A ​Prodsmart​ fechou investimento com o fundo norte-americano 500 Startups — um dos principais nomes do ecossistema tecnológico de Silicon Valley — e vai participar no seu programa de aceleração (por onde também já passaram as portuguesas Talkdesk e Infraspeak,). Os valores do investimento não foram revelados, mas o objetivo é o de fazer crescer a base de clientes da empresa nos Estados Unidos e recrutar seis pessoas nas áreas de suporte ao cliente, marketing e desenvolvimento de software.

“Esta é uma excelente oportunidade para abrir as portas para um país como os EUA, com um setor industrial muito forte, além de nos permitir fazer crescer uma equipa que faça com que a Prodsmart tenha uma presença global​”, afirma Gonçalo Fortes, líder da Prodsmart, em comunicado.

A empresa portuguesa transforma linhas de produção em fábricas digitais, através de um sistema de informação que permite obter, em tempo real, dados sobre o desempenho das linhas. Como? Através de uma aplicação móvel e de sensores. O objetivo é o de reduzir o desperdício, aumentar a eficiência das fábricas e acabar com o papel. “Começámos com 5 fábricas, chegámos às 50 nos últimos meses e agora estamos no 500 com vontade de ter 5000”, afirma Gonçalo Fortes.

A 500 Startups foi fundada em 2010 e investiu até à data em 1.307 empresas. Quatro já fizeram um IPO (foram admitidas em bolsa): a DropSuite, a Twilio, a Animoca Brands Corporation e a ShareRoot. Para Gonçalo Fortes, “não podia haver melhor parceiro nos EUA do que o 500 Startups, dado todo o histórico de empresas do seu portefólio. Quem quer ser verdadeiramente global tem de passar pelos EUA e, dessa forma, este é um grande passo no nosso trajeto​”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Prodsmart já tinha vencido em 2016 o Caixa Empreender Award, da Caixa Capital, e o Startup Challenge, promovido pela Microsoft Portugal em parceria com a Embaixada dos EUA em Portugal.

Prodsmart é a vencedora do Startup Challenge e estará presente no Web Summit

Prodsmart vence Caixa Empreender Award