Colonialismo

História

Alemanha devolve padrão português à Namíbia

2.528
Diogo Cão ergueu o monumento na costa do território que hoje é a Namíbia em 1486. Reclamou para Portugal o terreno, mas tropas alemãs roubaram o padrão em 1893. Vai agora voltar à ex-colónia alemã.
Literatura

Trabalho forçado nas colónias estava disseminado

O investigador José Pedro Monteiro vai apresentar esta quinta-feira o livro "Portugal e a questão do trabalho forçado", onde analisa o trabalho forçado nas colónias portuguesas até à década de 60.
Colonialismo

"Pare o mundo que eu quero descer!" /premium

A Seita insiste em manter-se na crista da onda da ‘libertação dos oprimidos’ içando a bandeira do seu ‘humanismo’ que Lhe permite forçar terceiros a colher tempestades de ventos que ela mesma semeou.
10 de junho

Um dia contra Portugal? /premium

1.266
Catarina Martins não quer ver "reconhecida" a "enorme violência da expansão portuguesa", quer apenas usar a história para deslegitimar os regimes ocidentais -- e só esses.
País

Eduardo Lourenço fala do colonialismo português

1.074
Eduardo Lourenço diz não entender a necessidade de "crucificar" o país por causa do seu passado de colonizador, sublinhando que não houve maldade na génese e que o mal feito já não pode ser reparado.
Colonialismo

África, África...

Só após as exigências da Conferência de Berlim (1884-85) o governo de Lisboa foi constrangido à ocupação efectiva dos territórios coloniais, inicialmente por meios militares devido à resistência local
Livros

Fanon the Killer

Os auto legitimados pensadores de África tudo têm feito para aniquilar o melhor da herança colonial europeia, desperdiçando o mais raro, original e notável contributo de modernização do continente.
Cinema

Filme sobre Eusébio estreia dia 3 de maio

Filme tem argumento de Leonor Pinhão e é realizado por António Pinhão Botelho. Ruth não é um filme sobre futebol, mas a narrativa de uma sociedade portuguesa em pleno regime fascista.
Colonialismo

Ilha de Páscoa: povo não conviveu com americanos

Os rapanui (habitantes da ilha de Páscoa) não contactaram com o povo americano antes da chegada dos europeus. Um estudo americano revela que este povo não conviveu com outros grupos.
Livros

O racismo português visto pelos outros

382
A propósito do livro "Racismo em Português", de Joana Gorjão Henriques, Bruno Vieira Amaral escreve sobre as diferentes "mitologias" do colonialismo.
Colonialismo

Colonizámos mal, descolonizámos pior?

827
Debate sobre colonialismo juntou à mesma mesa Adriano Moreira, José-Augusto França, Eduardo Lourenço e Hélder Macedo. Foi um “momento histórico” na Universidade Nova de Lisboa.
Índia

Administrador do Facebook critica anticolonialismo

Marc Andreessen escreveu um tweet onde dizia que o anticolonialismo "tem sido economicamente catastrófico para o povo indiano ao longo de décadas". Depois, apagou o post.
Moçambique

A Quinta dos Animais à portuguesa

548
Em tempos foi a quinta de Dúlio Ribeiro, com gado suíno e bovino que abastecia Quelimane. Em 1980 foi nacionalizada e a dona expulsa. Hoje nada resta dela a não ser Mpuruni, um bairro periurbano pobre
Mundo

O massacre esquecido (ou mitificado) de Batepá

O Masscare de Batepá, em 1953, em São Tomé e Príncipe é "praticamente desconhecido" em Portugal. O evento foi desencadeado essencialmente pelas relações laborais do sistema colonial.
Ciência

UE dá dois milhões para estudar memória colonial

Duas investigadoras do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra foram premiadas com bolsas de investigação: uma estuda dados de ADN, outra a história recente da Europa.
Colonialismo

125 anos do Ultimato. Quem ainda o recorda?

376
11 de janeiro de 1890. O Reino Unido enviou um ultimato a Portugal. O sonho de ligar Angola a Moçambique morreu nesse dia. Foi a humilhação e a crise política. Mas será que podia ter sido diferente?
Colonialismo

O armário portuga-tuga-pula. Os anos da peste

Há 40 anos (27 de Julho de 1974) o general Spínola fazia o discurso em que se reconhecia o direito das colónias à independência. Um aniversário que é pretexto para revisitar o colonialismo português
África

A violência suprema do homem branco

A violência tradicional pré-colonial e a violência pós-colonial são hoje muito mais perversas para o funcionamento das sociedades africanas do que a violência exógena resultante da dominação europeia

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)