O Mundial começa já na quinta-feira, 14 de junho, mas é preciso esperar até sexta para ver a Seleção Nacional entrar em ação e defrontar a Espanha. Na impossibilidade de voar até à Rússia, pode sempre compensar os milhares de quilómetros com um ecrã de polegadas generosas. De norte a sul do país, são várias as câmaras municipais, grupos associativos e benfeitores que montam versões microscópicas dos estádios colossais. À volta, há comes e bebes para forrar o estômago e hidratar as gargantas secas. Em caso de derrota, os segundos também afogam qualquer mágoa.

Norte

Viana do Castelo, Anfiteatro do Jardim da Marina

A Câmara Municipal de Viana do Castelo providencia não só um ecrã com seis metros por quatro, mas também uma bancada com capacidade para 500 pessoas. No pequeno estádio improvisado vão ser transmitidos todos os jogos do Mundial e haverá comes e bebes para acompanhar a festa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Vila Real, Praça Carvalho Araújo

Parte da principal avenida da cidade foi convertida numa praça e é aí que os adeptos se vão juntar para assistir aos jogos do Mundial.

Bragança, Praça Camões

Em Bragança, tudo acontece na Praça Camões. Além do ecrã que transmite os jogos, para a estreia de Portugal no Mundial está marcado um DJ set de Fernando Alvim, que levará a festa noite dentro, no dia 15 de junho.

Braga, Praça do Pópulo

No âmbito de Braga Cidade Europeia do Desporto 2018, é instalado um ecrã gigante na sua praça mais central. O recinto ficará completo com a instalação de quatro bares.

Fafe, Parque da Cidade de Fafe

No Parque da Cidade, Fafe junta-se para ver os jogos da seleção num ecrã gigante. Além dos encontros, haverá também animação. O programa de festas arranca no dia 15 de junho com um espetáculo de Herman José e, claro, com o Portugal x Espanha.

Porto, Largo Amor de Perdição

Para este Mundial, os portuenses trocam os Aliados pela Cordoaria. Até dia 15 de julho, o ecrã gigante vai transmitir os jogos do campeonato de futebol, mesmo em frente ao Centro Português de Fotografia. Além de um palco preparado para receber animação nos dias em que Portugal joga, a autarquia anunciou ainda a criação de uma zona de restauração para o evento.

Em 2016, o Porto acompanhou o Euro a partir da Avenida dos Aliados. Neste Mundial, a “fan zone” muda-se para perto da Cordoaria © Pedro Figueiredo/Porto Lazer

Vila Nova de Gaia, Mercado Beira-Rio

Em Gaia, o ecrã gigante vai estar no Mercado Beira-Rio, onde os restaurantes prometem elaborar menus especiais para acompanhar as emoções fortes de cada jogo, sobretudo dos da seleção portuguesa.

Viseu, Rossio

O ecrã gigante no Rossio, em Viseu, é uma tradição já de há anos. Excepcionalmente, o primeiro jogo de Portugal, no dia 15 de julho, será transmitido no Parque Aquilino Ribeiro. No município de Moimenta da Beira, haverá um ecrã na Praceta Comandante José Requeijo. Em Tondela, os jogos serão transmitidos no Parque Urbano. O Cineteatro Municipal de Sátão também está na lista.

Centro

Espinho, Praia da Baía

Em Espinho, vai ser possível assistir aos jogos à beira-mar. A câmara instalou um ecrã generoso que transmitirá os encontros até ao dia da grande final.

Aveiro, Fórum Aveiro

Na zona central do Forum Aveiro já se viveram fortes emoções futebolísticas. Pois bem, o ecrã gigante está de volta ao centro comercial a céu aberto, não só para transmitir os jogos de Portugal, mas todos os momentos deste Mundial.

Há dois anos, foi assim no Forum Aveiro © Divulgação

Coimbra, Praça do Comércio

Em Coimbra, o ecrã estará na Praça do Comércio.

Condeixa, Praça da República

Da Rússia para Condeixa, os jogos do Mundial são transmitidos num ecrã instalado no centro da vila.

Castelo Branco, Praça de Devesa

Também conhecida como “Docas”, a zona da Praça da Devesa, em Castelo Branco, volta a ser o ponto de encontro para quem quer ver os jogos de Portugal no Mundial da Rússia a céu aberto.

Leiria, Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa

O maior recinto desportivo da cidade volta a abrir portas para transmitir os jogos do Mundial.

Ourém, Parque da Cidade

Ourém transmite os jogos da Seleção Nacional no Parque da Cidade.

Torres Novas, Praça 5 de Outubro

Torres Novas faz o mesmo, mas na Praça 5 de Outubro.

Santarém, Jardim da Liberdade

A moda dos mini estádios também chega a Santarém. No Jardim da Liberdade, a estrutura tem 270 lugares sentados, 400 m2 de relvado e um ecrã gigante que será ligado para o primeiro jogo da Seleção Nacional, já no dia 15 de junho.

Lisboa, Terreiro do Paço

Na capital, já está tudo a postos para o Mundial. Há um ecrã gigante, relva e várias food trucks que vão matar a fome e a sede aos mais debilitados. O recinto ganhou o nome de Arena Portugal e vai estar no centro da agenda lisboeta durante o próximo mês.

Sul

Almada, Parque Urbano Comandante Júlio Ferraz

Em Almada, o grande ecrã volta ao Parque Urbano Comandante Júlio Ferraz. Serão transmitidos os jogos de Portugal na fase de grupos, quartos de final, meias finais, final, o jogo de terceiro e quarto lugares e as partidas dos oitavos de final que a seleção das quinas disputar.

Centenas de adeptos da Seleção Nacional assistiram aos jogos do Euro 2016 no Parque Urbano Comandante Júlio Ferraz, em Almada © Divulgação

Seixal, Praça dos Mártires da Liberdade

Nem só de futebol vai viver a fan zone do Seixal. Além dos jogos da seleção portuguesa, o recinto com ecrã instalado no jardim vai receber sessões de cinema ao ar livre e tardes dançantes ao som de DJs convidados.

Barreiro, Largo do Mercado 1º de Maio

No centro do Barreiro também há Mundial. A câmara municipal instala um ecrã gigante junto ao Mercado 1.º de Maio, que transmitirá todos os jogos, até à final de 15 de julho.

Setúbal, Largo José Afonso

De 1 a 15 de julho, o Fest’Asso, organizado pela União de Freguesias de Setúbal, vai transmitir os jogos de Portugal que aconteçam durante essa quinzena.

Évora, Arena d’Évora e Feira de São João

Até dia 22 de junho, todos os jogos da seleção serão transmitidos na Arena d’Évora. A partir daí, o ecrã gigante desloca-se para o recinto da Feira de São João, que acontece até dia 1 de julho. Após essa data e caso Portugal continue na competição, a nova localização do ecrã ficará dependente dos horários dos jogos.

Beja, Praça Diogo Fernandes

Desta vez, o ecrã vai estar na Praça Diogo Fernandes, também conhecida como Jardim do Bacalhau. Nos dias 22, 23 e 24 de junho, por ocasião do Festival B, os jogos serão transmitidos na Praça da República.

Portimão, Alameda da Praça da República

Relva, comida e sombras — não é um piquenique, se bem que, se quiser levar o farnel de casa, ninguém o vai impedir. Em Portimão, há um ecrã com 12 metros de largura que vai transmitir os jogos da Seleção Nacional.

Faro, Jardim Manuel Bivar

Em Faro, o ecrã é instalado num jardim. O entusiasmo dos adeptos da seleção será acompanhado por bancas de comida de rua.

Ilhas

Funchal, Largo da Restauração e Santo António

No Funchal, tem duas opções: juntar-se à multidão que acorre ao Largo da Restauração, onde haverá comer e bebes e, claro, um ecrã gigante, ou rumar à freguesia de Santo António, o lugar que viu crescer Cristiano Ronaldo. A bancada está montada e o programa de festas vai além do futebol.