permitir aos utilizadores comprarem os produtos em que estão interessados diretamente através da rede social.
Comércio

Portugal com 2.ª maior quebra nas vendas a retalho

As vendas a retalho em julho progrediram em termos homólogos na zona euro e na União Europeia, mas recuaram nos países da moeda única face a junho, registando Portugal a segunda maior quebra mensal.
Comércio

Portugal poderá ter importante na Rota Atlântica

A Associação Amigos da Nova Rota da Seda considera que o Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), a 03 e 04 de setembro, em Pequim, contribuirá para "o desenvolvimento" da Rota Marítima Atlântica.
China

Marfim de mamute nos mercados chineses

O marfim de elefante deu lugar ao de mamute, desde que a China baniu todo o comércio e transformação das pressas de elefante, no início do ano.
União Europeia

UE reage a taxas dos EUA sobre automóveis

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, declarou que a União Europeia ripostará a eventuais taxas automóveis norte-americanas.
Presidente Trump

Trump ameaça sair da Organização do Comércio

Em entrevista à Bloomberg, Donald Trump mostrou-se descontente com o acordo feito com a Organização Mundial do Comércio e ameaçou-se abandonar o organismo se as condições não melhorarem.
Canadá

Trudeau acredita em "bom" acordo comercial com EUA

Negociadores dos Estados Unidos e do Canadá reuniram-se esta quarta-feira em Washington para conversações sobre uma nova versão do tratado, depois de já ter sido alcançado um acordo com o México.
China

China é de novo maior parceiro comercial de África

A China foi, no primeiro semestre de 2018, o maior parceiro comercial de África, pelo nono ano consecutivo, em resultado dos vários acordos de cooperação assinados entre Pequim e o continente.
Comércio

EUA e Canadá iniciam negociações para rever NAFTA

"Sentimo-nos encorajados pelos progressos concretizados pelos Estados Unidos e pelo México, em particular nos setores do automóvel e das questões laborais", afirmou MNE canadiana.
PSP

Vídeo. 40 pessoas em desacatos num supermercado

735
Grupo de cerca de 40 pessoas esteve envolvido em desacatos, agressões a agentes da polícia e destruiu materiais num supermercado em Estremoz, distrito de Évora, causando prejuízos no estabelecimento.
Venezuela

Portugueses acusados de especulação na Venezuela

Os supermercados Luvebras, Excelsior Gama e Central Madeirense são suspeitos de terem incorrido em "especulação, modificação de preços, oferta enganadora, entre outros delitos socioeconómicos".
Comércio

Toys "R" Us mantém atividade em Portugal

135
Paulo Sousa Marques será o novo presidente executivo da Toys "R" Us Ibéria, "dando assim continuidade aos sucessos desta marca histórica nos mercados de Espanha e Portugal".
Marcas

A cerâmica portuguesa é tendência, diz o Guardian

638
Descritas como "êxito de culto", as cerâmicas portuguesas estão aparentemente na moda um pouco por todo o mundo e a culpa é do estilo de decoração, que se assemelha ao "das nossas avós".
Comércio

UE. Excedente da balança comercial cai em junho

Os dados sobre o comércio internacional de bens esta quinta-feira publicados pelo Eurostat revelam que as exportações da zona euro para o resto do mundo atingiram 198,6 mil milhões de euros.
Greve

Trabalhadores de supermercados marcam greve

Os trabalhadores dos hipermercados, supermercados e outros estabelecimentos da grande distribuição marcaram uma greve para 12 de setembro.
Economia

Taxa americana faz afundar ações da Navigator

Ações da papeleira registaram a maior queda de sempre depois de a Navigator ter anunciado que taxas americanas podem "custar" 45 milhões ao lucro de 2018. Ações fecharam a perder 7,7%.
Navigator

Navigator em guerra contra taxa imposta pelos EUA

107
Empresa de pasta e papel, a terceira maior exportadora portuguesa, vai contestar nos tribunais americanos taxa anti-dumping imposta pelo Departamento do Comércio dos EUA.
Comércio

Guerra comercial dos EUA pode prejudicar África

"O impacto em África pode ser especialmente pronunciado dado que a região se tornou fortemente dependente da China nos últimos anos", diz o Trade & Development Finance Brief.
Comércio

Brasil quer reforçar comércio com Angola

O Brasil quer atingir novamente os 4.000 milhões de dólares no comércio bilateral com Angola, valor registado na primeira década do século, estando atualmente em um quarto desse montante.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)