Fotografia

Há um português entre os melhores fotógrafos do mundo escolhidos pela Sony

1.506

A Sony World Photography anunciou os melhores fotógrafos do mundo. O português Edgar Martins é um deles e leva dois prémios para casa. Há mais dois portugueses reconhecidos no concurso.

© Balazs Gardi, Hungary, 1st Place, Professional, Sport (Professional competition), 2018 Sony World Photography Awards

A Organização Mundial de Fotografia reconheceu esta sexta-feira o português Edgar Martins como o melhor fotógrafo de natureza morta do mundo e um dos dez melhores do planeta. Natural de Évora mas residente no Reino Unido, o artista ganhou o primeiro lugar com uma série de fotografias que batizou de “Silóquios e Solilóquios na Morte, Vida e Outros Interlúdios”. Mas Edgar Martins foi mais longe: fez a dobradinha e ainda conquistou o segundo lugar com outra série de fotografias. É o único fotógrafo a arrecadar dois prémios Sony nesta edição.

“Este prémio é um reconhecimento de uma maneira de trabalhar que está cada vez mais em desacordo com a prática fotográfica contemporânea. Mais importante ainda, é também um reconhecimento da importância do discurso e da reflexão sobre as tensões e as contradições inerentes na representação da morte violento. E a fotografia é profundamente paradoxal, mas tem um papel fundamental na sua perceção e inteligibilidade”, disse Edgar Martins sobre o facto de ter ganho dois prémios.

Quanto à série que conquistou o ouro, Edgar Martins explica que foram tiradas no Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses em Portugal: “Um número significativo de imagens produzidas lá mostram evidências forenses, como notas suicidas, cartas e outros objetos usados em suicídios e crimes. As imagens aqui incluídas representam a variedade de cartas suicidas escritas por pessoas que acabaram com a própria vida”, explica o fotógrafo. A outra série reconhecida fala sobre “a relação humana com a tecnologia e a indústria e o seu impacto na nossa consciência social e cultural”.

Além de Edgar Martins, há mais dois portugueses destacados pelo concurso de fotografia da Sony: um deles é Adriano Neves, um dos 50 melhores fotógrafos na categoria Arquitetura e que venceu o prémio de melhor fotografia a nível nacional em 2015 e 2016. O outro é António Coelho, que arrecadou o prémio nacional este ano.

Veja todas as fotografias vencedoras na fotogaleria.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mlferreira@observador.pt
Governo

2019 no mundo e em Portugal

Inês Domingos

Vinte anos depois do calendário, passada a crise, 2019 é o ano em que política, social e economicamente entramos realmente no novo século. Este Governo está aflitivamente impreparado para o enfrentar.

Política

O Povo é sempre o mesmo

Pedro Barros Ferreira

Trump e Bolsonaro não apareceram de gestação expontânea, antes pela sementeira criada pelos partidos e políticos que nada fazem, mas que dizem que tudo deve mudar para que, afinal, tudo fique na mesma

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)