Marco Ficini, de 41 anos, nasceu em Roma mas vivia em Florença, apesar de estar agora em trabalhar em Milão, como escreve o jornal Corriere dela Sera. Este sábado, até era dia de jogo grande, com a Fiorentina de Paulo Sousa a receber o Inter de João Mário num encontro importante pela luta dos “viola” (os do Fiorentina) pela qualificação europeia. Ainda assim, e como já tinha acontecido, juntou-se a outros elementos da claque 7Bello (ou Settebello) e rumou a Lisboa para o dérbi entre Sporting e Benfica. Uma prática que é comum há muitos anos entre elementos dos dois clubes.

A ligação existe há precisamente duas décadas: quando a Fiorentina veio a Lisboa defrontar o Benfica num encontro a contar para a Taça dos Vencedores das Taças, alguns elementos da Juventude Leonina e da Torcida Verde, as duas claques do Sporting na altura, se juntaram à 7Bello e à Collettivo Autonomo Viola no apoio ao conjunto de Florença. Mais tarde, foram os transalpinos que se juntaram aos portugueses num encontro em Milão com o Inter. E desde aí que costuma ser assim, com outras mensagens de apoio como a que se viu no ano passado e que se juntou à campanha então existente do “Quero o Sporting campeão”.

https://twitter.com/SimoneBaggiani/status/704435141838503936

Ficini, ligado ao ramo da restauração e a trabalhar agora no Rinascente, num dos mais conhecidos centros comerciais da zona de Milão, aproveitou a chegada a Lisboa para estar com alguns amigos do Sporting, ligados às claques do clube. Era um hábito: boa comida, cerveja e conversa em dia a preparar o encontro do dia seguinte. Que não acontecerá: no seguimento de confrontos entre adeptos dos dois clubes rivais (não confirmados oficialmente pela polícia) junto à rotunda do estádio da Luz, acabou por ser vítima de um atropelamento mortal.

https://www.youtube.com/watch?v=BoAHfw5m35I

De referir que, além de Ficini, havia mais elementos das claques “viola” em Portugal para assistirem ao dérbi. A ligação à Juventude Leonina era forte, como se percebe nas redes sociais, onde partilhou um vídeo do aniversário da claque com a frase “Amizade Fraterna, Sporting Sempre”. De Itália, via La Reppublica, chegou também a notícia de que, por forma a homenagear o adepto, as claques da Fiorentina não exibirão esta noite qualquer tarja no jogo com o Inter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR