Banco de Portugal

Banco de Portugal

BdP tem até quinta para enviar lista de devedores

Em causa estão os grandes devedores dos bancos Caixa Geral de Depósitos, BES/Novo Banco, Banif, BPN, BCP e BPI. O Banco entregará pelo menos dois documentos com base em questões colocadas aos bancos.
Banco de Portugal

Atividade económica sobe. Consumo privado estável

O indicador coincidente para a atividade económica manteve em abril a trajetória ascendente dos meses anteriores, enquanto o indicador para o consumo privado estabilizou, divulgou o Banco de Portugal.
Crédito à Habitação

Crédito à habitação atinge 870 milhões de euros

Até março, os bancos emprestaram às famílias 2,351 mil milhões de euros de novos créditos à habitação. 192 milhões de euros foram emprestados para outros fins. Valores superam registo de 2018.
Economia

Produtividade. Não é o trabalho, é saber trabalhar

120
Fernando Pessoa dizia que “não é o trabalho, mas o saber trabalhar, que é o segredo do êxito no trabalho”. Como é que se resolve a baixa produtividade relativa na economia portuguesa?
Banco de Portugal

BdP dá dividendos recorde de 645 milhões ao Estado

105
Estado recebe no total mil milhões de euros, quando somados 359 milhões em impostos referentes a 2018. Dividendos acumulados ao longo da última década atingem quase 3 mil milhões de euros.
Banco Espírito Santo

Relação culpa Salgado pela falência do BES

825
Ex-líder do BES tinha recorrido de uma decisão do Tribunal de Santarém que o obrigava a pagar multa de 3,7 milhões de euros. Desembargadores mantiveram pena e criticaram Salgado de forma dura.
Caixa Geral de Depósitos

Comissão de ética analisou escusa do governador

Comissão de ética do Banco de Portugal analisou o pedido de escusa do governador em relação à Caixa. Iniciativa terá partido da própria da comissão. Não se conhecem as conclusões.
Caixa Geral de Depósitos

Inspeção detetou perdas por registar em 2011  

136
Serviços do Banco de Portugal pediram inspeção a empréstimos para compra de ações dados pela Caixa. Inspeção só avançou dois anos depois, em 2011, e detetou perdas por registar e provisões por fazer.
Novo Banco

Resolução às prestações? Eram as regras em vigor

Carlos Costa explicou que resolução "às prestações" do BES, descrita pelo colega Máximo dos Santos, resultou das regras europeias em 2014 que mudaram. Daí que Novo Banco precise de mais capital.
Banif

Banif. BdP sabia de decisões sobre créditos

Ex-presidente do Conselho Fiscal do Banif afirmou que as decisões sobre renovações ou concessões de crédito visaram cumprir determinações do supervisor bancário.
DECO

Deco acusa bancos de falta de divulgação de dados

A Deco Proteste considera insuficiente o trabalho que os bancos portugueses têm feito para divulgar contas de serviço mínimos bancários. Falta de publicidade e informação estão na origem das críticas.
Banco de Portugal

Banco de Portugal. Mais de 10 milhões em multas

O Banco de Portugal aplicou multas superiores a 10 milhões de euros nos primeiros três meses deste ano, relativas a processos de contraordenação, divulgou o regulador e supervisor bancário.
Banco de Portugal

Endividamento da economia sobe 1,7 mil milhões

O endividamento do setor não financeiro aumentou 1,7 mil milhões de euros em fevereiro, face a janeiro, para 723 mil milhões de euros, divulgou o Banco de Portugal.
Banco de Portugal

Défice das contas externas agrava-se

378
O BdP registou um défice nas contas externas de 1.181 milhões de euros, mais do dobro do saldo negativo de 498 milhões de euros registado em igual período de 2018.
Banco de Portugal

Atividade económica sobe e o consumo privado desce

O BdP divulgou que em março o indicador coincidente mensal para a atividade económica voltou a aumentar e que o indicador coincidente mensal para o consumo privado manteve o perfil de diminuição.
Banco de Portugal

BES e três ex-administradores condenados

O BES e Ricardo Salgado, Amílcar Morais Pires e Rui Silveira foram condenados por prática de "infrações especialmente graves" no extinto BES Angola. Os ex-administradores impugnaram a decisão.
Banco de Portugal

BES. BdP multa KPMG em três milhões de euros

116
Está terminado o processo de contra-ordenação contra a auditora KPMG. "Infrações especialmente graves" levam a coima total de três milhões. Dois responsáveis da auditora também foram penalizados.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Auditoria faz sair administrador do EuroBic

José Araújo e Silva, cuja idoneidade estava a ser avaliada, como o Observador tinha noticiado, apresentou a demissão de administrador do EuroBic há cerca de um mês, avança o Eco.
Habitação e Urbanismo

Com nova lei, entregar a casa ao banco será regra

181
Banco de Portugal manifesta, num parecer enviado ao parlamento, "sérias preocupações" em relação ao desenho dos projetos na Lei de Bases da Habitação apresentados por PS, PCP e BE.
Banco de Portugal

Crédito malparado nos bancos desce

Segundo os dados do BdP, o rácio do crédito malparado desceu para 9,4% no final do ano passado. A instituição destaca ainda a redução de quase 50% face ao máximo histórico atingido em 2016.
Banco de Portugal

Dívida pública sobe 1,2 mil milhões de euros

602
A dívida pública aumentou 1,2 mil milhões de euros entre janeiro e fevereiro para 249,3 mil milhões. Para este aumento contribuiu essencialmente o acréscimo dos títulos de dívida", sublinhou o BdP.
Banco de Portugal

Banco de Portugal piora projeções de crescimento 

O Banco de Portugal estima que a economia portuguesa cresça 1,7% este ano, menos 0,1 pontos percentuais do que o esperado em dezembro. Ainda assim, mantém as previsões para 2020/2021.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Um problema de água ou excesso de líquidos?

Farpas a Mário Centeno. Água e excessos de líquidos. Escusas mal explicadas e respostas crípticas a críticas certeiras. A audição ao governador do Banco de Portugal deu para tudo.
Banca

CGD. BdP conhecia problemas no crédito desde 2011 - como aconteceu

179
Governador diz que previsões macro na recapitalização da Caixa falharam, o que complicou a vida do banco. Era Centeno que estava na direção desse departamento do BdP, na altura. Siga aqui em direto.
Banco de Portugal

Costa e Constâncio. Quem fez mais pela banca? /premium

440
Carlos Costa e Vítor Constâncio marcaram 20 anos de supervisão bancária. E falharam em vários momentos cruciais. Os dois são as "estrelas" da primeira semana de audições sobre a gestão da Caixa.
Carlos Costa

PS quer audição do governador sobre o BES

O grupo parlamentar do PS requereu a audição de Carlos Costa, no parlamento, para esclarecimentos sobre o processo de resolução do BES e sobre a gestão do banco até à venda.
Banco de Portugal

Atividade económica aumenta e consumo diminui

A atividade económica aumentou em fevereiro pelo terceiro mês consecutivo para 2,1% e o indicador para o consumo privado caiu 1,7%, revelou esta sexta-feira o Banco de Portugal.
Banco de Portugal

Endividamento económico sobe para 720 mil milhões

Dos 720 mil milhões registados em janeiro, 320,8 mil milhões de euros respeitavam ao setor público e 399,2 mil milhões de euros ao setor privado, referiu esta quinta-feira o Banco de Portugal.
Resolução do BES

Faltava informação para garantia de Angola ao BES

O Tribunal Administrativo de Lisboa diz ficou provado que "o BES não forneceu ao Banco de Portugal as informações necessárias à elegibilidade da mesma para efeitos prudenciais".
Banco de Portugal

Após sair do BdP, "nojo" pode pagar 2/3 do salário

117
Os membros do conselho de administração do Banco de Portugal vão poder receber até dois terços do seu ordenado durante o período de 'nojo' após cessação de funções.
Banco de Portugal

Finanças vão criar órgão para avaliar governadores

777
No novo modelo para os supervisores, revelado pelo Negócios, a nomeação de administradores para o Banco de Portugal passa a ser sujeita a avaliação por uma comissão ligada ao Ministério das Finanças.
BES

Tribunal. Resolução do BES foi a melhor solução

Acionistas e credores do BES queriam nulidade da separação do BES em "banco bom" e "banco mau". Tribunal Administrativo diz que BdP não poderia ter feito outra coisa.
Banco de Portugal

O banco central em risco de ser governamentalizado /premium

214
Certas mudanças que o Governo propõe na supervisão parecem muito marcadas pela irritação que o actual governador do Banco de Portugal provoca em grupos com poder. Se foram aprovadas será um erro grave
Novo Banco

Novo Banco tem de registar perdas mais rapidamente

Aceleração das vendas de ativos pelo Novo Banco, que levaram às perdas registadas no ano passado, explica-se, em parte, pela exigência do regulador de que o banco "limpe" mais de metade do malparado
Banco de Portugal

Salgado. "Penso todos os dias nos lesados"

4.726
Ricardo Salgado diz, em entrevista à TSF, que consegue dormir, mas não "totalmente descansado". E critica o Banco de Portugal, mais uma vez, por ter avançado com a resolução do BES.
Caixa Geral de Depósitos

BE quer relatório secreto sobre o BES

Já se tentou o mesmo na comissão de inquérito do BES e, também, do Banif, mas o chamado "relatório Costa Pinto" nunca saiu do secretismo. Mas a nova lei da transparência pode desbloquear a divulgação.
Parlamento

PS e PSD chumbam exoneração de Carlos Costa

186
O parlamento chumbou esta quarta-feira, com os votos do PS e do PSD, a exoneração de Carlos Costa do cargo de governador do BdP. Além do BE, a recomendação teve os votos a favor do PCP, PEV e PAN.
Crédito

Banco de Portugal alerta contra "crédito fácil"

316
Esquemas ilegais de crédito propagam-se pelas redes sociais, sobretudo, e aplicam taxas entre 50% e 80% -- em casos extremos, juros superam os 300%. Banco de Portugal faz alerta público.
Economia

Atividade económica aumenta e consumo diminui

O indicador coincidente mensal para a atividade económica aumentou de 1,7% em dezembro para 1,8% em janeiro, já o indicador para o consumo privado caiu para 1,8%, face aos 1,9% do mês anterior.
BCE

"Não estamos a caminhar para uma recessão"

François Villeroy de Galhau, governador do Banco de França, está em Lisboa e, numa conferência ao lado de Carlos Costa, elogia as reformas "ambiciosas" que foram feitas na economia portuguesa.
Montepio

Tomás Correia impugna multa do Banco de Portugal

261
Banco de Portugal condenou Tomás Correia por irregularidades graves na gestão da caixa económica. Ex-presidente do Montepio vai recorrer da decisão que o multou em 1,25M€ por sete ilícitos.
Banco de Portugal

Banco de Portugal alerta sobre o crédito fácil

O Banco de Portugal avisa que com este tipo de crédito as pessoas arriscam-se a perder as quantias entregues a estas entidades "de forma muitas vezes irrecuperável".
Estado

Financiamento do Estado baixa para 3,3 mil milhões

No ano passado, as administrações públicas financiaram-se junto dos bancos e de outros residentes em 6,9 mil milhões e 1,2 mil milhões de euros, respetivamente.
Banco de Portugal

Costa comprou monte de Vara sem saber do TGV

8.344
Carlos Costa já tinha comprado o monte alentejano a Armando Vara quando percebeu que o troço do TGV ia passar a 200 metros, o que causaria enorme ruído, noticia a revista "Sábado".
Banco de Portugal

Peso da dívida externa no PIB cai para 89,5%

A dívida externa líquida passou de 91,7% no final de 2017 para 89,5% no final de 2018, "uma vez que o aumento do PIB mais que compensou o aumento nominal da dívida", referiu o Banco de Portugal.
Banco de Portugal

As questões que Carlos Costa não esclareceu /premium

168
Na entrevista à SIC, esta terça-feira, Carlos Costa garantiu que não participou nas operações de crédito mais ruinosas. Mas, além de fazer algumas revelações, deixou várias questões por responder.
Carlos Costa

Costa só ia à reunião de crédito para fazer número

3.191
Governador do Banco de Portugal garante que não participou em nenhuma das 25 grandes operações ruinosas do banco público. E diz que foi a CGD que lhe tratou da compra do monte a Armando Vara.
Bolsa de Lisboa

Governador pede “contas transparentes e auditadas"

380
Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, afirmou num evento da Euronext Lisbon que um dos fatores essenciais para a confiança nas empresas é haver contas "transparentes e auditadas".
Banco de Portugal

Consumo. Bancos emprestaram 20 milhões por dia

Créditos ao consumo ascenderam em 2018 a 7.354 milhões de euros, mais 10% do que em 2017. Bancos emprestaram 20 milhões por dia, apesar das novas regras mais restritivas.
Caixa Geral de Depósitos

Carlos Costa rejeita conflito de interesses

486
Terceiro comunicado do Governador do Banco de Portugal numa semana. Jornal Económico tinha noticiado que Carlos Costa passou férias no Vale do Lobo depois de aprovar crédito ruinoso.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. À terceira é de vez, assim "Deus queira"

PSD e CDS querem apurar responsabilidade do BdP, mas não vão permitir tiro-ao-governador no inquérito à CGD. Bloco quer cabeça de Carlos Costa e PS culpa Passos por auditoria não ter sido mais cedo.
Banco de Portugal

BdP. Marido da vice no La Seda quando CGD investiu

4.265
Elisa Ferreira não pediu escusa na auditoria à gestão da Caixa. Mas o marido estava na La Seda quando o banco investiu. Vice-governadora do Banco de Portugal diz que não há incompatibilidade.
Banco de Portugal

Rio diz que governador deve sair se cometeu erros

102
Presidente do PSD diz que Carlos Costa deve continuar caso não tenha participado nas decisões de conceder créditos ruinosos. Por outro, caso o tenha feito deve sair "rapidamente" e "pelo próprio pé".
Banco de Portugal

Carlos César afasta exoneração de Carlos Costa

O líder socialista disse na TSF que "provavelmente" até Carlos Costa anseia pela sua saída do Banco de Portugal, mas que exonerá-lo já seria "pôr o carro à frente dos bois".
Banco de Portugal

Devedores de cartão de crédito atingem recorde

1.132
Em 2018 foram dados 4,66 mil milhões de euros no crédito ao consumo. Valor total em dívida nos cartões de crédito é superior a 3,25 mil milhões de euros e no crédito automóvel é de 6,1 milhões.
Comissão de Inquérito

Demissão do governador só após fim do mandato

O calendário que os partidos apresentaram para decidir sobre o futuro de Carlos Costa no Banco de Portugal significa que a possibilidade de destituição só teria efeitos daqui a dois anos.
Caixa Geral de Depósitos

A reunião "tensa" em que Carlos Costa pediu escusa /premium

Governador diz que se colocou à margem de uma reunião no Banco de Portugal em novembro. Essa foi a reunião em que se discutiu a idoneidade de Norberto Rosa, próximo de Carlos Costa. A história é esta.
Banco de Portugal

CDS quer governador nomeado pelo Presidente

Cristas afirma que o partido defende que o governador "deve ser nomeado de uma forma muitíssimo diferente" e admite avançar "ainda nesta legislatura" com uma revisão constitucional nesse sentido.
Crédito à Habitação

Crédito à habitação sobe pelo 3.º mês consecutivo

Apesar dos avisos do Banco de Portugal, conta-se já com 9,835 mil milhões de euros emprestados desde o início do ano, mais 19,1% do que em 2017.
Banco de Portugal

BdP. Relatório sobre grandes devedores até maio

185
O Banco tem "100 dias" para entregar à Assembleia um relatório extraordinário sobre os maiores devedores de bancos como a CGD, BES/Novo Banco, entre outros.
Caixa Geral de Depósitos

PSD. Proposta do BE, para já, é "desproporcionada"

PSD quer apurar responsabilidades "rapidamente" mas "de forma tranquila". Também à direita, o CDS admite alinhar-se com pedido de exoneração mas, primeiro, quer ouvir Carlos Costa no parlamento.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Carlos Costa diz que pediu escusa em novembro

104
Governador do Banco de Portugal teve de esclarecer o esclarecimento da passada sexta-feira. Depois de ter dito que pediu escusa dos assuntos da Caixa, informou agora que o fez em novembro.
Carlos Costa

Caixa. BE pede exoneração de Carlos Costa

354
O governador pediu escusa das decisões do Banco de Portugal sobre auditoria à gestão da CGD, por já ter sido administrador daquele banco. Bloco de Esquerda volta a pedir exoneração por "falha grave".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)