É uma coisa normal no futebol. Tão normal como recorrer ao mesmo chavão para se falar nela: os filhos de jogadores de futebol que também dão jogadores, ou os filhos de peixe que sabem nadar. Mais recentemente tivemos o exemplo internacional de Justin Kluivert, filho de Patrick Kluivert, que faz parte da equipa do Ajax que foi à final da Liga Europa. E na Seleção Sub-20, que caiu nos quartos-de-final do Campeonato do Mundo, temos Miguel Luís (filho do antigo lateral Nuno Luís) ou Xande Silva (filho do ex-avançado Quinzinho), entre outros. Mas um caso como o do clã Conceição é complicado de encontrar no futebol português e internacional.

Sérgio, o pai, de 42 anos, teve uma carreira de sucesso com 12 títulos conquistados ao longo da carreira de jogador, onde foi internacional e passou por clubes como FC Porto, Lazio ou Inter. Depois seguiu o caminho de treinador e, após experiências em Olhanense, Académica, Sp. Braga, V. Guimarães e Nantes, sucedeu a Nuno Espírito Santo no comando dos dragões, o conjunto onde tinha também completado o percurso na formação. Jogava habitualmente na ala direita, mas chegou também a ser lateral em alguns casos.

Sérgio Conceição, o filho, de 20 anos, andou a jogar futebol nos primeiros tempos um pouco a reboque do pai e de onde jogava: quando esteve na Grécia, esteve no PAOK; quando foi para a Bélgica, esteve foi juvenil do Standard Liège; passou depois por Olhanense, Imortal, Académica, Anadia, Boavista e Varzim. No entanto, a carreira nos seniores acabou por andar sempre afastada das divisões profissionais: após o Felgueiras e o Sobrado em 2015/16, esteve na última temporada a jogar no Oliveira do Bairro. Já jogou como avançado e lateral direito. Concilia também o futebol com os estudos universitários.

Rodrigo Conceição, de 17 anos, é tido como uma das grandes promessas da formação do Benfica e assinou recentemente contrato profissional. Jogou no Belenenses, no Olhanense e no Imortal antes de estar nos iniciados de Anadia e Boavista. Chegou aos encarnados em 2014/15, tendo percorrido os restantes escalões de formação. É também internacional português e joga como avançado, a cair numa das alas. Nesta altura, encontra-se a jogar a fase final do Campeonato de juvenis, ocupando o segundo lugar atrás do Sporting. Curiosamente, perdeu no último fim-de-semana com o FC Porto… no Olival, centro de estágio dos dragões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Moisés Conceição, de 16 anos, é o elemento do clã com menos características ofensivas (médio defensivo) e alinha nos juvenis do Anadia – que tem crescido, e muito, a nível de futebol de formação nos últimos anos – depois de ter passado também por Belenenses, Olhanense, Imortal, Boavista e Leixões.

Francisco Conceição, de 14 anos, foi detetado muito cedo pelo Sporting e, em 2011/12, já estava ligado à equipa Sub-10 dos leões. Encontra-se hoje nos iniciados, que perderam no último fim-de-semana para o Benfica o Campeonato de iniciados. Fez parte da geração que foi campeã distrital de infantis e que venceu o reputado Torneio Internacional da Pontinha. Joga como extremo, por norma na direita apesar de ser canhoto, e tenta fintar a pequena estatura com a natural habilidade técnica (é quem remata à baliza aos 56 segundos do vídeo em baixo). Em 2015, na 1.ª Madrid Football Cup, foi apontado pelo jornal ABC como uma das maiores promessas.

Numa família de futebolistas, Sérgio Conceição, que tem ainda um filho mais pequeno, não esconde o orgulho pela descendência e recentemente, quando Rodrigo assinou contrato profissional pelo Benfica, fez questão de deixar uma mensagem nas redes sociais.