O treinador do Sporting de Braga, José Peseiro, avisou esta quarta-feira que o jogo de quinta-feira com o Gent, da jornada inaugural do Grupo H da Liga Europa de futebol, vai requerer “muita paciência e inteligência”.

O técnico frisou que o Gent ainda não perdeu esta época em 10 jogos oficiais, tem 23 golos marcados e sete sofridos (entre campeonato e fase de qualificação da Liga Europa), “mas mais do que esses números, os portugueses sabem o que o Gent fez no grupo da ‘Champions’ da época passada, em que deixou o Valência e o Lyon de fora e apurou-se com o Zenit”, recordou na antevisão da receção aos belgas.

Apesar de ter perdido alguns jogadores, entre eles o avançado Depoitre para o FC Porto, manteve o treinador, Hein Vanhaezebrouk, e a ideia de jogo, considerou José Peseiro.

“É uma equipa boa, de muita qualidade e este é um grupo muito difícil, todos conhecem o Shakthar Donestk e o Konyaspor também é uma equipa muito forte”, avaliou, notando que, se na época passada, o Gent passou a fase de grupos da Liga dos Campeões, este ano também terá esse objetivo na Liga Europa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Vai ser um jogo extremamente difícil, temos que estar no nosso melhor, comprometidos e organizados, vai ser preciso muita paciência e inteligência. Atacar tem que ser com todos e defender tem que ser com todos também, temos que ser muito unidos e coesos”, disse.

Os minhotos chegaram aos quartos-de-final da Liga Europa na última temporada e ficaram em primeiro lugar na fase de grupos, mas para José Peseiro “a história, favorável ou desfavorável, não conta para nada”.

Na segunda-feira, o Braga desloca-se à Luz para defrontar o Benfica, na quinta jornada da I Liga, mas José Peseiro garante concentração total no jogo europeu.

“Não vale a pena pensar no jogo com o Benfica, a margem de erro na Liga Europa é muito menor do que no campeonato e não está na minha cabeça outra coisa que não seja apresentar a melhor equipa para vencer este jogo”, disse.

Revelou que Matheus será o titular na baliza em vez de Marafona, mas esta alteração “não tem que ver com jogar competições, é possível e natural que o Marafona jogue na Liga Europa e o Matheus no campeonato”.

O extremo argentino Benítez, emprestado pelo Benfica, apresentou queixas e falhou o treino desta quarta, sendo ausência certa para quinta-feira.

“Ele chegou cá com alguns problemas e quando pensávamos que estava bom surgiu um problema pequeno, não é nada de alarmante, mas não vamos arriscar”, explicou.

André Pinto também considerou que a margem de erro na fase de grupos da Liga Europa é muito mais reduzida no que no campeonato e garantiu foco total na partida de quinta-feira e pensamento único em vencer.

O Gent tem uma média superior a dois golos por jogo, facto que o defesa-central encara com naturalidade.

“Sabemos que a sua força é principalmente no ataque, mas encaramos essa média de golos como um facto natural, também deriva do seu campeonato, que é mais aberto e exposto, mas estamos preparados para enfrentá-los”, disse.

Sporting de Braga e Gent defrontam-se às 20:05 de quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado pelo francês Benoit Bastian..