O videojogo Strikers Edge, produzido por portugueses, foi o vencedor da primeira edição dos Prémios PlayStation e, depois de marcar presença nos principais eventos nacionais e internacionais de jogos, vai agora estar presente na PAX South – feira dedicada exclusivamente a videojogos – em San Antonio, Texas. Está nomeado na categoria de melhor jogo “indie”, ou seja, feito por uma pequena produtora.

O jogo, desenvolvido pela Fun Punch, uma pequena empresa portuguesa, baseia-se num estilo arcada, onde os jogadores lutam com guerreiros antigos. Inicialmente era um jogo de multijogador mas, atualmente, está a ganhar mais conteúdos e modos. Strikers Edge conta com um modo multijogador local, online e um novo modo de campanha para um só jogador, permitindo uma maior longevidade e treinos mais vastos para as personagens do jogo.

O que é um jogo indie?

Mostrar Esconder

Um jogo eletrónico independente, ou jogo indie, é um videojogo desenvolvido por uma pessoa ou empresa de pequenas dimensões com, ou sem, apoio financeiro.

Strikers Edge já esteve presente em eventos como a E3, a Barcelona Game Lab, a GamesCom, a EGX, a Fun & Serious, a Lisboa Games Week, entre outros. Agora atravessa o oceano até aos EUA para estar presente na PAX South, onde está nomeado para melhor jogo indie, e na PAX East.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma nova integração do jogo é com a plataforma Twitch, o que permite a interação direta entre os jogados e os espetadores durante as partidas. Quem estiver a assistir à transmissão via stream vai poder escolher qual a personagem que quer apoiar enquanto comenta, em tempo real, o que se vai passando na batalha. Esta integração permite ainda que os espectadores atirem objetos para dentro da arena e forneçam poderes especiais aos guerreiros.

Segundo a Fun Punch em comunicado, “depois do evento Paris Games Week, e tendo em conta o excelente feedback e receção que o jogo teve em vários eventos, no final de 2016 foi acordado entre a Sony e a Plug-In-Digital, um publisher francês que irá editar o jogo, investir em mais conteúdos e integrações”. O jogo vai, ainda, contar com uma versão para o mercado asiático (em coreano e chinês) onde já está assegurada a distribuição de Strikers Edge.

O jogo da Fun Punch foi o vencedor da primeira edição dos Prémios PlayStation na categoria de Melhor Jogo e Prémio Imprensa, levando a que recebesse vários apoios para o fazer chegar à PlayStation 4. A segunda edição destes prémios arrancou em julho de 2016 e termina esta quinta-feira, dia 19 de janeiro.