A Força Aérea liderou mais um resgate: a operação, esta segunda-feira, envolveu um turista italiano depois de um acidente no mar da Praia da Ursa, em Sintra. A missão, levada a cabo pela tripulação de alerta da Esquadra 751 – Pumas, sediada na Base Aérea N.º 6 do Montijo, ativou um helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea. O resgate foi o terceiro efetuado pela Força Aérea em apenas dois dias, sendo que dois deles decorreram na Praia da Ursa.

Além do italiano de 34 anos, que entrou em paragem cardiorrespiratória, uma mulher da mesma nacionalidade correu perigo de afogamento ao tentar prestar auxílio. Depois de resgatados, os dois turistas foram assistidos ainda no local e a mulher foi ainda transportada de ambulância para o hospital para receber maiores cuidados. O homem, por sua vez, foi transportado de helicóptero para o Aeródromo de Figo Maduro, de onde seguiu para o hospital.

O alerta foi dado numa primeira fase pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes, por volta das 17h40 desta segunda-feira, e a coordenação da operação pertenceu ao Capitão do Porto e ao Comandante-local da Polícia Marítima de Cascais. No local estiveram elementos da Polícia Marítima, uma viatura do projeto SEAWATCH, um carro e uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Almoçageme e ainda a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM.

Veja as imagens do resgate captadas a partir do helicóptero da Força Aérea.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR