Dark Mode 97,9 kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Emprego

Empresas

Criado Centro de Competências Digitais

255
A criação do Cesae Digital - Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais, sucessor do Cesae — Centro de Serviços e Apoio às Empresas, foi esta sexta-feira publicada em Diário da República.
Desemprego

Brasil. Pedidos de seguro de desemprego não param

Brasil registou em junho 653,1 mil pedidos de seguro de desemprego, um aumento de 28,4% face ao mesmo período de 2019. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados com mais pedidos.
Algarve

Algarve. Programa de emprego ainda este mês

A ministra do Trabalho disse esta quarta-feira que o Governo vai lançar ainda este mês um programa de medidas de emprego específico para o Algarve, que é região com uma "preocupação acrescida".
Função Pública

IEFP. 40 concursos para precários desertos

Das 507 vagas para a integração de formadores precários do IEFP, no PREVPAP, 40 não tiveram candidatos, disse o secretário de Estado do Trabalho, que referiu que falta concluir três procedimentos.
CGTP

CGTP ataca Super Bock por rescisões

154
A CGTP condenou as empresas que se estão a "aproveitar" dos efeitos da pandemia para cortar empregos, como a Super Bock, e a "retirar direitos aos trabalhadores", como a Dat-Schaub.  
Coronavírus

CDS-PP defende "choque de tesouraria" 

Presidente do CDS-PP defende que o Governo tem de "injetar liquidez" e fazer "um choque de tesouraria" na economia para evitar ter de gastar mais dinheiro mais tarde e destruir o setor dos serviços.
Coronavírus

OCDE. Medidas não devem apoiar empregos inviáveis

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico defende que as medidas devem ser ajustadas à fase de reabertura da economia, mas alerta para riscos deapoiar empregos inviáveis.
Desemprego

Algarve. Desemprego sobe mais de 200%

148
Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) diz que situação é "complicada e "preocupa". Mas há sinais de retoma: 85% dos hotéis reabriram em junho ou reabrem agora em julho.
Coronavírus

Apesar da reabertura, teletrabalho veio para ficar

249
Trabalhadores começaram a regressar a empresas como Galp, Jerónimo Martins, Sonae, Tabaqueira ou Corticeira Amorim. Mas há agora "novas perspetivas" sobre as vantagens do trabalho remoto.
Instituto Nacional Estatística

Mais emprego mas também Multibancos mais usados

O valor dos levantamentos nacionais em caixas multibanco e as compras em terminais de pagamento automático aumentaram. As colocações de emprego subiram e os novos desempregados recuaram.
Resposta Pronta

"Mais de 20 mil pessoas podem ficar desempregadas"

António Sampaio de Mattos, Presidente da Associação de Centros Comerciais, critica o novo regime de rendas variáveis nos centros comerciais. Ouça aqui. 
Desemprego

INE. Taxa de desemprego cai em maio

A taxa de desemprego desceu para 5,5% em maio, menos 0,8 pontos que em abril e menos 1,1 pontos que no mesmo mês de 2019.
Coronavírus

Brasil. Pandemia destruiu 7,8 milhões de empregos

Pela primeira vez na história do Brasil, a percentagem de pessoas com trabalho na população economicamente ativa caiu para 49,5% no trimestre encerrado em maio.
Emprego

Precisamos de 40 mil programadores especializados

114
Gostava de saber: dos 15 mil licenciados que supostamente deveriam ter sido convertidos em programadores, quantos foram realmente os que conseguimos converter com os programas do Estado?
Coronavírus

Cirque du Soleil pede proteção contra credores

100
Depois de em março ter anunciado o despedimento de 3.480 pessoas, por causa da pandemia, a companhia canadiana anunciou esta segunda-feira que recorreu aos tribunais para se proteger dos credores.
Macau

Macau. Taxa de desemprego sobre ligeiramente 

A taxa de desemprego de Macau entre março e maio sofreu uma ligeira subida devido à crise causada pela pandemia da Covid-19. A população empregada fixou-se em 394.600 pessoas.
Coronavírus

Emprego. O que querem os partidos no Suplementar /premium

Na agenda dos partidos para o Suplementar há um leque variado de propostas para o capítulo do emprego: uns querem o fim dos despedimentos durante a pandemia, outros o regresso do banco de horas.
Coronavírus

CDS: ministra do Trabalho devia preparar-se melhor

Ministra do Trabalho afirma que a curva da evolução do desemprego é descendente. O líder do CDS alerta-a para o alargamento do layoff simplificado em vez de fazer "afirmações irresponsáveis".
Coronavírus

Menos 21 mil empresas pediram renovação do layoff

O Governo revela que 89 mil empresas pediram a renovação do lay-off. O simplex para licenciar lares clandestinos deve arrancar esta semana.
Timor-Leste

Timor. Governo altera leis de migração

Executivo timorense reuniu-se para alterar as leis de migração e do sistema de saúde. Os prazos de pagamento de apoio ao emprego alargados até junho. Novo regulamento da policia foi aprovado.
Autoridade Para As Condições Do Trabalho

ACT suspende despedimento ilegal de 84 pessoas

A Autoridade para as Condições do Trabalho detetou 52 situações de despedimentos ilegais abrangendo 84 trabalhadores. A diretora-geral da ACT considera cedo para avaliar este novo poder.
Resposta Pronta

Shoppings. "Restrições podem levar ao desemprego"

O presidente da Associação Portuguesa de Centros Comerciais, António Sampaio de Mattos, não entende as restrições onde "tudo funcionava dentro das regras" e teme um impacto financeiro no sector.
Economia

Efacec. Governo fará tudo o que for preciso

370
Secretário de Estado da Economia diz que o Governo "adotará todas as medidas necessárias" para proteger a Efacec, empresa detida por Isabel dos Santos e envolvida numa reestruturação acionista.
Coronavírus

Declaração de queda de rendimentos entregue hoje

Em abril, foi proibida a suspensão do fornecimento de água e energia elétrica a consumidores em situação de desemprego, com uma quebra de rendimentos do agregado familiar igual ou superior a 20%.
Castelo Branco

PCP questiona sobre tentativa de despedimento

E causa está a alegada tentativa de despedimento dos trabalhadores da lavandaria hospitalar do Fundão, no distrito de Castelo Branco. PCP exigiu medidas ao Governo para evitar situação.
IEFP

Número de pessoas sem emprego disparou 34% em maio

165
Há quase 409 mil inscritos no IEFP, mais 103 mil do que no ano passado. Os dados dizem respeito ao mês de maio e mostram que foram os menos qualificados que estão a ser mais afetados.
Coronavírus

90% dos empregos destruídos eram de mulheres

551
Em abril, havia menos 50 mil empregos do que em fevereiro. 44,6 mil desses empregos pertenciam a mulheres, ou seja, foi registado um corte de 1,9% no emprego feminino, e apenas 0,2% no masculino.
Coronavírus

Brasil. Pedidos de subsídio de desemprego aumentam

Em maio, o Brasil registou 960.258 pedidos de subsídio de desemprego, num aumento de 53% do número registado em igual mês de 2019. Face a abril houve um aumento de 28,3%.
Coronavírus

OCDE sinaliza subida recorde da taxa de desemprego

Taxa de desemprego na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico aumentou 2,9 pontos percentuais em abril para 8,4%. Número de pessoas desempregadas subiu 18,4 milhões para 55 milhões.
Coronavírus

Emprego recua na zona euro no 1.º trimestre 

Taxa de emprego recuou 0,2% na zona euro e 0,1% na UE no primeiro trimestre face ao anterior. Já em relação ao período homólogo, taxa subiu 0,4% na zona euro e na UE. Portugal registou a maior quebra.
Matosinhos

Restauração. Matosinhos pede medidas ao Governo 

345
A Câmara Municipal de Matosinhos enviou a António Costa um conjunto de propostas “temporárias e excecionais” que pretendem minimizar o impacto negativo da pandemia no setor da restauração.
Emprego

Restauração e hotelaria: 2 em 5 preveem despedir /premium

132
Só 9% das empresas do setor preveem contratar nos próximos três meses. E 41% esperam retomar os valores do emprego pré-Covid apenas em 2021. Pessimismo é comum à construção e indústria, diz estudo.
Emprego

Suplementar. 11 medidas para o bolso das famílias /premium

140
São quase mil milhões em apoios às famílias e aos rendimentos encurtados pela pandemia. Do layoff com salários mais altos (e um complemento), aos trabalhadores a recibos e ao abono. As mudanças.
Emprego

Como é que vamos trabalhar no futuro?

288
O isolamento mostrou as vantagens do teletrabalho e agora há quem não o queira largar. As novas formas de trabalhar foram o mote de uma conversa – digital, claro – moderada por João Miguel Tavares.
Coronavírus

Desempregados inscritos mais do que duplicaram

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego mais do que duplicou em abril, face ao mesmo mês do ano passado, em 74 municípios portugueses, devido à pandemia.
Coronavírus

Taxa de desemprego nos EUA baixa para 13,3% 

Os analistas esperavam que a taxa de desemprego subisse e ficasse perto de 20%, numa altura em que muitas empresas estavam ainda encerradas devido às medidas de confinamento para conter a pandemia.
Emprego

Veja aqui a conversa "Novas formas de trabalhar"

"Novas formas de estar a trabalhar". É este o mote da conversa digital que vamos ter numa parceria entre a JLL e o Observador. Assista aqui, a partir das 18h30.
Coronavírus

Desemprego. Figueira da Foz com evolução grave

135
Figueira da Foz é o município de Coimbra com a "evolução mais grave e preocupante" no que diz respeito aos efeitos da pandemia Covid-19 no desemprego, tendo um em cada quatro desempregados da região.
Coronavírus

Governo quer "amputar" o que era eficaz no layoff

270
Confederações patronais dizem que novo modelo de apoios não vai permitir suspensão de contratos ou redução de horário de trabalho. Sem isso, layoff simplificado perde a flexibilidade que é "crucial".
Emissão Especial

"Layoff não é corte, é proteção de emprego"

Jerónimo de Sousa quer "salário a 100% dos que estiveram na linha da frente”. Primeiro-ministro reitera que “a austeridade seria a pior forma de responder a esta crise”.
Cabo Verde

Desemprego em Cabo Verde diminui em 2019

Em 2019, a taxa de desemprego em Cabo Verde foi de 11,3%, uma redução de 0,9% em relação a 2018 e o valor mais baixo registado nos últimos nove anos consecutivos.
Coronavírus

Número de empregados na Alemanha cai 0,5%

O número de empregados na Alemanha para cerca de 44,8 milhões em abril, menos 210.000 ou 0,5% em relação ao mesmo mês de 2019. Foi a primeira vez que este valor caiu desde março de 2010.
Coronavírus

Desemprego fixa-se nos 7,3% na zona euro

Na zona euro, a taxa de desemprego avançou face à de 7,1% de março, mas ficou abaixo da de 7,6% registada em abril de 2019. Na União Europeia, os 6,6% de abril comparam-se com os 6,4% de março.
Desemprego

Inativos ocultam verdadeiro desemprego de 8%

Taxa de desemprego pode ser mais alta do que a revelada pelo INE porque há pessoas sem emprego que foram contabilizadas como inativas dado não poderem procurar ativamente trabalho.
Coronavírus

Crescimento do desemprego desacelera em Espanha

O desemprego em Espanha subiu para um total de 3.857.776 pessoas, um número que não era atingido desde maio de 2016, com um aumento anual de 25%.
Coronavírus

Taxa de desemprego baixa para 6,2% em março

A taxa de desemprego baixou 0,2% de fevereiro para março, e 0,3% em termos homólogos, para 6,2%. INE alerta para o "especial cuidado" a ter na análise das estimativas provisórias apresentadas.
Coronavírus

Crise. Apoio público pode custar 3,5 mil milhões

Os programas adotados pelo Governo para apoiar famílias e empregos, devido ao impacto da pandemia, podem atingir os 3,5 mil milhões de euros, quase 2% do Produto Interno Bruto.
Emprego

Conversas com Futuro: novas formas de trabalhar

159
Novas formas de estar a trabalhar. É este o tema escolhido entre o Observador e a JLL para falarmos, em direto no nosso site, no próximo dia 4 de junho, às 18h30.
Coronavírus

Desemprego sobe e atinge 12,6% de brasileiros

A taxa de desemprego no Brasil subiu para 12,6% no trimestre encerrado em abril, devido ao impacto da pandemia. Situação atingiu tanto trabalhadores informais como contratados.
Coronavírus

Desemprego. 41 milhões de pedidos nos EUA

Em dois meses, 41 milhões de pessoas fizeram pedidos de subsídio de desemprego nos Estados Unidos, 2,1 milhões dos quais na semana passada. A média de pedidos em quatro semanas foi de 2,6 milhões.
Coronavírus

Um em cada cinco jovens perdeu o emprego

Desde o início da pandemia, um em cada cinco jovens deixou de trabalhar. Os que mantiveram o emprego viram o seu horário de trabalho reduzido em 23%.
Coronavírus

Portugal é o 3ª com mais emprego nos meios aéreos

Na UE, no ano passado, trabalhavam no setor dos transportes aéreos um total de 408 mil pessoas com idades entre os 20 e os 64 anos, uma subida de 11% face a 2018, representando 0,2% do emprego total.
Coronavírus

Parceiros pedem layoff a 80 ou 100% e isenções  /premium

226
CGTP exige layoff pago a 100%, UGT propõe 80%, mas pede "critérios objetivos". Patrões querem isenção do pagamento por conta e redução das rendas comerciais. Governo recebe parceiros na quarta-feira.
Coronavírus

Bruxelas autoriza apoio ao emprego nos Açores

Em causa estão dois regimes de auxílios estatais de Portugal, no valor de 43 milhões de euros, para ajudar empresas dos Açores a salvaguardar empregos durante a crise devido à Covid-19.
Desemprego

O perfil do desempregado que a Covid-19 criou /premium

790
Ana ia ficar efetiva em abril. Adriana, despedida no período experimental, voltou para casa dos pais. Cláudia e Lino (com dois filhos) ficaram sem salário ao mesmo tempo. Os desempregados da pandemia.
Coronavírus

Quase 39 milhões de desempregados nos EUA

Só na semana passada, mais de 2,4 milhões de pessoas pediram subsídio de desemprego, elevando o total de desempregados desde o início da pandemia para 38,6 milhões, um valor sem precedentes.
Coronavírus

48.562 pessoas perderam o emprego só em abril

Em média, a pandemia destruiu emprego em abril a um ritmo de 1.618 pessoas por dia. No total, estavam inscritos no final do mês passado 392.323 pessoas.
Coronavírus

UE adota pacote de apoio temporário 

Este era o aval formal que faltava ao "instrumento temporário para ajudar os trabalhadores a manterem os empregos durante a crise", proposto há seis semanas pela Comissão Europeia.
Coronavírus

Ryanair. Sindicato recusa negociar despedimentos

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil vai recusar qualquer negociação com a Ryanair sobre eventuais reduções salariais ou despedimentos.
Emprego

Verbas da UE podem só chegar em setembro

O ministro do Planeamento admite que verbas da UE para apoio ao emprego só estejam disponíveis em setembro, o que "complica as contas" do Governo face ao "enorme esforço" de financiamento do "layoff".
Coronavírus

Oeste. Desempregados terão ultrapassado os 12 mil

O número de desempregados terá aumentado de 10 mil no final de março para mais de 12 mil pessoas no final de abril, segundo estimativa da Associação Empresarial da Região Oeste.
Coronavírus

Muitas indústrias na Alemanha vão cortar empregos

Em abril, 58% das empresas de restauração decidiram demitir ou não prorrogar contratos a prazo, enquanto a percentagem era de 50% entre os hotéis e de 43% entre as agências, revela estudo.
Ensino Superior

Alunos do profissional vão fazer exames regionais

258
No primeiro ano em que o ensino profissional terá uma via de acesso ao superior, politécnicos e universidades unem-se para fazer por regiões em três zonas do país: Norte Centro e Sul.
Coronavírus

EUA. Desemprego nos 20%, admite assessor de Trump

Conselheiro sénior do Presidente americano para a economia alertou que a taxa de desemprego pode chegar aos 20% em maio. Trata-se de um valor inédito desde a Grande Depressão dos anos 30.
Coronavírus

Layoff. 5 a 7 mil pedidos ainda esperam resposta

1073
Levantamento feito pela Ordem dos Contabilistas Certificados revela 5 a 7 mil pedidos de layoff feitos há semanas que não ainda tiveram luz verde da Segurança Social. Governo vai avaliar porquê.
Coronavírus

Desemprego aumentou mais no Algarve e Alentejo

O aumento do número de desempregados por mil habitantes durante o mês de março em relação ao mesmo período do ano passado no Algarve atingiu 152,5%, enquanto que no Alentejo foi de 57,5%.
Coronavírus

EUA. Desemprego atinge níveis da Grande Depressão

126
A taxa desemprego nos EUA chegou aos 14,7%. Só em abril, perderam-se 20,5 milhões de empregos. São níveis que não eram vistos desde a crise de 1929.
Coronavírus

Airbnb vai despedir cerca de 25% dos funcionários

A plataforma de arrendamento de alojamento local online Airbnb vai despedir cerca de 25% dos cerca de 7.500 funcionários da empresa em todo o mundo, na sequência das restrições face à pandemia.
Coronavírus

Espanha perde quase um milhão de empregos 

O número de inscritos nos serviços de Segurança Social em Espanha baixou em 947.896 pessoas entre 12 de março e finais de abril, que teve a maior destruição de emprego no quarto mês do ano desde 2009.
Coronavírus

80.560 pediram apoios ao desemprego desde março

183
Durante o período do estado de emergência chegaram à Segurança Social mais de 80 mil pedidos de subsídio de desemprego. Mais de 100 mil empresas já pediram para aderir ao layoff simplificado.
Coronavírus

Movimentos sociais convocam manifestação

O movimento "Resgatar o Futuro, Não os Lucros" exige "um programa massivo de empregos públicos para salvar pessoas e clima, num contexto de desemprego e falta generalizada de rendimento".
Coronavírus

Empresas em layoff podem renovar contratos

402
Última versão do layoff simplificado elimina o impedimento às empresas de renovarem contratos a prazo, previsto no Código do Trabalho. Alteração favorece a manutenção de empregos, defende jurista.
Coronavírus

Empresas têm 8 dias para retomar e manter o layoff

1857
Diploma que altera medidas excecionais diz que as empresas que tiveram de fechar no estado de emergência e recorreram ao layoff têm 8 dias para retomar atividade. Caso contrário perdem o apoio.
Coronavírus

EUA. 30,3 milhões pediram subsídio de desemprego

Mais de 3,8 milhões de desempregados pediram na semana passada o acesso ao subsídio de desemprego nos Estados Unidos. Há registo de cerca de 30,3 milhões de pedidos nas últimas seis semanas.
Coronavírus

Taxa de desemprego na Alemanha sobe para 5,8%

São já 2.644 milhões de desempregados registados no país. Entre 26 de março e 26 de abril, 751 mil empresas solicitaram o regime de jornada reduzida para um total de 10,1 milhões de trabalhadores.
Coronavírus

Imigrantes dependem de associações para comer

Centenas de imigrantes contam agora com a Associação Mundo Feliz para terem um saco de comida por dia, depois de terem ficado sem emprego devido à pandemia da Covid-19.
Coronavírus

Diocese do Porto recorre ao lay-off

226
Parte dos colaboradores da diocese do Porto foram colocados em lay-off. A suspensão das atividades de culto e queda na afluência de pessoas traduziu-se numa quebra de receitas, justifica a diocese.
Coronavírus

INE revê em baixa taxa de desemprego de fevereiro

"A informação é já parcialmente influenciada pela situação atual determinada pela pandemia Covid-19", refere o INE. Ao contrário do habitual, não foi divulgada uma estimativa provisória de março.
Ryanair

Ryanair obrigada a readmitir trabalhadores

A Ryanair vai ser obrigada a readmitir 224 trabalhadores, após um tribunal espanhol ter decidido a nulidade de um despedimento coletivo feito pela transportadora.
Coronavírus

12.512 prestações de desemprego prorrogadas

Mais de 12.500 prestações de desemprego cujo prazo de renovação estava a terminar foram prorrogadas de forma automática, devido à crise provocada pela pandemia Covid-19.
Coronavírus

Fenprof exige integração de formadores do IEFP

Fenprof exige a integração dos formadores do IEFP com apreciação favorável no programa de precários e que seja garantidos os seus rendimentos e o teletrabalho, alertando para extrema precariedade.
Desemprego

Portugal com taxa de emprego acima da média da UE

Em 2019, 76,2% das pessoas entre os 20 e os 64 anos em Portugal estavam empregadas. Já na União Europeia, a média foi de 73,1%. Taxa aumentou em todos os Estados-membros, em 2019, salvo na Suécia.
Coronavírus

64.785 pedidos de prestações de desemprego

A Segurança Social registou a entrada de 64.785 requerimentos de prestações de desemprego entre 16 de março e esta segunda-feira, após a primeira declaração de estado de emergência devido à Covid-19.
Coronavírus

635 pessoas despedidas ilegalmente de refeitórios

A ICA, que tem a concessão de refeitórios escolares, despediu ilegalmente 635 pessoas devido à Covid-19, denunciou o sindicato dos trabalhadores dos restaurantes e similares do Centro.
Coronavírus

Mais 9% desempregados em março. Algarve mais 41%

736
São mais cerca de 28 mil pessoas desempregadas, entre março e fevereiro. A zona do Algarve é a que está a registar um aumento maior no número de desempregados: 41%
Coronavírus

Empresas podem ter apoios mesmo com dívidas a IEFP

127
O Governo decidiu, através de portaria publicada na noite de sexta-feira em Diário da República, deixar de exigir às empresas que não tenham dívidas ao IEFP para poderem ter acesso aos apoios.
Coronavírus

EUA. 22 milhões de desempregados em 4 semanas

Os postos de trabalho destruídos nas últimas quatro semanas representam, aproximadamente, todo o emprego criado nos últimos 9 anos e meio, desde a recessão de 2008 e 2009.
Coronavírus

Desempregados são 353 mil e 938 mil em layoff 

Mais 32 mil pessoas foram para o desemprego no mês de março, são agora mais de 350 mil os portugueses sem emprego. Há quase um milhão em regime de layoff simplificado.
Coronavírus

Alternativa ao layoff ainda não está operacional

Medida está prevista no diploma do layoff simplificado, mas ainda não está disponível. Governo diz que regulamentos estão a ser ultimados e ficam online no site do IEFP esta quarta-feira.
Coronavírus

Queda é mais sentida em rendimentos até 1000 euros

146
Estudo da Universidade Católica indica que é nas famílias com rendimentos até 1000 euros mensais que se sente uma maior queda. Trabalhadores e empresários por conta própria são os mais afetados.
Coronavírus

Governo acusado de preparar 2.500 despedimentos

A Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública acusa o Governo de preparar "despedimentos em larga escala" nas escolas da rede pública, que afetam 2.500 trabalhadores não docentes.
Tecnologia

Como se combate o outsourcing crónico em TI?

Para evitar a sangria para o norte da Europa de quadros qualificados em TI é preciso aumentar a massa salarial paga neste sector, evitando os 20% a 40% que são retidos pela empresa de outsourcing.
Coronavírus

Covid-19. CGTP propõe medidas urgentes

173
A CGTP vai apresentar ao Governo um conjunto de propostas urgentes para garantir o emprego e as remunerações, reforçar o setor público e a produção nacional e redirecionar os apoios às empresas.
Coronavírus

Os números do Portugal que já parou 

172
No final da primeira semana de abril mais de 900 mil trabalhadores tinham sido atingidos pelos efeitos das medidas de combate à pandemia. Têm apoio do Estado, mas perdem rendimento.
Coronavírus

EUA com 9 desempregados a cada segundo

279
Pela segunda semana consecutiva, 6,6 milhões de pessoas declararam que ficaram sem emprego nos EUA para receber apoios. Em três semanas são mais de 16 milhões. País vai injetar 2,3 biliões de dólares.
Coronavírus

OCDE: brusco aumento do desemprego em março

A OCDE detetou na maioria dos países um brusco aumento do desemprego devido à crise da Covid-19. Cos Estados Unidos só nos primeiros 14 dias de março a taxa de desemprego subiu nove décimas.
Coronavírus

Pedidos de lay-off valem salários de 655 milhões

Cerca de 40 mil empresas pediram lay-off. Dados até 7 de abril indicam que pedidos abrangem universo potencial de 640 mil trabalhadores e massa salarial de 655 milhões de euros.
Coronavírus

Já há 800 denúncias de ameaças no emprego

Site criado pelo Bloco de Esquerda já recebeu 800 denúncias da atuação das empresas em matéria de emprego, que podem afetar 80 mil pessoas. Trabalhadores precários foram os primeiros alvos.
Coronavírus

Medo do vírus e do desemprego na Grande Lisboa

Nos bairros sociais da Grande Lisboa, onde vivem milhares de cidadãos de países africanos, a angústia de perder o emprego precário junta-se ao medo da infeção pelo novo coronavírus.
Coronavírus

EUA. Mais 6 milhões de desempregados numa semana

44444
Desemprego nos EUA atinge proporções gigantescas — em duas semanas há quase 10 milhões de novos desempregados, o equivalente à população portuguesa. Economistas dizem que "nunca viram nada assim".
Coronavírus

UE prepara 80 a 100 mil milhões contra desemprego

410
A Comissão Europeia tem um plano para promover a manutenção dos postos de trabalho durante a crise, podendo disponibilizar até 100 mil milhões de euros — o equivalente a metade do PIB português.
Coronavírus

Subsídios sociais prorrogados automaticamente

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social esclareceu que prorrogações do subsídio social de desemprego e do subsídio por cessação de atividade são feitas de forma automática.
Desemprego

Zona Euro. Desemprego volta a recuar em fevereiro

A taxa de desemprego na zona euro em fevereiro foi de 7,3%, uma redução de 0,1% face a janeiro e de 0,5% face ao mês homólogo de 2019. Em Portugal, a taxa foi de 6,3%, um recuo de 0,3% face a janeiro.
Coronavírus

CGTP denuncia 1.600 despedimentos em empresas 

A intersindical diz que estes despedimentos, denunciados numa lista enviada à Autoridade para as Condições do Trabalho e à Ministra do Trabalho, é apenas "uma amostra" do que vai acontecer no país.
Coronavírus

Lay-off pode chegar a um milhão de trabalhadores

208
Ministro da Economia diz que medida que facilita suspensão dos contratos de trabalho foi pensada para durar três meses. Empresas aderentes não poderem despedir, mas podem não renovar contratos.
Coronavírus

Empregadores emitem declarações aos funcionários

290
Costa não anunciou qualquer obrigatoriedade de ter uma declaração para poder sair de casa, mas há empresas que já anteciparam essa necessidade e continuam a dar as declarações aos trabalhadores.
Global Shapers

É vital apoiar os pequenos negócios

361
Muitos pequenos empreendedores não se podem colocar em lay-off porque não são elegíveis, mas se deixarem de se pagar salário, não podem pedir subsídio de desemprego a não ser que abram falência.
Coronavírus

Brasileiros em Portugal com medo de desemprego

Há senhorios a dar avisos de despejo, testemunhos de pessoas que perderam o emprego devido ao novo coronavírus e outras que não sabem como vão pagar as contas. Algumas receiam ter de voltar ao Brasil.
Coronavírus

Lay-off pode ser usado mesmo sem férias gozadas 

529
Governo flexibiliza regras para as empresas recorrem ao lay-off. Regime pode ser aplicado até seis meses mesmo que os trabalhadores não tenham gozado todos os dias de férias primeiro.
Startups

Talkdesk abre novo escritório e está a contratar

136
O unicórnio abriu o quinto escritório em Portugal e quer contratar 100 pessoas até ao final de 2020 para as áreas da cloud (nuvem), de SaaS (software como serviço) e inteligência artificial.
Grécia

Desemprego cai para 16,3%, o menor desde 2011

O desemprego é significativamente maior entre as mulheres (20,2%). A taxa de desemprego jovem manteve-se muito elevada em dezembro de 2019, em 34,7% para as pessoas com idades entre 15 e 24 anos.
Fenprof

Lisboa. Professores pedem progressão na carreira

Cerca de meia centena de professores concentraram-se em frente ao Ministério da Educação. Em causa está o bloqueio da progressão na carreira de docente. Professores aprovaram ainda uma moção.
Startups

Portuguesa Landing.Jobs angaria 2 milhões de euros

328
A startup portuguesa que liga programadores a empresas de tecnologia recebeu 2 milhões de euros de investimento. Objetivo é expandir em Portugal, na Europa e nos EUA e apostar no trabalho remoto.
Angola

Taxa de desemprego em Angola aumentou para 31,8%

As mulheres continuam a ser mais afetadas pelo desemprego do que os homens, com uma taxa de 33,5% contra 30% para os homens.
Emprego

Programa para interior vai criar 2.810 empregos

Conjunto de medidas lançadas para valorizar e atrair pessoas para o interior engloba a criação de 2.810 postos de trabalho e a "mobilização de mais de 340 milhões de euros em fundos europeus".
Desemprego

Número de desempregados cai em janeiro

O desemprego caiu em janeiro em todas as regiões em termos homólogos, menos no Algarve. Para a diminuição do desemprego contribuíram todos os grupos do ficheiro de desempregados.
Bons Empregos

A arte de mudar de trabalho

No Bons Empregos desta semana falamos sobre mudança de trabalho. O que fazer quando se decide mudar de carreira? Rodrigo Meneses, foodie e ex-diretor de Arte partilha conselhos.
Carreira

Mudar e seguir a sua paixão? Erro comum.

193
Paixão é impulso. Não é serenidade. Na serenidade se encontra muito mais a capacidade para se apreciar os projetos, os dias, a vida. Depois, pulsões são frémitos. E não mudança.
Estado

Estado português condenado por despedimento ilegal

Em causa está o despedimento ilegal de uma empregada doméstica a trabalhar na residência de um embaixador português no Luxemburgo. Total de indemnizações será de 20 mil euros.
Bons Empregos

Como lançar o próprio negócio?

Como lançar o próprio negócio? O que se deve fazer? A quem pedir ajuda e quando desistir? Rui Coutinho, Diretor do Center for Business Innovation da Porto Business School, dá as respostas.
IEFP

Programa Regressar abrange 1.705 pessoas

123
No programa de apoio ao regresso de emigrantes, 68% dos inscritos que querem regressar a Portugal emigraram entre 2011 e 2015. O montante máximo de apoio financeiro disponibilizado é de 7.201 euros.
Indústria Transformadora

Norte. Exportações aumentam e emprego desce

255
As exportações na região Norte cresceram no terceiro trimestre de 2019, mas o emprego nas indústrias transformadoras reduziu significativamente. Área Metropolitana do Porto é a "mais exportadora".
Bons Empregos

Ainda há empregos para a vida?

Os empregos para a vida acabaram? Como mudar de carreira? Mário Ceitil, presidente da Ass. Port. de Gestão de Pessoas, ajuda a encontrar resposta a estas e outras dúvidas.
Timor-Leste

Timor-Leste. Projeto luso-europeu cria empregos

116
A iniciativa tem previsto até 600 mil euros para projetos que contribuam para "a criação de emprego adicional nos setores culturais”, diversidade cultural e cidadania em Timor-Leste e nos PALOP.
Brasil

Brasil diminui desemprego em 2019

125
A taxa média de desemprego no Brasil baixou pelo segundo ano consecutivo, caindo de 12,3% em 2018 para 11,9% em 2019. Ainda assim, em comparação com 2014, a população sem trabalho quase duplicou.
Desemprego

Europa. Desemprego atinge mínimo histórico

A taxa de desemprego na zona euro teve um decréscimo de quatro décimas em relação ao valor registado em dezembro de 2018, segundo avança o Eurostat. Já a taxa de desemprego jovem em Portugal aumentou.
BBC

BBC vai eliminar 450 empregos na redação

A BBC planeia poupar cerca de 95 milhões de euros até 2022, tendo conseguido já metade desse montante. A redução de 450 postos de trabalho é uma das medidas do plano de "modernização".
Bons Empregos

Como vai ser o trabalho no futuro?

Como será o mercado de trabalho daqui a 10 anos? Daniel Araújo, da Attentive, ajuda-nos a antecipar um futuro cada mais veloz. A tecnologia vai “roubar-me” o emprego?
Desemprego

INE confirma desemprego nos 6,7% em novembro

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística a taxa de desemprego em novembro do ano passado situava-se em 6,7%, mais 0,3% do que a percentagem registada três 3 meses antes.
Ikea

IKEA aumenta salário de entrada para 700 euros

578
Salário dos trabalhadores a tempo inteiro no IKEA vai passar de 650 para 700 euros brutos mensais, um aumento de 50 euros. Objetivo é posicionar a empresa "como um dos melhores empregadores globais".
Bons Empregos

Como encontrar motivação no trabalho

A psicóloga Teresa Espassandim explica-nos como motivar trabalhadores e como se automotivar no emprego, nesta primeira edição dos Bons Empregos trazida pela Cofidis.
País

Quem trabalha assim está num dos Melhores Lugares

342
É uma opinião testada por um estudo independente: a Cofidis foi eleita em 2019, pela 4.ª vez, um dos Melhores Lugares para Trabalhar. Quatro colaboradores da empresa destacam as principais razões.
Jovens

Mais de metade dos jovens escolhe mesmos empregos

303
Em Portugal, 58% dos rapazes e 54% das raparigas optam pelas mesmas áreas. Nos 41 países, elas preferem saúde, ensino e gestão e eles ciências e engenharias. Mas não querem estudar para o que sonham.
Reino Unido

Reino Unido. Taxa de desemprego desce

O desemprego no Reino Unido atingiu 1,31 milhões de pessoas entre setembro e novembro de 2019, o equivalente a um taxa de desemprego no Reino Unido de 3,8%, o nível mais baixo desde 1974.
Emprego

Portugal. Taxa de emprego sobre para 70,8%

Segundo dados divulgados esta segunda-feira pela OCDE, no terceiro trimestre de 2019 existiam 4,662 milhões de empregados em Portugal o que corresponde a uma taxa de 70,8%.
Observador Lab

Mais do que um trabalho, uma CAuSA Maior

Isabel Trindade trabalha na Cofidis há cerca de 15 anos. Aqui encontrou não só um trabalho, mas também um local onde poderia fazer aquilo que mais gosta: ser solidária.
Observador Lab

Mobilidade: um dos truques para reter talento

175
Patrícia Unhão já passou por várias funções dentro da Cofidis. Um percurso marcado pelo empenho e pelo reconhecimento. Uma “dança a dois” que já dura há 16 anos.”
Desemprego

Taxa de desemprego mantém-se nos 6,5%

São dados relativos ao mês e outubro em que os números se mantiveram nos 6,5% trazidos de setembro. Para novembro, a estimativa do INE é que o desemprego suba 0,2%.
IEFP

Termina prazo para apoio a integração nos quadros

Termina esta segunda-feira o prazo para apoio do IEFP à integração de contratos a prazo nos quadros, o programa Converte+. Originalmente o prazo era dia 31 de dezembro, mas foi alargado.
Observador Lab

Mais do que um trabalho, uma 2.ª casa

356
Ricardo Janeiro trabalha na Cofidis há quase 4 anos. Aí, encontrou mais do que um emprego; encontrou uma 2.ª casa. Além do trabalho, tem atividades de lazer na Escola de Artes da Cofidis.
País

Talento, para que te quero?

As empresas reconhecem o papel central dos colaboradores de excelência. Descubra as ações mais adequadas para reter talento e conheça as boas práticas da Cofidis.
Saúde

Enfermeiros criticam não progressão na carreira

Apesar de considerar positiva uma mensagem "centrada no SNS", o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses denunciou que muitos enfermeiros têm o salário de início de carreira há 18 anos.
Deutsche Bank

Deutsche Bank. 6 mil postos de trabalho em risco

BO Deutsche Bank, maior banco da Alemanha, poderá eliminar cerca de 6.000 postos de trabalho, segundo o jornal económico Handelsblatt.
Reino Unido

Empresa britânica dá 'folga' em dias de ressaca

1347
A ideia avançou e até à data não houve abusos. "Toda a gente tem sido muito responsável, até ao momento", explicou Claire Crompton, co-fundadora e diretora da The Audit Lab à BBC.
País

IBM instala centro de inovação no Fundão

1270
A empresa já iniciou a fase de recrutamento. O novo Centro de Inovação Tecnológica do Fundão prevê empregar pelo menos 30 pessoas no primeiro ano.
Lisboa

Enfermeiros reclamam descongelamento de carreiras

Cerca de uma centena de enfermeiros de várias unidades de saúde manifestaram-se esta quinta-feira, reclamando o descongelamento das progressões das carreiras e alertando para a falta de enfermeiros.
Calçado

Funcionários da fábrica Helsar "na terra do nada"

610
Fábrica de calçado Helsar fecha portas ao fim de 40 anos. Funcionários não sabiam. A administração não responde e os trabalhadores estão sem salários e não podem sequer pedir subsídio.
Jovens

Jovens adultos preocupados com trabalho e carreira

Os jovens adultos apresentam receios em relação ao futuro, sendo que 80,9% dos inquiridos elegeram o trabalho e carreira como área onde apresentam expectativas e 66,4% como área que motiva receios.
Auto

Daimler vai cortar 10.000 empregos

A Daimler, fabricante da Mercedes-Benz, anunciou, à semelhança da Audi, que vai cortar 10.000 empregos como medida para poupar 1,4 mil milhões de euros em encargos com pessoal.
Desemprego

Desemprego recua na Zona Euro para os 7,5%

A taxa de desemprego na Zona Euro recuou para os 7,5%, segundo o Eurostat. Mesmo assim houve subidas na República Checa, Lituânia Dinamarca e Suécia. Portugal manteve-se nos 6,5%.
Ensino Superior

Superior. Muda acesso dos alunos do profissional

O Governo assume que os primeiros anos do ensino superior para estes alunos possam ser diferentes e quer colocar 15 mil alunos nas universidades e politécnicos do país até 2030.
Sem-abrigo

Sem-abrigo no IEFP equiparados a desempregados

128
Os sem-abrigo inscritos no IEFP vão passar a ter os mesmos direitos dos desempregados no acesso a medidas de emprego e estágios profissionais.
Desemprego

Desemprego subiu para 6,5% em setembro

A taxa de desemprego em Portugal subiu 0,1% e atingiu os 6,5%. O valor é ainda assim 0,1% inferior à previsão divulgada o mês passado.
Emprego

Emprego público aumentou 2,8% no 3º trimestre

O emprego na administração pública registou um aumento de 2,8% no terceiro trimestre do ano, totalizando 689.760 postos de trabalho.
Trabalho

Novos trabalhadores. Mais 2,6 anos até à reforma

504
Quem começa agora a trabalhar em Portugal vai ter de o fazer até aos 67,8 anos para ter acesso à pensão. É um aumento de 2,6 anos em relação a quem está agora a reformar-se.
Audi

Audi vira-se para eléctricos e corta 9500 empregos

216
A Audi quer poupar 6000 milhões de euros e vai cortar 9500 postos de trabalho na Alemanha para o conseguir. É a mais recente reestruturação, para libertar as verbas necessárias aos carros eléctricos.
Despedimentos

WeWork. Presidente despede e vai jantar fora

Marcelo Claure partilhou fotografia da sua refeição em restaurante com estrela Michelin, no valor de 100 euros por pessoa um dia depois de uma das suas empresas ter despedido 2.400 funcionários.
Desemprego

Há menos casais desempregados

O número de casais em que ambos os cônjuges estão desempregados foi de 5.222, uma descida de 1.153 casais face ao mês homólogo de 2018 e de 130 face ao mês anterior.
Trabalho

WeWork elimina cerca de 2.400 postos de trabalho

A empresa falhou recentemente uma tentativa de lançamento de uma Oferta Pública Inicial (IPO), tendo em vista a entrada na bolsa de Nova Iorque, e está atualmente numa situação financeira difícil.
Desemprego

Número de subsídios de desemprego em mínimos

O número de beneficiários de prestações de desemprego em outubro atingiu o valor mais baixo desde 2011, tendo reduzido 6,3% face ao mês anterior e 5,1% face ao mês homólogo de 2018.
A página está a demorar muito tempo.