Ciclismo

Ciclismo

Ciclista Rui Vinhas em sétimo na Volta a Limousin

O ciclista português da W52-FC Porto, terminou em sétimo a primeira etapa da Volta a Limousin, em França, a oito segundos do vencedor da tirada, o gaulês Lilian Calmejane.
Ciclismo

Ciclista britânico bate recorde de velocidade

119
Puxado por um Porsche Cayenne, Neil Campbell pedalou a uma velocidade de cerca de 280km/h, registando o novo recorde mundial de velocidade. A marca anterior era de 268km/h, atingida em 1995.
Ciclismo

Nelson Oliveira regressa à Volta a Espanha

Nelson Oliveira marca presença pela quinta vez na Vuelta, numa equipa encabeçada pelo espanhol Alejandro Valverde e pelos colombianos Nairo Quintana e Richard Carapaz.
Rui Costa

Ciclismo. Rui Costa fora da Volta a Espanha

Objetivo da ausência é preparar "a Volta ao Canadá, Mundiais e, depois, a Lombardia". Ciclista de 32 anos acrescenta que "seria bom vencer" na clássica de Burgos, onde participa atualmente.
Ciclismo

Última homenagem a Bjorg Lambrecht

Familiares, colegas de equipa e amantes do ciclismo reuniram-se durante o funeral do ciclista belga Bjorg Lambrecht, que morreu a 5 de agosto, durante a terceira etapa da Volta à Polónia.
Volta a Portugal

João partiu à morte, chegou à morte e fez a festa

2.688
João Rodrigues prometeu "partir à morte e chegar à morte". Prometeu e cumpriu: aos 24 anos, o corredor da W52-FC Porto superou Joni Brandão (Efapel) no contrarrelógio e conquistou a Volta a Portugal.
Ciclismo

Frederico Figueiredo abandona Volta a Portugal

386
Frederico Figueiredo (Sporting-Tavira) abandonou a 81.ª Volta a Portugal em bicicleta, em que era sétimo classificado, antes de partir para a 10.ª e última etapa.
Ciclismo

Sérgio Paulinho e a medalha que "fica para sempre"

O ciclista português Sérgio Paulinho disse, em entrevista, que a medalha de prata conseguida nos Jogos Olímpicos de 2004 será "uma memória que vai ficar para sempre" quando passam 15 anos do feito.
Volta a Portugal

Joni e João Rodrigues igualados com amarela

António Carvalho ganhou a etapa na Senhora da Graça, Gustavo Veloso perdeu mais tempo, João Rodrigues igualou o tempo do camisola amarela Joni Brandão: Volta será decidida no contrarrelógio.
Volta a Portugal

Volta a Portugal. Espanhol Vicente Mateos desiste

Espanhol da Aviludo-Louletano, quarto na geral da 81.ª Volta a Portugal em bicicleta, abandonou a prova à nona etapa, entre Fafe e o alto da Senhora da Graça.
Volta a Portugal

Volta a Portugal: ciclismo africano a evoluir

A presença incomum de uma equipa angolana na Volta a Portugal é sinal do progresso africano no ciclismo e também uma aprendizagem, mas o diretor desportivo diz que há "um longo caminho a percorrer".
Volta a Portugal

Volta a Portugal. João Benta vence etapa

O português João Benta venceu a oitava etapa da Volta a Portugal em bicicleta, no alto de Santa Quitéria, em Felgueiras, onde Jóni Brandão foi segundo e defendeu a camisola amarela.
Educação

Bicicleta vai ser incluída no seguro escolar

850
O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues anunciou a "possibilidade de o seguro escolar integrar a ida para a escola em bicicleta" numa tentativa de aumentar este meio de deslocação.
Ciclismo

Rui Sousa é candidato à Federação de Ciclismo

Rui Sousa anunciou esta sexta-feira a candidatura à Federação Portuguesa de Ciclismo, afirmando que pretende "lutar pelo bem dos ciclistas".
Ciclismo

A Volta termina no Porto, 30 anos depois

Em 1989 Joaquim Gomes venceu a Volta a Portugal numa chegada aos Aliados, ainda hoje relembra esse momento como o mais marcante da carreira. 30 anos depois, a última etapa regressa ao Porto.
Volta a Portugal

Joni Brandão começa oitava etapa de amarelo

O pelotão atravessa um traçado com três metas volantes e quatro subidas categorizadas, a última das quais a coincidir com a meta, junto ao santuário de Santa Quitéria, concelho de Felgueiras.
Volta a Portugal

Volta a Portugal. Jorge Fonseca assistiu à final

O presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, assistiu à final da sétima etapa da 81.ª Volta a Portugal em bicicleta, na Serra do Larouco, em Montalegre, no âmbito de uma "visita privada".
Volta a Portugal

Volta a Portugal. Brandão veste camisola amarela

O português Jóni Brandão assumiu a liderança da Volta a Portugal em bicicleta, na chegada da sétima etapa à Serra do Larouco, em Montalegre, de onde saiu vencedor Luís Gomes.
Ciclismo

Os ciclistas do Povo

Alguns ciclistas tornaram-se estrelas mediáticas. O esforço e a proximidade aos adeptos transformou atletas em heróis. Alguns não conseguiram vencer a volta, mas chegaram ao coração dos adeptos.
Volta a Portugal

Volta. Veloso defende liderança na sétima etapa

Esta quinta-feira decorre a sétima etapa da Volta a Portugal. 156,2 quilómetros separam Bragança e aquele que é um dos pontos mais altos de Portugal (1.503 m), a Serra do Larouco.
Volta a Portugal

Trio da W52 sem lesões graves após queda

Segundo o diretor desportivo da equipa W52-FC Porto, João Rodrigues e Daniel Mestre foram ao hospital para avaliarem as lesões, enquanto Veloso foi "avaliado pelo médico da corrida".
Volta a Portugal

Volta a Portugal, Espanhol Héctor Sáez vence etapa

O espanhol Héctor Sáez venceu a sexta etapa da Volta a Portugal em bicicleta, em Bragança, enquanto o compatriota Gustavo Veloso manteve a liderança, apesar de uma queda na parte final.
Volta a França

Volta à França. Bernal recebido em festa

Ciclista colombiano Egan Bernal foi recebido em festa por milhares de pessoas na sua cidade natal de Zipaquirá, onde chegou de bicicleta e vestido com a camisola amarela conquistada na Volta à França.
Ciclismo

Marcas icónicas e os patrocinadores de hoje

O ciclismo tornou clubes locais em grandes potências de nível nacional, as marcas quiseram seguir o exemplo e a volta já não vive sem elas 
Ciclismo

Joaquim Agostinho na memória de Francisco Araújo

O maior ciclista português e o melhor mecânico do mundo, foram parceiros no Sporting. Francisco Araújo relembra os dias com Joaquim Agostinho  
Ciclismo

Os ciclistas que dirigem a Federação e a Volta

Delmino Pereira e Joaquim Gomes foram adversários e colegas de equipa, agora estão no topo da Federação Portuguesa de Ciclismo e na direção da Volta a Portugal 
Ciclismo

O Doping na volta a Portugal

O ciclismo está directamente ligado ao doping, não só pelos casos polémicos mas também devido à força de combate a estas práticas.
Ciclismo

Nicolau e Trindade, a primeira rivalidade da Volta

José Maria Nicolau e Alfredo Trindade foram os primeiros heróis da volta a Portugal e elevaram a rivalidade entre Benfica e Sporting a um novo patamar
Volta a Portugal

Volta a Portugal regressa à estrada

A sexta etapa, entre Torre de Moncorvo e Bragança, marca o regresso da prova, depois de um dia de descanso. A camisola amarela do líder da W52-FC Porto, Gustavo Veloso, não deverá ser ameaçada.
Bicicletas

Braga cria 90 estacionamentos para trotinetes

207
A partir deste mês de agosto vai ser possível alugar trotinetes elétricas em Braga. Dos 90 lugares futuramente disponíveis, cerca de 25 "já são visíveis" em toda a cidade.
Ciclismo

Bjorg Lambrecht. Volta a Polónia neutraliza etapa

O ciclista belga Bjorg Lambrecht, de apenas 22 anos, morreu na sequência de uma queda na terceira etapa da prova. Organização e equipas neutralizaram etapa por respeito ao atleta.
Ciclismo

Pelotão da Volta descansa esta terça-feira

O espanhol Gustavo Veloso, da W52-FC Porto, lidera a prova rainha de ciclismo em Portugal. A segunda metade trará novas dificuldades, com mais três chegadas em alto.
Volta a Portugal

Volta a Portugal. Marco Tizza vence na Guarda

O italiano Marco Tizza venceu isolado a quinta etapa da Volta a Portugal em bicicleta, na Guarda, onde o espanhol Gustavo Veloso segurou a liderança da corrida. Veloso terminou no primeiro grupo.
Ciclismo

Ciclista morre após queda na Volta à Polónia

574
Bjorg Lambrecht caiu na terceira etapa da Volta a Polónia e acabou por morrer durante a cirurgia. O ciclista belga tinha apenas 22 anos e era uma das apostas da Lotto-Saudal para a Volta a Espanha.
Volta a Portugal

Volta a Portugal. Ciclistas procuram oportunidades

O pelotão da 81.ª Volta a Portugal em bicicleta disputa a corrida portuguesa em busca de uma oportunidade para evoluir na carreira, mesmo com o nervosismo que o mercado de transferências acarreta.
Volta a Portugal

João Rodrigues ganha, Veloso reforça amarela

W52-FC Porto voltou a dar mostras de que é a melhor equipa no pelotão e, na altura da verdade, dominou na subida ao Alto da Torre: vitória para João Rodrigues, amarela (reforçada) para Gustavo Veloso.
Volta a Portugal

Volta a Portugal promove ação de limpeza

116
A organização da Volta a Portugal em bicicleta junta-se a entidades locais como a Câmara Municipal da Covilhã e a Associação Guardiões da Serra da Estrela para uma ação de limpeza.
Volta a Portugal

Volta. Jóni Brandão desvaloriza penalização

O ciclista Jóni Brandão (Efapel) viu ser confirmada a penalização de 10 segundos na geral, por ter sido empurrado a partir do carro de apoio.
Volta a Portugal

W52 FC Porto vence etapa e mantém amarela

Daniel Mestre venceu ao sprint em Castelo Branco a terceira etapa da Volta a Portugal, que continua a ser liderada pelo espanhol e companheiro de equipa da W52-FC Porto Gustavo Veloso.
Volta a Portugal

Jóni Brandão penalizado em 10 segundos

O português Jóni Brandão (Efapel) foi penalizado em 10 segundos pelos comissários da 81.ª Volta a Portugal em bicicleta, por ser empurrado pelo carro de apoio após uma avaria.
Volta a Portugal

"Mediatismo" da Volta a Portugal afeta estreantes

O "mediatismo muito grande" da Volta a Portugal em bicicleta contribui para o nervosismo sentido por alguns dos estreantes na 81.ª edição da prova.
Volta a Portugal

Volta a Portugal. Gustavo Veloso sobe a líder

O espanhol assume a liderança da prova com três segundos de avanço sobre Aristi e sete sobre o português Jóni Brandão. Aristi completou a segunda etapa com menos um segundo do que Luís Mendonça.
Universidade de Coimbra

Iraniano pedala 8.000 quilómetros até Coimbra

116
Sadegh Alizadeh, de 33 anos, pedalou durante 100 dias, passando por 14 países. Deixou a sua terra natal, Tabriz, a 24 de abril e, ao fim de cerca de 80 quilómetros por dia, chegou a Coimbra.
Volta a Portugal

Volta a Portugal. Bernal talvez motive colombianos

Osorio — mais um dos produtos da 'escola' da Manzana Postobon, que desde 2006 formou vários talentos e foi uma das responsáveis pelo despontar do ciclismo colombiano — disse que Bernal "é um orgulho".
Volta a Portugal

Caldeira mantém liderança na Volta a Portugal

Samuel Caldeira atrasou-se porque caiu, mas o incidente ocorreu dentro dos três quilómetros finais, pelo que manteve a liderança. Appollonio venceu, cortando a meta em 4:47.08 horas.
Ciclismo

Volta a Portugal: Nelson Oliveira descansa

Nelson Oliveira aproveita a Volta a Portugal para descansar e preparar-se para a Vuelta. Admite estar focado nos Mundiais. Acabou em 79.º lugar no Tour de France.
Poluição

Método indica trajeto menos poluído para ciclistas

Investigadores da Universidade de Coimbra apresentaram uma metodologia para comparação de rotas alternativas para ciclistas com menos poluentes.
Volta a Portugal

Volta a Portugal. Arranca a 81.ª edição em Viseu

A 81.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta arranca com um prólogo em Viseu, com seis quilómetros de distância a definirem as primeiras diferenças entre um pelotão de 19 equipas e 132 ciclistas.
Rádio Observador

"A bicicleta no Natal de 1962 foi a melhor prenda" /premium

Na véspera do arranque da Volta, Marco Chagas, português com mais triunfos na prova, passou pela Rádio Observador e recordou o início da carreira, um presente de Natal e a mítica Senhora da Graça.
Ciclismo

Joni Brandão de amarelo no prólogo da Volta

O português Joni Brandão (Efapel) leva a camisola amarela no prólogo de quarta-feira, em Viseu, na ausência do campeão de 2017 e 2018, o espanhol Raúl Alarcón (W52-FC Porto), anunciou a organização.
Volta a Portugal

Ciclismo. Alarcón lesionado abre lote de favoritos

Lesão do bicampeão Raúl Alarcón abre lote de favoritos à 81.ª Volta a Portugal. W52-FC Porto continua a ser provável vencedora. Dezanove equipas vão percorrer mais de 1500 quilómetros.
Volta a Portugal

Volta a Portugal. Alarcón fora devido a lesão

Espanhol falha a 81.ª edição da prova devido a uma queda que causou fraturas na clavícula e em duas costelas e uma fissura numa tíbia. A Volta a Portugal já desejou as melhoras ao ciclista.
Volta a França

Bernal: jornalismo, mountain bikes e o destino

269
A natureza encurtou-lhe o caminho num destino que parecia traçado quando fraturou a clavícula, falhou o Giro e apareceu em França. Perfil de Egan Bernal, o mais novo vencedor do Tour da era moderna.
Volta a França

A natureza quis, o miúdo sonhou, a obra vai nascer

186
Bernal atacou porque tinha de atacar. Passou para a frente quando tinha de passar. Lidera porque tinha de liderar. De amarelo, o jovem de 22 anos aguentou 59km até Val Thorens e é o vencedor virtual.
Volta a França

Tour. Pinot desiste, Bernal é camisola amarela

117
O francês, que era 5.º na geral, desistiu durante a antepenúltima etapa do Tour em lágrimas. A etapa foi interrompida antes da meta devido à queda de granizo e Egan Bernal é o novo camisola amarela.
Volta a França

Volta a França. Quintana vence etapa nos Alpes

Julian Alaphilippe manteve esta quinta-feira a liderança da Volta a França em bicicleta, após a 18.ª etapa. Esta, a primeira de alta montanha nos Alpes, foi vencida pelo colombiano Nairo Quintantana.
Volta a França

Fuglsang abandona Volta a França devido a queda

O dinamarquês abandona a prova depois de se envolver numa queda coletiva. Acidente ocorreu a 28 quilómetros da meta da 16.ª etapa. Em 2018, Fuglsang tinha terminado Volta a França em 12º.
Ciclismo

Ciclismo. Quintana e Carapaz deixam a Movistar

Eusebio Unzue garante as saídas de Quintana e de Carapaz da equipa espanhola no final da época. O diretor da Movistar continua a contar com Mikel Landa e com o português Nélson Oliveira.
Ciclismo

Nélson Oliveira prolonga contrato com a Movistar

Nélson Oliveira, de 30 anos, prolongou o vínculo com a Movistar por dois anos. Esta aponta o ciclista português como "um dos melhores contrarrelogistas do 'World Tour' ".
Volta a França

Pinot vence Tourmalet, Alaphilippe reforça amarela

Tour subiu pela primeira vez acima dos 2.000 metros de altitude na emblemática chegada a Tourmalet, com Thibaut Pinot a ganhar a 14.ª etapa e Julian Alaphilippe a reforçar ainda mais a liderança.
Volta a França

Alaphilippe vence contrarrelógio na Tour

Os 27,2 quilómetros com início e fim em Pau foram cumpridos por Julian Alaphilippe em 35 minutos certos, permitindo-lhe reforçar a sua vantagem na liderança no Tour.
Volta a França

Simon Yates vence ao 'sprint' no Tour

Simon cumpriu os 209,05 quilómetros que ligaram Toulouse a Bagnères-de-Bigorre em 4:57.53 horas, batendo ao 'sprint' o espanhol Pello Bilbao, da Astana, e Gregor Muhlberger.
Ciclismo

Froome vencedor da Vuelta de 2011

O britânico Chris Froome é o vencedor da edição de 2011 da Volta a Espanha em bicicleta, na sequência da desclassificação do espanhol Juan José Cobo, por doping.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)