Smartphones

Mobile World Congress

MWC. Mais telemóveis dobráveis, 5G e hologramas

Vai começar o Mobile World Congress, a maior feira de smartphones do mundo. São esperados novos modelos, a chegada do 5G e muitos ecrãs dobráveis. Por marca, deixamos o que precisa de saber.
Transportes

Kapten passa a estar integrada no Google Maps

A colaboração entre a Kapten (ex-Chaffeur Privé) e a Google nasceu há um ano em França e estendeu-se agora ao mercado português. Os utilizadores do Google Maps passam a contar com mais uma opção.
Samsung

Já vimos os novos Galaxy S10. Conheça-os aqui

A Samsung divulgou esta quarta-feira a nova gama Galaxy S, num evento em São Francisco, nos Estados Unidos. O Observador está no lançamento e conta-lhe tudo sobre o S10e, o S10 e o S10+.
Smartphones

Samsung. Um smartphone dobrável e mais 4 novidades

A Samsung esteve em São Francisco, e o Observador também, para os 10 anos dos Galaxy. Há novos S10, um smartphone dobrável e 5G. Veja aqui as novidades.
Médicos

SNS. Médicos podem passar receitas via telemóvel

201
Esta funcionalidade auxilia nos casos de consultas ao domicílio ou quando o médico se encontra longe do utente. A receita é enviada diretamente para um número de telemóvel ou e-mail do utente.
Huawei

Fundador da Huawei responde às acusações dos EUA

Ren Zhengfei diz que os Estados Unidos ''não podem esmagar'' a empresa. As declarações surgem depois de os EUA pressionarem outros países para não usarem equipamentos da marca.
Análise

Honor View20. Só é inovador pelo furo no ecrã

Primeiro, havia a saliência no topo do ecrã, o 'notch'. Enquanto não há visores completos, a Honor reduziu isso apenas para um furo para câmara. Criou um topo de gama, mas que não é perfeito.
País

Huawei é eleita Escolha do Consumidor pelo 2.º ano

Os smartphones da marca chinesa criada em 1987 foram reconhecidos pela segunda vez com um dos prémios mais relevantes em Portugal. E nós contamos-lhe porquê.
Feminismo

Apple investiga app que controla mulheres

O software Absher, desenvolvido pelo governo saudita, permite aos homens vigiar as movimentações das mulheres. A Apple vai verificar a legalidade da aplicação, que está disponível para Android e iOS.
Tinder

A sua app de encontros (provavelmente) é do Tinder

Os donos do Tinder, o Match Group, compraram a Hinge, uma aplicação criada para ser o oposto do Tinder. O grupo controla 45 serviços de encontros, o equivalente a um terço do mercado.
Apps

Reino Unido quer verificação de idades no Tinder

Foram encontrados vários casos de pedofilia e violação em apps de encontros como o Tinder ou Grindr. O governo inglês exige mais proteção para os menores de idade.
Apps

Há apps a gravar tudo o que faz num iPhone

O software Glassbox grava tudo o que faz dentro de apps como a Experia ou a Hotels.com. Dados bancários e passwords podem ser expostos. Um serviço similar é utilizado pelo OLX, eBay e Samsung.
Gwyneth Paltrow

Blogue de Gwyneth Paltrow vai ter um documentário

O blogue de lifestyle da atriz, lançado em 2008, ganha agora a forma de documentário na Netflix. A previsão é de que os episódios sejam lançados já no próximo outono.
China

Merkel cética ao boicote à Huawei

A Alemanha tem sido cautelosa em relação ao gigante chinês das telecomunicações, já que faltam evidências concretas de abusos por parte da empresa. Prefere pedir salvaguardas ao governo.
Séries

"Boneca Russa" ou o "Groundhog Day" das séries

130
A nova série da Netflix é sobre uma mulher que morre e renasce sempre no dia de aniversário. "Boneca Russa" é uma espécie de autobiografia da co-autora e protagonista, Natasha Lyonne.
Startups

Forall Phones abre loja fora de Portugal

1.166
A expansão internacional da startup que começou pelas mãos de um miúdo de 16 anos e um iPhone usado oficializa-se este sábado com a abertura da primeira loja em Madrid.
Tive uma Ideia

My City. Braga já tem a cidade numa app

336
A My City é uma plataforma que dá a oportunidade a locais e turistas de saberem tudo o que se passa na cidade numa só app e em tempo real. Braga foi a primeira cidade a receber o projeto.
China

China acusa EUA de repressão à Huawei

As acusações dos EUA surgem numa altura em que Pequim e Washington tentam pôr fim a disputas comerciais que ameaçam a economia mundial. A firma chinesa nega ter cometido qualquer infração.
Uber

Estavam 3, faltava uma. Uber obtém licença do IMT

Com a nova lei das plataformas eletrónicas de mobilidade, a Uber passou a precisar de uma licença do IMT. Taxify, Cabify e Chauffer Privé já tinham. Só faltava a Uber que agora também já tem.
Tecnologia

Facebook quer juntar Messenger e WhatsApp num só

790
Quando Mark Zuckerberg comprou o WhatsApp e o Instagram afirmou que as plataformas iam continuar autónomas. Agora, o New York Times afirma que o objetivo é juntar todas. Facebook confirma.
Smartphones

Honor, da Huawei: "Seguimos a lei de cada país"

A chinesa Huawei é grande ao ponto de até ter outras marcas de telemóveis. Ao Observador, o presidente da Honor promete que a empresa é de confiança, numa altura em que estão a expandir em Portugal.
Smartphones

Honor lança smartphone com câmara no ecrã

A marca subsidiária da Huawei direccionada para jovens "nativos digitais" lançou esta quarta-feira em Paris o View20, um telemóvel que tira o "notch" e põe um furo no ecrã. Veja as imagens do evento.
Huawei

Oxford suspende financiamentos da Huawei

A Universidade de Oxford comunicou que "não vai procurar novas oportunidades de financiamento" com a chinesa Huawei. A decisão aplica-se aos contratos de investigação como a doações filantrópicas.
Huawei

Fundador da Huawei nega acusações de espionagem

Ren Zhengfei garante que a empresa tem "um bom histórico de segurança" e que "nunca recebeu qualquer pedido, de qualquer governo, para fornecer informações indevidas".
Publicidade

Chamadas de Marcelo já não são só para a Cristina 

1.404
Chama-se "TeleMarcelo" e é um site onde pode pôr um número de telemóvel para, como Cristina Ferreira, receber uma chamada do Presidente. Ideia foi de agência de publicidade do Porto.
Tecnologia

5G chega, TV desce, rádio mantém e China cresce 

149
A Deloitte prevê que o 5G vai arrancar em 2019, mas que em Portugal ainda vai demorar. Fala também da queda da televisão, do crescimento da China e da inteligência artificial.
Huawei

China defende reputação da Huawei após detenção

Após a detenção do diretor da Huawei, o governo chinês defende a reputação da empresa, dizendo que se trata de "um caso individual" e que "as partes relevantes possam parar de difamar" a mesma.
Tecnologia

CES: 7 tecnologias que vão marcar 2019

Do 5G à carne para vegetarianos, a CES, uma dos maiores feiras de tecnologia do mundo, chegou ao fim. O evento pode estar a perder relevância, mas houve muitas novidades.
Polónia

Trabalhador da Huwaei acusado de ser espião chinês

O responsável de vendas da gigante de telecomunicações na Polónia foi detido na quinta-feira por suspeitas de trabalhar para o governo chinês. Polaco que trabalhava na Orange também foi detido.
Tecnologia

Apple corta produção de novos iPhone em 10%

Depois de começar o ano com perdas de 10%, a Apple pediu aos seus fornecedores para produzir menos iPhone. O pedido foi feito antes de Tim Cook avisar que as receitas iam ser inferiores ao esperado.
EMEL

Falha na "app" da EMEL despejou euros nas contas

242
É utilizador da "app" da empresa que gere o estacionamento em Lisboa? Veja se o saldo que lhe aparece corresponde ao valor que lá tem carregado. Um "bug" está a despejar dezenas de euros nas contas.
Tecnologia

CES. O que esperar da tecnologia para 2019

Esta terça-feira arranca, em Las Vegas, a CES, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo. É aqui que se mostram quais vão ser as novidades de cada ano. Saiba o que esperar deste evento.
David Bowie

David Bowie ganha app de realidade aumentada

157
É lançada esta terça-feira, 8 de janeiro, dia em que o eterno camaleão faria anos, e parte da exposição que passou pelo museu Victoria&Albert. A nova app tem narração do ator Garry Oldman.
Netflix

Netflix alerta para perigos do desafio "Bird Box"

O desafio "Bird Box", inspirado no novo filme da Netflix protagonizado pela atriz Sandra Bullock, já levou pessoas ao hospital. A Netflix já emitiu um alerta sobre os perigos e a pedir para pararem.
Huawei

Huawei sanciona funcionários que utilizaram iPhone

Dois funcionários utilizaram um iPhone para desejar um bom ano novo numa publicação na conta do Twitter da empresa. Um dos funcionários será despromovido e vai ter o salário reduzido.
Diplomacia

Tensão com Otava: China já deteve 13 canadianos

No início de dezembro, Pequim ameaçou Otava com "graves consequências" caso não libertasse a diretora financeira da gigante chinesa das telecomunicações Huawei, Meng Wanzhou.
Comida

Encomendar comida a 31 e no Ano Novo? Saiba como 

Se não quiser terminar 2018 nem entrar em 2019 a cozinhar, pode encomendar comida mas com algumas restrições. Já a Zomato tem a lista dos restaurantes abertos nesse dia. Bom Ano!
Tecnologia

A lógica dos cinco sentidos

São cinco os nossos sentidos. Todos ao serviço do Homem. Vamos contar lhe para que servem e de que forma os vai utilizar com o novo MateBook X Pro da Huawei.
Huawei

Trump planeia bloquear chinesas Huawei e ZTE

125
A ordem implicaria decretar "emergência nacional" para impedir a compra de equipamentos das empresas chinesas. A administração Trump receia que as empresas usem os produtos para espiar os EUA.
Transportes

"Olhavam para a Mytaxi como se fôssemos perigosos" /premium

O presidente da Mytaxi apresentou em Lisboa o novo projeto de trotinetes elétricas. Ao Observador, diz que pondera dar capacetes grátis, fala sobre a "Lei Uber" e assegura: "Estamos aqui para ficar".
Apps

Brinquedo novo? As 21 apps que vai querer instalar /premium

239
Recebeu (ou deu a si próprio) um dispositivo móvel como prenda de Natal? Um smartphone? Ou ou tablet? Conheça a nova edição das 21 aplicações sugeridas pelo Observador.
Huawei

Huawei fechou 25 contratos 5G no mundo

A Huawei chega ao final de 2018 com 25 contratos para 5G, mais 3 do que o anunciado em novembro. A empresa abriu as portas na China e reiterou que "não há provas" de que afete a segurança dos países.
Uber

Uber: "Portugal é um ótimo sítio para a inovação" /premium

197
As bicicletas elétricas partilhadas da Uber estarão muito em breve em Lisboa, num modelo inovador. Entrevista a Alexandre Droulers, responsável pelas novas mobilidades da empresa na Europa.
Tecnologia

Os melhores smartphones que analisámos em 2018

100
Ao todo, analisámos 11 smartphones em 2018. Passaram-nos pelas mãos mais, mas apenas estes mereceram a nossa crítica. Com o Natal a chegar, é este o nosso pódio de final de ano.
Huawei

CFO da Huawei paga 6,6 milhões pela fiança

122
A diretora financeira da Huawei, que foi detida no Canadá a pedido dos EUA, saiu após pagar uma fiança de valores históricos. Trump admite "intervir" no caso para ajudar acordo comercial.
McLaren

Um McLaren mais barato que o iPhone topo de gama

Os desportivos de Woking são respeitados pela sua rapidez e eficácia. Dois conceitos que a McLaren quer democratizar junto dos seus clientes (e não só), apostando num número mágico para o Natal: 699€.
Startups

Taxify: "O sucesso resume-se a trabalho árduo" /premium

267
Tem 24 anos e é o CEO europeu mais jovem de uma empresa unicórnio (vale mais de mil milhões de dólares). Com o Observador, falou da "lei Uber", de Silicon Valley, da Europa e dos planos para o futuro.
Netflix

Netflix produz primeira série africana 

A Netflix vai produzir uma série originalmente africana. "Queen Sono" conta a história de uma espia que trabalha para uma agência sul-africana, com o intuito de melhorar a vida dos cidadãos.
Huawei

Caso Huawei. China convoca embaixador dos EUA

China convocou embaixador dos Estados Unidos em Pequim para protestar contra a detenção da diretora financeira da operadora de telecomunicações chinesa Huawei.
Huawei

Huawei, confiar ou não confiar? Eis 6 respostas /premium

A comissão europeia diz “cautela”. A Altice reitera protocolos. O governo não se pronuncia. Os EUA dizem "não". A China pede a libertação de Wanzhou. Em 6 perguntas, explicamos o novo caso Huawei.
Fraude

Diretora financeira da Huawei acusada de fraude

A diretora financeira da Huawei, Wanzhou Meng, foi acusada de fraude, por alegadamente ter violado as sanções impostas pelas autoridades norte-americanas contra o Irão. Ficou em liberdade condicional.
Huawei

Huawei. Como uma detenção simboliza uma guerra

272
EUA pediu extradição da diretora financeira da Huawei, que foi detida no Canadá. Governo chinês exigiu a libertação. Quem é a empresária chinesa e como simboliza a guerra comercial com os EUA.
Canadá

Huawei. China pede libertação de filha do fundador

Wanzhou Meng foi detida no sábado depois de Washington ter pedido a sua extradição por supostamente ter violado as sanções impostas pelas autoridades norte-americanas contra o Irão.
Proteção de Dados

Facebook ponderou vender dados pessoais

Documentos internos mostram que o Facebook equacionou favorecer o acesso a dados pessoais por empresas como o Airbnb, Lyft e Netflix. A rede social defende-se: "nunca vendemos dados pessoais"
Realidade Aumentada

Já é possível ver todas as obras de Vermeer

419
Todas as obras de Vermeer, como a Rapariga com o Brinco de Pérola e O Concerto, ficaram acessíveis, em realidade aumentada e num único lugar, na app Arts&Culture, da Google. Já experimentámos.
Transportes

Lisboa vai testar trotinetes elétricas da Mytaxi

A empresa líder europeia em serviços digitais de reserva de táxis escolheu Lisboa para ser a primeira cidade a receber o projeto piloto de trotinetes elétricas (as HIVE), que anunciou em outubro.
Transportes

Uber investe 2 milhões para formar motoristas

A Uber juntou-se à ACP, à Segurança Máxima e à Prevenção Rodoviária Português, num investimento de 2 milhões de euros, para criar programas de formação de motoristas, agora obrigatórios por lei.
Análise

Análise LG G7 ThinQ. Magreza, mas perde-se bateria

Com o G7 ThinQ, a LG criou um concorrente leve contra os atuais smartphones topo de gama num mercado saturado na oferta. Perde-se na bateria, mas é uma clara evolução quanto ao LG G6.
Tecnologia

Sextech. Novos vibradores à venda como telemóveis /premium

Os vibradores estão a sair das sexshops para serem vendidos nas secções de tecnologia das grandes lojas. Mas as empreendedoras destes gadgets de sextech ainda enfrentam piadas de mau gosto.
Inteligência Artificial

Já conhece o poder da fotografia inteligente?

Após a Huawei ter realizado, em 2015, uma parceria com a Leica, conceituada marca alemã de lentes e câmaras fotográficas, o mercado de smartphones conheceu uma nova realidade. Quer ver?
Música

Spotify ganha concorrência, o YouTube Music chegou

O YouTube Premium, que permite ouvir vídeos da app com o smartphone bloqueado, e o YouTube Music, o novo serviço de subscrição de música da Google, são lançados esta quarta-feira em Portugal.
Multas

Utilização de telemóvel ao volante aumenta

196
Segundo dados cruzados da GNR e PSP, o número de multas por uso do telemóvel ao volante aumentou ligeiramente de 2017 para 2018. Especialistas apontam para "novos dispositivos" como fonte de problemas
Web Summit

Uma história de amor tecnológico (sem Tinder)

Joana e Nuno conheceram-se na primeira edição da Web Summit em Portugal. Contaram a sua história de amor no confessionário do Observador, no ano passado. E continuam juntos - agora emigrados.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)