A 24º edição do festival Super Bock Super Rock pode estar musicalmente mais direcionada para outros estilos musicais — o hip hop, a soul, o novo R&B e a música eletrónica predominam no cartaz, com concertos de Anderson .Paak, Travis Scott, The XX e Benjamin Clementine — mas há um novo argumento de peso a justificar o “Super Rock” do título: um concerto de homenagem a Zé Pedro, guitarrista dos Xutos & Pontapés e figura maior do rock nacional, que morreu em novembro passado.

O concerto de homenagem levará a palco vários convidados de renome da música nacional, alguns deles próximos do rock, como Manel Cruz (ex-Ornatos Violeta), Tomás Wallenstein (guitarrista e vocalista dos Capitão Fausto), Jorge Palma (que atuará com a sua banda Palma’s Gang, que nos anos 1990 juntou Palma a Zé Pedro, Kalú, Alex Cortez e Flak), Rui Reininho e Tó Trips (guitarrista dos Dead Combo, que surgirá com os Ladrões do Tempo, banda que fundou com Zé Pedro, Samuel Palitos, Paulo Franco e Dony Bettencourt). Nesta homenagem a Zé Pedro, atuarão ainda Carlão, Manuela Azevedo (Clã), Paulo Gonzo e João Pedro Pais.

[Os Ladrões de Tempo eram formados por Zé Pedro, Trips, Samuel Palitos, Paulo Branco e Dony Bettencourt. Os últimos quatro vão homenagear o guitarrista falecido no festival Super Bock Super Rock:]

Em palco, a acompanhar estes artistas, estará uma banda fixa formada por Sebastião Santos, Joel Cabeleira, João Nascimento, Marco Nunes, Vicente Santos, António Reis Colaço, Nuno Espírito Santo e Fred Ferreira (baterista e filho de Kalú, dos Xutos & Pontapés). Zé Pinheiro foi o escolhido para conceber a estratégia audiovisual do concerto de homenagem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[Em 2014, os Capitão Fausto homenagearam os Xutos & Pontapés no programa “Manhãs” da Rádio Comercial, tocando “Morte Lenta”, canção do disco ’78/82′. Em julho, o guitarrista e vocalista do grupo, Tomás Wallenstein, será um dos convidados do espetáculo de homenagem a Zé Pedro:]

O 24º Super Bock Super Rock decorre de 19 a 21 de julho no Parque das Nações, em Lisboa. Pelos quatro palcos do festival, passarão mais de 30 artistas e bandas. O palco Super Bock, o principal, tem confirmadas atuações de The XX e Justice (para o primeiro dia, 19), Travis Scott, Anderson .Paak & The Free Nationals e Slow J (para o segundo, 20) e Benjamin Clementine e Julian Casablancas & The Voidz (para o terceiro e último, 21).

O palco EDP será aquele que acolherá algumas das promessas internacionais mais emergentes do hip hop, soul e R&B contemporâneos, como Tom Misch, Sevdaliza, Princess Nokia e Jorja Smith — mas por ali passarão também artistas como Torres, Baxter Dury, o rapper Oddisse e a sua banda GOOD COMPNY, a banda rock The Vaccines e o experiente cantor soul Lee Fields, que atuará acompanhado pela sua banda The Expressions.

[O concerto de Anderson .Paak com a sua banda The Free Nationals é um dos mais aguardados do Super Bock Super Rock.]

O palco Somerby receberá concertos da britânica Mahalia e do produtor e DJ The Alchemist (entre outros), enquanto o palco LG será inteiramente dedicado à música portuguesa, com concertos de ERMO, Mirror People, Pop Dell’Arte, Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo, Luís Severo, Keep Razors Sharp, Vaiapraia e as Rainhas do Baile, Virtus e The Sunflowers.