458kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Crédito à Habitação

Mercado Imobiliário

Portugueses pedem a banco quase todo valor da casa

Com preços da habitação a subir, barómetro do portal Comparajá indica que mais de dois terços dos portugueses pedem ao banco 90% do valor da casa, o máximo permitido pelo Banco de Portugal.
Crédito à Habitação

Casas avaliadas pela banca em 1.380 euros/m2

Nos pedidos de crédito à habitação, o valor mediano dos novos contratos estabeleceu uma avaliação recorde para os imóveis. Em maio, a avaliação mediana foi de 1.380 euros por metro quadrado.
Mercado Imobiliário

É desta que os preços das casas vão cair?

Não faltou quem, quando surgiu a pandemia, vaticinasse uma grande correção no valor das casas. Pelo contrário, continuaram (e continuam) a subir. Mas com a subida dos juros serão mais os "aflitinhos".
Mercado Imobiliário

Preços das casas já sobem 10% este ano, até maio

Dados do "Confidencial Imobiliário" apontam para um aumento de 2,5% no preço de venda das casas em Portugal Continental em maio, em relação ao mês anterior.
BCE

Irá BCE voltar a surpreender e subir já os juros?

Banco central reúne-se esta quinta-feira e vai anunciar o fim das compras de dívida que foram cruciais para Portugal. Subida da taxa de juro deve vir só em julho, mas o BCE já tem vindo a surpreender.
Noticiário

17h. Descentralização: ANMP convoca nova reunião

Entre os tópicos a discutir vai estar também a atualização de verbas e o impacto do Orçamento de Estado. E ainda, à medida que aumenta a Euribor, a DECO aconselha que renegocie o crédito habitação.
Explicador

Subida de juros. "Famílias devem pedir simulações"

Nuno Rico, especialista em crédito à habitação da DECO, salienta o direito de renegociar condições de crédito. Filipe Garcia, analista de mercados financeiros, diz que esta é "normalização do mercado"
Crédito à Habitação

Juros. Subida da prestação pode chegar a 100 euros

Portugueses com crédito à habitação a taxa variável, sobretudo aqueles com contratos feitos nos últimos anos, podem chegar ao fim deste ano a pagar mais 100 euros (ou mais) nas prestações mensais.
BCE

BCE garante que subida dos juros será "gradual"

Economista-chefe do BCE garante que "cenário central" é uma subida de 25 pontos-base em julho e outra em setembro, rebatendo especulação de subidas de 50 pontos-base (meio ponto percentual).
Banca

Juros vão subir mas banqueiros dizem estar serenos

Com o iminente aumento dos juros do BCE, banqueiros dizem que "haverá um impacto nas prestações" mas "estamos a falar de valores historicamente baixos e muitíssimo distantes" da crise de 2008.
Crédito à Habitação

Taxas de crédito à habitação voltam a atingir 1%

As taxas médias no crédito à habitação voltou a superar 1%, um valor que não era atingido desde julho de 2020. A procura de novo crédito continua também a aumentar.
Contra-Corrente

Porque têm falhado tantas políticas de Habitação?

Todos se queixam do preço das habitações mas aquilo que o PRR prevê para o sector é quase nada e as leis dos últimos anos só têm destruído o sector. Quando é que temos finalmente uma política a sério?
Mercado Imobiliário

Avaliações mantêm-se abaixo dos valores de mercado

A existência de valores de compra e venda acima dos valores a que os peritos avaliam os imóveis aquando dos pedidos de financiamento torna mais difícil às famílias conseguir aprovação dos créditos.
Boa moeda, má moeda

Crédito à habitação: prestação sobe em Maio

Os contratos de crédito que têm revisão de taxa em Maio vão pagar mais prestação. A subida das taxas Euribor já se começa a sentir no bolso.
Noticiário

9h. Ucrânia: Mais de 200 crianças mortas na guerra

Volodymyr Zelensky está em Zaporíjia. É a a primeira vez que o presidente ucraniano sai oficialmente de Kiev durante a guerra. Em Portugal falta de oficiais de justiça ameaça colapsar tribunais.
Noticiário

8h. Os preços do petróleo estão em queda

O barril de Brent está a ser negociado a 105 dólares. A prestação da casa vai aumentar já este mês devido à subida das taxas Euribor
Noticiário

7h. Recomeça a retirada de civis em Mariupol

Cerca de mil civis continuam por retirar da fábrica de Azovstal. Em Portugal a gasolina e o gasóleo têm a partir de hoje um desconto que ronda os 15 cêntimos.
Banco de Portugal

Crédito à habitação não crescia tanto desde 2008

No final de março, o montante total de empréstimos à habitação era de 97,9 mil milhões de euros, um crescimento de 4,8% relativamente ao período homólogo. Crédito ao consumo também cresceu 4,8%.
Instituto Nacional Estatística

Crédito à habitação desce para 0,791% em março

Segundo o INE, a taxa de juro implícita do crédito à habitação desce para 0,791% de fevereiro para março e o montante médio do capital em dívida foi de 123.343 euros.
Boa moeda, má moeda

Juros da habitação já estão a subir

As taxas de juro dos novos contratos de crédito à habitação subiram em Fevereiro. As taxas Euribor estão a subir desde o final de 2021.
Crédito à Habitação

Crédito à habitação sobe para 1.275 milhões

A taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação subiu para 0,87%, em linha com a subida das taxas Euribor, enquanto a taxa de juro média nos empréstimos ao consumo desceu para 7,71%.
Banco de Portugal

Dois em cada três só pagam a casa depois dos 70

É um "risco para o sistema financeiro", diz o Banco de Portugal, que o crédito à habitação de dois terços das pessoas só termine após os 70 anos. E cerca de 25% só acabarão de pagar depois dos 70.
Finanças Pessoais

Euribor a subir. Taxa fixa para evitar "surpresas"

Com indexantes a subir, banqueiro aconselhou "ponderar vivamente" fixar a taxa nos créditos à habitação, para evitar "surpresas". Saiba quais as vantagens e desvantagens e o que oferece cada banco.
Mercado Imobiliário

"Tornou-se impossível construir para classe média"

Promoção é sobrecarregada com impostos, licenciamentos são "complicadíssimos" e custos na construção não param de subir – o que até vai pôr o PRR em risco, avisa José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard.
BCE

Putin deixa BCE (ainda mais) entre espada e parede

Mercados financeiros já não estão a apostar numa subida das taxas de juro nos próximos meses. BCE reúne-se daqui a poucos dias e, com tanta incerteza, deverá dar "passos pequenos numa sala escura".
Crédito à Habitação

Juros. Euribor acima de zero já em junho

Taxas de mercado atuais apontam para a possibilidade de a taxa Euribor a 12 meses chegar a "terreno" positivo já entre junho e julho. Antes do final do ano, podem saltar até aos 0,5%.
Crédito à Habitação

Novo crédito à habitação subiu 34% em 2021

Em dezembro de 2021, a taxa de juro média do novo crédito à habitação foi de 0,83%. Já o novo crédito ao consumo aumentou 10% para 4.442 milhões de euros em 2021.
Crédito

Deco exige alteração de lei de créditos aos bancos

Associação de Defesa do Consumidor critica lei que proíbe comissões por processamento de crédito, por deixar de fora contratos pré-existentes.
Crédito à Habitação

Prazo do crédito habitação baixa para mais velhos

O Banco de Portugal reviu a recomendação para as maturidades do crédito à habitação. Os mais velhos terão prazos mais curtos.
Banco de Portugal

Banca deu mais 4,4% em crédito à habitação em 2021

Dados do Banco de Portugal indicam que o crédito à habitação cresceu 4,4%, com o crédito ao consumo ainda em níveis inferiores ao pré-pandemia. Já os depósitos de particulares subiram 6,6%.
Um Café e a Conta

Seguro Multirriscos. Será que vale a pena?

Saiba de que forma é que são importantes e como é que funcionam os seguros multirriscos para habitação. Damos-lhe também dicas de sites onde pode comparar os vários preços e ofertas.
Mercado Imobiliário

Bruxelas vê sobrevalorização, mas há uma "bolha"?

Comissão Europeia alertou para risco de "potencial sobrevalorização" nos preços das casas, mas ela própria admite que preços continuem a subir. Especialistas continuam a descartar risco de "bolha".
Banca

Cartel da banca. Atuais líderes chamados a depor

Os atuais líderes dos 11 bancos envolvidos no chamado "cartel da banca", que incidiu sobre o período entre 2002 e 2013, vão ser chamados a depor pelo Ministério Público, na reta final do julgamento.
Juros

Taxa de juro do crédito à habitação nos 0,807%

No mês em análise, o capital médio em dívida aumentou 396 euros, fixando-se em 58.084 euros, e a prestação média aumentou dois euros, para 253 euros.
BCE

BCE "não hesitará" quando for hora de subir juros

Christine Lagarde acredita que a inflação "eventualmente" irá baixar mas o BCE tem de "indicar claramente que está pronto para agir em ambas as direções", ou seja, aumentar ou reduzir os estímulos.
Crédito à Habitação

Taxa de juro do crédito à habitação sobe para 0,8%

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), nos contratos celebrados nos últimos três meses a taxa de juro desceu de 0,702% em setembro para 0,665% em outubro.
Seguros

Marcelo promulga "direito ao esquecimento"

O diploma promulgado esta quinta-feira impede que as pessoas que tenham superado doenças graves, como cancro, sejam discriminadas no acesso ao crédito ou seguros.
Habitação e Urbanismo

Prestação da casa paga ao banco desce ligeiramente

Um cliente com empréstimo no valor de 150 mil euros a 30 anos, indexado à Euribor a 6 meses e com um 'spread' de 1%, passou a pagar a partir deste mês 447,01 euros.
Mercados Financeiros

Mercados apostam em subida dos juros já em outubro

Apesar das garantias do BCE, mercados financeiros estão a antecipar uma primeira subida das taxas cada vez mais brevemente. A confirmar-se, Euribor irá atrás. E juros da República já estão a subir.
Crédito à Habitação

Taxa de juro do crédito à habitação desce

Nos contratos celebrados nos últimos três meses a taxa de juro subiu de 0,674% em julho para 0,689% em agosto, segundo os dados do INE.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.