435kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Bob Dylan

Bob Dylan

Novo livro de Dylan chega a Portugal em novembro

Chama-se "A Filosofia da Canção Moderna", foi escrito ao longo dos últimos 12 anos e é o primeiro livro do músico e escritor desde que venceu o Nobel da Literatura, em 2016.
Bob Dylan

Bob Dylan edita em novembro livro de ensaios 

O livro "The Philosophy of Modern Song" reúne 60 ensaios que Bob Dylan tem vindo a escrever desde 2010 sobre o trabalho de composição de outros artistas, como Nina Simone.
Bob Dylan

Bob Dylan vende catálogo de gravações à Sony

De acordo com a Sony, o acordo, celebrado em julho do ano passado, reforça uma relação de longa data com Bob Dylan, de 80 anos, que assinou em 1961 pela primeira vez com a Columbia Records.
Bob Dylan

Bob Dylan. Processo diz que violou menina em 1965

O famoso cantor vencedor de um Nobel da Literatura é acusado de ter violado várias vezes uma menina de 12 anos em 1965. De acordo com o processo, Dylan terá dado "drogas e álcool" à rapariga.
Música

Bob Dylan estreia-se no streaming com concerto

O compositor que é também Nobel da Literatura vai fazer um concerto em streaming pela primeira vez e promete arranjos nas interpretações das músicas icónicas que marcaram a carreira.
Bob Dylan

Bob Dylan vendeu direitos de todas as suas canções

O músico vendeu os direitos de todas as canções que já compôs e gravou, de "Blowin' in the Wind" a "Like a Rolling Stone". O negócio milionário pode ter sido feito por mais de 300 milhões de dólares.
Bob Dylan

Bob Dylan edita novo álbum de originais

O músico norte-americano Bob Dylan edita na sexta-feira "Rough and Rowdy Ways", um novo álbum de originais, o primeiro desde que foi distinguido com o Nobel da Literatura em 2016.
Música

"Enojou-me ver George ser torturado até à morte"

É um acontecimento, sê-lo-ia sempre com alguém que por estes anos é parco em palavras. Bob Dylan falou ao The New York Times de gospel e de jazz, de saúde e da morte.
Bob Dylan

Bob Dylan lança novo álbum de originais 

Intitulado "Rough and Rowdy Ways", o próximo disco do músico norte-americano Bob Dylan será lançado no dia 19 de junho e é o primeiro álbum de originais desde "Tempest", de 2012.
Cinema

Chalamet pode vir a ser Bob Dylan no cinema

O site Deadline avançou e a Fox Searchlight confirmou à revista Entertainment Weekly: há negociações para o ator de “Call Me By Your Name” fazer de Bob Dylan, num filme chamado Going Electric.
Arte

Matosinhos expõe caricaturas de Dylan 

O Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery inaugura este sábado uma exposição dedicada ao Prémio Nobel da Literatura, numa mostra que assinala a pré-abertura do PortoCartoon - World Festival.
Crítica de Música

Dylan no Porto: pode alguém ser quem não é?

O concerto no Coliseu do Porto estava ganho à partida, mesmo que o Nobel escangalhe as canções e não nos queira a cantar com ele. Não houve "olá" nem "obrigado", houve boa música e um beijo no final.
Música

Há 55 anos, Dylan cantou a mudança dos tempos

A 24 de outubro de 1963, antes de se tornar o "enfant terrible" da música norte-americana, Bob Dylan já dava sinais de desassossego. Num estúdio em Nova Iorque, gravou "The Times They Are a-Changin'".
Música

Guitarra de Dylan por quase 420 mil euros

Guitarra é emblemática da passagem de Dylan do folk para elétrica. Leiloeira que organizou venda diz que a guitarra Fender foi usada por Dylan, mas também por Eric Clapton e George Harrison.
Música

13 mil pessoas viram Bob Dylan em Portugal

O músico norte-americano Bob Dylan atuou na quinta-feira para cerca de 13 mil pessoas no Altice Arena, em Lisboa, onde revisitou mais de 50 anos de carreira, musical e poética.
Concertos

Bob Dylan atua esta quinta-feira em Lisboa

Bob Dylan, cantor, compositor, Nobel da Literatura, atua esta quinta-feira no Altice Arena, em Lisboa, no recomeço da "Never Ending Tour".
Bob Dylan

Todos querem ser Dylan. Bob só quer usar o chapéu

Esta quinta feira Bob Dylan dá um concerto em Lisboa. Uns querem ouvir uma canção, outros outra, alguns duvidam da voz, outros não esperam nada. Ele só vai fazer o que sabe e quer e isso é bom.
Concertos

Bob Dylan atua em março em Lisboa

Desde 1993, Dylan tocou seis vezes em Portugal: no Porto, em Cascais, Lisboa e Vilar de Mouros. Os bilhetes estão à venda a partir de 1 de dezembro.
Prémio Nobel

Discurso polémico de Dylan publicado

O prémio foi polémico e o discurso também, com o cantor vencedor do Nobel da Literatura a ser acusado de plágio. Agora, o texto deu livro. Tem apenas 32 páginas. A edição especial custa 2.500 dólares.
Bob Dylan

Bob Dylan plagiou o discurso do prémio Nobel?

Faltou à cerimónia de entrega e recebeu o prémio mais tarde. Agora, é acusado de plágio do discurso de aceitação. Queria citar "Moby Dick" mas a frase que usou será de um site de análises de obras.
Bob Dylan

Demorou mas valeu a pena: Dylan falou como Nobel

Sete meses após ter sido distinguido com o Nobel da Literatura, Bob Dylan entregou o discurso de aceitação e já pode receber o prémio de 820 mil euros. Fala de "Moby Dick", "Odisseia" e Buddy Holly.
Música

Bob Dylan a fazer a América grande outra vez

"Triplicate" chega no mesmo fim de semana em que o músico-poeta recebe o Nobel na Suécia. E ambos servem para reconhecer o valor que pode ter uma canção. Com Dylan parece que nada é por acaso.
Nobel da Literatura

Finalmente, Bob Dylan recebeu o Nobel

O músico e compositor norte-americano recebeu, este sábado, o Nobel da Literatura que lhe foi atribuído no ano passado. Mas ainda falta o discurso. E o dinheiro.
Bob Dylan

Bob Dylan lança hoje álbum triplo de clássicos

O músico e Prémio Nobel da Literatura Bob Dylan edita esta sexta-feira "Triplicate", um álbum triplo, o primeiro da sua carreira, com 30 versões de clássicos da música norte-americana.
Bob Dylan

Bob Dylan edita álbum com clássicos americanos

O músico e Prémio Nobel da Literatura Bob Dylan edita a 31 de março "Triplicate", um álbum triplo com 30 versões de clássicos da música norte-americana.
Bob Dylan

E se a música de Bob Dylan não tivesse palavras?

Pedimos ao pianista Filipe Raposo que interpretasse dois temas do Nobel da Literatura, figura do ano na Cultura para o Observador. Descobrimos que, mesmo sem voz, a poesia de Dylan está sempre lá.
Bob Dylan

Hoje fala-se sobre Bob Dylan no CCB

A obra de Bob Dylan será tema de conversa este domingo no Centro Cultural de Belém, numa sessão chamada "Dylan: Mudam-se os tempos".
Figuras do Ano

O Observador votou e as figuras do ano são...

A votação foi feita na redação do Observador (atenção: em urna fechada) e os resultados já são conhecidos. Nos próximos dias, vamos publicar vários artigos em formatos originais com as Figuras do Ano.
Bob Dylan

Bob Dylan atua na Suécia após faltar ao Nobel

O cantor vai dar três concertos na capital sueca, a 1 e 2 de abril, e outro em Lund, do dia 9 desse mês. A Academia Sueca não tem informação sobre se Dylan poderá aproveitar para receber o seu Nobel.
Bob Dylan

"Serão as minhas músicas literatura?"

Num discurso lido pela embaixadora norte-americana, Bob Dylan agradeceu à academia "por dar uma resposta tão maravilhosa" àquela pergunta. Não foi receber o Nobel porque tinha "outros compromissos".
Prémio Nobel

Tradutor da obra de Dylan daria Nobel a Cohen

Pedro Serrano, que durante dois anos se dedicou a traduzir a obra lírica de Bob Dylan, considera a atribuição do galardão "totalmente merecida", mas defende que deveria ter sido entregue a Cohen.
Bob Dylan

Dylan falha cerimónia de entrega do prémio Nobel

Músico diz que já tinha compromissos que o impedem de estar presente na cerimónia. Diz, no entanto, estar "extremamente honrado" e terá, a partir de 10 de dezembro, seis meses para fazer discurso.
Bob Dylan

Como a música americana criou Bob Dylan

Quis ser Hank Williams - "a notícia da sua morte foi um murro no estômago", escreveu - e em Thelonious Monk viu alguém que "inflamava a essência das coisas". Está tudo no livro "Crónicas Vol. 1".
Nobel da Literatura

Dylan diz que vai à cerimónia do Nobel "se puder"

Ao jornal inglês The Telegraph, o cantor falou pela primeira vez sobre o Nobel da Literatura e diz até que ficou satisfeito por saber que tinha sido o contemplado com o prémio.
Prémio Nobel

Bob Dylan deu sinal sobre o Nobel! Afinal não...

Na página oficial de Bob Dylan surgiu uma referência discreta (a primeira) ao prémio Nobel da Literatura. Mas pouco tempo depois, a informação foi apagada.
Nobel da Literatura

Citar Dylan vale um almoço entre cientistas

O prémio Nobel da Literatura foi citado, até hoje e desde meados de 1970, mais de duzentas vezes em artigos científicos. E tanta citação valeu uma aposta numa universidade sueca: um almoço.
Nobel da Literatura

Academia Sueca desiste de tentar contactar Dylan

Academia Sueca desistiu de tentar contactar diretamente o músico norte-americano. Atribuição do Nobel da Literatura não estará em risco.
Música

Bob Dylan e "Mozambique"

Bob Dylan lançou "Mozambique" em 1976, uma canção que muitos moçambicanos apenas descobriram com a atribuição, na quinta-feira, do Prémio Nobel da Literatura ao autor norte-americano e que, há quarenta anos como agora, está longe de gerar consenso.
Bob Dylan

As férias em Portugal e a intoxicação alimentar

Bob Dylan passou férias em Portugal em 1965. A estadia foi curta mas valeu-lhe um verso de uma canção e uma intoxicação alimentar que o prendeu à cama.
Nobel da Literatura

Academia ainda "não conseguiu" falar com Bob Dylan

A Academia Sueca ainda "não conseguiu falar" com o compositor norte-americano Bob Dylan, distinguido na quinta-feira com o Prémio Nobel da Literatura, no dia em que atuou num concerto nos Estados Unidos.
Nobel da Literatura

Leonard Cohen, o Nobel e "a montanha mais alta"

O músico e poeta canadiano Leonard Cohen aplaudiu a atribuição do Nobel da Literatura a Bob Dylan e considerou que é como "dar uma medalha ao monte Evereste por ser a montanha mais alta".
Nobel da Literatura

Joan Baez elogia atribuição de Nobel a Bob Dylan

Joan Baez, uma das mais próximas colaboradoras e antiga companheira de Bob Dylan, aplaudiu a atribuição do Nobel da Literatura ao artista. Baez disse que o seu "dom com as palavras é inultrapassável".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.