Todas queremos estar no nosso melhor. E por “nosso melhor” referimo-nos à versão mais nova de nós mesmas. Mas a semana de trabalho já vai a meio, as poucas horas de sono começam a acumular-se e o mais certo é as olheiras já estarem instaladas, a pele já estar a ressecar e os olhos a inchar. E nem o tempo ajuda: estamos pálidas, o que nos faz parecer ainda mais doentes e envelhecidas. É aqui que a maquilhagem se pode tornar uma aliada porque, com os truques certos, é possível parecer mais nova num flash. Não num filtro do Instagram mas mesmo na vida real.

Hidratar antes da maquilhagem

Este é tão óbvio que estávamos em dúvidas se o referíamos ou não. Mas o truque de hidratar é, na verdade, mais que um truque. É obrigatório. E não subestime o poder rejuvenescedor que um bom hidratante pode ter na sua pele porque vai instantaneamente minimizar linhas e dar um boost no brilho. Um hidratante antes do ritual de maquilhagem vai restaurar a barreira de hidratação da pele e fazer com que tudo o que aplique acabe por ter melhor aspeto.

Concealer disfarça pés de galinha

Com a idade, vamos ter cada vez mais coisas a esconder e um concealer pode chamar a atenção para essas mesmas coisas. É irónico, é verdade. O truque passa por escolher produtos que minimizam linhas e isso só se consegue com fórmulas líquidas em caneta. Normalmente, os pés de galinha têm um tom acastanhado e um corretor com pigmentos refletores de luz (como o Touche Éclat de Yves Saint Laurent) vai criar uma espécie de efeito “blur” (ou enevoado). Como os pés de galinha tendem a ter um ângulo para baixo, aplique o concealer em movimentos ascendentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma base de fundo amarelado

Não estamos a dizer para comprar uma base amarela, mas tal como os batons têm tons de fundo, as bases também o têm. É uma questão de comparar as várias bases do seu necessaire e, nos dias que está mais cansada (ou se simplesmente quer parecer mais nova), deixe as rosas de lado e vá pelos tons amarelados – vão aquecer a pele e automaticamente deixá-la com uma aparência mais nova.

Batons escuros envelhecem

Por mais que um batom vermelho crie automaticamente um visual arrojado, em peles mais velhas, cansadas e baças simplesmente não funcionam. Escolha tons de rosa porque vão iluminá-la e dar-lhe um aspeto mais fresco.

Deixe os pós de lado

Decore esta regra: se precisa de um pincel para utilizar, então não serve. Ou seja, nada faz uma mulher parecer mais velha do que fórmulas em pó pesadas. Os melhores produtos? Tudo o que seja em creme, gel e líquido. Se se sente nua sem uma camada de pó, opte por um translúcido.

Um blush faz milagres

Muitas mulheres ainda têm a tendência de usar pó de bronze ao invés de blush para poder dar alguma cor ao rosto. Mas o bronze tende a envelhecer. Um blush rosado ou salmão rejuvenescem instantaneamente. E se quiser fazer algum tipo de contorno, faça-o com produtos próprios para isso e não com blush. Uma linha rosa desde as bochechas até às têmporas vai criar um resultado artificial e, em consequência, envelhecido. E lembre-se da regra dos pós: opte por blush em creme.

Olhos coloridos sim, pálpebras pintadas não

Lembra-se das tradicionais sombras azuis que as nossas avós usavam religiosamente todos os dias? É a isso que nos referimos quando falamos em pálpebra pintada. Se não abdica de cor nos olhos, pode continuar a usá-las mas de uma forma mais subtil e jovem como um eyeliner colorido ou um esfumado suave. Sombras em creme e em gel também funcionam bem para disfarçar as pequenas linhas das pálpebras.

Esqueça o eyeliner preto

O eyeliner castanho tem o mesmo impacto do preto, e mantém a mesma intensidade no olhar, mas de um modo muito mais suave. O preto tende a deixar o olhar pesado o que acaba por criar um rosto mais envelhecido.