Brangelina. Pode riscar a palavra do dicionário. Um dos casais mais emblemáticos de Hollywood — Angelina Jolie, de 41 anos, e Brad Pitt, de 52 — está a caminho da separação. A notícia está a circular na imprensa internacional e é avançada pelo TMZ que, ao que parece, teve acesso aos documentos do divórcio. Até a Associated Press (AP) já confirmou.

A dupla de atores casou em agosto de 2014, em França, numa cerimónia que apesar de secreta correu o mundo — e quem não se lembra do vestido de noiva da atriz que, então, foi personalizado pelos seus seis filhos (Maddox, Pax, Zahara, Shiloh e os gémeos Knox e Vivienne)?

NEW YORK, NY - DECEMBER 05: Angelina Jolie and Brad Pitt attend the premiere of "In the Land of Blood and Honey" at the School of Visual Arts on December 5, 2011 in New York City. (Photo by Stephen Lovekin/Getty Images)

Stephen Lovekin/Getty Images

E é precisamente por causa dos filhos que o casal estará a separar-se, com Jolie a apresentar os papéis do divórcio na passada segunda-feira e a avançar com “diferenças irreconciliáveis”. O advogado de Jolie, citado pela AP, já veio a público dizer que a decisão tomada pela atriz foi feita “pela saúde da família” e deixou claro que tão cedo Jolie não falará à imprensa.

Entretanto, Brad Pitt enviou um comunicado à revista norte-americana People onde diz estar “muito triste” com a situação, muito embora o importante seja “o bem-estar das crianças”. “Peço à imprensa para lhes seja dado o espaço que merecem durante este tempo difícil”, disse.

Segundo o TMZ, a decisão de pôr fim ao casamento está relacionada apenas com a forma como Brad Pitt educa os filhos — Jolie quer a custódia de todos eles.

Mas nem todos os meios de comunicação dizem o mesmo. A Page Six, por exemplo, alega que a causa do divórcio está relacionada com Marion Cotillard. Escreve a publicação que Jolie estaria desconfiada de que o marido a estivesse a trair com a atriz francesa — Pitt está de momento a contracenar com Cotillard no filme “Aliados” –, pelo que terá contratado um detetive privado.

HOLLYWOOD, CA - FEBRUARY 22: Actress Marion Cotillard attends the 87th Annual Academy Awards at Hollywood & Highland Center on February 22, 2015 in Hollywood, California. (Photo by Christopher Polk/Getty Images)

A atriz Marion Cotillard na edição de 2015 dos Óscares. Christopher Polk/Getty Images

E por falar em ficção, Pitt e Jolie aventuraram-se a fazer um filme em conjunto não há tanto quanto isso onde retratam um casal com problemas matrimoniais — a película “Junto ao Mar” chegou ao grande ecrã em 2015.

Angelina Jolie e Brad Pitt começaram a namorar ainda no set de filmagens da longa-metragem “Mr. & Mrs. Smith”, corria o ano de 2004. O par, popularmente conhecido como Brangelina, ficou noivo em abril de 2012 para, dois anos depois, subir ao altar.

Jolie já antes esteve casada com os atores Jonny Lee Miller e Billy Bob Thornton, e Pitt com a também atriz Jennifer Aniston.