O Benfica é o 23.º clube europeu de futebol com maior valor comercial em 2016 e apenas um dos seis que não disputa os cinco principais campeonatos do continente, segundo um estudo divulgado esta quarta-feira pela auditora KPMG.

O clube lisboeta, o único português na lista dos 32 mais valorizados da Europa, tem um valor comercial de 340 milhões de euros, ainda assim muito distante dos líderes, os ingleses do Manchester United, que se tornaram os primeiros a ultrapassar a barreira dos três mil milhões de euros (3.095 milhões de euros).

O Real Madrid, onde alinha o internacional português Cristiano Ronaldo, melhor futebolista mundial de 2016, surge na segunda posição, atrás do clube treinado pelo português José Mourinho, com um valor comercial de 2.976 millhões de euros, seguindo do rival FC Barcelona, com 2.765 milhões de euros.

A lista divulgada pela KPMG é dominada pelos clubes que integram os cinco principais campeonatos europeus — Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália -, com seis exceções, uma das quais o Benfica, tetracampeão português.

Os turcos do Galatasaray são os primeiros de um campeonato diferente, na 21.ª posição, seguidos dos compatriotas do Fenerbahçe (22.º), Benfica (23.º), Ajax (Holanda, 26.º), Besiktas (Turquia, 30.º) e PSV Eindhoven (Holanda, 31.º).

O estudo da empresa de auditoria tem em consideração os resultados desportivos, a popularidade dos clubes nas redes sociais e as receitas obtidas entre 2014 e 2016.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR