Futebol

Jogos CPLP. Portugal termina com vitória sobre Angola no futebol e vence jogos

Portugal conquistou a medalha de ouro no torneio de futebol nos jogos da CPLP, após vencer Angola no desempate na marcação de grandes penalidades.

LUSA

Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre

Portugal conquistou a medalha de ouro no torneio de futebol nos jogos da CPLP, que terminaram neste domingo na ilha cabo-verdiana do Sal, após vencer Angola no desempate na marcação de grandes penalidades, tendo vencido ainda o quadro de medalhas. Depois de um empate a uma bola no tempo regulamentar e no prolongamento, a seleção portuguesa foi mais feliz na marcação de grandes penalidades e venceu por 5-3.

Portugal conquistou assim a sua 22ª medalha de ouro e venceu os X Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), ao arrecadar 30 medalhas, sendo 22 de ouro e 8 de prata.

Os atletas portugueses conquistaram mais medalhas na modalidade de atletismo, com um total de 17, sendo 12 de ouro e cinco de prata, quarto medalhas na modalidade de natação, duas de ouro e duas de prata, e quatro também no taekwondo, todas de ouro.

Portugal venceu ainda duas medalhas de ouro no voleibol de praia, com uma no masculino e outra no feminino, uma de ouro no andebol masculino e uma de prata no basquetebol feminino. O segundo país no quadro geral de medalhas foi Moçambique, com um total de 15 de ouro, 11 de prata e oito de bronze, seguido de Angola, com três de ouro, sete de prata e 15 de bronze. Cabo Verde segue com três medalhas de ouro conquistadas no atletismo paralímpico, mais duas de prata e sete de bronze.

São Tomé e Príncipe arrebatou cinco medalhas de prata e duas de bronze, enquanto o Brasil levou para casa duas medalhas, uma de prata e outra de bronze. Timor-Leste não conquistou qualquer medalha nos jogos da CPLP, que não contaram com a presença da Guiné-Bissau e Guiné Equatorial.

Os Jogos da CPLP, que foram realizados em Espargos e em Santa Maria, na ilha cabo-verdiana do Sal, contaram com a presença de cerca de 500 atletas, que competiram nas modalidades de futebol, atletismo, andebol, taekwondo, basquetebol, natação e voleibol de praia.

Os Jogos são destinados a atletas de ambos os sexos dos sub-16, exceto a natação e o atletismo paralímpico em que podem participar atletas dos sub-20. Os próximos jogos serão realizados em São Tomé e Príncipe, em 2018.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Futebol

Sobre o futuro próximo de José Mourinho

António Bento

No frio e previsivelmente longo Inverno de 2018-2019 a pele de José Mourinho não é boa de se vestir, como se vê por uma parte significativa das suas declarações à imprensa desde que foi despedido.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)