O filme “Han Solo: Uma História de Star Wars”, centrado na personagem Han Solo da saga “Guerra das Estrelas”, tem estreia marcada no festival de cinema de Cannes, que decorre em maio em França, foi esta sexta-feira anunciado. O filme, com estreia marcada em todo o mundo para o final de maio, será exibido na seleção oficial do festival, fora de competição, de acordo com a organização do certame num comunicado esta sexta-feira divulgado. A 71.ª edição do Festival de Cannes decorre de 08 a 19 de maio.

“Han Solo: Uma História de Star Wars”, realizado por Ron Howard, é o segundo ‘spin-off’ da saga “A Guerra das Estrelas”, iniciada por George Lucas em 1977. O oitavo episódio, “Star Wars: Os Últimos Jedi”, realizado por Rian Johnson, chegou às salas de cinema no ano passado, quando a saga comemorou o seu 40.º aniversário.

Ron Howard, que é também ator, foi um dos protagonistas de “American Graffiti: Nova Geração”, realizado por George Lucas em 1973. No novo filme, é Alden Ehrenreich quem veste a pele de Han Solo, personagem interpretada originalmente por Harrison Ford. “Han Solo: Uma História de Star Wars”, que será exibido no Grand Théâtre Lumìere, passa-se na altura em que Han Solo conhece Chewbacca (interpretado por Joonas Suotamo) e Lando Calrissian (Donald Glover), anos antes de se juntar à Rebelião.

Do elenco do filme fazem ainda parte atores como Woody Harrelson, Emilia Clarke, Thandie Newton e Paul Bettany. Em fevereiro, a Disney anunciou que os criadores da série televisiva “Guerra dos Tronos”, que termina no próximo ano, vão escrever e produzir um novo conjunto de filmes da saga. Os responsáveis pela adaptação dos livros de George R. R. Martin ao ecrã, David Benioff e D. B. Weiss, vão criar novos filmes “separados, quer da saga Skywalker, quer da recém-anunciada trilogia desenvolvida pelo realizador de ‘Os Últimos Jedi’, Rian Johnson”.

Para o próximo ano está prevista a estreia do IX episódio da saga, com realização de J.J. Abrams. A programação completa da 71.ª edição do Festival de Cannes será desvendada no próximo dia 12. No entanto, já foi anunciado que o filme “Everybody knows”, de Asghar Farhadi, abrirá esta edição e integra a competição oficial. A presidência do júri foi este ano atribuída à atriz australiana Cate Blanchett.