A Feedzai integra, pelo segundo ano consecutivo, a lista da Tech Tour (uma plataforma que junta investidores, empreendedores da área tecnológica e também empresas) das 50 empresas com maior potencial e crescimento na Europa, ao lado de nomes como WeTransfer, Babbel ou Improbable.

A empresa, fundada por Nuno Sebastião, Paulo Marques e Pedro Bizarro, em 2009, desenvolveu um software para detetar e prevenir fraudes em transações eletrónicas, em tempo real. O objetivo é reduzir os riscos inerentes às compras online e às transações bancárias, tornando o comércio eletrónico mais seguro.

“Estarmos pelo segundo ano consecutivo na lista de empresas do Tech Tour Growth 50 é o reconhecimento do trabalho que a equipa tem vindo a concretizar ao longo dos anos, e é também a prova de que a grande tecnologia pode transcender fronteiras geográficas”, refere Nuno Sebastião, em declarações por escrito, ao Observador.

A startup de Coimbra, especializada no combate à fraude, ultrapassou os 3 mil milhões de dólares (cerca de 2,8 mil milhões de euros) monitorizados diariamente, através do seu software construído à base de machine learning e big data (grandes análises de dados). A Feedzai conta com clientes em todos os continentes, entre eles o First Data, o maior processador de pagamentos do mundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Pretendemos continuar a crescer e a expandir o nosso negócio para novas geografias, tendo como grande foco o mercado asiático”, adianta Nuno Sebastião.

Com escritórios em Coimbra, Lisboa, Porto, Londres, San Mateo e Nova Iorque, a Feedzai conta com uma equipa atual com cerca de 150 colaboradores. O “grande desafio” para 2017, nota o cofundador, é o recrutamento de mais 200 novos profissionais durante o ano que tenham a capacidade de trabalhar com a mais recente tecnologia de big data e inteligência artificial.

O Tech Tour Growth 50 é considerado um índice de referência para empresas tecnológicas de rápido crescimento. Foram analisadas mais de 300 empresas tecnológicas de crescimento acelerado, por um comité de seleção composto por 18 empresas internacionais de capital de risco e especialistas.

Para integrarem esta lista, as empresas têm de ter alcançado mais de 10 milhões de euros em receitas, ter recebido um financiamento total superior a 20 milhões de euros, estarem avaliadas entre 100 milhões e mil milhões de euros, terem um potencial de inovação elevado e uma equipa de gestão qualificada.

As empresas que integram o último ranking Tech Tour Growth 50 criaram, desde 1998, mais de 9.000 empregos, captaram mais de 3,7 mil milhões de dólares em financiamento, e têm um valor estimado de 338 milhões de dólares.