Emprego

Desemprego

Número de desempregados inscritos no IEFP diminui

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego baixou 16,6% em abril, face a igual mês de 2017, para 376.014 pessoas, caindo 4,4% face ao mês anterior, segundo dados divulgados pelo IEFP.
Desemprego

Taxa de desemprego na OCDE manteve-se em 5,4% 

A taxa de desemprego nos países desenvolvidos manteve-se estável pelo terceiro mês consecutivo em 5,4% da população ativa, informou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Trabalho

Nunca houve tanta gente a ganhar 3000 euros limpos

637
Já há 37,5 mil pessoas em Portugal a receber 3000 euros ou mais. Os dados do INE mostram ainda que o segundo escalão que mais cresceu foi o dos 1800 a 2500 euros.
Desemprego

Taxa de desemprego cai para 7,9% no início do ano

População desempregada continua em diminuição, mas o número de empregados manteve-se quase inalterado. É preciso recuar até 2008 para encontrar taxa de desemprego mais baixa.
Videojogos

A Nintendo está à procura de designer para o Zelda

The Legend of Zelda é uma das séries de jogos mais conhecidas do mundo e a Nintendo precisa de um designer de videojogos para criar desafios. Requisitos: falar japonês e ter experiência na indústria.
Professores

Tempo antes da profissionalização vai contar

O parecer da PGR, pedido pelo Governo, diz respeito ao tempo de serviço prestado pelos professores antes de se profissionalizarem, para efeitos de reposicionamento na carreira docente.
Desemprego

Desemprego. Portugal com 4.º maior recuo em março

Portugal registou, em março, a quarta maior quebra percentual na taxa de desemprego homóloga -- de 9,7% para 7,4%. Na zona euro, a taxa de desemprego recuou, em março, para os 8,5%.
Estágios Profissionais

Começam as candidaturas aos estágios do IEFP

Período de candidaturas da segunda fase decorre entre as 9h00 desta quarta-feira e as 18h00 do dia 1 de junho. Dotação orçamental de 45 milhões de euros prevê apoiar cerca de 8.400 estágios.
Desemprego

Desemprego: taxa deve cair para 7,4% em março

Os números do desemprego mantém a tendência de descida. Depois de nova queda confirmada em fevereiro, para 7,6%, as estimativas do INE apontam para 7,4% em março.
Brasil

Brasil. Desemprego atinge 13,7 milhões de pessoas

Desemprego no Brasil em março atingia 13,7 milhões de pessoas. A taxa das pessoas que procuraram emprego, mas sem sucesso, foi estimada em 13,1% no primeiro trimestre de 2018.
Alemanha

Alemanha. Taxa de desemprego cai 5,3% em abril

O número de desempregados na Alemanha, no mês de abril, desceu 185 mil pessoas face ao mesmo mês do ano passado e 74 mil face a março. Número de pessoas com emprego e a descontar aumentou em março.
Altice

'Contact Center' da Altice significa mais emprego

'Contact Center' da Altice/Randstad inaugurado esta terça-feira na Covilhã pretende empregar "pessoas nas mais diversas faixas etárias", neste caso específico, pessoas até aos 60 anos.
Enfermeiros

Emergência-hospitalar contra Ordem dos Enfermeiros

O sindicato dos técnicos de emergência pré-hospitalar repudiou as críticas da Ordem dos Enfermeiros à sua carreira e realçou que concordaram com os termos de atuação definidos para os técnicos.
Subsídio de Desemprego

Número de desempregados com subsídio caiu 10,5% 

O número de desempregados a receber subsídios caiu 10,5% em março, face ao mesmo mês de 2017, e desceu 1,3% relativamente a fevereiro, para os 188.210, divulgou a Segurança Social.
Emprego

Portugal é 3º. no emprego entre os 20 e 64 anos

Portugal teve o terceiro maior crescimento percentual na taxa de emprego face ao ano anterior, para os 73,4%, estando mais próximo do objetivo Europa 2020 (75%) e acima da média da UE (72,2%).
Vieira da Silva

Desemprego. Ministro destaca "notícia positiva"

Pela primeira vez em dez anos, o número de desempregados inscritos no IEFP ficou abaixo 400 mil. Vieira da Silva considerou que é "simbólico" e uma "notícia positiva".
Desemprego

Inscritos no centro de emprego abaixo dos 400 mil

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego baixou 16,6% em fevereiro, face a 2017. Segundo o IEFP, é preciso recuar a agosto de 2008 para encontrar um valor mais baixo do que este.
Reino Unido

Reino Unido. Taxa de desemprego cai para mínimo

No Reino Unido, a taxa de desemprego caiu para 4,2% no final de 2017 e início de 2018. Entretanto, os salários médios aumentaram 2,8% em fevereiro deste ano face ao mesmo mês de 2017.
Emprego

Emprego no Norte supera melhor dos resultados

O emprego no Norte do país apresentou os seus melhores resultados no período entre 1999 e 2016, "impulsionado sobretudo pela indústria transformadora".
Emprego

Trabalhadores da Bosh denunciam chantagem

517
Grupo de trabalhadores da Bocsh Car Multimédia de Braga fez uma "ação de denúncia" contra a precariedade, os "baixos salários" e a "chantagem" para que mudem para um turno rotativo.
Programa de Estabilidade

Centeno: Do rigor no défice às promessas para 2021

Centeno apresentou o Programa de Estabilidade com uma mensagem de rigor para a esquerda, mas também com promessas para lá das eleições, como a descida no IRS para 2021 -- prometida desde 2015.
Segurança

Polícias e militares juntam-se para manifestação

102
Polícias e militares vão juntar-se pela primeira vez na história para uma mega manifestação na primeira quinzena de maio. Assembleia da República e Belém deverão ser os locais escolhidos.
Despedimentos

Joalharia suíça despede depois de saída da Sodiam

Joalharia de luxo pretende cortar 41 postos de trabalho, que justifica com a quebra nas vendas, decisão que surge depois de a estatal angolana Sodiam ter saído daquela empresa.
Grécia

Desemprego na Grécia cai para 20,6% em janeiro

A taxa de desemprego na Grécia caiu para 20,6% em janeiro, menos duas décimas face a dezembro e menos 2,6 pontos percentuais face ao mesmo mês de 2017, foi esta quinta-feira anunciado.
António Costa

Economia. Costa valoriza contribuição da diáspora 

Em Londres, António Costa valorizou a contribuição da diáspora para a economia do país e elegeu como prioridade empregar a mão de obra qualificada que está atualmente em Portugal.
Trabalho

Incêndios. IEFP já apoiou 1.800 postos de trabalho

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) já apoiou com seis milhões de euros cerca de 1.800 postos de trabalho afetados pelos fogos de outubro de 2017.
IEFP

IEFP. Candidaturas terminam esta sexta-feira

As candidaturas aos Contrato-Emprego do IEFP podem ser entregues até às 18h desta sexta-feira. As empresas terão apoio financeiro se contratarem desempregados inscritos nos centros de emprego.
Moçambique

Doença da banana deixa 700 pessoas sem emprego

700 trabalhadores ficaram sem emprego devido ao encerramento da empresa que produzia banana no distrito de Monapo, Moçambique. Na sequência da doença da banana foi interdita a sua circulação.
Função Pública

Governo: 88 mil carreiras descongeladas em 3 meses

O Governo adianta que já foram descongeladas as carreiras de 88 mil funcionários da Administração Central. Sindicatos consideram número "insuficiente"
Eurostat

Desemprego recua na zona euro e UE

O desemprego recuou na zona euro e União Europeia. No conjunto dos 28 Estados-membros, a taxa de desemprego recuou para os 7,1% em fevereiro.
País

Inspetores do SEF vão ver carreiras desbloqueadas 

O Ministério da Administração Interna deverá desbloquear este mês as carreiras dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, disse esta terça-feira à Lusa fonte do sindicato.
Desemprego

Desemprego diminui para 7,8% em fevereiro

Taxa de desemprego mantém tendência de descida, mas descida acontece devido à redução da população ativa. Houve menos 2,4 mil pessoas empregadas em fevereiro.
Trabalho

Construção. Sindicato alerta para precariedade

O Sindicato da Construção de Portugal advertiu esta quinta-feira que cerca de 70% do trabalho na construção civil é precário e clandestino, o que pode aumentar os acidentes mortais.
Empresas

Solvay dispensa 90 funcionários em Portugal

Uma reestruturação na Solvay vai resultar na eliminação de 600 postos de trabalho, 90 dos quais em Portugal. O grupo anunciou em comunicado que 500 pessoas vão ser transferidas de Paris.
Banco de Portugal

Economia abranda e desemprego cai até 2020

O Banco de Portugal atualizou as projeções para a economia portuguesa relativas ao período 2018-2020. Prevê um crescimento económico, mas algum amortecimento que não penalizará o emprego.
Emprego

Jovens manifestam-se contra a precariedade

Jovens trabalhadores de todo o país e de todos os setores manifestam-se em Lisboa contra o trabalho precário. Alegam ser os mais afetados pelos "baixos salários" e exigem direitos.
Sociedade

Três novas causas de endividamento das famílias

O desemprego voltou no primeiro trimestre a ser a principal causa do endividamento das famílias. Mas há três novas causas: apoio aos pais, passagem à reforma e negócios mal sucedidos.
Sociedade

Têxtil de Barcelos arrenda fábrica da antiga Ricon

A Sonix arrendou as instalações da antiga Ricon, em Vila Nova de Famalicão, garantindo continuar a contratar as ex-funcionárias do grupo que faliu no início de fevereiros.
Emprego

Mais contratações em Portugal

Empresas portuguesas inquiridas num estudo sobre emprego estimaram uma subida de 14% na criação líquida de postos de trabalho entre abril e junho deste ano.
Parlamento

PCP critica reforma laboral do Governo. BE celebra

A reforma laboral apresentada pelo Governo dividiu os parceiros parlamentares: para comunistas, é "objetivamente insuficiente"; para bloquistas, "corresponde genericamente aos compromissos assumidos".
Concertação Social

Governo trava contratos a prazo e taxa empresas

176
Vieira da Silva apresentou uma proposta que prevê a redução da duração dos contratos a prazo, renovação limitada desses vínculos, taxa para empresas prevaricadoras e reforço da contratação coletiva.
Governo

Contratos a prazo. Nova taxa penalizará empresas

360
O governo vai penalizar as empresas que abusem dos contratos a termo, sem, no entanto, agravar a TSU. Informação foi avançada por António Costa, na véspera da reunião da concertação social.
Emprego

Empregos vagos sobem no 4.º trimestre de 2017

O crescimento do número de empregos vagos neste semestre de 2017 deveu-se sobretudo ao aumento nas atividades de Indústrias, Comércio, Alojamento, Restauração, Informação e Comunicação.
IEFP

Inscritos nos centros de emprego descem 17%

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego baixou 17% em fevereiro, face a igual mês de 2017, para 404.604 pessoas.
Emprego

Fraca preparação para o digital preocupa jovens

Num mundo cada vez mais digital, apenas 27% dos jovens portugueses acredita estar preparado para a economia digital. Ainda assim, o maior desafio da sua geração será um emprego estável e bem pago.
Emprego

Emprego. Portugal é dos que menos oferece na UE

Portugal registou a terceira menor taxa de ofertas de emprego entre os Estados-membros. República Checa, Bélgica e Alemanha estão entre os que registam taxas mais elevadas.
Tribunal de Contas

Tribunal deteta irregularidades no Emprego Jovem 

O Tribunal de Contas detetou irregularidades nos apoios à Iniciativa Emprego Jovem, como atrasos na implementação de programas e ausência de regulamentos.
Eurostat

Taxa de emprego aumentou 1,6% na UE e zona euro

A taxa de emprego aumentou na zona euro e na União Europeia. Em Portugal, no quarto trimestre de 2017, o emprego subiu 3,2% em termos homólogos e 0,7% face ao período entre julho e setembro.
OCDE

OCDE revê em alta crescimento da economia global

A OCDE diz que este é o resultado "mais forte" desde 2011 e destaca as "surpresas de crescimento" previstas para este ano na zona euro, que deverá crescer 2,3%, na China, na Turquia e no Brasil.
Emprego

Governo. Medidas para limitar contratação a prazo

O Governo apresenta no dia 23 de março as propostas para limitar os contratos a prazo. O processo deve ficar concluído no primeiro semestre de 2018.
Salário Mínimo Nacional

Número de pessoas a receber salário mínimo aumenta

129
O número de trabalhadores que recebem o salário mínimo nacional chegou em dezembro aos 670 mil. A proporção de trabalhadores abrangidos pelo salário mínimo era, no mesmo mês, de 20,4%.
Formação Profissional

Parceiros sociais reúnem-se para discutir salário

Além do relatório de acompanhamento da evolução do salário mínimo, os parceiros sociais e o Governo retomam a discussão sobre formação profissional esta sexta-feira.
Emprego

Universidade do Porto assina protocolo com câmaras

106
A Universidade do Porto assinou um protocolo de empregabilidade com 50 Câmaras Municipais. O projeto prevê que as autarquias tenham acesso a um banco de currículos de diplomados da Universidade.
Emprego

Apoios do IEFP criaram 12.450 postos de trabalho

A medida Contrato-Emprego, em que o IEFP apoia empresas que contratam desempregados, criou 12.450 postos de trabalho. 80% dos contratos apoiados são contratos de trabalho sem termo.
Legislação Laboral

Precariedade atinge um terço no setor privado

A precariedade atinge um terço dos empregados no setor privado, o valor mais alto registado na última década e meia. Portugal tem a terceira taxa mais elevada de contratos não permanentes na UE.
Carreira

Investigadores manifestaram-se em Lisboa

Dezenas de investigadores estiveram esta segunda-feira em protesto junto à Universidade de Lisboa. Exigem o direito a um vínculo estável e o fim da precariedade.
Parlamento

PSD marca debate sobre economia e emprego

O PSD escolheu a economia e o emprego como temas de um debate parlamentar na quinta-feira. Este é o primeiro agendamento potestativo de Fernando Negrão.
Emprego

A Fundação "la Caixa"e o BPI comprometem-se

Em resultado da entrada do BPI no Grupo CaixaBank, a Fundação inicia a sua ação social em Portugal com a implementação de programas de criação de emprego, cuidados paliativos e apoio à investigação.
Desemprego

Desemprego. Portugal com quarta maior quebra na UE

Portugal registou a quarta maior quebra do desemprego na União Europeia em janeiro. A taxa de desemprego diminuiu em todos os Estados-membros.
Desemprego

Despesa com prestações de desemprego cai 9,1%

A despesa com prestações de desemprego caiu 9,1% e a despesa com pensões e complementos desceu 1,1% em janeiro, em termos homólogos.
Carreira

Balanço sobre descongelamento das progressões

O ministério das Finanças deve fazer esta segunda-feira um balanço sobre o descongelamento das progressões. As progressões na carreira foram descongeladas com a entrada em vigor do OE 2018.
Emprego

FMI pede flexibilidade nos contratos permanentes

FMI e Comissão Europeia continuam a defender a flexibilidade dos contratos permanentes em Portugal. As entidades consideram que a dificuldade em despedir leva as empresas a contratarem a prazo.
Empresas

UE. Portugal recorre mais a contratos a prazo

Os contratos a termo e outros vínculos atípicos representavam 22,2% do total de empregados no final de 2017, valor que mantém Portugal no topo dos países da UE que mais faz este tipo de contratos.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Detalhes da assinatura

Acesso ilimitado a todos os artigos do Observador, na Web e nas Apps, até três dispositivos.

E tenha acesso a

  • Assinatura - Aceda aos dados da sua assinatura
  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Inicie a sessão

Ou registe-se

Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)