Cristiano Ronaldo está entre os três finalistas do prémio ‘The Best’ que distingue o melhor jogador do ano, organizado pela FIFA. O internacional português chegou ao último lote de nomeados acompanhado por Luka Modric (Real Madrid e Croácia), que venceu o prémio de melhor jogador europeu na passada semana, e Mohamed Salah (Liverpool e Egipto).

O grande destaque vai para a ausência de Lionel Messi que, doze anos depois, não figura nos nomeados para melhor jogador do mundo, já depois de Neymar ter ficado de fora da uma listagem de dez nomeados. O argentino faturou 45 golos em 54 jogos oficias na temporada passada e foi elemento preponderante na conquista do campeonato espanhol por parte do Barcelona, mas nem isso parece ter convencido os fãs, jornalistas, selecionadores e capitães de seleções que elegeram os três nomeados finais.

O golo de Cristiano Ronaldo contra a Juventus correu mundo e vale agora a nomeação do internacional português para o Prémio Puskás (Créditos: Getty Images)

Para além do prémio de melhor jogador do mundo, a FIFA anunciou também os nomeados para os restantes prémios, com especial atenção para o prémio Puskás, que premeia o melhor golo do ano, onde há dose dupla nacional: Cristiano Ronaldo, com o golo de pontapé de bicicleta apontado à Juventus nos quartos de final da Liga dos Campeões, e Ricardo Quaresma, com o golo de trivela apontado ao serviço da Seleção Nacional contra o Irão no Mundial, estão entre os eleitos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto aos treinadores, Zlatko Dalic (Croácia), Didier Deschamps (França) e Zinedine Zidane (Real Madrid), são os nomeados para melhor técnico do ano, numa lista onde se vê a importância dada pela FIFA ao desempenho das seleções no Mundial com o campeão do mundo e o finalista vencido a constarem nos três nomeados, a par do campeão europeu de clubes, Zidane.

Também Ricardo Quaresma está entre os eleitos para melhor golo do ano, com uma trivela típica do português a figurar nos nomeados (Créditos: Getty Images)

Hugo Lloris (França e Tottenham), Thibaut Courtois (Bélgica e Chelsea) e Kasper Schmeichel (Dinamarca e Leicester) são os nomeados para melhor guarda-redes do ano.

Confira os nomeado para os prémios FIFA, que serão atribuídos em gala a realizar dia 24 de setembro:

Melhor jogador
– Cristiano Ronaldo (Portugal e Real Madrid)
– Luka Modric (Croácia e Real Madrid)
– Mohamed Salah (Egipto e Liverpool)

Melhor jogadora
– Ada Hegerberg (Noruega)
– Dzsenifer Maroszán (Alemanha)
– Marta (Brasil)

Melhor treinador
– Zlatko Dalic (Croácia)
– Didier Deschamps (França)
– Zinedine Zidane (Real Madrid)

Melhor treinadora
– Reynald Pedros (França)
– Sarina wiegman (Holanda)
– Asako Takakura (Japão)

Melhor guarda-redes
– Courtois (Bélgica e Chelsea)
– Kasper Schmeichel (Dinamarca e Leicester)
– Hugo Lloris (França e Tottenham)

Melhor golo (Prémio Puskás)
– Ricardo Quaresma (Portugal)
– Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
– Gareth Bale (Real Madrid)
– Lazaros (AEK)
– De Arrascaeta (Cruzeiro)
– Riley McGree (Newcastle Jets)
– Denis Cheryshev (Rússia)
– Lionel Messi (Argentina)
– Pavard (França)
– Salah (Liverpool)