Já foram anunciados os vencedores do concurso nacional da Sony World Photography, uma das competições de fotografia mais emblemáticas do mundo. Entre as centenas de milhares de fotografias que chegaram às secretárias da Sony, apenas 98 fotografias vindas de quase 70 países saíram com um prémio na mão. E Portugal foi um deles: António Coelho foi galardoado graças à fotografia “Solidão” e junta-se assim aos fotógrafos que vêm desde a Austrália ao Camboja.

António Coelho é um fotógrafo natural da freguesia de Recarei, no concelho de Paredes, que graças ao concurso ganhou equipamento da Sony, uma viagem a Londres para a cerimónia de entrega de prémios a 19 de abril e para a inauguração da exposição (de 19 de abril a 6 de maio); e verá a sua fotografia publicada no livro com as imagens de todos os vencedores deste ano.

À Sony, António Coelho explicou o que está por detrás da sua fotografia: “A solidão está a afetar a nossa sociedade, através do efeito das redes sociais, por exemplo. Eu costumo ser bastante seletivo quando  converto as minhas imagens para preto e branco. Neste caso, fi-lo porque ela me deu essa sensação de tranquilidade. O resultado é a intensificação do sentimento associado”.

Todas as fotografias elogiadas pela Sony World Photography foram tiradas por artistas locais e os assuntos “não podiam ser mais variados”, escreve a marca em comunicado de imprensa: nestas imagens mostram-se paisagens de cortar a respiração, retratos do estilo de vida pelo mundo inteiro, dá-se corpo a emoções como a solidão e até há momentos que ficam eternizados nestas fotografias. Zelda Cheatle, líder do júri que decidiu as fotografias vencedoras, disse: “Julgar o concurso permitiu-me descobrir trabalhos internacionais de alto calibre e de grande interesse. Ao escolher os vencedores, contam a composição, impacto, habilidade, um retrato de um evento único ou informação de uma nova maneira. Acima de tudo, cada vencedor tinha que ser uma fotografia excecional”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR