Um curso personalizado. É esta a grande chave do sucesso da Master D, um centro de formação à distância, há 20 anos em Portugal, que oferece mais de 30 cursos especializados em áreas emergentes e que abrem as portas ao mercado de trabalho.

Na Master D todos são chamados pelo nome próprio. Tutores e preparadores conhecem bem as especificidades de cada formando e juntos têm o mesmo objetivo: trilhar um futuro de sucesso.

“Aqui são 1 em 1. Acompanhamos pessoalmente cada formando do princípio ao fim do curso”, atesta Elisabete Miranda, responsável pela equipa de preparadores.

A formação Master D é feita à medida e adaptada à necessidade de cada formando, o que permite adotar diferentes ritmos de estudo tanto no formato semi-presencial, como à distância. O plano de trabalho é desenhado em conjunto, num método que se tem mostrado muito eficaz. “Aqui damos respostas de formação ajustadas às necessidades da sociedade atual. Conciliar o conhecimento, com as diversas esferas da vida pessoal e profissional é a base deste conceito inovador”, salientou Carina Alberto, responsável pela equipa de tutores, avançando que pretendem “ajudar o maior número possível de formandos a atingir as suas metas no menor tempo possível, através de um produto adequado e um serviço excelente”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Potenciar as soft skills

A integração dos formandos no mercado de trabalho é a grande bandeira deste centro de formação. Numa altura em que a concorrência é feroz, os responsáveis da Master D sabem que só a qualidade vence: “Formamos trabalhadores à medida das necessidades da sociedade. E para isso trabalhamos os resultados sempre acima dos 80 % , na nossa metodologia de formação P8.10”, destacou Carina Alberto.

Os números Master D

Mostrar Esconder
  • 30 cursos
  • 14 áreas de formação
  • 3000 formandos são acompanhados atualmente
  • Mais de 10 mil profissionais formados desde 2002
  • 4 centros formativos, em Lisboa, Porto, Coimbra e Faro.

Mas não são só as competências técnicas que a Master D pretende que sejam adquiridas nos cursos. As soft skills são também amplamente potenciadas. “Reunimos com o formando, estabelecemos uma relação e tentamos conhecê-lo sempre ao ponto de promover as suas capacidades pessoais”, avançou Elisabete Miranda, focando os vários role play para capacitar ainda mais estes profissionais para a entrada no mercado de trabalho: prepará-los para uma entrevista de emprego, reforçar a capacidade de comunicar, apresentar um currículo criativo ou vincar a necessidade da pontualidade e assiduidade.

Formação aberta desde 2002

A Master D nasceu em Saragoça, em Espanha, em 1994. Chegou a Lisboa em 2002 e atualmente conta com centros formativos também no Porto, em Coimbra e em Faro. Esta multinacional de formação é certificada pela DGERT na área técnica e atualmente é a segunda maior empresa (em volume de negócios) no setor da formação profissional em Portugal. Oferece 30 cursos, distribuídos por 14 áreas de formação: Serviços de apoio a crianças e jovens; Serviços sociais – programas não classificados noutra área de formação; Saúde – Programas não classificados noutras áreas; Ciências dentárias; Turismo e lazer; Marketing e publicidade; Ciências veterinárias; Produção agrícola e animal; Secretariado e trabalho administrativo; Eletricidade e energia; Eletrónica e automação; Ciências informáticas; Marketing e publicidade; Audiovisuais e produção dos media. Contam ainda com uma formação específica na preparação para concursos públicos na área das  Forças de Segurança.

Plataforma intuitiva e inovadora

A formação e-learning e b-learning da Master D coloca à disposição um conjunto de serviços destinados ao apoio e orientação no decorrer da formação. Há sempre um tutor especialista na área que resolverá todas as dúvidas teóricas e que apoia o estudo. Também existe a figura do preparador que orienta a aprendizagem, através da definição de um plano de formação e definição de objetivos personalizados.

Para além do material didático da formação, os formandos têm ainda acesso a diversos materiais complementares, como o Campus Virtual, uma plataforma moderna e muito intuitiva que vai facilitar a realização de atividades pedagógicas e o estudo personalizado. No Campus Virtual, os formandos podem ainda contactar e-tutores, assistir a webinars, agendar reuniões com os preparadores, reservar vagas em workshops e/ou masterclasses presenciais nos centros. E após a conclusão da formação, poderão candidatar-se a um estágio formativo e ter acesso à bolsa de emprego da Master D.

Como ser um formando Master D

É muito fácil: Primeiro tem de fazer o pedido através da página da internet, telefone ou presencialmente num dos centros formativos Master D, depois aguardar o contacto para a realização da primeira entrevista onde serão conhecidas as motivações do candidato e perceber se os requisitos são cumpridos. Após a matrícula, o formando e preparador/orientador desenham o seu plano de estudos e atividades, que é desenvolvido sempre com o apoio do e-Tutor. A partir daí é só desfrutar de um acompanhamento pedagógico único no mercado e amealhar conhecimentos. No final há ainda a possibilidade de realizar um estágio formativo.

A palavra dos formandos

Ruben Lima, de 42 anos, sentiu a necessidade de aprofundar os seus conhecimentos e de ter mais competências numa área na qual trabalha há já 20 anos, mas que está em constante mutação: a informática. A Master D acompanhou-o ao longo de um ano, preparando um plano de curso de acordo com as suas necessidades. “O ensino à medida na Master D fez toda a diferença, pois tenho o meu trabalho e a minha família e tive de ajustar”, destacou, concluindo que sai desta etapa “mais reforçado e motivado, tanto a nível pessoal, como profissional”.

Também Grazielle Herrera, de 38 anos, é um caso de sucesso na Master D. Sempre trabalhou em Administração Pública, no Brasil, e quando chegou a Portugal sentiu a necessidade de adaptar os seus conhecimentos para entrar no mercado de trabalho nacional. Chegou à Master D e entregou-se a 100% ao curso de Assistente Administrativo e Financeiro e, em apenas três meses, concluiu com sucesso o seu trabalho, tanto que começou a ir a entrevistas com regularidade e integrou a equipa de um hospital de Lisboa já este mês. “Fui acolhida de uma forma espetacular, todo o acompanhamento é algo que nos transmite confiança e muito saber. Sou muito grata à Master D”, afirmou Grazielle.