A startup portuguesa ShiftForward, que desenvolve soluções tecnológicas de gestão de dados, foi adquirida pela Velocidi, uma empresa americana de marketing digital.
A empresa, que a partir desta quinta-feira passa a designar-se também Velocidi, foi fundada em 2011 e encontra-se sediada no Porto, onde se irá manter. De momento, a agora ex-ShiftForward conta com 10 colaboradores, mas vai ser recrutada mais outra dezena para as áreas de marketing, produto e engenharia.
Parte da ShiftForward era detida pela sociedade de capital de risco Portugal Ventures, que vendeu a participação que detinha desde 2014 na startup. Então, a empresa entrou no portefólio da sociedade após ronda de investimento em conjunto com dois investidores particulares: Florian Heinemann e Brian Fitzpatrick.
Há cerca de dois anos, em 2016, a ShiftForward lançou a primeira plataforma de gestão de dados que permite a profissionais do marketing reunir, analisar e ativar dados dos consumidores em públicos-alvo e usá-los para campanhas publicitárias de forma segura. Chamada ShiftForward Private DMP, a plataforma foi fundamental para o crescimento da startup portuense e captar o interesse da Velocidi.
Com a aquisição da ShiftForward por parte da Velocidi, Paulo Cunha, que até então era diretor-executivo da empresa portuguesa, vai assumir o cargo de diretor de produto da multinacional americana. Para Cunha, a compra da empresa “constitui um motivo de grande orgulho” e “vem mostrar que o trabalho de vários anos” passados a “construir software de alta qualidade ao serviço do marketing digital está a ser reconhecido”.
Ao fazer parte da Velocidi, disse Paulo Cunha ao Observador, abrem-se “novos horizontes” para a ShiftForward, que agora pode “alcançar uma nova escala de mercado de forma mais acelerada”.
Com esta aquisição, ganhamos uma estrutura de vendas internacional que já está estabelecida, o que faz com que estejamos doze meses adiantados em relação às nossas melhores expectativas a solo. Temos agora a possibilidade de crescer imediatamente a equipa local e de nos tornarmos muito mais relevantes num espaço de tempo muito mais curto. Para além disso, juntarmo-nos a uma equipa dividida entre três países em dois continentes traz-nos uma riqueza e aprendizagem multicultural que até ao momento se revelou muito enriquecedora.”, afirmou.
Juntas, explicou, trazem “para o mercado do marketing digital uma tecnologia inovadora que devolve o controlo dos dados dos clientes aos marketers, sempre indo ao encontro das exigências de privacidade dos consumidores.”
“Esta é a razão pela qual este processo é especialmente aliciante para a ShiftForward, já que um dos nossos maiores valores sempre passou por tentar inovar dentro de um panorama saturado como o do marketing digital e ser um defensor da transparência e da segurança dos dados pessoais. Nesta altura, esta questão é particularmente relevante, com a nova legislação europeia e a questão do Facebook, e é bom constatar que com a Velocidi podemos apresentar uma solução viável.”, disse o ex-CEO da empresa.
Por sua vez, o fundador e CEO da Velocidi, David Dunne, considerou que a compra da ShiftForward “traz tecnologia de ponta e grande talento mas também diferenciação no mercado, expansão e novas oportunidades de negócio”, dizendo ainda que ambas as partes acreditam que são “capazes de apresentar a plataforma de dados de clientes mais inovadora do mercado, numa altura em que os marketers estão especialmente interessados em perseguir soluções com um nível de privacidade que não comprometa os seus clientes e a sua reputação.”
A compra da ShiftForward por parte da empresa sediada em Nova Iorque surge num contexto em que a Velocidi procurava uma nova direção que desse “um novo fôlego” à empresa, explicou Dunne — e, não fosse um pequeno-almoço com investidores de capital de risco e especialistas, o negócio até podia não ter acontecido.
“O nosso encontro com a ShiftForward foi mais uma prova do quão pequeno é o mundo digital: num pequeno-almoço com alguns investidores de capital de risco e especialistas da área do marketing digital, conhecemos um consultor da ShiftForward que criou um ponto de contacto com o Paulo Cunha, CEO da ShiftForward.”, contou o CEO da Velocidi ao Observador. “Quando o conhecemos, percebemos que havia uma sinergia entre o que ele tinha criado e o que estávamos a tentar fazer.”