Os iPhones são conhecidos por serem intuitivos. No entanto, existem muitas funcionalidades escondidas no sistema e que, por isso, acabam esquecidas. O site espanhol La Voz Del Muro reuniu 12 dessas funcionalidades. Conheça-as aqui e descubra se alguma lhe pode dar jeito.

Ouvir música com temporizador

Se é daquelas pessoas que só adormece ao som de boa música, saiba que pode programar o seu iPhone para desligar o som ao fim de um certo tempo. Basta ir à aplicação do relógio, abrir o temporizador, definir ao fim de quanto tempo pretende que a música se desligue, carregar em “Radar” e, no final da lista, escolher a opção “Parar a reprodução”.

Criar padrões de vibração

Nos iPhones é possível definir diferentes padrões de vibração para os vários tipos de notificação. Para isso vá às definições, escolha o separador “Sons”, selecione um dos tipos de toque (por exemplo, “Toque de SMS”), carregue em “Vibração” e, por fim, carregue também na opção “Criar vibração”. Toque com o dedo no ecrã para criar o seu padrão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Notificações com flash

Se está constantemente a perder chamadas e nem a vibração e os sons de aviso são suficientes, pode usar o flash para emitir um alerta luminoso sempre que há uma notificação nova. Para isso aceda às definições, vá a “Geral”, entre na secção de “Acessibilidade” e ligue a opção “Avisos com flash LED”.

Abanar para reverter

Imagine que está a escrever um texto longo. De repente, carrega onde não deve e apaga tudo sem querer. Pois bem: a forma mais fácil de reverter as alterações é… agitando o seu telemóvel. Isso mesmo. Ao abanar o aparelho, ativará uma caixa de diálogo que lhe permitirá reverter as alterações que fez sem intenção. É, possivelmente, uma das funcionalidades mais desconhecidas do iPhone.

Apagar a cache de uma aplicação

aqui falámos deste truque, numa altura em que muita gente se queixava de problemas na App Store. Se nota alguma lentidão enquanto usa alguma aplicação, experimente esvaziar a cache. Como? Basta carregar, repetidamente, dez vezes num dos botões ao fundo do ecrã, de forma rápida mas ritmada. O ecrã ficará branco e a aplicação deverá reiniciar, como nova.

Mostrar a hora de cada mensagem

A aplicação iMessage não mostra a hora a que determinada mensagem foi enviada ou recebida, mas isso não quer dizer que essa informação não esteja lá. Para a ver, arraste o ecrã da direita para a esquerda. Assim, a hora de cada mensagem aparecerá imediatamente.

Ver todas as abas fechadas recentemente

Quantas vezes fechou uma aba do Safari por engano? Ou precisou de regressar a uma página na qual tinha estado há tão pouco tempo? Felizmente, não tem de voltar a abrir tudo manualmente. Ao premir o botão + durante algum tempo, o browser abrirá uma lista com as abas fechadas recentemente. Basta escolher a que pretende voltar a abrir.

Nivelar superfícies com o iPhone

Sim, existem aplicações para transformar o seu telemóvel num autêntico nível. Mas quem quer descarregar aplicações e gastar espaço de armazenamento quando esse instrumento já vêm incluído no telemóvel? Isso mesmo: abra a bússola e deslize o dedo no ecrã, da direita para a esquerda. Aí está o nível da Apple.

Partilhar informação médica

As nossas informações médicas podem fazer a diferença numa situação de emergência e os iPhones permitem ter uma aba no ecrã de bloqueio com todas essas informações — idade, tipo sanguíneo e por aí em diante. Para ativar essa funcionalidade, basta abrir a aplicação “Saúde” e preencher o seu registo médico, ligando a opção “Mostrar no ecrã de bloqueio”. O seu registo médico (Medical ID) passará a estar disponível no ecrã de bloqueio do seu aparelho.

Filtrar os e-mails que ainda não leu

Recebe montanhas de correspondência eletrónica todos os dias? E que tal não a misturar com a que já leu? O iPhone permite fazer isso de forma fácil e rápida. Abra a aplicação “Mail”, deslize para abrir a aba lateral, escolha “Editar” e ative a caixa de correio “Por ler”. Assim, todos os e-mails não lidos ficarão disponíveis num separador específico.

“Night Shift” e baixo consumo em simultâneo

Aqui há truque: o iPhone não deixa usar o modo noturno (“Night Shift”) e o modo de baixo consumo ao mesmo tempo. Contudo, há uma forma de enganar o telemóvel para que isso aconteça. Primeiro, ative o modo de baixo consumo no separador “Bateria”, nas definições do aparelho. Depois, peça à Siri para ativar o “Night Shift”. A assistente irá dizer que, para o fazer, terá de desativar o modo de baixo consumo. Diga que sim. Porém, antes de a Siri confirmar a alteração, bloqueie o telemóvel. Quando escutar o som de bloqueio, volte a desbloqueá-lo. Já deverá ter os dois modos ativados.

Hard Reset

E se o seu iPhone anda-lhe a dar problemas, experimente fazer-lhe um hard reset. Basta premir o botão de bloqueio e o botão central em simultâneo, durante cinco segundos. O aparelho irá desligar-se, esvaziando a cache, limpando a RAM e fechando todas as aplicações abertas. Quando o ligar, o seu iPhone já deverá ter outra vida.