Frederico Varandas é, desde esta terça feira, o primeiro candidato oficial às eleições para a presidência do Sporting Clube de Portugal, agendadas para o próximo dia 8 de Setembro. “Não sou um candidato do ‘não’ a Bruno de Carvalho. Comigo, todos os elementos do Conselho Diretivo entregarão as declarações de rendimentos e o Conselho Fiscal do Sporting vai funcionar como o Tribunal Constitucional está para a República”, garantiu Frederico Varandas, antes de anunciar que conta com Salgado Zenha para vice-presidente da área financeira, caso seja eleito.

O antigo diretor clínico dos leões anunciou oficialmente a sua candidatura sob o lema “Unir o Sporting”. Jorge Jesus, Daniel Carriço, Slimani, Daniel Oliveira, Daniel Sampaio, Eduardo Barroso, Francisco Salgado Zenha, Francisco Rodrigues dos Santos (líder da Juventude Popular) e Pedro Boucherie Mendes são alguns nomes que se destacam na Comissão de Honra.

Jorge Jesus, ex-treinador dos leões e atual técnico do Al-Hilal, é um dos principais nomes presentes na Comissão de Honra de Frederico Varandas na candidatura à presidência do Sporting

Com um vídeo de apresentação a dar início à formalização da candidatura, Frederico Varandas iniciou o seu discurso com a ideia que tem para o Sporting do futuro. “O Sporting Clube de Portugal precisa de paz, decência e estabilidade. Precisa de competência, credibilidade, ser respeitado e dar-se ao respeito. O Sporting precisa de liderança. Está a iniciar-se um processo de normalização institucional no Sporting que culminará nas eleições. Tratando-se de um ato essencial para o futuro do meu clube, estou a anunciar formalmente a minha candidatura à presidência do Conselho Diretivo do Sporting“, anunciou, continuando: “A candidatura tem a missão central de unir o Sporting. Vamos acabar com os sectarismos, a cultura de ódio, a segregação, os rótulos ofensivos, as perseguições por delito de opinião e com as censuras. No Sporting que proponho liderar, todos contamos, todos participamos, todos lideramos. A união sportinguista é essencial para a competitividade do clube no futebol e nas modalidades”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Serei o presidente da união de todos os sportinguistas, que garante a transparência da gestão do clube na defesa do interesse coletivo perante todos os interesses individuais, sejam eles quais forem. A grandeza e história do Sporting exigem que os seus dirigentes mantenham uma conduta exemplar a todos os níveis, por isso a equipa que vou liderar integrará apenas profissionais de mérito e reputação. Todos os dirigentes terão de entregar declarações de rendimentos e o Conselho Fiscal do Sporting vai funcionar como o Tribunal Constitucional está para a República. Queremos que os sócios vivam tranquilos”, explicou Frederico Varandas, situando-se no atual panorama do universo leonino: “Sou um candidato do ‘sim’, não me defino por oposição ao presidente que cessou funções. A ele devemos grandes obras como o Pavilhão João Rocha, títulos internacionais e nacionais nas modalidades e, sobretudo, alguns dos momentos mais espetaculares de mobilização. Não sou um candidato do ‘não’ a Bruno de Carvalho, a minha campanha não servirá para isso. Também não sou um candidato do ‘nim’, numa trajetória em ziguezagues entre apoios, tendências e omissões. Tenho a minha visão do Sporting, quero um clube eclético e gigante, com corpo e com alma. Quero comigo todos os que partilharem desta visão”.

Slimani é um dos jogadores presentes na Comissão de Honra de Varandas. O argelino ex-Sporting junta-se a nomes como Daniel Carriço e Hugo Viana ou Hilário Conceição, antigo capitão dos leões.

“O Sporting do futuro dispensa amadorismos e experimentalismo. Nas próximas semanas, detalharei o meu programa e anunciarei os elementos da minha equipa. Hoje, quero deixar já desvendado o meu companheiro de executivo para uma das áreas mais críticas e sensíveis do clube – a área financeira. Contarei com a colaboração dedicada e experiente do Francisco Salgado Zenha, vice-presidente da área de investimento de um grande banco mundial em Madrid. Integra a minha candidatura por amor ao Sporting”, anunciou, antes de dar a conhecer também alguns elementos da Comissão de Honra que o acompanha: Jorge Jesus, Daniel Carriço, Slimani, Daniel Oliveira, Daniel Sampaio, Eduardo Barroso, Francisco Salgado Zenha, Francisco Rodrigues dos Santos (líder da Juventude Popular), Pedro Boucherie Mendes, Hugo Viana, César Mourão são alguns dos nomes presentes numa lista que tem como objetivo chegar aos 170 mil nomes.

Veja a lista da Comissão de Honra de Frederico Varandas até ao momento:

Alberto do Rosário (empresário)

André Matos Faria (advogado)

António Sancho (jornalista)

César Mourão (comediante)

Daniel Carriço (ex-capitão Sporting)

Daniel Oliveira (jornalista)

Daniel Sampaio (médico)

Eduardo Barroso (médico)

Ernesto Ferreira da Silva (gestor)

Evaristo Cardoso (empresário)

Filipe Frazão (gestor)

Filipe Osório de Castro (empresário)

Francisco Osório de Castro (empresário)

Francisco Rodrigues dos Santos (advogado, líder da Juventude Popular)

Francisco Zenha (gestor)

Frutuoso Pires Mateus (general do exército)

Helena Ferro de Gouveia (jornalista)

Hilário Conceição (ex-capitão Sporting)

Hugo Viana (futebolista)

Islam Slimani (futebolista)

Jaime Ayash (gestor)

João Barnabé (futebolista e treinador Sporting)

João Paixão (gestor)

Jorge Jesus (treinador)

Júlio Rendeiro (capitão de modalidades de Sporting)

Júlio Santos (empresário)

Luís Gonçalves (médico)

Luís Paixão Martins (comunicador)

Luís Salvador Marques (engenheiro, filho do sócio n.º1 do Sporting)

Manuel Reinhardt (empresário)

Mário Barbosa (gestor)

Mário Fonseca (empresário)

Mário Lino (futebolista e treinador Sporting)

Miguel Ingenerf Afonso (gestor)

Miguel Menezes da Silva (advogado)

Miguel Vinagre (advogado)

Nuno Caldeira da Silva (gestor)

Paulino Coelho (comunicador)

Paulo Abreu (empresário)

Paulo Padrão (empresário)

Pedro Almeida Cabral (advogado)

Pedro Boucherie Mendes (comunicador)

Pedro Cardoso (empresário)

Pedro Lancastre (gestor)

Pedro Monteiro Fernandes (advogado)

Pureza Cabral (marketing)

Rahim Ahamad (gestor)

Valença Pinto (general ex-CEMGFA)

Vasco Matos (técnico oficial contas)

Vasco Palmeirim (apresentador)

Virgílio Abreu (médico)

Vítor Araújo (empresário)