829kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Emprego

Noticiário

8h. Advogados. Escritórios rejeitam estagiários 

Os estagiários recém-licenciados estão a ser rejeitados nos escritórios de advogados.A solução pode passar pelo "financiamento público", de acordo com a Bastonária.Neste jornal, Joe Biden não desiste.
Governo

Montenegro: "Temos de evitar que o talento fuja"

Montenegro negou que a retenção de capital dependa apenas dos salários, explicando serem necessárias "boas condições" e, por isso, o Governo mexer nos impostos. Mas os resultados não serão imediatos.
Empresas

Ara Shoes despede mais 180 trabalhadores em Seia

Decisão da multinacional alemã de encerrar a secção da costura levando ao despedimento de 180 trabalhadores até outubro foi comunicada na sexta-feira aos trabalhadores e à Câmara Municipal de Seia.
Noticiário

14h. Montenegro garante colaborar com Costa

Montenegro está disponível para colaborar com o presidente do Conselho Europeu em relação aos desafios que a UE enfrentará. E ainda, Zelensky acusa EUA de não quererem Ucrânia imediatamente na NATO.
Noticiário

12h. PR lembra longo legado musical de Fausto

Marcelo Rebelo de Sousa fala num nome maior da música portuguesa e envia condolências à família e amigos do artista. Ainda neste jornal, o aumento da taxa de desemprego em Portugal.
Carreira

Já ouviu falar de job hopping?

O tempo médio de permanência no mesmo emprego tem vindo a diminuir significativamente, e essa rotatividade é encarada de forma diferente do que sucedia há um par de décadas.
Parlamento

BE pede audição urgente da ministra do Trabalho 

Bloco debater o que diz ser posições "contraditórias" do Governo nos últimos dias sobre a questão dos apoios sociais no desemprego. Partido alera para "desproteção das pessoas".
Emissão Especial

Problemas no Algarve? Há "lógica perversa"

José Mendes Bota considera que é preciso "refletir e pôr um travão no turismo" do Algarve. O ex-deputado do PSD alerta para o "desequilíbrio" na região, nomeadamente no financiamento autárquico.
Emissão Especial

"O turismo no Algarve continua a crescer"

André Gomes sublinha o crescimento do turismo de natureza na região. O presidente da Associação Turismo do Algarve fala importância de criar programas que atraiam turistas e potenciem o sul do país.
Subsídios

Prestações de desemprego já são mais de 183 mil

O beneficiários aumentaram face aos dados do ano passado, mas houve uma redução em comparação com abril deste ano. A maioria são mulheres num total de mais de 105 mil.
Educação

Profissional: apenas 13% segue para o superior

A Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência fez um estudo e verificou que apenas 13% dos alunos de cursos profissionais continuam a estudar, tendo ficado de fora mais de 22 mil alunos.
Noticiário

8h. Semana de 4 dias não afeta lucro de empresas

É uma das conclusões do relatório final do projeto-piloto da semana dos quatro dias. 80% das empresas consideram que a experiência as beneficiou. Ainda neste jornal, a crise política na Madeira
Saúde

Inovação em saúde

O profissional de saúde "híbrido", com competências clínicas e tecnológicas e de ciência de dados, tem um papel decisivo como ponte entre os especialistas clínicos e os dos sistemas de informação.
Trabalho

Sucesso não está em dizer “SIM” mas em saber dizer

Pensa nisto. E em muitas outros tópicos às vezes contraintuitivos, pois é aí que está a solução. Não no que que te vão metendo na cabeça como grandes verdades.
Desemprego

Taxa de desemprego da OCDE mantém-se estável 

Em abril a taxa de desemprego manteve-se inalterada em 25 países membros, tendo diminuído em quatro - Colômbia, Áustria, República Checa e Itália - e aumentado em três.
Estados Unidos da América

FedEx vai eliminar até 2.000 empregos na Europa

O despedimento será entre 1.700 e 2.000 trabalhadores: empresa indicou em comunicado que o objetivo é "reduzir o quadro de funcionários das equipas comerciais e administrativas".
Enfermeiros

Os Enfermeiros de Marte

Essa é a nossa finalidade… Formar Enfermeiros competentes seja para trabalhar em Marte, em Portugal ou noutra qualquer parte do mundo…
IEFP

Vice do IEFP sai do cargo para Garantia Jovem 

Bernardo Santos e Sousa foi nomeado diretor do plano de Garantia Jovem. Governo não confirma que afastou o vice-presidente do IEFP, mas indica que com a nomeação cessa o cargo de direção no instituto.
IEFP

Governo afasta vice-presidente do IEFP

Bernardo Sousa estava prestes a completar um ano no cargo de vice-presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Governo não faz comentários.
Trabalho

"Estamos a usar a tecnologia de forma incorreta"

As máquinas podem ser úteis e a tecnologia também. Mas estão a ser usadas de forma incorreta. Quem o diz é o economista Daron Acemoglu, que recusa o epíteto de tecno-pessimista.
Brasil

Brasil. Desemprego cai para menor taxa em dez anos

Segundo o IBGE, estabilização do desemprego deve-se, principalmente, à redução das perdas do retalho e ao retorno no emprego no segmento da educação básica pública no ensino fundamental.
Noticiário

12h. Parlamento Europeu alvo de buscas

Há suspeitas de que membros do PE tenham sido pagos para promover propaganda russa através do site de notícias Voz da Europa. E ainda, Sebastião Bugalho diz que espera um pedido de desculpas de Temido
Desemprego

Taxa de desemprego cai para 6,3% em abril

A taxa de desemprego desceu 0,1% face ao mês anterior, estima o Instituto Nacional de Estatística. Comparativamente a março, a população ativa também diminuiu.
Carreira

Ser ou não licenciado: Venderam-nos uma mentira

Venderam-nos uma mentira: "Estuda meu querido, se fores um bom aluno terás o mundo aos teus pés". Quase 20 anos volvidos da minha licenciatura nada poderia estar mais longe da realidade.
Desemprego

Prestações de desemprego sobem 7,9% em abril

Em relação ao mês anterior, houve, em abril, uma redução de 5.942 beneficiários, mas, face ao mesmo mês do ano passado, houve uma subida de 13.925 beneficiários, de acordo com os dados da SS.
Japão

Toshiba vai despedir 4.000 trabalhadores

Depois de um ano fiscal de prejuízos, a empresa japonesa Toshiba anunciou que vai despedir 4000 trabalhadores numa tentativa de reduzir custos e executar um plano de reestruturação da atividade.
Desemprego

56% dos desempregados de 2023 ainda sem emprego

Dos desempregados no quarto trimestre de 2023, 56,4% permaneceram nesse estado no primeiro trimestre de 2024, 25,9% transitaram para o emprego e 17,7% transitaram para a inatividade.
Alemanha

Bayer suprime 1.500 empregos no 1.º trimestre

Depois dos prejuízos registados em 2023, o grupo químico e farmacêutico alemão Bayer anunciou o fim de 1500 postos de trabalho, como parte de um plano estratégico para poupar 2000 milhões de euros.
CTT

Líder dos CTT diz que IA vai gerar empregos

Sobre a extinção de funções devido a IA, João Bento sublinhou que os CTT e os sindicatos dos trabalhadores da empresa "não sentem esse receio" e que a ferramenta vai criar "novas oportunidades".
Governo

Ordens preocupadas com provedor e estágios

Pesidente do Conselho Nacional das Ordens Profissionais diz que as mesmas definem como principais preocupações "a questão do provedor dos utentes dos serviços e a questão dos estágios profissionais".
Desemprego

Taxa de desemprego com subida em cadeia

Entre janeiro e março, a população desempregada, estimada em 368.200 pessoas, aumentou 3,8% (13.600) em relação ao trimestre anterior e diminuiu 3,4% (12.900) relativamente ao mesmo período de 2023.
Promova Talks

Saúde mental no trabalho

Inês Cabrita, da Leroy Merlin, Hugo Duarte, da Fidelidade, e Olga Pamplona, da Randstad, partilham a sua visão sobre a saúde mental em ambiente de trabalho.
Desemprego

Taxa de desemprego na zona euro fixa-se em 6,5%

Em Portugal, a taxa de desemprego desceu para 6,5% em março, face aos 6,8% homólogos e os 6,6% de fevereiro. Entre os países da área do euro, o desemprego desacelerou face aos 6,6% de março de 2023.
Economia

Desemprego cai para 6,5% em março

Em março, registaram-se 346.500 desempregados, menos 1,6% face a fevereiro e 3,9% abaixo de março de 2023, mas desemprego jovem sobe em relação ao último ano.
Açores

Açores investe em programas de emprego e habitação

Com um investimento total de 116,2 milhões de euros, o novos programas para a criação de emprego e habitação foram aprovados pelo governo regional para 2024.
Emprego

PCP propõe 35 horas para todos os trabalhadores

Líder parlamentar revelou que PCP "vai avançar com quatro iniciativas legislativas exatamente para reforçar os direitos de quem trabalha", incluindo redução das horas de trabalho sem perda de salário.
Carreira

A falta de verticalidade de alguns políticos

Quando os políticos não são fiéis aos seus valores, torna-se difícil acreditar nas suas promessas e nas suas intenções.
Desemprego

Beneficiários de prestações de desemprego sobem 9%

Com um aumento de 9,1%, o número de beneficiários de prestações de desemprego em março atingiu um total de 195.359, mas caiu 1,1% face a fevereiro.
IEFP

Número de desempregados inscritos sobe 6%

No fim de março, estavam registados 324.616 desempregados nos serviços de emprego do continente e regiões autónomas, mais 18.459 (6,0%) do que no mesmo mês do ano anterior.
IEFP

Casais com ambos no desemprego aumentam 5,6%

Relativamente a março do ano passado há 5,6% de casais em que ambos os cônjuges estão desempregados, totalizando 5.032. Os casais que tenham dependentes a cargo têm majoração de 10% do valor.
Empresas

OutSystems reduz total de trabalhadores em 8%

A tecnológica portuguesa está a reduzir em 8% o total de trabalhadores a nível global. CEO justifica decisão com o “objetivo de tornar” a empresa “mais ágil”.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas