O apoio às startups tecnológicas está no próprio ADN da Microsoft. Desde o lançamento do BizSpark, em 2008, a empresa apoiou mais de 700 microempresas, num investimento a rondar os 5 milhões de euros em plataformas Microsoft. O programa BizSpark dirige-se a qualquer startup de base tecnológica e tem como principal objetivo providenciar o acesso gratuito a todas as ferramentas da empresa, incluindo plataformas de desenvolvimento e serviços cloud como o Microsoft Azure.

Outro programa de apoio da Microsoft é o Ativar Portugal que, em 2016, somou o termo «startups» à sua designação inicial e aposta na internacionalização destas empresas. O foco está nas startups nacionais de elevado potencial de crescimento, sendo-lhes concedido acesso gratuito às mais recentes ferramentas tecnológicas, a novos clientes e mercados, a par do aconselhamento em diversas áreas e ações de promoção e divulgação junto das empresas nacionais e internacionais do setor.

Neste momento, já há provas dadas, uma vez que o programa Ativar Portugal permitiu acelerar o desenvolvimento de mais de 120 startups, acrescentando valor aos seus negócios e facilitando-lhes assim o acesso ao financiamento.

Portugal tem hoje mais de 35.000 startups, responsáveis pela criação de cerca de 70.000 postos de trabalho, ou seja, 18% do emprego gerado anualmente. A situação é premente, uma vez que só duas em cada dez conseguem sobreviver e crescer.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É precisamente este o cenário que a Microsoft Portugal pretende inverter. Através do Ativar Portugal Startups, a companhia quer contribuir para o surgimento anual de 50.000 startups a partir de 2020, e para a criação de 130.000 novos postos de trabalho daí resultantes, gerando entre cinco a dez startups 1 bilião de dólares. Uma das formas de concretizar este projeto passa por uma ação agregadora junto das melhoras incubadoras e empresas de capital de risco, na projeção internacional e na criação de negócios globais de sucesso.

O objetivo é inspirar e impulsionar uma nova geração de empreendedores, ao mesmo tempo que se estimula a inovação, o desenvolvimento económico, a competitividade e a criação de mais emprego qualificado no país.

Nos seis meses que sucederam a criação do Ativar Portugal Startups, foram realizados três eventos, numa dinâmica de “Business Speed Dating”, exclusivamente dedicados a agregar parcerias aceleradoras do crescimento do setor.

Com mais de 150 reuniões, multiplicaram-se os encontros entre grandes empresas portuguesas e internacionais e as startups que integram a iniciativa. O último destes eventos aconteceu a 12 de novembro e foi o maior de sempre. Teve uma ação complementar dedicada à temática “Growth Hacking”, em parceria com ComOn, que juntou mais de 200 participantes.

A Microsoft anunciou ainda a renovação da parceria com a Startup Braga, que tem no seu portfólio um apoio a 55 startups e 150 empreendedores na sua comunidade, tendo reunido 5 milhões de euros em investimento para estas empresas. Como ação específica, no seu programa de aceleração, a Startup Braga apresentou o projeto “Beta Testers”, uma iniciativa que pretende ligar as startups tecnológicas a utilizadores disponíveis para testar as versões iniciais dos seus produtos.