Banco de Portugal

Banco de Portugal

Atividade económica continua estável, diz Banco

Banco diz que é o quarto mês consecutivo em que o indicador para a atividade económica permanece estável. Já o indicador para o consumo privado aumentou para 2,1% em julho, face aos 2,0% de junho.
Banco de Portugal

Endividamento da economia subiu até junho

Esta evolução resultou do aumento de 7,19 mil milhões de euros no endividamento do setor público. Já o endividamento do setor não financeiro, no primeiro semestre, ficou em 730 mil milhões de euros.
Défice

Défice das contas externas sobe para 2.600 milhões

O défice acumulado conjunto das balanças corrente e de capital fixou-se em 2.600 milhões de euros até junho. Exportações aumentaram e o excedente da balança de serviços não se alterou.
Estado

Verbas "abandonadas a favor do Estado" escondidas 

176
Os montantes de uma conta não movimentada durante 15 anos são considerados "abandonados a favor do Estado". No âmbito público, nada se sabe sobre os valores que revertem para o tesouro do Estado.
Banca

Onze devedores geraram perdas em mais de um banco /premium

245
Só conhecemos os grandes devedores por alguns valores e pelo número. Mas há conclusões a tirar: 11 devedores geraram perdas em mais de um banco e alguns até conseguiram mais crédito após as perdas.
Banca

BdP corrigiu informação sobre devedores

Banco de Portugal enviou informação corrigida ao Parlamento sobre os grandes devedores dos bancos ajudados. PSD quer debate aprofundado e mandar dados sob sigilo para o Ministério Público.
Banco de Portugal

Circularam 7.427 notas falsas no 1º semestre

Foram retiradas 7.427 notas contrafeitas de circulação no 1º semestre do ano. O Banco de Portugal confirma que são mais 10% do que no ano anterior. As notas de 50 e de 20 são as mais falsificadas.
Banco de Portugal

Banco de Portugal aplicou coimas de 932,5 mil 

Dos 46 processos decididos, 25 referem-se a infrações de natureza comportamental, 15 a infrações de natureza prudencial (preventiva) e quatro a infrações relacionadas com atividade financeira ilícita.
Banca

Devedores. Deputados não sabem o que fazer 

306
Deputados têm milhares de informações de grandes devedores da banca que falharam, incluindo a identidade. Mas dever de sigilo bancário e fim da legislatura impedem que façam alguma coisa com ela.
Banca

900 milhões para grandes devedores sem garantias

3.017
Relatório de grandes devedores não tem nomes nem contabiliza imparidades. Mas mostra que em vários bancos havia milhões e milhões dados em créditos sem qualquer garantia. E só a grandes clientes.
Banco de Portugal

BPI identifica um dos grandes devedores: a Grécia

A Grécia foi um dos grandes devedores que contribuiu para as ajudas públicas ao BPI e ao BCP. As perdas com a reestruturação da dívida grega em 2012 atingiram 766 milhões de euros.
Banco de Portugal

Banco de Portugal divulga grandes devedores

O Banco de Portugal divulgou esta terça-feira a lista agregada dos grandes devedores dos bancos que recorreram a ajuda pública, informação em que não consta o nome dos clientes incumpridores.
Banca

Relatório sobre grandes devedores até 17 de julho

O relatório a divulgar pelo Banco de Portugal terá informação agregada e anónima sobre os grandes créditos que obrigaram o Estado a fazer injecções públicas em seis bancos.
Banco de Portugal

Setor do mar movimenta 4,1 mil milhões 

O setor do mar aumentou o volume de negócios em 5% em 2017 para 4,1 mil milhões de euros. O crescimento foi "inferior ao registado em 2016 (6%)".
Banco de Portugal

Crédito para casa continua em alta: 927 milhões

176
Só no mês de maio foram concedidos 927 milhões de euros, segundo dados do Banco de Portugal. É o valor mais elevado desde junho do ano passado, antes do "travão" imposto pelo Banco de Portugal.
DECO

MB Way. Deco exige posição a Banco de Portugal

A associação diz que as mesmas comissões cobradas pelos bancos aos comerciantes nos pagamentos com cartões deviam ser aplicadas na aplicação MB Way. Deco exige "inequívoca posição".
Caixa Geral de Depósitos

CGD recua na política de retenção dos juros

155
Objetivo da Caixa era cortar no pagamento de juros inferiores a um euro. Banco de Portugal afirmou que era contra a política. Caixa cedeu e descarta decisão.
Banco de Portugal

BdP contra retenção de juros em depósitos na CGD

O Banco de Portugal já disse à Caixa Geral de Depósitos que discorda da decisão do banco de deixar de pagar juros de depósitos quando estes são inferiores a um euro.
Dívida Pública

Dívida pública continua a subir

396
A dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, atingiu os 252.515 milhões de euros em maio, mais 180 milhões de euros face a abril, divulgou o Banco de Portugal.
Banco de Portugal

Endividamento da economia nos 727 mil milhões

2.259
Endividamento da economia portuguesa sobe sem parar desde dezembro e representa 355,9% do PIB do país (valor até março deste ano).
Caixa Geral de Depósitos

"Não devo nada a Sócrates, não falamos há 6 anos" - como aconteceu

1.440
Teixeira dos Santos diz que não deve nada a Sócrates. "Praticamente estivemos de relações cortadas", desde pedido de resgate de Portugal em 2011. Ex-ministro das Finanças assume: "Todos falhámos".
Caixa Geral de Depósitos

Comissão de ética valida escusa do governador

Comissão de ética do Banco de Portugal diz que pedido de escusa de Carlos Costa de decisões sobre auditoria à CGD está conforme princípios sobre conflitos de interesses. Governador não pediu parecer.
Caixa Geral de Depósitos

Berardo "incrédulo" com má memória de Constâncio

2.189
Berardo diz que se reuniu a sós com Constâncio, em julho de 2007. O ex-governador diz que "é tudo mentira". Continua a guerra de palavras entre os dois.
Justiça

Berardo pode chamar Constâncio como testemunha

333
O ex-governador do BdP disse que a CGD "deveria ter tomado decisões antes de as acções terem começado a descer". Berardo pensa o mesmo e pode chamar Constâncio para testemunhar contra os bancos.
Banca

MB Way. O "camarãozinho" que deixa de ser à borla /premium

754
BCP passa a cobrar 1,25 euros por transferências. Crédito Agrícola também cobra. Não são os primeiros, nem serão os últimos. Bancos usam MB Way como trunfo para levar clientes para contas-pacote.
Vítor Constâncio

Constâncio diz que vai processar o jornal Público

7.190
"O que se passou esta semana foi demasiado grave, e a minha complacência acabou. Processarei o jornal que iniciou e insistiu nas calúnias", diz Constâncio em artigo publicado no Expresso.
Vítor Constâncio

Constâncio: "Confusões, fabricações e calúnias"

963
Num direito de resposta ao jornal Público, o ex-governador do Banco de Portugal desconstrói "três calúnias": a calúnia da aprovação do crédito, a da mentira no Parlamento, e a da interferência no BCP.
Vítor Constâncio

CGD. Constâncio volta ao parlamento a 18 de junho

A data foi proposta pelos deputados que compõem a comissão de inquérito. Vítor Constâncio voltará, assim, a ser ouvido sobre o seu financiamento a Joe Berardo.
Vítor Constâncio

"Não participei na reunião." 

481
Numa nota enviada à agência Lusa, Vitor Constâncio garantiu não ter participado na reunião que autorizou a participação qualificada de Joe Berardo no BCP.
Caixa Geral de Depósitos

Constâncio reage no Twitter. "Não tenho memória"

2.962
Questionado no Twitter, antigo governador de Portugal, responde em inglês com palavras cuidadosas: "Não fui questionado sobre isto" e "normalmente o supervisor não tem interferência" nestes assuntos.
Banco de Portugal

Partidos chamam Constâncio para "reavivar memória"

646
Banco de Portugal foi "conivente" com "anos de irresponsabilidade na banca", diz BE. PCP quer atas de todas as reuniões. PSD quer Constâncio a "reavivar memória" e CDS pondera enviar declarações ao MP
Banco de Portugal

Constâncio deu aval a 350 milhões para Berardo

21.395
Vítor Constâncio tinha dito ser "impossível" que o Banco de Portugal soubesse que a CGD ia financiar Berardo antes do crédito ser dado. Operação foi aprovada em Conselho de Administração.
Mercado Imobiliário

BdP vê risco de "interrupção brusca do dinamismo"

455
Além dos riscos de tensão geopolítica a nível global, "eventuais alterações" na legislação portuguesa também podem levar a um "ajustamento em baixa dos preços", avisa o Banco de Portugal.
Banco de Portugal

Dívida pública sobe 2 mil milhões

323
A dívida pública aumentou 2mil milhões de euros entre março e abril e para este que é o quarto aumento desde o início do ano, "contribuíram essencialmente as emissões de títulos de dívida".
Banco de Portugal

AR só divulgará devedores após parecer jurídico

372
Deputados num aperto. Têm a informação total sobre os grandes devedores, mas não sabem o que podem divulgar. Vão pedir parecer jurídico para evitar violar sigilo bancário.
Banco de Portugal

BdP. Dívida em moeda chinesa foi "um sucesso"

"Estamos todos de parabéns, está o tesouro português de parabéns por ter lançado a operação, estão o renmimbi e o mercado de parabéns pela aceitação", sublinhou Carlos Costa, governador do BdP.
BCE

BCE queixou-se de não ser ouvido pelo parlamento

Numa carta enviada a Ferro Rodrigues por Yves Mersch, um membro da comissão executiva do BCE, em fevereiro, o banco central disse ter dúvidas sobre a conformidade da lei com as regras europeias.
Parlamento

Devedores. Deputados terão relatório completo

Coordenadores dos grupos parlamentares recebem relatório do Banco de Portugal na quinta-feira e no dia seguinte os restantes deputados da Comissão de Finanças poderão vir a ter acesso.
Banco de Portugal

Grandes devedores. BdP diz que não tem de divulgar

150
O supervisor entende não estar a violar a lei dos grandes devedores. Mas se houver "outra base legal", cenário pode mudar. Estão em causa 3 mil posições de crédito protegidas com password.
Crédito

Banca a cumprir recomendações para novo crédito

O sistema financeiro tem vindo a implementar de forma progressiva as medidas propostas para evitar riscos excessivos na concessão de novos empréstimos.
Banco de Portugal

AR. Banco de Portugal não está a cumprir a lei 

335
Deputados já tinham mostrado descontentamento quanto à decisão do Banco de Portugal de não divulgar os nomes dos grandes devedores. Ferro Rodrigues disse ao BdP que não está a cumprir a lei.
Banca

Grandes devedores. Os ingredientes da polémica /premium

667
Depois de o Banco de Portugal ter divulgado tudo menos o que os partidos queriam, a lista dos grandes devedores continua guardada no Parlamento. O que está em causa nesta polémica?
Montepio

Multas do BdP "não resistem na justiça"

Tomás Correia diz que tempo do arbítrio — do Banco de Portugal — acabou e agora é o tempo da justiça, comentando as infrações que lhe foram atribuídas. Montepio não pediu nada aos contribuintes, diz.
Banca

Banca. Estado reavê 5,3 mil milhões em empréstimos

Segundo o Banco de Portugal, apenas o BCP e o BPI devolveram a totalidade da auxílios disponibilizados pelo Estado. Banif, BPP e BPN ainda não devolveram as ajudas concedidas entre 2007 e 2018.
Banca

Relatório dos devedores divulgado sem nomes

1.115
Informação sensível foi expurgada do relatório. Relatório indica que os bancos receberam 23,8 mil milhões de euros entre 2007 e 2018.
Banco de Portugal

Parlamento já tem lista de devedores da banca

214
Banco de Portugal já entregou ao Parlamento a lista dos grandes devedores dos bancos que foram ajudados. Relatório será divulgado, mas há informação que fica protegida pelo sigilo bancário.
Banco de Portugal

BdP tem até quinta para enviar lista de devedores

Em causa estão os grandes devedores dos bancos Caixa Geral de Depósitos, BES/Novo Banco, Banif, BPN, BCP e BPI. O Banco entregará pelo menos dois documentos com base em questões colocadas aos bancos.
Banco de Portugal

Atividade económica sobe. Consumo privado estável

O indicador coincidente para a atividade económica manteve em abril a trajetória ascendente dos meses anteriores, enquanto o indicador para o consumo privado estabilizou, divulgou o Banco de Portugal.
Crédito à Habitação

Crédito à habitação atinge 870 milhões de euros

Até março, os bancos emprestaram às famílias 2,351 mil milhões de euros de novos créditos à habitação. 192 milhões de euros foram emprestados para outros fins. Valores superam registo de 2018.
Economia

Produtividade. Não é o trabalho, é saber trabalhar

120
Fernando Pessoa dizia que “não é o trabalho, mas o saber trabalhar, que é o segredo do êxito no trabalho”. Como é que se resolve a baixa produtividade relativa na economia portuguesa?
Banco de Portugal

BdP dá dividendos recorde de 645 milhões ao Estado

105
Estado recebe no total mil milhões de euros, quando somados 359 milhões em impostos referentes a 2018. Dividendos acumulados ao longo da última década atingem quase 3 mil milhões de euros.
Banco Espírito Santo

Relação culpa Salgado pela falência do BES

825
Ex-líder do BES tinha recorrido de uma decisão do Tribunal de Santarém que o obrigava a pagar multa de 3,7 milhões de euros. Desembargadores mantiveram pena e criticaram Salgado de forma dura.
Caixa Geral de Depósitos

Comissão de ética analisou escusa do governador

Comissão de ética do Banco de Portugal analisou o pedido de escusa do governador em relação à Caixa. Iniciativa terá partido da própria da comissão. Não se conhecem as conclusões.
Caixa Geral de Depósitos

Inspeção detetou perdas por registar em 2011  

136
Serviços do Banco de Portugal pediram inspeção a empréstimos para compra de ações dados pela Caixa. Inspeção só avançou dois anos depois, em 2011, e detetou perdas por registar e provisões por fazer.
Novo Banco

Resolução às prestações? Eram as regras em vigor

Carlos Costa explicou que resolução "às prestações" do BES, descrita pelo colega Máximo dos Santos, resultou das regras europeias em 2014 que mudaram. Daí que Novo Banco precise de mais capital.
Banif

Banif. BdP sabia de decisões sobre créditos

Ex-presidente do Conselho Fiscal do Banif afirmou que as decisões sobre renovações ou concessões de crédito visaram cumprir determinações do supervisor bancário.
DECO

Deco acusa bancos de falta de divulgação de dados

A Deco Proteste considera insuficiente o trabalho que os bancos portugueses têm feito para divulgar contas de serviço mínimos bancários. Falta de publicidade e informação estão na origem das críticas.
Banco de Portugal

Banco de Portugal. Mais de 10 milhões em multas

O Banco de Portugal aplicou multas superiores a 10 milhões de euros nos primeiros três meses deste ano, relativas a processos de contraordenação, divulgou o regulador e supervisor bancário.
Banco de Portugal

Endividamento da economia sobe 1,7 mil milhões

O endividamento do setor não financeiro aumentou 1,7 mil milhões de euros em fevereiro, face a janeiro, para 723 mil milhões de euros, divulgou o Banco de Portugal.
Banco de Portugal

Défice das contas externas agrava-se

378
O BdP registou um défice nas contas externas de 1.181 milhões de euros, mais do dobro do saldo negativo de 498 milhões de euros registado em igual período de 2018.
Banco de Portugal

Atividade económica sobe e o consumo privado desce

O BdP divulgou que em março o indicador coincidente mensal para a atividade económica voltou a aumentar e que o indicador coincidente mensal para o consumo privado manteve o perfil de diminuição.
Banco de Portugal

BES e três ex-administradores condenados

O BES e Ricardo Salgado, Amílcar Morais Pires e Rui Silveira foram condenados por prática de "infrações especialmente graves" no extinto BES Angola. Os ex-administradores impugnaram a decisão.
Banco de Portugal

BES. BdP multa KPMG em três milhões de euros

116
Está terminado o processo de contra-ordenação contra a auditora KPMG. "Infrações especialmente graves" levam a coima total de três milhões. Dois responsáveis da auditora também foram penalizados.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)