Os prémios Apple Design Awards, apresentados no final da WWDC (evento para programadores), pretendem distinguir algumas das aplicações e jogos mais interessantes, originais e bem desenhados, disponíveis na App Store no corrente ano. Os prémios de 2017 já foram entregues.

Blackbox

Este é um jogo exclusivo para iPhone que conta com mais de 77 mil avaliações de cinco estrelas. Um jogo composto por diversos puzzles que, para serem resolvidos, é necessário utilizar diversas capacidades e sensores presentes no próprio smartphone e, acima de tudo, puxar muito pela cabeça. Tem de pensar fora da caixa para conseguir resolver estes desafios.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Lake

Lake é uma aplicação para colorir que serve apenas para passar o tempo. O objetivo é preencher desenhos com cores vivas e diversos materiais. A app tem total integração com o Apple Pencil, utilizado no iPad Pro.

Splitter Critters

O Splitter Critters é outro jogo que requer alguma ginástica mental para que se consiga resolver todos os puzzles. O jogador terá de ir cortando o cenário de forma a que as peças encaixem e permitam ao pequeno personagem chegar ao destino final. Está disponível para iPhone e para iPad.

Bear

Esta é uma app que é compatível com qualquer equipamento Apple, incluindo os que correm o sistema macOS. A Bear tem um design bastante simples e é uma aplicação para tirar notas que consegue suportar não só textos pequenos, mas também textos longos. Suporta também mais de 20 linguagens de programação e tem várias opções de exportação.

Mushroom 11

Através da deformação de uma espécie de massa moldável, o jogador tem de atravessar um planeta repleto de desafios. Este jogo é capaz de tirar um maior proveito do ecrã multi-toque e do 3D touch para proporcionar uma experiência mais imersiva e completa ao jogador que vai ter de apertar, empurrar, moldar e transportar a massa verde ao longo de todo o jogo.

Kitchen Stories

Compativel com iPhone, iPad, Apple Watch e Apple TV, a Kitchen Stories é como um livro de receitas digital. Inclui várias receitas com fotografias, vídeos, dicas e ainda artigos informativos relacionados. Permite ainda criar automaticamente uma lista de compras com base na receita escolhida.

Old Man’s Journey

Um jogo com uma grande narrativa que leva o jogador a acompanhar a jornada de um homem ao longo de várias fases da vida. O jogo é mais agradável quando jogado num iPad e desafia o jogador a adaptar o mundo de fantasia de forma a que a personagem “mais velha” consiga fazer o seu percurso sem problemas. Outro argumento para o prémio é o cenário, pensado ao detalhe.

Things 3

A organização é essencial para qualquer pessoa e é essa a especialidade da Things 3. Compatível com iOS, watchOS e macOS, permite sincronizar todas as tarefas entre as diferentes plataformas para que nunca se esqueça de nada do que tem para fazer. Uma lista de tarefas simples, intuitiva e com integração com o calendário.

Severed

Severed é um jogo com cenários fora do comum e com personagens ainda mais estranhas. A ação desenrola-se sempre na primeira pessoa e o jogador terá de percorrer diversos cenários onde irá encontrar pequenos enigmas e grandes inimigos que tem de enfrentar. A narrativa é contada em torno de Sasha, uma guerreira que anda à procura da sua família.

Elk

A Elk é um app simples que permite converter qualquer valor para outra medida ou moeda. É compatível com iOS e watchOS o que significa que pode ter sempre à mão (ou no pulso) uma aplicação simples e intuitiva para fazer conversões.

Enlight

Uma aplicação de edição de imagem que se destaca pelo aspeto simples e limpo que se integra no estilo do próprio iOS, a Enlight oferece um grande controlo na edição de fotografias permitindo controlar a luminosidade, as cores, criar destaques 2D e 3D, entre outras funções mais avançadas.

AirMail 3

A AirMail 3 é uma aplicação de email que pode levar no iPhone, no iPad, no Apple Watch ou no Mac e que oferece uma gestão de emails muito eficaz. O design aposta na simplicidade para que só seja mostrado realmente aquilo que importa. É possível personalizar várias definições e atalhos para facilitar a interação com a aplicação e, além disso, permite a integração com aplicações externas.