Atribulada. Assim tem sido a vida de Angelina Jolie, que completa 40 anos esta quinta-feira. Ao longo de quatro décadas, a atriz sofreu uma transformação imensa: para trás ficou um passado marcado por drogas, automutilação e uma má relação com o pai, o ator Jon Voight. Atualmente, Jolie é uma das estrelas de cinema mais bem pagas em Hollywood, para não falar de uma voz (e rosto) do trabalho humanitário. E é precisamente em jeito de celebração — não só pela data, mas também pelo percurso — que recordamos os momentos, os feitos e os filmes que fazem de Angelina Jolie um nome reconhecido em todo o mundo.

1. Estreia-se no grande ecrã (1982)
Com apenas seis anos, Angelina Jolie iniciou a sua carreira de atriz. A estreia absoluta foi na longa-metragem Aventura em Las Vegas, que teve o dedo do pai, Jon Voight, tanto a nível de argumento como de produção.

2. É marcada pela infância conturbada e pela má relação com o pai
Angelina passou anos sem falar com Jon Voight. Tanto tempo que o também ator não foi convidado para o casamento de Jolie e Pitt. Nos primeiros anos de vida, em Los Angeles, Jolie sofreu ainda de bullying e de anorexia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

3. Hackers — Piratas Cibernéticos (1995)
É uma das primeiras grandes oportunidades de Jolie na indústria do cinema e que ainda hoje dá que falar. Isto porque, há alguns meses, fotografias inéditas de uma Angelina de 19 anos começaram a circular nas redes socais — as imagens, que mostravam a atriz em poses mais e menos sensuais, foram tiradas com o propósito de promover o filme.

4. Casa-se com o ator inglês Jonny Lee Miller (1996)
O casal conheceu-se no set do filme Hackers. O casamento adotou a forma de uma pequena cerimónia civil, para a qual Jolie usou calças pretas de cabedal e uma t-shirt branca com o nome do noivo escrito a sangue.

5. O Colecionador de Ossos (1999)
Na longa-metragem de Phillip Noyce, a atriz tem a oportunidade de contracenar com o conceituado Denzel Washington.

6. Vida Interrompida (1999)
O filme Vida Interrompida surge no mesmo ano e permite a sua consagração na grande tela, no papel de uma sociopata.

7. Vence o Óscar de Melhor Actriz Secundária (2000)
A estatueta dourada chega-lhe às mãos devido à sua participação no filme Vida Interrompida.

https://twitter.com/MerveMoonstone/status/569639956030861312

8. Beija o irmão nos Óscares (2000)
Apesar de vencer um Óscar de Melhor Atriz Secundária, na respetiva cerimónia, Jolie faz manchete em todo o mundo pelos piores motivos: dá um beijo apaixonado ao irmão, James Haven, à frente de todos, dizendo “estou tão apaixonada por ele”.

https://twitter.com/httpmaiaa/status/601804959953256448

9. Casa-se com Billy Bob Thornton (2000)
Os dois casaram-se a 5 de maio de 2000 e divorciaram-se em 2003, com Angelina a cobrir a tatuagem que tinha no braço com o nome do agora ex-marido. À data, Angelina subiu ao altar de calças de ganga.

10. Lara Croft (2001)
Do mundo dos jogos para o cinema: no que ao físico diz respeito, a atriz encarna na perfeição a heroína Lara Croft, de Tomb Raider.

11. É nomeada a Pior Atriz nos Razzies (2001-2005)
Foi nomeada por quatro anos consecutivos, conta o Telegraph, pelo seu trabalho na saga cinematográfica protagonizada por Lara Croft.

12. Adota o primeiro filho, Maddox (2002)
O menino, oriundo do Camboja, é o primeiro de seis filhos; três deles adotados.

13. Experimenta várias drogas (2003)
Ao Sunday Times, Jolie conta que já experimentou todas as drogas possíveis, desde cocaína a heroína e até LSD. “O pior, por mais estranho que pareça, foi a erva, que me deixava fora de controlo”, admitiu à data. Em julho de 2014 foi tornado público um vídeo, datado de 1999, no qual a atriz está visivelmente drogada.

14. Admite que praticava automutilação (2003)
A atriz chegou a admitir que quando era adolescente, com apenas 14 anos, ela e o namorado tinham por hábito cortarem-se mutuamente com recurso a facas. “Passei por um período onde me sentia encurralada e cortava-me. Tenho várias cicatrizes.”

15. Mr. e Mrs. Smith (2005)
É no set do filme que Angelina Jolie e Brad Pitt se apaixonam e começam a namorar, fazendo com que Pitt termine o casamento de cinco anos com a também atriz Jennifer Aniston — durante muito tempo, a imprensa internacional olha para Angelina Jolie como “a outra mulher”.

16. Shiloh nasce na Namíbia (2006)
O casal vende as primeiras fotografias de Shiloh e doa o dinheiro para caridade — foram mais de 8 milhões de dólares (cerca de 7 milhões de euros).

17. O Panda do Kung Fu (2008)
Na longa-metragem animada, Jolie dá voz à personagem do tigre fêmea.

18. Coleciona tatuagens
Jolie acabaria por apagar a tatuagem com o nome do ex-marido, Billy Bob, mas nem isso a desmotivou: ao longo dos anos, a estrela de Hollywood foi fazendo tatuagens atrás de tatuagens.

http://twitter.com/ZenBodyArt/status/552373428838486017

19. Procurado (2008)
Na longa-metragem em questão, Jolie assume o papel de uma assassina implacável. Efeitos especiais (ou especialíssimos) dominam o enredo.

20. É nomeada para o Óscar de Melhor Actriz por A Troca (2008)
Em A Troca, Jolie interpreta uma mãe desesperada à procura do filho. O facto de, na vida real, ser mãe de seis, poderá ter contribuído para a carga emotiva da sua performance.

21. Torna-se a atriz mais bem paga em Hollywood
Jolie destrona Reese Witherspoon ao acumular 15 milhões de dólares pela longa-metragem Procurado.

22. Forma uma equipa com Brad Pitt, o que dá origem à expressão “Brangelina”
Junto, o casal tem um valor estimado em 310 milhões de libras (cerca de 425 milhões de euros).

23. Estreia-se enquanto realizadora (2011)
Como realizadora e argumentista, estreou-se em 2011 com o filme Na terra de Sangue e Mel, que foi bem recebido pela crítica.

24. A sua perna direita torna-se viral (2012)
Depois de uma pose sensual na passadeira vermelha dos Óscares, a perna direita de Angelina invade a Internet — foi até criada uma conta de Twitter própria, Angie’sRightLeg, que acumulou mais de 40 mil seguidores.

25. Entra na mítica selfie da apresentadora norte-americana Ellen DeGeneres (2014)

26. Dá a entender um futuro na política (2014)
A atriz admitiu pela primeira vez a hipótese de se candidatar a um cargo político em maio de 2014, numa entrevista ao programa Good Morning America. “Não sei se seria levada a sério nesse sentido e se iria ser eficaz.” Quando questionada sobre o peso que o seu passado rebelde teria numa eventual carreira política, respondeu que os “esqueletos” estão, muito provavelmente, todos fora do armário. “Não sei se sobrou algum.”

27. Casa-se com Brad Pitt (2014)
Depois de mais de dois anos de noivado, Jolie e Pitt casaram-se em agosto do ano passado. A cerimónia privada, testemunhada apenas pela família e por amigos, ocupou o Château Miraval, propriedade de ambos, no sul de França.

(FILES) A file picture taken on May 31, 2008 in Le Val, southeastern France, shows an aerial view of the Chateau Miraval, a vineyard estate then owned by US businessman Tom Bove, and bought in 2008 by US actors Brad Pitt and Angelina Jolie. The French weekly business newspaper Challenges reported on February 13, 2013 that Pitt and Jolie had decided to take over the exploitation of their vineyard from an outsourced company, in partnership for the grape growing and the winemaking of their 500-hectare wine estate with Marc Perrin and his family -- who produce such wines as Cote du Rhone, Chateauneuf du Pape and Gigondas. The Chateau Miraval wine estate produces wines from Cotes de Provence and Coteaux-Varois-en-Provence. AFP PHOTO MICHEL GANGNE (Photo credit should read MICHEL GANGNE/AFP/Getty Images)

Château Miraval / MICHEL GANGNE/AFP/Getty Images

28. Veste finalmente um vestido de casamento (2014)
O vestido que encantou o mundo foi um projeto do Atelier Versace, a divisão de alta-costura da empresa italiana comandada por Donatella Versace. O vestido branco foi complementado com um longo e clássico véu, sendo que tanto este como a parte de trás do traje estavam decorados com desenhos dos filhos do casal.

https://twitter.com/jameskip1/status/585296453934776320

29. Contracena com a filha em Maléfica (2014)
Foi com apenas quatro anos que a pequena Jolie-Pitt se estreou no grande ecrã, ao lado da mãe, ao dar vida à versão infantil da princesa Aurora.

https://www.youtube.com/watch?v=90L0ORLMimE

30. Pondera abandonar a carreira de atriz (2014)
Em novembro de 2014, a atriz contava que estava farta de ser o centro das atenções.

31. É alvo de vários e-mails da Sony (2014)
O produtor de filmes como Este País Não é Para Velhos ou a Rede Social andou nove meses a trocar e-mails sobre o quarto filme de Angelina Jolie, um remake de Cléopatra, até que se irritou e disse o que pensava: “Ela é uma pirralha mimada com um talento mínimo.” Scott Rudin escreveu ainda que caso a Sony avançasse com a produção do filme seria alvo de “chacota” de toda a indústria cinematográfica. Os e-mails surgiram na sequência do ataque informático à Sony a propósito do filme Uma Entrevista de Loucos. A situação levou a copresidente da Sony a demitir-se.

32. É recebida pela rainha de Inglaterra (2014)
A atriz foi agraciada pela rainha Isabel II com a Ordem de S. Miguel e São Jorge. A condecoração surgiu como forma de reconhecimento pela luta de Jolie face a violência sexual em zonas de conflitos armados, mas também pelos serviços prestados à política externa britânica.

33. É considerada a mulher mais admirada do mundo (2015)
Dados de uma sondagem elaborada pela YouGov, com o objetivo de saber quem são os homens e as mulheres mais admiradas, revelaram que Angelina Jolie era, então, a mulher mais admirada do mundo, à frente de Malala Yousafzai, Hillary Clinton e Michelle Obama.

34. É recebida pelo Papa (2015)
O encontro aconteceu em janeiro de 2015, no Vaticano. Acompanhada pelo irmão, James, mas também pelas filhas Zahara e Shiloh, Jolie foi recebida pelo Papa Francisco na sala Tronetto. O chefe da Igreja Católica ofereceu-lhe um terço. O encontro aconteceu depois da exibição do filme Invencível, realizado por Jolie.

35. Retira os ovários e as trompas de Falópio (2015)
Aos 39 anos, a atriz retirou os ovários e as trompas de Falópio para reduzir as probabilidades de ter cancro. Dois anos antes, fora a vez das duas mamas. A atriz perdeu a mãe e a avó para o cancro. O facto de ter partilhado a sua situação com o mundo originou o Efeito Angelina: depois da dupla mastectomia, o número de testes genéticos para o cancro da mama duplicou no Reino Unido.

36. Explica a decisão médica numa coluna no New York Times
“Quero que outras mulheres em risco conheçam as opções. Prometi continuar a dar informações que possam ser úteis, incluindo sobre a minha próxima cirurgia preventiva, a remoção dos meus ovários e trompas de Falópio.”

36. É mãe de seis filhos
Angelina tem três filhos adotados — Maddox, Pax e Zahara (de 13, 11 e 9 anos, respetivamente) — e três filhos biológicos, Shiloh, 8, e os gémeos Vivienne e Knox, de 5 anos.

37. Apoia Shiloh, a filha biológica mais velha que se gosta de vestir à rapaz
Em 2010, Angelina Jolie contava à Vanity Fair que Shiloh gostava de se vestir como um menino. “Ela quer ser um rapaz. Então, tivemos de lhe cortar o cabelo. Ela gosta de usar tudo o que é de rapazes. Ela pensa que é um dos irmãos… Ela veste-se como um pequeno ‘tipo’.” Brad Pitt disse, também em 2010, que quando usava o diminutivo Shi, a pequena respondia “John. Eu sou o John.”

,

Shiloh Jolie-Pitt / Getty Images

38. É a cara da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR)
Jolie começou por ser sensível às vidas dos refugiados. Depois, chegou o convite para ser Embaixadora da Boa Vontade do UNHCR. Aceitou. Em abril de 2012 foi destacada como Enviada Especial do Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres, cargo que ocupa ainda hoje.

KHANKE, IRAQ - JANUARY 25: In this handout image provided by UNHCR, UNHCR Special Envoy Angelina Jolie meets members of the Yazidi minority in Khanke IDP Camp on January 25, 2015 in Khanke, Iraq. Angelina Jolie was visiting Syrian refugees and displaced Iraqi citizens in the Kurdistan Region of Iraq to offer support to 3.3 million displaced people in the country and highlight their dire needs. (Photo by Andrew McConnell/UNHCR via Getty Images)

Janeiro de 2015, no Iraque / Andrew McConnell/UNHCR/Getty Images

40. É considerada a Melhor Vilã pelo papel de Maléfica (2015)
Angelina Jolie e as filhas foram o centro das atenções no Kids’ Choice Awards, na primeira aparição pública da atriz depois da operação. A boa disposição e cumplicidade entre mãe e filhas foi evidente e apreciada.

INGLEWOOD, CA - MARCH 28: Actress Angelina Jolie hugs Zahara Marley Jolie-Pitt (L) and Shiloh Nouvel Jolie-Pitt (R) after winning award for Favorite Villain in 'Maleficent' during Nickelodeon's 28th Annual Kids' Choice Awards held at The Forum on March 28, 2015 in Inglewood, California. (Photo by Kevin Winter/Getty Images)

Kevin Winter/Getty Images