As temperaturas vão subir 3 a 4 graus no fim de semana, esperando-se máximas superiores a 30 graus em algumas regiões, disse a meteorologista Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Não haverá grandes variações em relação ao dia de hoje, mas no sábado e principalmente no domingo espera-se uma subida da temperatura máxima e da mínima de 3 a 4 graus. Estamos a falar por exemplo de temperaturas hoje para Lisboa de 24 e no fim de semana de 27, de 30 graus em Évora e Beja e sábado e domingo 34″, disse.

A meteorologista do IPMA adiantou que a subida será ligeira, mas o fim de semana deverá ser mais quente. “Assim, a previsão do estado do tempo no território do continente para esta sexta-feira e no fim de semana é essencialmente de pouco nublado ou limpo no interior e no litoral oeste, prevendo-se também nebulosidade matinal, dissipando durante a tarde“, disse.

Ângela Lourenço explicou que durante a manhã de sábado está prevista chuva a norte do Cabo Carvoeiro e na região do Minho, esperando-se uma melhoria à tarde.

No que diz respeito ao vento, a meteorologista disse que a situação deverá manter-se como tem estado nos últimos dias. “O vento tem estado moderado a forte com intensidade e rajadas em particular no litoral e nas terras altas. Esta situação meteorológica vai continuar, mas com menos intensidade que ontem [quinta-feira], mas vai continuar desagradável”, indicou.

Ângela Lourenço adiantou ainda que a tendência para o início da próxima semana continua a ser de vento do quadrante norte, mais intenso no litoral, céu pouco nublado ou limpo e nebulosidade durante a manhã.