Bloco de Esquerda
Orçamento do Estado

Partidos e Governo discutem investimento público

O investimento nas áreas da saúde e da educação e o combate às alterações climáticas são alguns dos temas que estarão em cima da mesa nas reuniões entre o Governo e os partidos à sua esquerda.
Parlamento

Esquerda situacionista quer calar 192.679 cidadãos /premium

1790
O PS, Bloco e PCP querem controlar quem fala, querem determinar o que é politicamente correto pensar e querem zelar para que o espírito do socialismo condicione o pluralismo inerente à democracia.
Bloco de Esquerda

Bloco pede administrador para o Novo Banco

476
A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, disse que "o Governo não deve autorizar mais pagamentos ao Novo Banco sem saber o que se passa", realçando que o país tem direito a respostas.
Parlamento Europeu

Polémica Mediterrâneo. O que está em causa?

A votação de quatro propostas no Parlamento Europeu sobre busca e salvamento no Mediterrâneo deu azo a uma acesa troca de acusações entre a esquerda e a direita. Mas quem tem razão?
Orçamento do Estado

OE2020. Costa recebe PAN, BE e PEV na terça-feira

O PAN será o primeiro partido a ir ao encontro do Governo, terça-feira, pelas 14h, seguindo-se as reuniões com "Os Verdes", pelas 16h, e com o BE, às 18h.
Sri Lanka

Marisa Matias chefia missão eleitoral no Sri Lanka

A eurodeputada portuguesa do BE foi nomeada para chefiar uma missão eleitoral da União Europeia no Sri Lanka. Marisa Matias deve partir para o país asiático no domingo.
PCP

PCP e BE chamam ministro da Educação com urgência

578
Comunistas e bloquistas entregaram esta quinta-feira um pedido de audição urgente do ministro da Educação. Os dois requerimentos serão votadas numa das próximas reuniões da comissão de Educação.
Orçamento do Estado

Governo discute com a esquerda e PAN OE2020

118
O Governo vai reunir com com o Bloco de Esquerda, PCP, PAN, PEV e Livre durante a próxima semana para discutir o Orçamento de Estado para 2020.
País

Catarina Martins quer pediatras no Garcia de Orta

A coordenadora do Bloco de Esquerda quer que se abram vagas e concursos o quanto antes para resolver a situação de falta de pediatras que tem encerrado esta urgência todos os fins de semana.
Porto

Porto. BE quer habitação no terreno da Boavista

"Na opinião do Bloco de Esquerda este é um projeto que a cidade não precisa, não quer e deve recusar, como a Câmara Municipal do Porto recusou ao longo destes anos", afirmou o deputado Pedro Lourenço.
Parlamento

Parlamento dia 1: "Desculpe, como é que se entra?"

468
Corrupio nos corredores e muitos passos hesitantes num Parlamento onde abundam caloiros. Do comando inédito de Mariana Mortágua, às memórias de Rio, passando pelo beijinho de Roseta, a mãe.
Bloco de Esquerda

Floco de Esquerda

513
Quando Catarina Martins tenta colar o rótulo de social-democrata ao Bloco, como quem cola uma etiqueta de “saldos” numa vitrine, as inconsistências do partido não sofrem o mesmo escrutino que outros.
Bloco de Esquerda

Pedro Filipe líder parlamentar, Pureza vice da AR

BE vai manter direção da bancada na próxima legislatura. Pedro Filipe Soares será líder parlamentar, José Manuel Pureza é indicado para vice da AR e o estreante Nelson Peralta será secretário da Mesa.
Assembleia Da República

Deputadas afrodescendentes apontam para "nova era"

1933
"Há uma enorme consciência dos estudantes de que nós estamos a inaugurar uma nova era", diz Joacine Katar Moreira, que considera que é um "momento histórico".
Parlamento

Deputados tomam posse esta sexta-feira

A nova composição da Assembleia da República, que saiu das eleições de 6 de outubro, toma posse no final desta semana. Na primeira sessão será eleito o presidente. PS volta a indicar Ferro Rodrigues.
Bloco de Esquerda

"Devemos fazer o contrário" do que diz Bruxelas

3313
Catarina Martins desvaloriza os avisos da Comissão Europeia sobre o Orçamento do Estado para 2020. Para a líder do BE, o rumo certo é "fazer o contrário" do que diz Bruxelas.
Política

BE assume que relação com PS "nunca foi fácil"

O Bloco de Esquerda assumiu que a relação com o PS "nunca foi fácil" e recusou que a perda de votos e a falta de um acordo de maioria parlamentar possam ser encarados como uma derrota do partido.
José Sócrates

Sócrates critica PS por não fazer acordo com o BE

156
O antigo primeiro-ministro José Sócrates critica a recusa do PS em fazer um acordo escrito de legislatura com o Bloco de Esquerda, considerando que a decisão pode gerar "ressentimento" à esquerda.
Legislativas 2019

Programa de Governo sem negociações à esquerda

143
Reunião desta terça entre PS e BE foi adiada. PS queria discutir o programa de governo para negociar a inclusão de medidas dos partidos à esquerda. Bloco só quer discutir Orçamentos. Tal como o PCP.
Legislativas 2019

"Para o PS a geringonça não morreu"

472
O PS recusa as acusações do BE e diz que "a geringonça não morreu". Duarte Cordeiro reagiu assim às declarações de Catarina Martins, que esta tarde acusou o PS de ter posto fim à "geringonça".
Legislativas 2019

Catarina Martins culpa PS pelo fim da "geringonça"

5997
BE acusa PS de pôr fim à "geringonça". Esta é a primeira reação de Catarina Martins depois da decisão da Comissão Política do PS de não assinar nenhum acordo escrito para toda a legislatura.
PCP

Quem é quem na mesa para formar a geringonça 2.0?

Uma longa maratona ocupou a esquerda parlamentar esta quarta-feira. Quem são os negociadores escolhidos por cada partido para estas conversas iniciais? Navegue nas fotos para perceber.
Legislativas 2019

O termómetro partidário após a maratona negocial

111
Foram cinco reuniões e várias exigências. António Costa mantém a via de diálogo aberta com todos os partidos no fim do longo dia de negociações. Mas nem todos os pontos de convergência foram quentes.
Legislativas 2019

PS/BE admitem acordo com horizonte de legislatura - como aconteceu

810
Liveblog. A comitiva do PS terminou a ronda de negociações. Livre recusa entendimentos bilaterais. PAN aberto a acordos pontuais. PEV e PCP disponíveis para "apreciações conjuntas"
Presidente da República

Marcelo fez maratona de audiências. O que fica?

O Presidente da República recebeu os dez partidos com assento parlamentar ao longo do dia. No fim, indigitou António Costa como primeiro-ministro. Mas que recados deixaram os partidos?
Legislativas 2019

PS convida partidos para reuniões na quarta-feira 

150
Líder socialista só parte para negociações da nova geringonça já como primeiro-ministro. PS já pediu reuniões com BE, PCP, PEV, PAN e Livre para quarta-feira. BE e PS já escolheram equipas negociais.
Legislativas 2019

BE com mais votos em concelhos mais jovens

501
Os concelhos onde o BE teve melhores resultados são mais jovens, têm maior nível de instrução, maior poder de compra e menor volume de negócios.
PS

Costa quer reeditar geringonça. Ou vai à Guterres 

419
Líder socialista quer voltar a negociar, mas para uma geringonça alargada (a PAN e Livre) que garanta quatro anos estáveis -- é esta a prioridade. Se não for possível, o PS "trabalhará dia-a-dia".
Legislativas 2019

BE mantém os 19 deputados e põe condições ao PS

383
O BE igualou o número de mandatos de há 4 anos. Está disposto a viabilizar um governo do PS e já põe condições: SNS e CTT públicos, novas leis laborais e mais investimento do Estado.
Legislativas 2019

Por dentro da máquina. Como se fez esta campanha? /premium

102
O Observador teve acesso privilegiado aos bastidores das 6 principais campanhas. As rotinas, as estratégias, os momentos de tensão e os desabafos dos líderes e do seu staff mais próximo
Legislativas 2019

Fim da campanha marcado pelo incidente com Costa - como aconteceu

3759
É o tudo por tudo nas últimas horas até ao encerramento da campanha. Acompanhe aqui em direto durante todo o dia as principais ações e discursos dos seis principais partidos
Legislativas 2019

"BE contará para novas soluções, um novo começo"

103
A líder do BE encerrou o comício assumindo o desejo de fazer um upgrade à "geringonça". "Estamos prontos para tudo", disse, num comício em que Louçã atacou a direita e António Costa.
Legislativas 2019

Descer Sta. Catarina para assumir que quer crescer

280
O Bloco de Esquerda passou o penúltimo dia de campanha no Porto. Na rua de Santa Catarina, a líder foi recebida por muitos populares e acabou a assumir que o objetivo do partido é crescer.
Legislativas 2019

O dia em que a geringonça voltou a mexer /premium

Houve ameaças de agressões, amuos e trocas de mimos entre candidatos e altas figuras do Estado. Mas quando um dos pontos altos do dia foi uma manhã no Parlamento, é porque a campanha anda morna.
Legislativas 2019

BE. José Manuel Pureza cola PS à direita

No comício desta noite em Coimbra, José Manuel Pureza surgiu com a mira afinada. Disparou contra PSD e CDS e encostou o PS, que não faz parte do "povo socialista", à direita.
Legislativas 2019

BE. Legislação laboral, investimento, ambiente

BE aposta na alteração da legislação laboral, no reforço do investimento público e no combate às alterações climáticas. Os partidos elegeram prioridades. Acrescentámos animações para as descodificar.
Legislativas 2019

BE. Na feira contra empresas que fogem ao fisco 

164
Recebida em festa em Famalicão, sobretudo por mulheres, Catarina Martins critica 630 milhões que multinacionais não pagam em impostos: "Dava para quase 5 vezes de aumento extraordinário das pensões"
Legislativas 2019

BE responde a Rio: "Falam de tudo menos do país"

A líder do BE esteve esta manhã reunida com cuidadores informais e fez exigências para o OE. À tarde, em Braga, embalada pela forte arruada, deixou críticas ao PSD e à dança de nomes ministeriáveis.
Legislativas 2019

Segunda temporada da Guerra dos Centenos /premium

Tancos chegou para ficar mas os socialistas querem combate em terreno menos hostil e reavivaram Guerra dos Centenos. Rio voltou a morder o isco, mas está a conquistar terreno na guerra das sondagens.
Legislativas 2019

Catarina Martins faz apelo ao voto dos indecisos

228
A líder do BE falou diretamente para os que "ainda não decidiram em quem vão votar" para lhes dizer que "cada voto conta" e voltou a colocar a fasquia lá em cima, pedindo dois deputados por Aveiro.
Legislativas 2019

BE lembra que PS "governou sem ganhar as eleições"

5284
O dia do BE foi passado no centro histórico da cidade do Porto. Catarina Martins começou o dia a lembrar Costa do resultado das últimas eleições, recebeu uma carta e foi comparada à Princesa Diana.
Sondagens

Sondagem: PSD continua a subir

2335
A sondagem diária da Pitagórica indicia um crescimento ao centro. O PS, mesmo com o caso Tancos, também sobe, mais ligeiramente. CDS sobe mas continua sem chegar sequer aos 5%. BE desce.
Legislativas 2019

Legislativas. O melhor e o pior da primeira semana /premium

140
Com um escândalo político a marcar (ainda) a primeira semana da campanha, há vencedores antecipados a perder terreno e derrotados à partida a levantarem-se do chão. Quem disse que ia ser morno?
Legislativas 2019

BE assume que quer roubar deputado ao CDS em Viseu

477
A líder do Bloco de Esquerda assumiu esta tarde em Viseu que quer eleger pela primeira vez no distrito. O alvo a abater é Helder Amaral, do CDS. "Eleger a Bárbara Xavier é fazer história".
Legislativas 2019

As dores de uma campanha que já vai a meio /premium

Costa saiu da rua, Rio foi a todas as que pôde. O caso Tancos mantém-se na agenda, com Cristas a denunciar pressões, César a pedir "maioria de valor reforçado" e Rio a sonhar o com taco-a-taco
Bloco de Esquerda

Catarina Martins em campanha por nova "geringonça"

142
Catarina Martins encerrou o discurso do almoço em Lisboa com desejos de renovar votos, lembrou o PCP e apontou para a eleição de oito deputados em Lisboa. "Maiorias absolutas significam sempre recuo".
Legislativas 2019

Houve campanha para além de Tancos? /premium

145
Pouca gente terá dado por isso, mas foi um dia onde André Silva, quase sem fazer nada, dominou a agenda mediática alternativa. A greve do clima ajudou. Os outros partidos também.
Legislativas 2019

BE quer ação sobre o clima sem sacrificar o povo

No sexto dia de campanha do BE, num jantar-comício, Catarina Martins insistiu no apelo à eleição de um deputado em Viana do Castelo. E centrou o foco do discurso na manifestação pelo clima.
Legislativas 2019

Tancos: encenações e teorias da conspiração /premium

716
PS acredita que nem Marcelo nem Ministério Público estão inocentes na forma como o caso Tancos entrou na campanha. Direita promete não largar assunto, esquerda quer seguir em frente
Legislativas 2019

Objetivo era falar de clima, mas Tancos não deixou

141
Catarina Martins juntou-se durante pouco mais de cinco minutos a uma manifestação pelo clima em Braga. Passou quase indiferente. Aos jornalistas não conseguiu falar de outro tema que não... Tancos.
Partidos e Movimentos

BE e PEV com contas sem irregularidades em 2016

PS prestou contas com irregularidades, PAN não cumpriu o regime legal dos donativos e PCP fez “pagamentos em numerário superior ao limite legal”. BE teve resultado positivo de 257 mil euros.
Legislativas 2019

O dia em que a bomba explodiu mesmo na campanha /premium

Foi uma espécie de bomba ao retardador. Depois de confirmadas as notícias da acusação no caso Tancos, a temperatura política subiu e Rio e Costa intensificaram os ataques. Os outros foram atrás.
Legislativas 2019

Mortágua trouxe metáforas, Catarina pediu escolhas

Joana Mortágua usou lápis do PS para atacar as cativações de Centeno. Catarina Martins falou de energia, defendeu descida do IVA da eletricidade e lembrou que, entre BE e PS, é preciso fazer escolhas.
Legislativas 2019

"Houve responsáveis políticos que mentiram"

1285
Catarina Martins queria evitar que Tancos se tornasse num tema de campanha mas depois de conhecida a acusação não poupou nas palavras. "Se o MP tiver razão, alguém mentiu" e isso é "muito grave".
Legislativas 2019

"BE está aqui para acabar com o medo"

157
No discurso de encerramento do jantar-comício do BE, Catarina Martins voltou a insistir no tema da precariedade - e nas críticas ao PS - para proclamar que quer "acabar com o medo".
Eleições Legislativas

Bloco de Esquerda, o início do esvaziamento

137
Se o PS para ser Governo na próxima legislatura tivesse de fazer um qualquer acordo com o BE e o PCP, estes quatro anos seriam trágicos para o País. Especialmente com a crise internacional que aí vem.
Legislativas 2019

O dia em que Marcelo levou Tancos à campanha  /premium

Mesmo do outro lado do oceano, Marcelo Rebelo de Sousa acabou a entrar em todas as caravanas dos partidos. O assunto era tóxico e poucos lhe quiseram chegar próximo.
Código do Trabalho

Pedido de fiscalização da lei do Trabalho no TC

Bloco de Esquerda, PCP e Os Verdes já entregaram pedido de fiscalização sucessiva das alterações ao Código Laboral. Deputado bloquista Pedro Filipe Soares aproveitou para carregar forte sobre o PS.
Legislativas 2019

BE usa legislação laboral para atacar PS

100
Foi à boleia da legislação laboral que Catarina Martins voltou a atacar o PS, tentando colar os socialistas à direita. A campanha pelo voto útil à esquerda está em marcha.
Assalto em Tancos

Tancos "não deve ser caso de eleições", diz BE

"Portugal é uma democracia e é assim que deve funcionar", afirma Catarina Martins. A líder bloquista diz ainda que "a justiça deve fazer o seu caminho e deve apurar todas as responsabilidades".
Legislativas 2019

"Gostámos da geringonça, é um caminho a seguir"

O histórico bloquista foi figura do primeiro comício de campanha do BE. Fez juras de amor à "geringonça" mas não esqueceu despique com o PS: "O BE não reivindica a paternidade de cada coisa".
Legislativas 2019

Medina: Reunião com BE "não foi conclusiva"

356
Afinal o Bloco foi ou não atrás do PCP na geringonça? Catarina Martins garante que as negociações já tinham garantias no dia das eleições. Medina afirma que conversa com BE foi "inconclusiva".
Legislativas 2019

O dia em que ninguém quis atravessar a ponte /premium

PS e BE passaram o dia em clima de guerra fria, a CDU pôs-se ao fresco e o CDS tentou a sorte em território hostil (não teve muita). Já o PSD insiste em provar que tem um Centeno melhor que o de Costa
Legislativas 2019

BE nos bombeiros mantém acesa polémica com PS

Catarina Martins voltou aos ataques ao PS e a António Costa e a estratégia parece ter vindo para ficar. No quartel dos bombeiros da Marinha Grande, a líder do BE deitou achas para a fogueira.
Porto

BE: "Porto está a perder por falta de comparência"

O deputado Pedro Lourenço denunciou a inexistência de "um verdadeiro plano municipal para a mobilidade sustentável" e questionou o executivo camarário sobre os dados de redução de emissões de CO2.
Eleições Legislativas

No confronto a seis, venceu a discussão paralela

O debate a seis ficou marcado por provocações e ataques em paralelo. Catarina Martins acusou o líder do PS de querer reescrever a história da "geringonça", Costa colou Assunção Cristas a Trump.
Legislativas 2019

Só Catarina e Cristas levaram Costa às cordas /premium

208
Não foi um K.O, mas Costa foi encostado às cordas. Catarina fez ajuste de contas, Cristas atacou em toda a linha. Rio assistiu "com gosto" a arrufo no canto esquerdo do ringue. Jerónimo discreto.
Legislativas 2019

Tensão no debate: "Não me estique o dedinho" - como aconteceu

254
Costa comparou Cristas a Trump e disse-lhe que "isto não é o país das herdades no Alentejo". Quanto a Rio, criticou as contas e a promessa de descida de impostos: "O meu amigo é ultra-otimista!"
Legislativas 2019

BE quer regularização de moradores com dívidas

Catarina Martins defende que o IHRU chame os moradores dos bairros sociais com dívidas para regularizar uma "situação impossível" resultante do aumento de rendas na anterior legislatura.
Eleições

Catarina Martins promete um BE fazedor de pontes

362
No primeiro discurso do período oficial de campanha, Catarina Martins começou por afirmar "o compromisso de fazer destes 13 dias de campanha um exercício de respeito pelas pessoas".
Legislativas 2019

Bloco: Disputa nas eleições é entre PS e esquerda

543
Coordenadora do Bloco de Esquerda defendeu, num comício no Porto, que “o programa da direita não serve” e o país já o deitou fora. “Agora, o que conta é saber o que queremos construir."
Bloco de Esquerda

Golas. BE quer saber se negócio foi "lesivo" 

208
Catarina Martins disse que continua a haver "problemas de clareza e transparência" na análise de incompatibilidades de titulares de cargos públicos e que falta saber se negócio das golas foi "lesivo".
António Costa

Costa: geringonça foi feita "apesar do Bloco"

323
Em conversa com Daniel Oliveira, António Costa não foi brando com o BE. Diz que Catarina Martins fez "teatro" sobre haver condições para permitir a governação e acusa o Bloco de "impertinência".
Madeira

Madeira. As contas do "day after"

PS ou PSD: um deles deve liderar o próximo governo regional da Madeira. Nenhum o deverá fazer sozinho. Há mais peões em jogo e neste difícil tabuleiro todas as peças contam.
Legislativas 2019

BE para Centeno: "Quem quer pontes, não as queima"

A coordenadora do BE respondeu às críticas do ministro Mário Centeno com o aviso de que "quem quer pontes, não as queima", salientando que o partido não está arrependido dos últimos quatro anos.
Legislativas 2019

Catarina Martins voltou ao bairro da sua juventude /premium

A líder do BE, que "na televisão é mais forte", levou o Observador a visitar o bairro de Vitória, onde cresceu. Ensaiou passos de campanha e lembrou os tempos de atriz.
Legislativas 2019

PS avisa que não estará para o BE como até aqui

138
Mário Centeno apresenta contas em que assentam as propostas do PS para a próxima legislatura com um ataque cerrado ao Bloco de Esquerda cujo programa incompatibiliza mesmo com o do PS.
Legislativas 2019

Catarina Martins pede "bancada forte e grande"

137
Catarina Martins discursou no final de um comício dedicado aos jovens, no Capitólio, em Lisboa, no qual defendeu que só "uma bancada grande" pode fazer diferença em áreas como a habitação ou saúde.
Tribunal Constitucional

TC volta a negar metadados a "secretas"

O TC deu razão a PCP, BE e PEV e voltou a negar aos espiões dos serviços secretos os metadados de telecomunicações, admitindo o acesso das "secretas" em caso de suspeitas de terrorismo.
Bloco de Esquerda

Técnico. Presidente acusa Bloco de "vandalização"

2291
Ativistas do Bloco — entre os quais a deputada Mariana Mortágua — pintaram um mural na fachada do Técnico. Arlindo Oliveira criticou "vandalização", mas parecer da CNE diz que prática não é ilegal.
Corrupção

“Mais do que demissão, interessa-nos explicações"

241
A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, criticou os posicionamentos do Ministério da Administração Interna e da PGR acerca da demissão do secretário de Estado da Proteção Civil.
Legislativas 2019

Quem atacou quem no primeiro debate a seis? /premium

No primeiro debate a seis, Rui Rio foi quem sofreu mais ataques. Catarina Martins foi quem mais atacou, mas Costa e Cristas protagonizaram as discussões mais acesas. Jerónimo passou incólume.
Legislativas 2019

Debate Rio-Costa mais visto, longe de Passos-Costa

O debate entre Rio e Costa captou a atenção de 2,7 milhões de portugueses, o mais visto desta pré-campanha, mas ainda bem longe dos números de 2015 no debate que opôs António Costa a Passos Coelho.
Legislativas 2019

BE. Debate sobre trabalho "será sempre à esquerda"

Catarina Martins diz ter ficado surpreendida com o facto de "num debate que teve o dobro do tempo de todos os outros debates não foi apresentada uma solução para as questões do trabalho".
Pensões

BE quer pensões mínimas no valor do salário mínimo

Catarina Martins afirmou que é necessário fazer um "trabalho determinado" para que as pensões mínimas contributivas cheguem ao salário mínimo nacional.
Eleições Legislativas

BE atira privatizações, Rio responde com Sócrates

126
Rio diz que programa do BE parece o "PREC de 75", e que se fosse cumprido haveria em Catarina um novo Sócrates. Catarina atira com promiscuidade entre público e privado. Um debate com pouco debate.
Legislativas 2019

BE apela a socialistas para travar maioria do PS 

289
Catarina Martins diz que programa do PS tem números mal explicados e que as contas não chegam para aumento salarial prometido aos funcionários públicos. E apela a "voto útil" dos socialistas no Bloco.
Ambiente

Ser ambientalista agora é muito fácil

838
Qual é a estratégia de descarbonização quando, neste mandato, o Bloco quis a todo o custo taxar as energias renováveis, se opôs à construção de barragens, à energia eólica e à exploração de lítio?
Madeira

Bloco disponível para geringonça na Madeira

112
Coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) disse esperar que o partido saia reforçado nas legislativas da Madeira, em 22 de setembro, e mostrou-se disponível para repeti geringonça no arquipélago.
Catarina Martins

PS? Maioria é "contra direitos" dos trabalhadores

261
Num jantar comício em Ponta Delgada, a líder bloquista destacou a precariedade na região e afirmou: o verdadeiro "debate" é entre "estar contra os patrões dos patrões" ou "puxar pelos salários".
Bloco de Esquerda

O Bloco e o dia mais negro da nossa democracia

3680
O que aconteceu à nossa democracia foi o 10 de Outubro de 1999: com eleição do Bloco começou a feroz colonização de universidades, escolas, redacções de imprensa, de todas as "fábricas da palavra".
Comissão Europeia

Bloco critica traços de "extrema-direita" na CE

253
O BE foi o único a deixar de lado a campanha eleitoral e a usar o seu discurso na comissão permanente do parlamento para criticar a futura Comissão, onde deteta traços de "extrema-direita".
Bloco de Esquerda

PCP? "Imprescindível a equilíbrio de forças"

“Nós temos gostado muito de trabalhar com o PCP", declarou Catarina Martins. A líder bloquista afirma que o seu partido valoriza a convergência com o PCP, mas também destaca alguns "desacordos".
Bloco de Esquerda

Um bispo, um dissidente e uma geringonça no Piolho

O ciclo de conversas no Porto inaugurado por Miguel Portas em 1999 regressou esta terça-feira e juntou, entre outros, D. Januário Torgal Ferreira e o ex-bloquista Daniel Oliveira
Catarina Martins

A Fulana do Castelo /premium

Para a líder do Bloco, ou melhor, para a Fulana do Castelo o problema da escassez de água potável em Portugal resolvia-se de forma muito simples: era só terraplenar tudo o que é barragens.
Bloco de Esquerda

BE quer salário mínimo de 650 euros já em 2020

Catarina Martins diz que "não é aceitável" que alguém que trabalhe a tempo inteiro não consiga "sair da pobreza". Bloco quer assim 650 euros no setor privado e no setor público "já em 2020".
Bloco de Esquerda

PS e PSD querem Erasmus Interior, BE acha caricato

"Aquilo que nós defendemos é a criação de trabalho e promoção da economia de forma sustentada, com a reabertura de serviços públicos nos territórios que estão despovoados", diz Catarina Martins.
Eleições Legislativas

Debate BE/PAN. Muita convergência e pouco debate

133
Foi o primeiro debate de André Silva desde que é deputado. Como primeira adversária teve Catarina Martins, que fez de anfitriã, por vezes condescendente. Houve acusações mas também muita convergência.
Fact Check

Catarina disse que cultura islâmica era superior?

616
Frase falsa diz que Catarina Martins defendeu que cultura islâmica era superior à portuguesa. Já em 2018 frase tinha sido partilhada, agora regressou tendo mais de 170 partilhas em menos de 24 horas.
Bloco de Esquerda

O BE: social-democrata? /premium

523
O programa eleitoral do BE é social democrata? Não é, e tem subjacente tudo o que o BE tem defendido como Bloco de (extrema) Esquerda. É lobo com pele de cordeiro, mostra oportunismo e populismo.
Eleições Legislativas

Debate PS vs BE. Começou meigo, terminou azedo

671
António Costa e Catarina Martins começaram dispostos a renovar votos mas depressa entraram em despique. Sem juras de amor nem ameaças de divórcio, as diferenças e semelhanças e as "contas certas".
Catarina Martins

Evaporações bloquistas /premium

219
No bloco de esquerda nada se transforma e tudo se perde. Os princípios e a seriedade também foram vaporizados. Até já são sociais-democratas (Quo vadis, Trotsky?).
Bloco de Esquerda

Interior: BE dispensa "discursos caridosos"

505
"Eu ouço dizer as coisas mais extraordinárias sobre o que é preciso para o interior, e depois não vejo fazer-se o básico", declarou Catarina Martins, que dispensa "frases bonitas e vazias".
Bloco de Esquerda

O Papão Saltarico /premium

O Bloco de Esquerda saltou da esquerda radical para o lado da social-democracia. O que vem mesmo a calhar porque o PSD, agora que está do lado esquerdo, tinha deixado o lugar a ganhar teias de aranha
Bloco de Esquerda

O absurdo que é Catarina Martins /premium

730
Catarina Martins diz que com a direita fora de jogo não se corta nas pensões e nos salários. Pois não. Com a esquerda a jogar cativam-se despesas e coloca-se em risco o SNS.
Eleições Legislativas

Impostos dividem Catarina e Cristas

342
Foi a primeira vez que Assunção Cristas e Catarina Martins estiveram frente-a-frente num debate. Impostos marcaram início do confronto e colocaram as líderes em polos opostos. Não mais se aproximaram.
Bloco de Esquerda

BE. SNS tem "de chegar a toda a gente"

553
A líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu "que a saúde deve ser vista como um direito de todos os cidadãos e cidadãs, universal”, sendo preciso "menos preconceito e mais intervenção".
Bloco de Esquerda

BE defende regularização de precários

108
A coordenadora do BE, Catarina Martins, disse que terminar a atual legislatura sem cumprir a regularização extraordinária de precários seria "uma quebra de compromisso" com o país.
Entrevista

"Na essência, programa do BE é social-democrata" /premium

7832
Em entrevista ao Observador, a líder do BE diz que nacionalização de toda a banca "não é um papão". Evita traçar "linhas vermelhas", mas tem dúvidas sobre as boas intenções de Costa.
Catarina Martins

Catarina Martins e a social-democracia do Bloco

172
A líder do BE esteve "Sob Escuta" no Observador. Falou dos riscos de uma maioria do PS, do "programa essencialmente social-democrata" do Bloco e afirmou: nacionalizar a banca "não é bicho papão".
Rádio Observador

Comentário: "O Bloco dissimula, finge ser o que é"

José Manuel Fernandes e Judite França comentam as novidades da entrevista a Catarina Martins na Rádio Observador.
Bloco de Esquerda

Alguém acredita que Costa fará igual com maioria?

1018
Em entrevista ao Observador, a líder do Bloco de Esquerda fixou duas condições para o próximo Governo. Diz que o BE está preparado para governar e tem dúvidas sobre as boas intenções de Costa.
Bloco de Esquerda

"Recusamos intriga e vamos ao caminho da proposta"

179
Catarina Martins prometeu uma campanha centrada na discussão de propostas e não em intrigas. A líder bloquista estabeleceu o trabalho e o investimento como as prioridades do BE e distanciou-se do PS.
Rádio Observador

Catarina Martins na Rádio Observador

Catarina Martins vem esta segunda-feira à Rádio Observador. A líder do Bloco de Esquerda vai ser entrevistada numa edição especial do programa "Sob Escuta", às 08h30.
Bloco de Esquerda

Louçã crítica como a direita usa redes sociais

261
O fundador do Bloco de Esquerda Francisco Louçã pediu ao partido que responda com "boa moeda" e não "na mesma moeda" numa crítica à forma como diz que a direita utiliza as redes sociais.
Bloco de Esquerda

A única vez que Governo quase caiu foi PS que quis

Bloco de Esquerda defende que é "absurdo" dizer que o BE e o PCP são inimigos da estabilidade, lembrando que a única vez que o Governo esteve para cair foi por iniciativa do PS.
Bloco de Esquerda

BE. "Toda a gente fala de alterações climáticas"

597
Segundo Marisa Matias, "não chega dizer que é preciso proteger o planeta", uma vez que para o fazer é mesmo necessário "acabar com o plástico de uso único".
Sondagens

Catarina é mais rosto da oposição do que Assunção

638
Rui Rio continua a ser o principal líder da oposição, aos olhos dos portugueses, mas está em queda. Também Assunção Cristas está a perder protagonismo e foi ultrapassada pela líder do BE.
Bloco de Esquerda

Catarina Martins: "O BE quer contas certas"

597
A bloquista defendeu uma consolidação orçamental "com crescimento económico" e disse que o BE precisa de mais de 10%. Quanto a uma nova geringonça, só com um partido que "garanta salários dignos".
União Europeia

Um discípulo e uma cética na igreja da Europa

Numa antiga igreja, Marisa Matias disse que foi Bruxelas e não Deus ou o Espírito Santo que limitaram investimento público. Já Duarte Marques lembrou que discípulos comunicavam melhor que a UE.
Rentrée

BE quer rentrée focada em projetos e não partidos

A rentrée política do BE vai focar-se no projeto que o partido tem para o país, "mais do que debater as relações entre partidos", disse Marisa Matias sobre o Fórum Socialismo.
Brasil

BE quer que Governo acuse Bolsonaro sobre Amazónia

603
Para Catarina Martins, Portugal deve apoiar as sanções diplomáticas e económicas que forem necessárias para travar "o negócio que vive da destruição do pulmão do mundo".
Eleições Legislativas

Conheça o calendário dos debates das legislativas

A cinco semanas das eleições legislativas e a cinco dias do primeiro debate entre os partidos candidatos à Assembleia da República, o Observador explica-lhe onde e quando pode assistir aos debates.
Bloco de Esquerda

Catarina Martins quer aumento das pensões

166
Líder do Bloco diz que Portugal é um país onde há muitas pessoas que "têm de escolher entre pagar a renda da casa ou comer todos os dias". É preciso debater "sobre o que não chega", apela.
António Costa

Costa "comovido com o carinho de Rio pelo Bloco"

350
Costa afirma que não quer "tricas entre políticos", mas logo a seguir diz que está "comovido" com o carinho de Rui Rio pelo Bloco de Esquerda.
Bloco de Esquerda

BE pede a Centeno desbloqueio de verbas para o SNS

515
A líder do Bloco apela ao ministro para que assine as autorizações de despesa para o Serviço Nacional de Saúde. Catarina Martins diz que não há razão para os hospitais continuarem à espera.
Bloco de Esquerda

Catarina Martins aconselha "humildade" a Costa

124
A coordenadora do BE respondeu Costa considerando ainda que os partidos ganham em respeitar-se uns aos outros e que não ganha nada em fazer uma campanha sobre comentários.
António Costa

Costa desvaloriza resposta de Catarina Martins

522
O Primeiro-Ministro está a percorrer a Estrada Nacional 2, mas tirou tempo para responder à líder do Bloco de Esquerda, que o acusou de "arrogância".
Obituário

Morreu Jorge Leite deputado pelo PCP nos anos 1970

185
Jorge Leite era uma referência na área do Direito do Trabalho e foi deputado na década de 1970, eleito pelo PCP, partido do qual saiu mais tarde. Primeiro-ministro recordou o "notável docente".
Bloco de Esquerda

BE. Clima, investimento público e novos impostos /premium

388
O BE apresenta-se a eleições com a promessa de encarar de frente as alterações climáticas e aumentar o investimento público. Quer o fim das PPP na saúde, mais SMN e novos impostos sobre o património.
Bloco de Esquerda

BE: Governo é "obstáculo" à melhoria do INEM

166
O partido lamenta que o Governo se comporte como “um obstáculo à melhoria do INEM”. À semelhança do PSD, Bloco também diz que o que está em causa "é dinheiro do próprio INEM".
António Costa

Pesadelo de uma Noite de, Digamos, Verão /premium

262
O dia é 21 de agosto de 2029. Em pleno tabuleiro da Ponte 25 de Abril o Presidente da República António Costa acabou de rebaptizar a infra-estrutura: passa agora a chamar-se Ponte PREC.
Trabalho

Lei do Trabalho: PCP, BE e Verdes recorrem ao TC

257
A Lei do Trabalho recebeu a promulgação do PR, mas os partidos da esquerda cumprem o que disseram no Parlamento no último plenário e vão mesmo enviar o diploma para o Tribunal Constitucional.
Combustível

Bom dia, Caracas (notas sobre a greve) /premium

1826
Com a greve a decorrer, o dr. Costa imaginou que ficaria bem no papel de Churchill, a decidir os destinos da Terra a partir dos “war rooms”. Imaginou mal.
Parlamento

Deputado do PAN produz mais que bancada do PS

6564
André Silva apresentou 316 iniciativas legislativas contra apenas 257 de toda a bancada socialista, de acordo com contas do Jornal de Notícias. Bloco é o partido mais produtivo.
Combustível

Uma história de hipocrisia /premium

452
António Costa precisa, quanto mais não seja por causa da dúbia origem do seu poder, de afirmar constantemente a sua autoridade. Daí também ter encenado um espectáculo sem par.
Combustível

Defender os patrões, esmagar os grevistas /premium

2479
Para os comunistas, não é concebível que as lutas dos trabalhadores se possam travar fora da esfera de influência da CGTP – isto é, do próprio PCP. Quem vier de fora é um inimigo.
Eleições

Sonâmbulos. Não passamos de sonâmbulos /premium

2756
Todos os anos o acampamento do Bloco é uma boa oportunidade para recordarmos que aquele partido é formado por radicais e comunistas. Mas que têm mel e levam ao engano. Tudo porque escolhemos ser cegos
Greve

BE contra requisição civil na greve dos motoristas

Catarina Martins diz que não há fundamento legal para o Governo avançar com requisição civil na greve dos motoristas de matérias perigosas, convocada dia 12 e por tempo indeterminado.
Bloco de Esquerda

Fogos. BE quer reordenamento do território

208
Os incêndios e as alterações climáticas marcaram o último dia do Acampamento da Liberdade organizado pelos jovens do Bloco de Esquerda (BE).
Bloco de Esquerda

BE quer cancelamento da visita de Bolsonaro

5962
Bloco diz que visita de Estado pode sinalizar que Governo português é "conivente com o desrespeito pela democracia". Augusto Santos Silva diz não poder "cancelar viagens que não estão programadas".
Bloco de Esquerda

BE. Acampamento trata racismo e mudanças de clima

190
Liberdade 2019 arranca quarta-feira à noite. Agenda prevê debates sobre racismo, alterações climáticas e feminismo. Plenário com Catarina Martins marcado para domingo ao final da tarde.
Bloco de Esquerda

Diversidade como arma política 

166
Na Assembleia da República, nós não temos 5 muçulmanos, 20 homossexuais, 70 negros: temos 230 portugueses, unidos sob a mesma bandeira. A diversidade não deve ser usada como arma política populista.
Bloco de Esquerda

Bloco de Esquerda promete luta contra precariedade

Catarina Martins garante que a luta contra a precariedade laboral será o grande objetivo do partido na próxima legislatura. A coordenadora do BE criticou o Governo.
Partidos e Movimentos

BE. SNS é o "grande debate" da próxima legislatura

130
"Temos de investir no SNS, acabar com as taxas moderadoras para toda a gente ter acesso à saúde e fazer o caminho para a exclusividade dos profissionais", afirmou a coordenadora do Bloco de Esquerda.
Bloco de Esquerda

BE pede explicação sobre corte na agência Lusa

Presidente do Conselho de Administração da Lusa, Nicolau Santos, disse que o corte de 463 mil euros no orçamento é "incongruente", por ameaçar o funcionamento da agência, e disse que não o cumprirá.
Bloco de Esquerda

Quem pede maioria absoluta "é elite irresponsável"

328
Catarina Martins alertou para consequências de um governo de maioria absoluta. Disse que quem pede maioria absoluta é uma elite económica "irresponsável que vive da desigualdade e do abuso".
Bloco de Esquerda

Bloco questiona Governo sobre preço dos passes

Bloco fala em "situações de discriminação inaceitáveis que precisam de ser urgentemente corrigidas”. Partido pede fim das distorções de preço e falta de igualdade no acesso aos transportes.
Política

Catarina Martins pede exigência aos eleitores

A líder do Bloco de Esquerda considera que num país "desigual e injusto" como Portugal, os eleitores têm de ser exigentes. Sem a maioria absoluta do PS, o país é mais seguro.
Bloco de Esquerda

Violência doméstica. BE reafirma proposta 

Catarina Martins apresentou este domingo o programa eleitoral do Bloco de Esquerda para as áreas da igualdade e direitos sociais, com o lema "Direitos fortes contra o conservadorismo e preconceito"
Parlamento

Saúde salva pela geringonça e trabalho à direita

O último plenário da legislatura durou mais de oito horas, com muitas votações e até protestos. A Lei de Bases da Saúde foi aprovada à esquerda, a lei do trabalho à direita e a lei do lóbi caiu.
Bloco de Esquerda

BE quer fim das propinas na próxima legislatura

2372
Catarina Martins, coordenadora nacional do partido, propôs o "fim das propinas durante a próxima legislatura para assegurar a gratuitidade do ensino superior como acontece noutros níveis de ensino".
Bloco de Esquerda

Barriga de aluguer. BE quer aprovar arrependimento

O BE quer ver aprovada norma do regime das barrigas de aluguer que permite à gestante arrepender-se até ao registo da criança. Partido diz que, caso contrário, é aprovada uma lei inconstitucional.
Infraestruturas

PS quer ponte sobre o Tejo entre Chelas e Barreiro

3864
Proposta do grupo parlamentar do PS prevê ressuscitar a terceira travessia sobre o Tejo, um projeto que o Governo de José Sócrates chegou a levar a concurso, mas abandonou um ano e meio depois.
Bloco de Esquerda

BE vai apresentar proposta relativa à eutanásia 

221
O Bloco de Esquerda (BE) vai apresentar na próxima legislatura "uma proposta de despenalização da morte assistida nos mesmos termos da que apresentou em 2018”.
Bloco de Esquerda

BE: investimento nos serviços públicos não bastou

"Nos últimos quatro anos houve mais investimento nos serviços públicos, mas não o suficiente para compensar a deterioração dos anos anteriores e para lançar novos projetos", disse Catarina Martins.
Bloco de Esquerda

"Centro direita acha normal um país pequenino"

247
Coordenadora do Bloco diz que nas eleições vão estar em confronto duas visões para o país. Catarina Martins quer lugar pela dignidade de quem trabalha e defende limitação do trabalho por turnos.
Serviço Nacional de Saúde

Lei de bases da saúde. Rio acusa o PS de encenação

401
Líder social-democrata defende que o PS fez uma "encenação" ao tentar negociar a nova lei de bases da saúde com o PSD. E diz que o partido de António Costa está "encostado" ao BE e PCP.
Transportes de Lisboa

BE quer suspensão da linha circular do metro

214
O Bloco de Esquerda considera que investir 250 milhões de euros numa linha de metro que já serve a população "não tem sentido" e propõe que a linha seja expandida até Loures.
Bloco de Esquerda

Saúde. BE acredita que PR vai promulgar diploma

O Bloco de Esquerda está confiante que o Presidente da República vai promulgar a nova lei de bases da Saúde. A líder dos bloquistas afirmou este sábado que "não há razão para vetar" o diploma.
Bloco de Esquerda

Eleições: Mário Tomé é mandatário nacional do BE

713
O militar de Abril Mário Tomé será o mandatário do BE nas eleições legislativas. O partido salienta o percurso do militar nas "lutas da esquerda e com uma posição antimilitarista".
A página está a demorar muito tempo.