Passaram poucas horas desde que o iPhone X chegou à redação do Observador e nunca um smartphone suscitou tanta curiosidade por aqui. Como é? Deixa ver. Já experimentaste os animojis?

A primeira reação ao topo de gama da Apple na sala teve literalmente a ver com o tamanho. “É mais pequeno do que achava”, disseram alguns jornalistas. Não se tardou a ouvir também: “Onde está o botão do menu?”. Confesso que ainda não percebi bem todos os novos gestos e opções que o iPhone X traz, mas já posso dizer quatro coisas de que gostei e quatro que não gostei.

Do que já gostámos: animojis, por favor

Os animojis são bons é para entreter

É impossível não ficar entusiasmado com esta brincadeira da Apple. Que não nos iludamos: a única funcionalidade do animoji é mesmo entreter-nos, não passa disso. Mas lá que é divertido pôr uma raposa, um extraterrestre ou um cocó a imitar-nos, lá isso é. Foi a primeira coisa que testámos. De 1 a 10: 10

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Passar entre aplicações, como assim?

Antes do iPhone X era preciso carregar duas vezes no botão de menu (o único que os modelos anteriores têm) para passar de aplicação aberta em aplicação aberta. Agora não. Um gesto em semicírculo no fundo do ecrã é o suficiente para passar entre as apps e já não queremos outra coisa. Para que é que precisamos de carregar no botão de um smartphone que custa 1.180 euros? De 1 a 10: 8

A qualidade das colunas: Uau!

A melhor palavra para descrever a qualidade das colunas do iPhone X é mesmo “uau”. Não há outra. Pronto, ok, o iPhone X não vem com entrada para auriculares com fios, mas vem com as melhores colunas que já testámos por aqui. Mesmo com as mãos a cobrir a saída de som lateral, a qualidade do som não piora — é como se o som viesse de todo o smartphone. De 1 a 10: vamos ter de atribuir novamente um 10

Ecrã teu, há alguém mais deslumbrante do que o teu?

O ecrã de canto a canto do novo topo de gama da Apple não deixa margem para dúvidas: deslumbra E a imagem que apresenta ainda mais. É um facto que o iPhone X é muito caro, mas quando começamos a ver um vídeo no YouTube, a tirar fotografias ou simplesmente a mexer nas outras aplicações conseguimos perceber (um pouco) o preço. De 1 a 10: 9

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Do que não gostámos: para quê aquele rebordo?

Falta de entrada para auriculares

Porquê? Os airpods (os auriculares Bluetooth da Apple), além de caros, ainda não são suficientemente autónomos para justificar esta opção. Mesmo os headphones de outras marcas que já estão no mercado — e que são mais baratos — aguentam mais horas ligados. Por isso, achamos que não se justifica retirar-se esta opção. Os auriculares com fios, apesar de terem fios, ainda são bem mais convenientes que phones Bluetooth. De 1 a 10: 1

Fica quente após algumas horas de utilização

Passados poucos minutos de estarmos a experimentar várias aplicações, houve uma coisa que sobressaiu: o iPhone X ficou logo muito quente e a utilização que estávamos a fazer não justificava o súbito aumento de temperatura. Para um equipamento deste valor, não se compreende como é que a dissipação térmica não é melhor. De 1 a 10: 3

O rebordo superior corta a imagem

O design é (e sempre foi) o grande ponto forte da Apple. O iPhone X acabou de sair e já é icónico – ainda nem tinha chegado às lojas e já estava esgotado. Agora, o rebordo superior do telemóvel corta as imagens e vídeos que estamos a ver, o que acaba por ser irritante. Se calhar, com o tempo, é uma característica à qual nos habituamos, mas até agora destacou-se pela negativa: é falha de design. De 1 a 10: 4 (esperemos para ver)

A dificuldade em fechar aplicações abertas

As novas opções de gestos — a forma como deslizamos os dedos para ativar diferentes funcionalidades do smartphone — têm uma grande curva de aprendizagem. Não são fáceis e imediatos. Percebemos que, para dominarmos a nova mecânica de utilização, demoramos algum tempo. Não gostámos da dificuldade em fechar aplicações abertas no modo multitarefa. O ecrã não reconheceu sempre o gesto para fechar e ficámos com a aplicação aberta mesmo achando que já as tínhamos fechado. De 1 a 10: 5

Extra: a opção que nos deixa confusos

O reconhecimento facial funciona ou não?

Ora funciona, ora não funciona. Por norma tem funcionado, mas nem sempre. É uma opção melhor do que o que já vimos noutros dispositivos, mas ainda não percebemos todas as vantagens que tem. Não conseguimos concluir se substituir esta opção pela impressão digital é mesmo a melhor opção. De 1 a 10: ?

Artigo corrigido. Onde se dizia “isolamento térmico” lê-se agora a expressão “dissipação térmica”.