436kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Comércio

Guerra na Ucrânia

Parlamento russo pondera saída da OMC e da OMS

Por considerar que as sanções económicas impostas pelo Ocidente devido a guerra na Ucrânia são "ilegais", a Duma irá avaliar a possível saída de mais duas organizações internacionais.
Sustentabilidade

Repensar os sistemas de embalagem atuais

Sensores incorporados permitem que embalagens sejam rastreadas. Etiquetas inteligentes podem adaptar-se para exibir avisos se um produto tiver sido exposto a choques, humidade ou temperaturas extremas
Noticiário

14h. PCP recusa reunião com políticos ucranianos

Fonte oficial do PCP confirmou ao Observador que o grupo parlamentar não vai marcar presença numa reunião que vai juntar deputados portugueses e ucranianos, agendada para a próxima terça-feira.
Guerra na Ucrânia

Exportações Ucrânia-UE sem taxas, propõe Comissão

A Comissão Europeia quer liberalizar o comércio entre a Ucrânia e países da UE e reforçar as exportações de bens industriais e agrícolas do país para os 27 Estados-membro da UE.
Observador na Ucrânia

"Destruídas estátuas que ligam a Ucrânia à Rússia"

João Porfírio, enviado especial do Observador, relata o regresso "ao novo normal" em Kiev, onde "é possível comprar quase tudo de momento". Fala sobre a destruição de monumentos com ligação à Rússia.
Turquia

Turquia quer duplicar trocas comerciais com Brasil

O ministro dos Negócios Estrangeiros turco explicou, perante o seu homólogo brasileiro, que o objetivo é aumentar o volume de comércio com o Brasil para os 9,3 mil milhões de euros.
Comércio

Comerciantes otimistas com aumento de turismo

Depois de dois anos parados devido à Covid-19, os comerciantes da Baixa lisboeta mostram-se otimistas em relação ao aumento das vendas e do turismo durante a Páscoa.
Guerra na Ucrânia

Comércio duramente atingido pela guerra e pandemia

Duplo impacto da pandemia e da guerra perspetivam preocupações comerciais ao nível mundial, segundo a OMC, sobretudo nos preços dos alimentos, energia, fertilizantes e alguns minerais importantes.
Noticiário

5h. EUA. Rússia já estava a pensar em arma química

Porta-voz da Casa Branca fala em provas credíveis de que o Kremlin estava a planear um ataqte químico para enfraquecer as defesas de Mariupol. E o comércio mundial pode crescer metade do previsto.
Noticiário

3h. Ucrânia. Portugal vai enviar material militar

Ministra da Defesa não avança com data certa, mas garante que envio está para breve. Ainda neste jornal, a Organização Mundial do Comércio estima que o crescimento económico desça 50%.
Noticiário

23h. OMC fala em quebra de 0,7% no PIB global

São as consequências económicas da Guerra na Ucrânia. Contas que têm em consideração também as sanções. Economia russa deve encolher 5%, mas PIB mais afetado é o da Ucrânia, que pode contrair em 25%.
Crime Informático

Site do Continente está online após ataque

Uma semana depois do ataque informático, o site do Continente voltou a estar operacional. No entanto, ainda não foram repostas todas as funcionalidades do cartão de descontos.
Alimentação

Nestlé sobe preços com "situação difícil"

A Nestlé Portugal fechou o ano passado com 625 milhões de euros em vendas, mais 9,3% face a 2020. A empresa admite estar a sofrer com a subida dos custos de produção, sobretudo da energia.
Segurança Informática

Sonae. Ataque não terá afetado dados pessoais

"No seguimento deste ataque não há a evidência de que os dados pessoais de clientes tenham sido afetados", afirma a MC em comunicado, depois do ataque informático no passado dia 30 de março.
Segurança Informática

O que (não) se sabe sobre o ataque à Sonae

Desde 30 de março que é impossível fazer compras no Continente online devido a um ataque informático. Especialistas criticam a falta de comunicação da empresa que, consideram, indicia "o pior".
Estados Unidos da América

Embaixadora dos EUA critica comércio com a China

A embaixadora norte-americana para o comércio defendeu o relançamento da indústria como forma dos EUA se tornarem economicamente independentes da China e criticou a estratégia comercial.
Crime Informático

Quatro milhões de clientes sem cartão Continente

Foi às primeiras horas da madrugada desta quarta-feira que a Sonae MC, dona do Continente, foi atacada por piratas informáticos. Cartões de cliente, aplicação e até lojas físicas sofrem perturbações.
Guerra na Ucrânia

Kiev apela a boicote à Auchan para ficar na Rússia

Chefe da diplomacia ucraniana apelou para o boicote da cadeia francesa de supermercados Auchan, após esta anunciar intenção de manter a sua atividade na Rússia para apoiar poder de compra dos russos.
Livros

Venda de livros em Portugal subiu 16,6% em 2021

Para tal contribuiu a expansão do comércio 'online', a par de abordagens inovadoras utilizadas pelo comércio tradicional de livros, para superar os longos encerramentos de lojas.
Autoridade da Concorrência

Supermercados e Johnson & Johnson acusados por AdC

A Autoridade da Concorrência acusou esta sexta-feira as cadeias Modelo Continente, Pingo Doce e Auchan, e ainda a Johnson & Johnson, de "práticas concertadas de alinhamento dos preços".
Economia

Depois da tempestade, a tormenta

Além da tragédia humanitária há todo um impacto que se fará sentir na economia e nas cadeias de abastecimento. A tomada de decisão tem hoje de ser orientada por modelos analíticos inovadores.
Alimentação

Greve em Espanha já tem impacto em Portugal

O protesto dos motoristas espanhóis contra o aumento dos combustíveis está a provocar o caos na cadeia de abastecimento do país vizinho. Em Portugal há "atrasos", mas a situação poderá agravar-se.
IVA

Descida da taxa do IVA pode ajudar consumidores 

Presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, João Vieira Lopes, defende descida do IVA sob produtos básicos como solução rápida para ajudar os consumidores.
Sonae

Sonae promove trigo nacional. Não prevê faltas

A Sonae diz que 100% do trigo usado nas padarias nas loja é nacional. A promoção da produção do trigo nacional está a ser feita em particular no Alentejo. A Sonae não antecipa falhas de produtos.
Guerra na Ucrânia

Rússia excluída do regime comércio internacional

Privar a Rússia desse estatuto permitirá que os seus parceiros comerciais lhe imponham tarifas alfandegárias mais altas, de modo a penalizar as exportações russas.
Guerra na Ucrânia

Supermercados limitam venda de óleos alimentares

Continente, Mercadona, Makro e Pingo Doce vão racionar a venda de garrafas de óleo alimentares por cliente. A medida surge após António Costa ter dito que "não haverá escassez" de bens essenciais.
Empresas

Burger King negoceia restaurantes com Ibersol

A empresa que detém os direitos para explorar a marca Burger King em Portugal e Espanha quer ficar com todos os restaurantes da marca que são operados pela Ibersol.
Porto

Homem detido pelo comércio de aves protegidas

O homem tinha em casa "70 tentilhões, 53 lugres, 20 pintassilgos, 8 dom-fafes, 6 pintarroxos, 4 travessos, 3 pardais, 3 cerezinos, 2 rolas bravas, 2 verdilhões, 1 ferreirinha e 1 gaio" diz a GNR.
Guerra na Ucrânia

Dona do Minipreço: russo Fridman não controla

Cadeia de supermercados espanhola Dia, dona do Minipreço em Portugal, controlada pelo fundo de investimento do russo Mikhail Fridman, assegura que "não é afetada de forma alguma" pelas sanções da UE
Consumo

Como os Millenials chegaram para mudar a economia 

A geração dos millenials impulsionou a mudança de pensamento e a perceção do value for money: porquê comprar uma bicicleta nova por 500 euros se tenho a mesma bicicleta em segunda mão por 250 euros?
Tabaco

Desmantelada rede de comércio ilícito de tabaco

A investigação da GNR, em colaboração com a Guardia Civil e a Europol, resultou na detenção de cinco homens de nacionalidade espanhola e na apreensão de cerca de duas toneladas de produtos de tabaco.
Sonae

Cláudia Azevedo "muda" Sonae

Chegou há três anos à liderança da Sonae. Cláudia Azevedo muda agora marcas, imagem e até atualiza os mandamentos de Belmiro.
Comércio

Comércio mundial de bens e serviços bateu recorde

Ano de 2021 foi impulsionado pelo aumento dos preços das mercadorias, o levantamento das restrições sanitárias e a forte procura, apoiada em medidas de estímulo económico estatais.
Comércio

Burger King quer restaurantes em Portugal

A Burger King, depois de ter retirado à Ibersol o desenvolvimento futuro da insígnia em Portugal, fez agora uma proposta para ficar com os restaurantes em Portugal. A proposta é de 230 milhões.
Venezuela

Comerciante pede ajuda após demolição de loja

Foram apanhados de surpresa, na noite de terça-feira, quando camiões e funcionários surgiram com uma ordem de um tribunal para demolir a Frutaria Biruma, comércio que foi criado há mais de 65 anos.
Resposta Pronta

Vodafone. "20% dos empresários com problemas"

União das Associações de Comércio e Serviços de Lisboa explica que comunicações e métodos de pagamento online continuam em baixo. Apoio? "Para já não será necessário".
Noticiário

10h. Vodafone. Prejuizos em 20% das empresas

15 a 20% das empresas da capital ainda não conseguiram retomar as comunicações, nem os métodos de pagamento online. Diminuem queixas de clientes. Polémica entre PS e PSD sobre votação no estrangeiro.
Comércio

Burger King descarta Ibersol em Portugal

A Ibersol foi informada pela Burger King de que a ligação vai terminar em Portugal para o desenvolvimento futuro da marca. A Burger King acusa a empresa portuguesa de incumprimento.
Macroeconomia

Um milhão em casa numa economia a tentar recuperar

Economia abrandou no quarto trimestre por causa da Ómicron cujos efeitos se têm estendidos para este ano. Isolamentos são fator de preocupação para as empresas. Mas para já não se mexe nas projeções.
Madeira

Comercialização de banana da Madeira diminuiu 4,8%

Entre os diferentes tipos de banana, a de 2.ª categoria foi a única a crescer em 2021, quando comparada com 2020 (+3,8%), já que a de categoria extra e de 1.ª categoria recuaram 5,0% e 7,7%,.
Economia

Vendas no retalho sobem 4,1% em 2021 

A evolução em dezembro do índice agregado do Instituto Nacional e Estatística foi determinada pelo agrupamento de produtos não alimentares, que passou a uma subida de 7,9% em dezembro.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.