O realizador checo Milos Forman morreu na passada sexta-feira, 13 de abril, aos 86 anos. Segundo notícia da Reuters, terá sido a sua mulher, Martina, a dar a notícia à CTK, agência noticiosa da Republica Checa.

Galardoado com Óscares pelo seu trabalho em filmes como “Voando Sobre um Ninho de Cucos”, ou “Amadeus”, Forman terá ” partido de forma calma” e esteve sempre “rodeado pela sua família e amigos mais íntimos”, afirmo Martina.

Forman nasceu na cidade checa de Caslav a 18 de fevereiro de 1932. Mais tarde, com a invasão de Praga pelas tropas soviéticas, refugia-se em Paris e depois vai para os Estados Unidos onde realiza, em 1971, o seu primeiro filme em língua inglesa “Os Amores Duma Adolescente”, tornando-se um cidadão americano em 1970.

Em 1973, Milos Forman participou no documentário sobre os jogos Olímpicos de Munique: “Vencedores e Vencidos”. Em 1975 realiza “Voando sobre um Ninho de Cucos”, com o ator Jack Nicholson, com o qual ganharia o primeiro Óscar de Melhor realizador.

O musical “Hair (1979), “Amadeus” (segundo Óscar para Melhor Realizador), “Valmont” (1989), “Larry Flynt” (1996) e a biografia “O Homem na Lua” (1999) são outros dos filmes de Milos Forman.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR