236kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Comércio

Canal do Suez

Suez. Exigidos 767 milhões a armador do Ever Given

De acordo com a seguradora britânica UK P&I Club, a Autoridade do Canal do Suez está a exigir ao armador do Ever Given uma indemnização de mais de 700 milhões de euros para libertar o navio.
Coronavírus

UE. Portugal: vendas a retalho caem mais

Entre os Estados-membros, Portugal registou o maior recuo homólogo (-15,4%), seguido da Eslováquia e Malta, enquanto as maiores subidas foram observadas na Bélgica, Áustria e Croácia.
Comércio

Supermercados querem vender autotestes

O diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) defendeu a venda dos autotestes covid-19 nos supermercados e hipermercados.
Comércio Online

China multa Alibaba em 2,3 mil milhões

As autoridades chinesas multaram o gigante de comércio online Alibaba em 18,2 mil milhões de yuan (2,33 mil milhões de euros) por abuso de posição dominante, noticiou a imprensa estatal na China.
Coronavírus

Loja histórica Viúva Lamego encerra em Lisboa

A Viúva Lamego não teve quebras significativas de faturação na fábrica, mas o mesmo já não aconteceu com a loja histórica da capital. Estado e a Câmara Municipal de Lisboa não deram apoio adicional.
Guiné-Bissau

O comércio a retalho na Guiné-Bissau ameaça fechar

Segundo o presidente da associação do setor, a câmara de Bissau aumentou "em certos casos até 200% as taxas" e, nos últimos dias, "está a ameaçar encerrar os estabelecimentos que se recusam a pagar".
Coronavírus

Esplanada Segura. ASAE encerra 4 estabelecimentos

Quatro estabelecimentos encerrados e 21 processos de contraordenação instaurados. Este é o balanço feito pela ASAE no seguimento de uma ação de fiscalização a 194 operadores de vários municípios.
Estados Unidos da América

Défice comercial dos EUA com novo máximo

O défice, de cerca de 60 mil milhões de euros, teve um aumento de 4,8% em relação ao mês anterior, o que se deve a uma redução das exportações de 2,6% e nas importações de 0,7%.
Coronavírus

Feira de Espinho abre com muitos lugares vazios

A feira semanal de Espinho voltou a abrir com a sua oferta completa e com ambiente de ânimo, mas foram muitos os lugares de banca que ficaram vazios, sobretudo nas secções do vestuário e calçado.
Coronavírus

Lisboa prolonga apoios a fundo perdido

Além das quatro mil entidades a quem já apoiou a fundo perdido, o presidente da autarquia adiantou que o município recebeu um total de cinco mil candidaturas, que orçam cerca de 26 milhões de euros.
Coronavírus

Maioria dos municípios do Norte autorizou feiras

Segundo a Associação Feiras e Mercados da Região Norte, a "esmagadora maioria" dos municípios da região já autorizou o reinício da venda de produtos não alimentares nas feiras e mercados municipais.
Economia

Cartões de crédito: a chave do comércio online?

123
Os cartões de crédito estão desde sempre envolvidos numa série de mitos. Há quem diga que são essenciais, outros, que são perigosos. Conheça a verdade sobre eles e porque são cada vez mais essenciais.
Noticiário

10h. Lojas de rua e museus já abertos

Comércio de rua e cultura estão de volta a uma relativa normalidade. Reportagem em Lisboa, num bairro típico, e no Palácio Nacional de Queluz. E ainda o balanço das multas e detenções na Páscoa.
Economia

Suez, Portugal e periferia

Os portos portugueses estão cada vez mais excêntricos face às alternativas e Portugal cada vez mais periférico, seja com que infraestruturas for, para fazer ligação ao centro da Europa.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Uma revolução dentro da revolução

Falta saber que comportamentos de compra se manterão, quais irão novamente ganhar projeção e quais desaparecerão após a pandemia para que as empresas possam reavaliar os seus vetores estratégicos.
Cultura

Camisola Poveira vai ter centro de formação

A ideia é dar alguma profissionalização à produção da camisola, embora não perdendo a sua matriz artesanal, e promover comercialização e internacionalização deste símbolo cultural da Póvoa de Varzim.
Comércio

Porto vai incentivar comércio local

Em todas as compras de valor igual a 20 euros, o município assume desconto imediato de 2 euros e "assim sucessivamente", nas compras feitas nas lojas aderentes até ao limite máximo de 100 euros.
Canal do Suez

Egipto quer evitar novo de bloqueio no Suez

Abdel Fattah al-Sissi reconheceu a importância do canal para o mundo. No total, 422 navios ficaram bloqueados e serão precisos 3 a 4 dias para o engarrafamento ficar resolvido.
Canal do Suez

Com ovelhas e móveis do Ikea, navios passam Suez

Tráfego marítimo foi retomado na segunda-feira mas pode levar vários dias até que os mais de 400 navios que aguardam na fila sigam viagem. Nas embarcações, há desde petróleo e gás a carvalho francês.
Canal do Suez

Mais de 100 navios atravessaram o Canal do Suez

Depois do bloqueio criado pelo encalhe do porta-contentores da Ever Given, o Canal do Suez volta a estar circulável e mais de 100 navios atravessaram o canal esta noite.
Atualidade

Imagens de satélite mostram como navio desencalhou

1829
Cargueiro gigante que desde terça-feira interrompia o tráfego no Canal do Suez foi desencalhado e já circula, rebocado por várias embarcações. Imagens de satélite mostram como decorreram as operações.
Canal do Suez

Tráfego retomado após navio desencalhar no Suez

325
Navio do tamanho de um arranha-céus voltou a flutuar. Tráfego no canal fundamental para o comércio internacional pode demorar pelo menos três dias e meio a voltar ao normal.
Canal do Suez

Canal do Suez. As implicações do navio encalhado /premium

201
O porta-contentores MV Ever Given encalhou na quarta-feira no Canal do Suez, que liga a Europa à Ásia, dois dos principais mercados mundiais. Efeitos já se fazem sentir e petróleo já está mais caro.
Zoom

Canal do Suez: "Compensa dar a volta pelo Cabo"

Especialista em logística e transporte marítimo explica o "drama" que o Ever Given está a provocar no comércio mundial. O Canal do Suez está trancado por um navio encalhado.
China

H&M deixa de aparecer em plataformas chinesas

360
Várias plataformas de comércio na China deixaram de mostrar a loja digital da marca de vestuário H&M, meses depois de a empresa ter anunciado a suspensão da utilização do algodão de Xinjiang.
Moda

Minty Lab, um novo empurrão para a moda /premium

A empresa criada por João Figueiredo e Ana Cravo adiantou-se à pandemia, mas foi no último ano que assistiu ao crescimento dos resultados de marcas portuguesas online. Esta é a história da Minty Lab.
Centros Comerciais

Rendas. 400 a 500 milhões tirados à economia

A presidente executiva da Sonae afirmou que a suspensão de rendas fixas em centros comerciais terá tirado cerca de 400 ou 500 milhões de euros à economia portuguesa, para grandes grupos mundiais.
Comércio Online

Comércio digital subiu para 18% durante a pandemia

Desde o início da pandemia, o comércio digital aumentou o seu peso em Portugal de 10% para 18%. Destacam-se ainda o aumento dos pagamentos sem contacto e o crescimento do comércio de proximidade.
Coronavírus

Retalho e restauração reduziram 23% do pessoal

Segundo dados divulgados pela Associação de Marcas de Retalho e Restauração, a pandemia de Covid-19 provocou uma redução significativa de trabalhadores nestes setores, em comparação com o ano de 2019.
IVA

Comércio eletrónico com modelo de declaração d'IVA

O novo mecanismo pretende simplificar a cobrança do imposto na importação de bens e "deve ser pago até ao dia 15 do mês seguinte àquele em que tenha sido cobrado ao destinatário dos bens".
Portuguese Women in Tech

Experimentar, validar, aprender

139
Ao longo dos anos, vi alguns negócios e carreiras falharem por medo de experimentar, de errar, de pedir feedback.
Coronavírus

Do café ao barbeiro. O Porto desconfinou devagar /premium

158
As máquinas de café voltaram a funcionar, o choro foi substituído por abraços nas escolas, os cabeleireiros tiveram fila à porta e as livrarias mostraram as novidades. O Porto desconfinou devagar.
Brexit

Exportações britânicas para UE caem 40,7% 

O fim do período de transição e o início efetivo do Brexit resultou numa queda de 40,7% das exportações de produtos britânicos para a União Europeia em janeiro face a dezembro de 2020.
Coronavírus

Desconfinamento. A retoma faseada do comércio

A primeira fase de retoma do comércio acontece já na próxima segunda-feira: abrem as livrarias, cabeleireiros e stands e são permitidas as vendas ao postigo. Há três datas-chave e horários definidos.
Reportagem Observador

Venda ao postigo? "Não funciona em lojas de roupa"

250
A venda ao postigo no retalho é um dos cenários possíveis para o desconfinamento. Do "é melhor do que estar fechado" ao "não funciona", em Alvalade, em Lisboa, as opiniões dos lojistas dividem-se.
Fact Check

Lojas chinesas continuam abertas e a vender tudo?

170
Publicações alegam que lojas chinesas estão abertas e a funcionar normalmente. Só que as lojas deste tipo podem estar abertas, desde que mantenham fechados os corredores com bens não essenciais.
Concertação Social

Como sindicatos e patrões querem desconfinar país /premium

O Governo dá a conhecer, esta quarta-feira, o plano de desconfinamento aos parceiros sociais, que querem prioridade para escolas e cabeleireiros. Critério deve ser parecido ao de maio, pede comércio.
Coronavírus

Governo sem capacidade para apoiar comerciantes 

A Associação de Valorização do Chiado afirma que só estão a ser apoiados 20% dos negócios de retalho e pede a abertura urgente das lojas até 200 metros quadrados já no dia 17.
União Europeia

UE e EUA chegam a acordo sobre quotas agrícolas

A União Europeia e os Estados Unidos chegaram a acordo sobre a divisão das quotas agrícolas na Organização Mundial do Comércio, devido à saída do Reino Unido do espaço comunitário.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

À descoberta de mares digitais agora navegados

136
Precisamos de propostas que permitam custos de aquisição de clientes mais otimizados, que permitam alcançar um número maior de consumidores, pensando localmente e agindo globalmente.
Comércio

Comércio pede reabertura a partir de 17 de março

Confederação do Comércio e Serviços (CCP) diz estar “disponível para colaborar num plano global, faseado, de reabertura". Plano deverá prever retoma na segunda quinzena de março, defende.
Comércio

Taxa de segurança alimentar dá 64 milhões

Valor deveria ter sido superior, não fosse a recusa da Jerónimo Martins, dona do Pingo Doce, em pagar. Retalhistas têm contestado o pagamento da taxa de segurança alimentar desde que foi criada.
Comércio

Comerciantes satisfeitos com CML, mas querem mais

O encontro, que durou cerca de duas horas, serviu para fazer um balanço dos programas de apoio económicos criados pela Câmara de Lisboa, nomeadamente o "Lisboa Protege".
Auto

Quer vender o seu carro? Faça-o aqui

112
Lançado a 2 de março de 2020, o dia em que foi conhecido o primeiro caso de Covid-19 em Portugal, o stand digital Pisca Pisca já ajudou mais de um milhão de utilizadores na pesquisa do carro ideal.
Comércio

Okonjo-Iweala assume liderança da OMC 

A nova líder, cuja nomeação foi conhecida no dia 15 de fevereiro, anunciou dois objetivos: melhorar o acesso dos países pobres às vacinas contra a Covid-19 e resistir às tendências protecionistas.
Comércio Online

Feira do queijo de Seia online acaba a 13 de abril

104
A feira do queijo de Seia, que este ano decorre 'online' por causa da pandemia, foi prolongada até ao dia 13 de abril, devido "ao elevado sucesso de vendas".
Ambiente

Compromissos ambientais podem ser ultrapassados

Para o ministro dos Negócios Estrangeiros português, todo o processo é, já em si, "um avanço" para as ações climáticas e ambientais no acordo entre a UE e Mercosul.
Reino Unido

Brexit. Aplicação provisória de acordo prolongada

A pedido da União Europeia, o Reino Unido concordou em prolongar o período de aplicação provisória do acordo comercial pós-Brexit até 30 de abril.
Angola

Angola felicita a nova líder da OMC

O Presidente angolano felicitou, em seu nome e do Executivo de Angola, Ngozi Okonjo-Iweala pela nomeação para o cargo de líder da Organização Mundial do Comércio: "Desejo-lhe muitos êxitos."
Relações Internacionais

Nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala vai liderar a OMC 

A nigeriana Okonjo-Iweala será a primeira mulher a liderar a Organização Mundial do Comércio até, pelo menos, 2025. A decisão foi tomada na reunião especial do Conselho Geral.
Comissão Europeia

Liderança de Ngozi na OMC "é um momento histórico"

A presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen elogiou a escolha da nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala para a liderança da Organização Mundial de Comércio.
Economia

CBRE antecipa principais tendências do imobiliário

Foi no dia 11 de Fevereiro que a equipa da CBRE Portugal apresentou as principais tendências para o mercado imobiliário. O evento foi totalmente digital e contou com 1100 visualizações em simultâneo.
Emissão Especial

Lojas fechadas. "Rezo para que seja pouco tempo"

"Imaginar um ano como o que passou não é fácil", lamenta João Amorim, dono de uma sapataria. "O Governo anuncia apoios, mas quando chega a hora os entraves são muitos", critica Gilberto Santos
Exportações

Exportações de vestuário caem 17% em 2020

As vendas de vestuário para o estrangeiro caíram 17,3% em 2020. Quebras para Espanha chegam a 30% e há várias outras reduções de dois dígitos.
Redes Sociais

TikTok quer lançar serviço de e-commerce nos EUA

A rede social quer disponibilizar um serviço de comércio online, no qual os seus utilizadores mais populares vão poder compartilhar links para produtos e ganhar uma comissão sobre as vendas.
Centros Comerciais

Centros Comerciais contra descontos retroativos

A APCC apresentou uma queixa no Tribunal Constitucional a propósito de uma lei aprovada pela Assembleia da República "que visa conceder eficácia retroativa" à lei das rendas variáveis.
Comércio

Vendas a retalho caem na União Europeia em 2020 

De acordo com os dados disponibilizados pelo Eurostat, o volume do comércio a retalho registou subidas em países como a França e a Irlanda, tendo uma das maiores descidas ocorrido na Holanda.
ASAE

ASAE: saldos e promoções só em loja 

A ASAE esclareceu que a proibição de saldos e promoções durante o atual estado de emergência só impede publicidade na TV, rádio, por sms ou email. As reduções de preços em loja são permitidas.
Livrarias

Livros: a proibição de venda que divide um setor

268
Novo Estado de Emergência continua a impedir pontos de venda de livros. Profissionais ora pedem que os deixem trabalhar, ora reclamam apoios. Nas FNAC é possível comprar via online e levantar em loja.
Resposta Pronta

Falta de bens essenciais? "Para já, não"

Gonçalo Lobo Xavier, diretor-geral da APED, contraria ideia de falha de bens de primeira necessidade após restrições à circulação. Ainda assim, pede "coordenação para evitar constrangimentos".
União Europeia

China espera ajuda Portugal com UE

632
A China espera um "empurrão" de presidência portuguesa da União Europeia para acelerar o processo de ratificação do acordo de investimento entre Pequim e Bruxelas.
Porto

Como o Mercado Abastecedor se adapta à pandemia

No mercado que abastece toda a região Norte, o trabalho não pode parar, mesmo em confinamento. Mas os operadores notam diferenças: na procura, nos clientes e nos produtos.
Coronavírus

Mil milhões para a restauração e comércio

Um apoio de 1,2 mil milhões para as empresas afetadas pela crise da Covid-19 foi aprovado pela Comissão Europeia dado que estão "em conformidade com o Quadro Temporário de Auxílios Estatais".
Comércio Online

Novo supermercado online faturou 1,2 milhões

200
O supermercado online criado em 2020 em Ovar e entretanto transferido para Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro, faturou mais de 1,2 milhões de euros devido a um comparador de preços atualizado.
Comércio

Que lojas estão abertas e o que se pode comprar /premium

Centros comerciais vão ficar mais vazios com o fim das vendas ao postigo e do take-away alimentar ao público. Há mais exceções à regra do fecho que no 1º confinamento, mas lojas não podem vender tudo.
Coronavírus

CCP apela à vacinação de Marcelo e do Governo

103
A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal defendeu que o Presidente da República e o Governo devem ser vacinados "com a maior brevidade". Decisão não deve ser adiada por "populismo".
Coronavírus

Prazo para devoluções suspenso no confinamento

Prazo para efetuar trocas ou devoluções de bens ficará suspenso durante o atual confinamento. Garantias que terminem neste período ou nos 10 dias seguintes serão prorrogadas por 30 dias.
AICEP

PSD quer ouvir presidente da AICEP no parlamento

O PSD pediu uma audição parlamentar ao recém-reconduzido presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, sobre o Plano Estratégico da agência para o triénio 2020-2022.
Coronavírus

Baias, fitas e cortinas "tapam" produtos nas lojas /premium

178
A partir de 2ª feira, supermercados deixam de poder vender decoração, têxtil-lar, roupa, brinquedos, livros e artigos de desporto. Governo quis obrigar a retirar os produtos da loja, mas voltou atrás.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

O Espaço e o Tempo nas vendas

O “depressa e bem” não surge por intuição, chega por muito treino consciente, até nos tornarmos “Competentes Inconscientes”.
Comércio

Cabeleireiros: “Não somos os culpados disto tudo" /premium

618
Prestes a fechar as portas para um novo confinamento, cabeleireiros e barbearias tiveram a agenda cheia e alargaram horários. Temem o futuro, falam em injustiça e garantem que são locais seguros.
Coronavírus

Mais de 50 tipos de estabelecimentos podem abrir

1094
52 tipos de atividade podem continuar a funcionar durante o confinamento geral devido à Covid-19 dado que vendem bens ou serviços de primeira necessidade. Veja aqui a lista.
Comércio

Bens não-essenciais proibidos nas grandes lojas?

2059
As grandes superfícies vão continuar abertas mas o Ministério da Economia poderá impedir que estas vendam artigos não-essenciais, designadamente bens vendidos por lojas que vão ser proibidas de abrir.
União Europeia

Apreendidos milhões de cigarros para venda ilegal

370 milhões de cigarros destinados à venda ilegal foram apreendidos pelo Organismo Europeu de Luta Antifraude. Os produtos estão avaliados em 74 milhões de euros e destinavam-se à União Europeia.
Coronavírus

Desta vez não está a haver corrida às lojas /premium

Associação das empresas de distribuição (APED) diz que, no retalho alimentar, notou-se um aumento do valor médio das compras, mas não há quaisquer sinais de corrida às lojas, como aconteceu em março.
Comércio

Centros Comerciais pedem ajudas diretas

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais defendeu as ajudas diretas do estado caso existam medidas mais restritivas para o setor, por conta da pandemia de Covid-19.
Moda

Marca luso-americana cresceu mais de 300%

PortuTees, a marca de design inspirada na cultura portuguesa apresentou no Natal de 2020 um crescimento de mais 300%. O fundador cresceu na Califórnia, mas oriundo da ilha do Pico.
Comércio

Vendas a retalho na Europa sofrem quedas 

Caíram as vendas a retalho na Europa em novembro, confirmou o Eurostat, por força das medidas restritivas impostas em muitos países no combate à pandemia da Covid-19.
União Europeia

UE e China. 12 respostas sobre o acordo que aí vem /premium

UE e China preparam um acordo que proteja investimentos mútuos. A dias de Biden chegar à Casa Branca, Pequim tenta acelerar o pacto, mas há uma bota que tem de descalçar: o tema dos direitos laborais.
Coronavírus

Vendas no comércio a retalho acentuam queda

A diminuição homóloga do índice de volume de negócios no comércio a retalho foi de "5,1% em novembro, em termos homólogos, taxa inferior em 4,7 pontos percentual à observada no mês anterior".
Comércio Online

Portugueses menos preocupados com comércio online

Comparando com a média europeia, os portugueses preocupam-se menos com o comércio e banca online. No então, a situação inverte-se quando se trata da preocupação com o uso indevido de dados pessoais.
Autoridade da Concorrência

Mails revelam objetivo: "Aumentar preços!!"

1107
Autoridade da Concorrência divulga emails entre cadeias de distribuição e fornecedores onde se assume que combinação visava aumentar preços de venda — e onde há instruções para destruir provas.
Autoridade da Concorrência

Supermercados e bebidas multados em 304 milhões

3344
Multas apanham maiores cadeias de distribuição e fornecedores de bebidas alcóolicas, condenados por alinharem preços para consumidores pagarem mais. Coimas de 122 milhões e 91 milhões para Sonae e JM.
Coronavírus

Natal. Reino Unido pode ficar sem produtos frescos

Algumas lojas já tinham armazenado bastantes produtos perante a possibilidade de um não acordo do Brexit. O Comércio britânico alerta, no entanto, riscos de escassez caso a situação se prolongue.
Transportes

EMEL. Nova tarifa causa protestos dos comerciantes

230
A zona verde custa 80 cêntimos por hora, a amarela tem um custo de 1,20 euros e a vermelha 1,60 euros por hora. A EMEL considera a medida "totalmente descontextualizada".
Coronavírus

Centros comerciais podem processar Estado

Um projeto de lei pretende clarificar o regime de isenção do pagamento da componente fixa da renda das lojas dos centros comerciais. Para a APCC, o projeto vem associar uma "lei inconstitucional".
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

"Está tudo na mente”: uma ferramenta para gestores

Quando as empresas posicionam os seus produtos como uma forma de ter experiências e não como itens físicos, elas está a contribuir para a felicidade dos consumidores e dos seus colaboradores.
Natal

72% dos portugueses vão comprar menos presentes 

Um estudo revelou que 72% dos portugueses vão comprar menos presentes este Natal e 76% dos inquiridos pretendem fazer as suas compras no comércio local, valor acima da média europeia.
Economia

Brexit. "Caminho estreito" até acordo comercial

Von der Leyen sublinhou que "houve progressos na maioria dos assuntos", mas que continua a haver dois pontos de bloqueio entre o Reino Unido e a União Europeia entre eles a concorrência das pescas.
Comércio

Distribuidores pedem anulação de restrições 

Entre as medidas mais criticadas estão os horários impostos aos fins de semana, o número de pessoas permitidas nos espaços e a venda de bebidas alcoólicas depois das 20h00.
Fiscalidade

Podemos ter confiança no Estado de Direito?

O fim dos benefícios para a compra de híbridos acarreta uma falsa aparência de preocupação com o ambiente. E condena-se um sector que representa 8% do PIB nacional e é o primeiro exportador do país.
Centros Comerciais

Centros comerciais criticam propostas para rendas

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais insiste que as propostas do PCP, Bloco e PEV para as rendas são inconstitucionais e injustas porque são os proprietários que assumem todos os riscos.
Natal

Portugueses pretendem gastar menos este Natal

Segundo um estudo realizado pela Fly Research, a maioria dos portugueses afirma que estão este ano a comprar de forma mais consciente, procurando contribuir para o comércio local.
Jerónimo Martins

Polónia: Jerónimo Martins recorre de multa de 163M

15613
Autoridade da concorrência castiga a retalhista portuguesa por "demonstrar uma desonestidade profunda" pelas outras empresas. A multa é pesada: 163 milhões de euros. Empresa diz que vai para tribunal.
Coronavírus

Lisboa Protege já recebeu 1.168 pedidos de apoio

Desde quarta-feira, dia em que abriram as candidaturas, foram solicitados 1.168 pedidos de apoio, dos quais 31% dizem respeito a empresas ou empresários em nome individual no centro histórico.
Bloco de Esquerda

Rendas. BE alerta para fim do pequeno comércio

Para a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, se nada for feito sobre as rendas do comércio, o país corre o risco de ficar sem pequeno comércio.
Resposta Pronta

Subir salário mínimo. "São compromissos políticos"

Governo quer subir salário mínimo para 665 euros. Presidente da CCP, João Vieira Lopes, avisa: "A generalidade do setor dificilmente aguentará o aumento. São opções políticas e nós discordamos".  
Portuguese Women in Tech

O Natal digital de 2020

Se, por um lado, paira a incerteza sobre um Natal em família ou mais virtual, não há dúvida de que o crescimento do consumo online dos portugueses será, não só substancial, como irá perdurar no tempo.
Coronavírus

Comerciantes de Lisboa defendem mudança de horário

164
Os comerciantes de Lisboa defendem que as lojas devem abrir ao sábado durante todo o dia, enquanto ao domingo devem permanecer encerradas. "Não havia tanta gente em simultâneo", defendem.
Fact Check

Multidão num centro comercial português?

As imagens não foram captadas num centro comercial português, mas sim em França, mais concretamente em Marselha, no final do mês de novembro.
Comércio

Figueira de Castelo Rodrigo impulsiona comércio 

Trinta e cinco estabelecimentos comerciais aderiram à campanha do município do distrito da Guarda para promover o comércio local no período de Natal, este ano reforçada com uma plataforma digital.
Coronavírus

Lisboa é a região com maior retração do consumo

A empresa que gere o Multibanco e terminais de pagamento em lojas, entre outros, indicou que "a região de Lisboa e Vale do Tejo tem sido a zona do país onde a retração no consumo mais se acentuou".
Comércio

Livrarias pedem para se dar livros no Natal

Sob o mote "os melhores presentes estão nas livrarias", a APEL "convida os portugueses" a privilegiar neste Natal os livros e as livrarias, "muitas delas em risco de sobrevivência".
Coronavírus

Moody's. Retalho recupera vendas e lucros em 2021

"A crescente quota das vendas online canibaliza as vendas das lojas físicas, diluindo as margens destes retalhistas", alerta a agência de notação financeira Moody's.
Coronavírus

Sintra tem novo fundo para comércio e restauração

Os apoios deste fundo são definidos em função do número de funcionários que cada empresa tem, desde o mínimo de um até ao máximo de três, no caso do comércio, e de cinco, no caso da restauração.
Comércio Online

UE. Países vão trocar dados sobre receitas online

Autoridades tributárias da União Europeia vão, a partir de 2023, trocar informações sobre rendimentos obtidos em vendas nas plataformas 'online', para combater a evasão e a fraude fiscal na internet.
Comércio

Castro Daire dá vales de 10% no comércio local

A autarquia de Castro Daire aprovou os vales de desconto para a população. O presidente da Câmara Municipal diz que quem comprar na autarquia "ganha 10% daquilo que gasta nas suas compras".
Porto

Porto apoia comércio local com vouchers

A Câmara do Porto vai lançar vouchers de consumo" e campanhas de comunicação de Natal, de maneira a "salvar o comércio" do impacto que a crise económica criada pela pandemia de Coivd-19.
Centros Comerciais

Provedoria. Isenção de rendas é inconstitucional

A provedora de Justiça pediu ao Tribunal Constitucional que declare a norma que isenta os lojistas do pagamento da renda em centros comerciais inconstitucional por ir contra a iniciativa privada.
Coronavírus

"A Pão e Água". Empresários iniciam greve de fome

A partir desta sexta-feira, alguns membros do movimento estarão em greve de fome, "como forma de protesto e em solidariedade por todos aqueles que, neste momento, não têm já o que comer".
Restauração

Empresas pediram 116 milhões em 3 dias do "Apoiar"

Programa Apoiar destina 750 milhões de euros a empresas dos setores mais afetados pela pandemia. As 10 mil candidaturas em três dias bateram "todos os recordes do Portugal 2020".
Instituto Nacional Estatística

Vendas no comércio a retalho diminuíram 0,7%

Os dados mais recentes do INE apontam para um recuo no volume de negócios no retalho. Os índices de emprego, remunerações e horas trabalhadas também recuaram.
Coronavírus

Covid-19. Comerciantes temem pelo Natal

Setor regista quebras da ordem dos 50%. Bolhão repete o desespero de 2019 e dificuldades multiplicam-se.
Coronavírus

Balcão 2020. Plataforma de candidaturas bloqueia

O site em que os empresários da restauração, do comércio e da cultura podem submeter candidaturas aos apoios do Estado bloqueou perante grande procura. Entregues 4 mil candidaturas em dia e meio.
Comércio

Covid-19. Miranda do Douro teme pelo comércio

Mesmo descartando eventuais restrições à circulação, o clima de medo leva empresários a perspetivar uma "época natalícia muito triste em termos comerciais"
Coronavírus

Covid-19. Portalegre investe para salvar empresas

Município lança campanha de estímulo dos negócios locais, sorteando 600 vouchers aos consumidores que apoiem o comércio e restauração tradicionais
Apps

BUK: a nova plataforma de marcações de serviços

Chama-se BUK, é portuguesa e funciona como uma agenda online, onde o cliente pode fazer marcações em salões de beleza, farmácias, veterinários, personal trainers ou spa’s de forma simples e gratuita.
Economia

EUA ou China, qual é o melhor parceiro comercial

168
A China foi, em 2018, o terceiro país com o qual a nossa balança comercial foi mais negativa. Nesse mesmo ano, os EUA foram o terceiro país com o qual a nossa balança comercial foi mais positiva.
Comércio

Covid-19. Mobilidade pode ajudar comércio

Prolongamento da pandemia é penalizador e ajuda "muito grande" do Governo é necessária. Os negócios ligados aos eventos culturais, familiares e moda são os mais afetados.
Coronavírus

Concelhos de risco pesam mais no poder de compra

Segundo uma análise da Marktest, "os dois grupos de concelhos de maior risco" no mapa do Governo da Covid-19 "concentram 69% da população e 68% do poder de compra no país".
Restauração

Covid-19. Perdas de 76% este fim de semana

382
A AMRR estima que o retalho e a restauração tenham registado perdas de 76% no último fim de semana, devido às restrições no funcionamento. Sem Natal, o retalho "entra em colapso", diz a associação.
Obituário

Morreu o amigo de Portugal

João Flores foi uma raridade. Era absolutamente português e vivia em Madrid como um espanhol. Foi recebido na elite madrilena como um deles, mas fazia questão de falar espanhol com o sotaque português
Coronavírus

Covid-19. Covilhã lança centro comercial online

Objetivo é ajudar a revitalizar e dinamizar o comércio local. Os comerciantes ou negócios aderentes terão uma loja própria dentro da plataforma, com capacidade para catalogo de até mil produtos cada.
Açores

Governos dos Açores deve avançar "com soluções"

O Presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada pediu que o Governo dos Açores "avance rapidamente com soluções" para os problemas que a região enfrenta.
Centros Comerciais

Centros Comerciais fazem queixa contra o Estado

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais vai apresentar queixa do Estado à Comissão Europeia por, no Orçamento Suplementar, estar incluído descontos nas rendas dos lojistas.
Legionela

Legionella. Análises negativas a dois shoppings

Análises provaram a ausência de legionella na torre de refrigeração do Mar Shopping e nos sistemas de ar condicionado do NorteShopping, ambos em Matosinhos. Origem do surto na região está por apurar.
Coronavírus

Retalho perdeu 43% de faturação no fim de semana

As categorias de negócio mais afetadas com a redução da faturação no primeiro fim de semana de recolher obrigatório foram a moda, as perfumarias, a eletrónica e restauração.
Coronavírus

Centros comerciais com quebras de 20,9% nas vendas

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais está preocupada com "restrições em excesso". A diminuição de 20,9% das vendas em outubro segue-se a uma descida de 19,7% registada em setembro.
Viseu

Descontos no comércio transformados em vouchers

181
A iniciativa tem como objetivo ser "um balão de oxigénio" para a restauração, um dos setores mais afetados pela pandemia. Ao mesmo tempo, é um incentivo ao comércio local e tradicional.
Coronavírus

Braga. PS pede apoios para comércio e restauranção

Os vereadores do PS da Câmara de Braga consideram este fundo uma medida fundamental para ajudar a alavancar os negócios, dando como exemplo a Câmara de Lisboa.
China

China assina maior acordo comercial do mundo

488
Quinze países da Ásia e do Pacífico assinaram o maior acordo comercial do mundo, apoiado pela China. Parceria abre caminho à criação de uma zona livre de comércio.
Centros Comerciais

ASAE instaura 8 processos em centros comerciais

Principais infrações detetadas pela ASAE foram o incumprimento das regras de lotação, de ocupação, de permanência e de distanciamento físico em estabelecimentos comerciais.
Porto

Um Porto cinzento e "às moscas"  /premium

616
De manhã houve filas para o brunch, sacos com compras e música nas ruas. A tarde chegou com chuva e só as gaivotas se faziam ouvir. As lojas fecharam e a quase um mês do Natal, o Porto ficou deserto.
Empresas

Empresas fechadas podem trocar apoio do layoff

As empresas que têm de se manter encerradas por lei podem substituir o layoff simplificado pelo apoio à retoma progressiva, disse o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.
Comércio

Sem regras de ocupação. Multas duplicam num mês /premium

Novas restrições podem trazer mais filas aos hipers, mas as lojas garantem segurança. Entidades que fiscalizam não têm dados desagregados — no conjunto dos estabelecimentos comerciais há mais multas.
Consumo

Segunda vaga: segunda machadada na economia

248
Muitas empresas vão fechar ou reduzir as suas estruturas, muitas famílias vão ver os seus rendimentos diminuir fortemente e uma parte delas irá atravessar momentos dramáticos.
União Europeia

Europa quer sanções para combater fraude

O comissário europeu da Justiça considerou que não é suficiente existirem compromissos voluntários das plataformas pedindo sanções se uma plataforma não lutar contra a fraude.
Resposta Pronta

"Comércio vai ter perdas, mas regras são claras"

Nos próximos dois fins de semana, todo o comércio fecha às 13h00. Lourdes Fonseca, presidente da UACS, alerta para prejuízos na época natalícia. Ainda assim, elogia "comunicação clara" do Governo.
Resposta Pronta

"5 pessoas por 100 metros quadrados é pouco"

APED propõe alterações ao Governo. É provável que os centros comerciais possam abrir às 8 da manhã já este fim de semana. Gonçalo Lobo Xavier diz que muitas autarquias já deram essa autorização.
Coronavírus

Distribuição alerta para "custos incalculáveis"

Em carta aberta ao primeiro-ministro, a associação das empresas de distribuição, a APED, critica a limitação de horários e outras regras impostas pelo Governo no combate à propagação da Covid-19.
Coronavírus

AHRESP elogia medidas da CML para comércio

A Câmara de Lisboa vai lançar um programa para o comércio e restauração da cidade no valor de 20 milhões de euros, com apoios a fundo perdido entre quatro e oito mil euros.
Economia

E agora, Senhor Primeiro-Ministro?

As proibições em vigor estendem-se bem para lá da limitação de circulação dos cidadãos na via pública, o que coloca as empresas numa posição de catástrofe iminente.
Coronavírus

Comércio pede "resposta urgente" a dúvidas

Estabelecimentos ainda não perceberam se são obrigados a fechar sábado e domingo, depois das 13h00, nem se podem alterar o horário de abertura para mais cedo.
Comércio

Vendas de calçado caem 22,2%

O consumo mundial de calçado vai retrair 22,2% este ano, por culpa do impacto da pandemia. Os preços dever-se-ão manter estáveis, ainda assim e há sinais de retoma positivos.
Resposta Pronta

"O combate à pandemia deve ser igualitário"

Apesar do "prejuízo", a presidente da União de Associações de Comércio e Serviços aceita o encerramento dos estabelecimentos "pela saúde", mas critica o facto dos hipermercados continuarem abertos. 
Ambiente

É grave que privados definam metas da reutilização

A denúncia é feita pelas associações Zero, Natureza Portugal e Sciaena, que consideram "grave e inaceitável" que sejam os setores da indústria, do comércio e outros a definir as metas de reutilização.
Europa

EUA dizem-se "desiludidos" com tarifas impostas 

Em causa estão tarifas retaliatórias impostas contra os Estados Unidos, autorizadas pela Organização Mundial do Comércio, por ajudas públicas à aviação.
Coronavírus

Comércio e restauração com quebras acima dos 50%

A Associação de Marcas de Retalho e Restauração apela a que o Governo tome as medidas necessárias para que o setor possa sobreviver à crise. "2020 está a ser catastrófico", admite o presidente.
Comércio

UE adota tarifas retaliatórias contra os EUA

A União Europeia vai adotar tarifas retaliatórias contra os Estados Unidos, após a OMC ter autorizado a ação. A Europa está disposta a retirar as tarifas, mas "se os Estados Unidos também o fizerem"
Coronavírus

Fechados em casa? Veja como está o seu distrito /premium

Metade dos portugueses ficaram confinados em casa durante o fim de semana de Finados, mas menos durante a semana. Em cada distrito a mobilidade é variável. Descubra o que acontece no seu.
Coronavírus

Trofa autoriza feiras, mas alerta juntas

A autarquia salvaguarda a importância do respeito pelas normas de segurança exigidas pela Direção-Geral da Saúde, delegando às juntas a responsabilidade da gestão e da manutenção.
Coronavírus

Comerciantes querem mais pessoas dentro das lojas

Associações representativas de empresas comerciais e distribuição querem mais pessoas por cada 100 metros quadrados para evitar filas no exterior. António Costa diz que é preciso evitar ajuntamentos.
Coronavírus

Estremoz autoriza realização de mercados no sábado

A autarquia revelou que todos os mercados de Estremoz — tradicional, velharias e levante — vão decorrer nos "termos habituais e dando cumprimento às orientações da Direção-Geral da Saúde".
Coronavírus

Norte. Maioria das câmaras vai autorizar feiras

O presidente da Associação Feiras e Mercados da Região Norte entende que "se a decisão do Governo não fosse revertida, esta atividade poderia falir".
Coronavírus

Lisboa mantém abertas feiras e mercados de levante

O presidente da Câmara de Lisboa já anunciou no twitter que "ficou decidido manter abertas as feiras e mercados de levante em todos" os concelhos desta área metropolitana.
Coronavírus

Comerciantes da Baixa temem repercussões no setor

De acordo com o dirigente da Associação Dinamização da Baixa, os comerciantes estavam com esperança de que "as coisas resultassem" e não fosse necessário implementar novas restrições.
Coronavírus

Lisboa. Medidas agravam dificuldades do comércio

Segundo a Associação de Valorização do Chiado, as medidas impostas pelo Governo a 121 concelhos, incluindo Lisboa, vão agravar "um problema que se estava a sentir".
Coronavírus

Feirantes sentem-se "mais uma vez discriminados"

251
O dirigente da Associação de Feirantes do Distrito de Lisboa diz não compreender esta decisão do Governo, considerando que ir à feira é mais saudável do que ir a um centro comercial ou espetáculo.
Coronavírus

Feirantes acusam Governo de lhes "tirar o pão"

2137
Federação Nacional das Associações de Feirantes contra as restrições que proíbem as feiras em 121 municípios. Decisão do Governo é "lamentável e discriminatória", acusa o presidente.
Resposta Pronta

Confinamento em dezembro? "Seria catastrófico"

777
Com um novo confinamento em cima da mesa antes do Natal, centros comerciais temem o pior. António Sampaio de Mattos, da associação que representa o setor, deixa duras críticas ao Governo.
Resposta Pronta

"Confinamento em dezembro teria efeito terrível"

261
O presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, Bruno Bobone, avisa que o setor não pode voltar a fechar e critica a gestão do Governo: "Não basta trazer dinheiro para cima da mesa".
A página está a demorar muito tempo.