Esta será a sétima vez (estreou-se em palcos nacionais nos idos de 1993) que Bob Dylan atua em Portugal, a primeira desde que, em outubro do ano passado, recebeu o Nobel da Literatura — por “ter criado novas expressões poéticas no âmbito da música norte-americana”.

São precisamente essas “expressões poéticas” (o mesmo é dizer: canções como “The Times They Are a-Changin'”, “Like a Rolling Stone” ou “Just Like a Woman” que Dylan apresentará na Altice Arena, em Lisboa, a 22 de março do próximo ano.

O acidente de moto que salvou a vida de Bob Dylan

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Bob Dylan apresentou-se pela primeira vez ao público português em julho de 1993, primeiro no Coliseu do Porto e, depois, em Cascais, no pavilhão do Dramático. As primeira parte dos concertos ficou a cargo, respetivamente, no Porto e em Lisboa, de Sérgio Godinho e de Laurie Anderson.

Dylan regressaria três anos depois, em abril, para dois concertos no então Pavilhão Atlântico. Em seguida atuaria no Coliseu do Porto. Os concertos em Portugal foram a abertura da então digressão europeia do músico.

Anos mais tarde, em 2004, Bob Dylan esteve em Vilar de Mouros e, quatro anos volvidos, no festival Nos Alive, em Algés.

https://www.youtube.com/watch?v=2FvncG_FrAQ

É certo que a primeira vez que atuou em Portugal foi há vinte e três anos. Mas antes, em 1965, após a relação com Joan Baez ter acabado, Bob Dylan visitou Portugal (não se sabendo ao certo que cidades visitou ou durante o quanto tempo) acompanhado por Sara Lownds — com quem casaria poucos meses depois.

A visita até foi… produtiva. E na canção “Sara”, incluída no álbum “Desire”, de 1976, Dylan fez mesmo uma referência à essa visita a versos tantos: drinkin’ white rum in a Portugal bar. Mas a visita também “caiu mal” ao músico. De acordo com a biografia “Behind the Shades”, de Clinton Heylin, depois da visita, e regressado que estava a Londres, Dylan foi hospitalizado por causa de uma intoxicação alimentar.

A parte boa da intoxicação que em Portugal contraiu é que durante a recuperação escreveria “Like a Rolling Stone”…

Os bilhetes para o concerto de Bob Dylan na Altice Arena vão custar entre 39 e 240 euros. E vão estar à venda a partir desta sexta-feira.