317kWh poupados com o
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo MEO

Veja as melhores ofertas de telecomunicações aqui.

Bloco de Esquerda

Matosinhos

BE: Governo podia ter travado o fecho da refinaria

Catarina Martins assumiu estar apenas a "manifestar solidariedade" àqueles que perderam o emprego. A bloquista defende que o argumento climático de António Costa "não faz sentido".
Direto à Campanha

Moedas nas passadeiras. Medina não larga o osso

Moedas com cartazes a desejar bom trabalho. Medina não fala em maioria, mas luta por todos os votos: "as sondagens valem o que valem". O "jogo de cintura" de João Ferreira. BE aposta em pesos pesados.
Reportagem Observador

Bloco alerta para risco de maioria absoluta do PS

No comício do BE, Catarina Martins alertou para risco de maioria absoluta do PS, falou do PRR e afirmou que é "urgente" resolver problemas na habitação. Já Mariana Mortágua critica Fernando Medina.
Autárquicas 2021

BE quer escola a combater "iliteracia política"

O cabeça de lista do Bloco de Esquerda a Vila Nova de Gaia salienta grave problema de "iliteracia política" que "podia ser mais combatido pelo próprio sistema educativo".
Autárquicas 2021

Salvaterra de Magos. Campanha do BE vandalizada

O BE lamentou a vandalização do seu material de campanha em Salvaterra de Magos, denunciado o roubo de um outdoor e de estruturas de cartazes, bem como a vandalização da montra da sede do partido.
Reportagem Observador

Na arruada do Bloco, a estrela também foi Mortágua

Comitiva de Beatriz Gomes Dias desceu a Praça Paiva Couceiro em direção à Praça do Chile. Catarina Martins apelou ao voto, ouviu elogios, e Mariana Mortágua foi tratada como "ministra das Finanças".
Autárquicas 2021

Humilde, mas recusando maiorias: a campanha do BE

Catarina Martins reconheceu humildade nas autárquicas que são sempre difíceis para BE. Contudo, bloquistas querem evitar maiorias para assumirem responsabilidades e entrar em executivos pela 1ª vez.
Autárquicas 2021

BE propõe Casa das Artes em Viana do Castelo

O candidato do BE à Câmara de Viana do Castelo defendeu a criação de uma casa das artes no centro histórico da cidade para acolher projetos locais e para que eles consigam "florescer".
Reportagem Observador

Catarina visita Mercado de Benfica e apela ao voto

A líder do Bloco de Esquerda acompanhou Beatriz Gomes Dias em visita ao Mercado de Benfica. Catarina Martins ouviu as queixas dos comerciantes e acabou mesmo por ser o centro das atenções.
Noticiário

11h. Passe social. BE quer teto máximo de 20 euros

Coordenadora bloquista, Catarina Martins, acredita que é possível diminuir preço do passe de transportes. E ainda, acidente com autocarro em Camarate provoca 13 ferimentos ligeiros.
Direto à Campanha

Com sondagens favoráveis é Medina quem dá tudo

Fernando Medina segue na frente, mas não se "encosta", Rio assume o "feeling" e as criticas às sondagens. Assunção Cristas junta-se a Moedas e Medina mete a carne toda no assador. 
Autárquicas 2021

Almada. Joana Mortágua quer governação à esquerda

A candidata à câmara de Almada quer uma governação "que não seja de esquerda apenas da boca para fora", e aponta a pobreza, a saúde e educação como carências que têm de ser combatidas.
Autárquicas 2021

BE: Costa "transformou eleições numa caricatura"

O líder parlamentar do Bloco de Esquerda diz que o primeiro-ministro "vai a todo o lado prometer tudo", e que "às tantas, não sabemos onde começa o Governo e onde acaba o partido".
Autárquicas 2021

Barreiro. Ex-FP-25 nas listas do Bloco de Esquerda /premium

Gobern Lopes, ex-dirigente das FP-25, é 7º do BE a freguesia do Barreiro. Condenado por terrorismo, nunca se arrependeu. BE diz que é passado e que "sempre condenou violência política em democracia".
Reportagem Observador

Bloco. Uma viagem de elétrico e crítica aos preços

No dia europeu sem carros, Sérgio Aires andou de elétrico. O candidato do Bloco à Câmara do Porto defende este transporte, mas critica o preço das viagens. São apenas "para inglês passear".
Autárquicas 2021

BE/Braga pede "cláusulas antiprecariedade"

A cabeça-de-lista do BE à Câmara de Braga defendeu a aplicação de "cláusulas antiprecariedade" em todos os cadernos de encargos do município. Propõe ainda um fundo de apoio a alguns setores.
Autárquicas 2021

BE propõe "diversificar economia" de Évora

O candidato do BE à Câmara de Évora defendeu a "diversificação económica do concelho" com "trabalho digno" para o concelho não estar preso a "uma monocultura turística". E propõe aposta na habitação.
Autárquicas 2021

Guarda. É "difícil", mas BE quer aumentar eleitos 

O candidato do BE à Câmara da Guarda disse que o partido pretende aumentar o número de eleitos nos órgãos autárquicos, embora admita que a eleição de um vereador "é muito difícil".
Autárquicas 2021

"Voto no BE vale a pena", promete Catarina Martins

Catarina Martins prometeu que o voto no BE nas autárquicas "vai valer a pena", antecipando que, "em todo o país", há a possibilidade de o partido entrar em executivos municipais "pela primeira vez".
Autárquicas 2021

BE. Encerramento da Petrogal foi uma "hecatombe"

A candidata do BE indicou que o encerramento da refinaria da Galp no concelho foi "uma verdadeira hecatombe" social, tendo posto a nu "a falta de planeamento e visão para o município".
Autárquicas 2021

BE pede força para "acordo à esquerda" em Almada

Acompanhada pela candidata Joana Mortágua que tem "um mandato claro", Catarina Martins pediu "força suficiente" para haver um acordo à esquerda que comece a resolver os problemas de Almada.
Autárquicas 2021

Vila Real. BE alerta para dificuldades no comércio

O cabeça de lista do Bloco de Esquerda à Câmara de Vila Real alertou para as dificuldades do comércio tradicional, que "está a definhar", apontando ainda "a falta de estacionamento" como um problema.
Autárquicas 2021

Eletricidade. BE critica "má opção" do Governo

Catarina Martins criticou o “péssimo anúncio” e a “má opção” do Governo sobre a eletricidade, que é “perigosa2”. “Vai buscar o dinheiro ao Fundo Ambiental para que as elétricas possam manter lucros”.
Autárquicas 2021

BE propõe parque de lazer na praia de Faro 

O candidato do BE à Câmara de Faro defendeu a construção de um parque lazer na zona que abrange a praia de Faro, Ludo e Pontal, requalificando-a ambientalmente e criando zonas pedestres e cicláveis.
Autárquicas 2021

Catarina Martins: Costa "não fez nada" na Galp

Catarina Martins considerou que o artigo de opinião de Costa sobre a Galp "não explica nada" e acusa-o de ter deixado que houvesse despedimentos", tendo aceitado "argumento mentiroso" da empresa.
Direto à Campanha

BE ignorado? Medina não fala em novo "arranjinho"

Tensão entre Rui Moreira e Vladimir Feliz? Por Lisboa, a agitação da agenda do BE já se parece com a de Medina, mas a relação entre os partidos está fria: "Medina tem-se esforçado para esquecer o BE".
Autárquicas 2021

BE quer mais habitação pública em Viseu

A cabeça de lista do BE à Câmara de Viseu defendeu que o concelho deve ter mais oferta de habitação pública e criticou a forma como trabalha a empresa municipal Habisolvis.
Autárquicas 2021

BE alerta para problemas habitacionais em Leiria

O cabeça de lista do BE à Câmara de Leiria acusou o executivo municipal e a Segurança Social de apoiarem a manutenção de um edifício que acolhe sem condições de habitabilidade várias pessoas.
Autárquicas 2021

BE defende plano de urbanismo em Ponta Delgada

A candidata do BE à presidência da Câmara de Ponta Delgada propõe um plano integrado que defina uma estratégia de construção no concelho.
Autárquicas 2021

Figueira da Foz. BE quer investimentos na ferrovia

O candidato do BE à Câmara da Figueira da Foz defendeu investimentos na rede ferroviária como a duplicação do ramal de ligação a Coimbra, admitindo haver "zonas de estrangulamento que não são fáceis".
Reportagem Observador

Beatriz Gomes Dias. "No debate, gostei de si"

Na arruada em Campolide, Beatriz Gomes Dias contou com apoios de peso da máquina bloquista. Numa ação morna, mas com direito a banda, a candidata distribuiu sorrisos e ouviu as queixas dos moradores.
Autárquicas 2021

BE: PSD usou metralhadora para dizimar interior

O bloquista José Manuel Pureza responde a Rui Rio, dizendo que foi o antigo Governo do PSD/CDS, apoiado pela troika e Cavaco, que "dizimou o interior" com as rajadas de "uma metralhadora HK21".
Autárquicas 2021

BE quer criar pelouro da ação climática em Braga

A cabeça-de-lista do BE à Câmara de Braga anunciou que quer criar um pelouro da ação climática, acusando o executivo municipal de estar ainda no "século XX" e "agarrado a medidas do passado".
Autárquicas 2021

Castelo Branco. BE opõe-se a construir barragem

A candidata do BE à Câmara de Castelo Branco defendeu o recurso a pequenas captações de água como solução para o abastecimento, opondo-se à construção da barragem no rio Ocreza.
Autárquicas 2021

Catarina Martins ouviu lamentos em Guimarães 

Uma vendedora sentada numa caixa é a imagem de um mercado de Guimarães silencioso e praticamente vazio, mas cheio de lamentos. Catarina Martins diz que estes espaços antigos devem ser o futuro.
Autárquicas 2021

BE quer Guarda a aderir à tarifa social da água

O candidato do BE à Câmara da Guarda quer que a autarquia adira "rapidamente" à tarifa social da água automática para que 2.100 famílias de fracos rendimentos consigam beneficiar da medida.
Autárquicas 2021

Catarina Martins sobre OE: "Alguma vez foi fácil?"

Em Guimarães, Catarina Martins vincou que as as negociações do OE2022 se fazem "à mesa", recusando adiantar mais pormenores, mas acusa o Governo de ter "pouca vontade" em discutir temas concretos.
Reportagem Observador

Moedas: "Vereadores do PS em ocupações ilegais"

Campanha de Moedas passa por prédios devolutos que "podiam servir para a renda acessível". Críticas de Marta Temido? "É escandaloso ver ministra a olhar para a saúde de forma ideológica"
Autárquicas 2021

Fernando Rosas diz que o PS é "partido da bazuca" 

Fernando Rosas apelidou o PS de "partido da bazuca" e diz que tenta manipular eleições. O fundador do BE refere que o PS se esquece "que não tem maioria absoluta" e avisa que precisa de negociar OE.
Direto à Campanha

Medina pode descer Morais Soares de "peito feito"

Depois do trunfo Temido, é com menos um problema (o metro de Arroios), que Medina desce a Morais Soares. Nesta rua pode encontrar Moedas, que aproveitou pontos fracos de Medina para fazer apostas  
Autárquicas 2021

BE apela ao voto: "Não fiquem em casa"

"Que os mais jovens não fiquem em casa, que quem trabalha não fique em casa, que os mais velhos não fiquem em casa. Nas autarquias faz-se mudança e a mudança é BE", referiu Catarina Martins.
Autárquicas 2021

BE critica transportes públicos em Ponta Delgada

"Falta um reforço e uma melhoria das carreiras do minibus que devem ser estendidas para as áreas limítrofes da cidade, nomeadamente até ao aeroporto", referiu a candidata do BE.
Autárquicas 2021

BE quer estudo epidemiológico na Figueira da Foz

"Vamos pugnar por um estudo epidemiológico na freguesia da Marinha das Ondas, que está ali mais exposta ao problema" que vem das duas grandes empresas de celulose.
Autárquicas 2021

BE quer transporte municipal gratuito na Amadora

A candidata do Bloco de Esquerda à Amadora defendeu a criação de um transporte público, "faseadamente gratuito", que assegure a ligação entre todas as freguesias do concelho.
Reportagem Observador

Gomes Dias pedalou pela expansão das ciclovias

A candidata do Bloco de Esquerda a Lisboa passeou de bicicleta esta tarde para alertar para um tema que tem marcado esta campanha. "Precisamos de ter vias dedicadas às bicicletas", aponta.
Autárquicas 2021

BE propõe Cidade Velha de Faro sem carros

"Ao fecharmos o trânsito na Cidade Velha, era um compromisso que tínhamos com a cidade e com as gerações futuras de usar menos o automóvel e de descarbonizar a nossa mobilidade", referiu o candidato.
Autárquicas 2021

BE no Porto. A campanha que teima em não arrancar 

Bloco de Esquerda mantém registo de campanha pouco expressiva, mesmo depois da arruada com a líder no domingo à tarde. Objetivo é eleição de um vereador, mas na rua poucos mostram apoio.
Autárquicas 2021

BE promete "futuro mais sustentável" em Leiria

O candidato do BE à Câmara de Leiria prometeu um conjunto de medidas ambientais para um futuro sustentável. Uma das medidas passa pela construção de uma estação de tratamento de efluentes suinícolas.
Autárquicas 2021

Catarina Martins saiu de Espinho com recado

Depois de em 2019 ter sido ali comparada à princesa Diana, a Feira de Espinho voltou a receber Catarina Martins, com o desejo de a ver no Governo porque, mesmo "pequenina é uma grande mulher".
Reportagem Observador

Moedas: "PS subcontratou apoios ao Bloco"

Carlos Moedas, Pedro Simas e Isabel Galriça Neto visitam centro de dia em Arroios: "É um bom exemplo, mas não há muitos como este". Bloco de Esquerda "não cumpriu as promessas que fez"
Autárquicas 2021

Viana do Castelo. BE quer departamento turístico

O candidato do BE à Câmara de Viana do Castelo defende a criação de um departamento municipal para o turismo, criticando o serviço de TPNP: "Provavelmente ninguém consulta", estando "desatualizado".
Direto à Campanha

A "cerca sanitária" na visita de Costa ao Porto

Visitou o distrito, mas não visitou o concelho do Porto. Costa regressa a Lisboa para as habituais "intervenções cirúrgicas". Rio joga em casa e "não parece preocupado com o intensificar da campanha"
Autárquicas 2021

Voto útil: chave de Medina, inimigo da esquerda /premium

Mercados, ruas, feiras: muita coisa juntou, geograficamente, a esquerda no fim de semana, mas os discursos foram opostos. PCP e BE marcam-se; socialistas ignoram, para atirar a Moedas e bipolarizar.
Autárquicas 2021

BE exige apoios para comércio em Beja

O candidato do BE à Câmara de Beja exigiu apoios municipais ao comércio "fustigado" pela pandemia. Algumas medidas passariam pela redução das tarifas de água e a isenção do pagamento das esplanadas.
Autárquicas 2021

BE defende "maior pluralidade" na Câmara de Gaia

O cabeça de lista do BE à Câmara de Gaia defendeu "uma maior pluralidade" com uma "esquerda mais plural" no executivo para enfrentar o "momento histórico" de viragem nas políticas de habitação.
Autárquicas 2021

Catarina Martins saltou da TV para a Póvoa

À chegada ao Norte, Catarina Martins vira a "menina" que hoje de manhã saltou da "caixinha da televisão" para a Feira da Estela. "Menina, o voto na esquerda é o voto útil", afirmou a líder bloquista.
Autárquicas 2021

BE quer revitalizar turismo em Castelo Branco

A candidata do BE à Câmara de Castelo Branco quer promover a criação de habitações de alojamento local de maneira a revitalizar o turismo: "Nas cidades há muita gente a ansiar pelo Interior".
Autárquicas 2021

BE defende banco público de habitação em Faro

O candidato do BE à Câmara de Faro defendeu a criação de um banco público de habitação para regular os preços de mercado, que está exclusivamente regulado pelos privados, o que "não pode existir".
Autárquicas 2021

BE estranha que Costa não entenda críticas a PRR

Catarina Martins estranha que António Costa não entenda que são normais as críticas ao PRR. A bloquista diz que já viu "muitos milhões passarem, saírem sem que nenhum problema se resolvesse".
Autárquicas 2021

BE quer mais habitação em Matosinhos

A candidata do BE à Câmara Municipal de Matosinhos quer substancialmente a oferta de habitação pública a custos controlados e pretende regular o alojamento local e turístico no concelho.
Autárquicas 2021

BE diz ser a "única oposição" capaz em Oeiras

Numa arruada, Catarina Martins reforçou que o BE é o único partido capaz de fazer oposição a Isaltino Morais. "Está na hora, está na hora, evoluir é agora", destacou a dirigente bloquista.
Autárquicas 2021

BE: PS finalmente frisa regulação do teletrabalho

Catarina Martins afirmou que aparentemente o PS "finalmente percebeu que o teletrabalho tem de ter uma regulação no Código do Trabalho". É preciso "regras definidas de forma imperativa", defende.
Autárquicas 2021

BE quer mais participação dos cidadãos em Faro

O candidato do BE à Câmara de Faro defendeu uma "forma diferente de exercer o poder" devolvendo "o poder às pessoas" consubstanciado em "fóruns municipais" e numa "provedoria do cidadão".
Catarina Martins

BE diz que PRR prevê menos casas do que a promessa

"Aquilo que nós precisamos é desse investimento grande na habitação. Nós queremos essas 170 mil casas, não desistimos delas. Fizemos as contas e sabemos que as podemos pagar", pediu Catarina Martins.
Autárquicas 2021

BE quer melhores transportes públicos em Braga

A cabeça de lista do BE à Câmara de Braga sublinhou a "necessidade imperiosa" de melhorar os transportes urbanos e criar condições para a mobilidade suave, para diminuir o número de automóveis.
Autárquicas 2021

Cultura e habitação são prioridades do BE/Bragança

Com 21 anos, o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara de Bragança elegeu como bandeiras a habitação e a cultura, pretendendo combater a especulação imobiliária e criar um vale para fins culturais.
Autárquicas 2021

BE pede intervenção em bairro social na Guarda

O cabeça de lista do BE à presidência da câmara da Guarda quer uma intervenção "urgentíssima" no Bairro da Fraternidade. "É uma situação inadmissível no século XXI", denuncia.
Autárquicas 2021

BE pede investimentos em vez de promessas de Costa

Catarina Martins defendeu que, ao contrário das promessas repetidas de Costa, são precisos investimentos diferentes que resolvam os problemas estruturais do país como os ambientais e o despovoamento.
Catarina Martins

BE acusa Governo de proteger elétricas

Para Catarina Martins, a única razão para o Governo português "não fazer nada" em relação a este tema é o facto de "estar mais interessado em proteger os lucros absurdos, astronómicos das elétricas".
Autárquicas 2021

BE alerta para "aldeias vazias" em Vila Real 

O candidato do BE à Camara de Viseu alertou para o facto de "as pessoas deixaram de viver a aldeia, deixaram de estar na aldeia", que se transformou num dormitório da cidade" ou num "amontoado".
Autárquicas 2021

Catarina Martins: CNE "está a fazer o seu papel"

Catarina Martins diz que a CNE está a fazer bem o seu trabalho, pois existe "sempre uma enorme tentação de instrumentalizar uma ação governativa". Mas diz que direita "tem poucas propostas".
Autárquicas 2021

BE pede obras nas escolas de Évora 

O candidato do BE à Câmara de Évora defendeu a requalificação dos espaços das escolas básicas do concelho, "obras relativamente baratas", criticando o "pouco investimento" do executivo da CDU.
Autárquicas 2021

Bazuca. BE tem "currículo na defesa do povo"

Catarina Martins afirmou que o BE" tem currículo na defesa do povo" nos fundos europeus e a única força "capaz de enfrentar o privilégio". Acusa ainda PS e direito de terem "cadastro" neste tópico.
Direto à Campanha

PCP atira-se ao BE. Rui Moreira, amado e abençoado

BE em "dificuldade de gestão" para explicar acordo com PS. João Ferreira viaja de tuk-tuk por Lisboa. No Porto, depois de um dia santo, será Rui Moreira espera por Ernesto Santos em Campanhã?
Noticiário

7h. O preço da energia aquece a campanha

No dia em que o parlamento discute o preço da energia e dos combustíveis, Bloco de Esquerda e PCP pedem ao governo que tome uma posição.
Autárquicas 2021

Fator Medina: o grande dilema do Bloco /premium

Um partido que quer chegar a acordo, mas precisa de se distanciar das falhas e de se distinguir do PS. Eis os dilemas do BE, que faz o jogo do polícia bom e do polícia mau - e já dispara contra o PCP.
Autárquicas 2021

BE exige combate a abusos em Beja

Gonçalo Monteiro, candidato do BE à presidência da Câmara de Beja, afirma que "a autarquia tem uma responsabilidade direta" em relação a abusos ambientais, humanos e dos direitos do trabalho.
Autárquicas 2021

BE. Obras em Viseu não respeitam moradores 

A cabeça de lista do BE à Câmara de Viseu lamentou que as obras no Bairro Municipal não estejam a respeitar as vontades dos moradores, apesar de concordar "a 200%" com a requalificação.
Autárquicas 2021

Leiria. BE contra construção de centros escolares

A candidatura de Leiria do BE está contra a construção de centros escolares no concelho, que servem para mascarar as necessidades de pessoal, defendendo o investimento nas escolas existentes.
Autárquicas 2021

BE quer valorizar comércio tradicional na Figueira

O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara da Figueira da Foz, defendeu a valorização do comércio tradicional. Contesta as obras no Jardim Municipal, que têm uma "utilidade muito duvidosa".
Autárquicas 2021

Tofu e pressão política. O almoço do BE na cantina

Bloco quer cinco mil vagas em residências até 2025. Na cantina, Gomes Dias comentou o debate e ouviu as queixas dos alunos. Lá fora, assumiu a vontade de assinar acordo com PS -- e atirou ao PCP.
Autárquicas 2021

Habitação é um "problema grave" em Braga, diz BE

A cabeça de lista do BE à Câmara de Braga apontou face aos "valores exorbitantes" atualmente praticados para arrendamento ou venda de casa como um dos principais problemas da cidade.
Autárquicas 2021

Santarém. BE apoia profissionais de saúde

A candidata do BE à presidência da Câmara de Santarém visitou um centro de saúde de que confessa frequentar e ser "fã" para prestar homenagem aos profissionais de saúde.
Direto à Campanha

Medina, o "alvo" do debate "sem sombra de dúvidas"

Depois do embate, Fernando Medina prepara-se para um dia de "grande peso político" e recebe António Costa. Na Amadora, o PSD promete uma "super esquadra". 
Autárquicas 2021

BE quer requalificar feiras e mercados na Guarda

O cabeça de lista do BE à presidência da Câmara da Guarda defendeu a requalificação do recinto das feiras e mercados quinzenais, caracterizando a costa da Quinta do Ferrinho como "preocupante".
Jorge Sampaio

Esquerda lembra capacidade de diálogo de Sampaio

Os partidos à esquerda no parlamento destacaram o respeito pela democracia, o combate ao fascismo e a dedicação a várias causas de Jorge Sampaio.
Autárquicas 2021

BE quer Ponta Delgada como uma cidade "inclusiva"

A candidata do BE à Câmara de Ponta Delgada quer fazer daquela uma "cidade inclusiva" quer em relação "às comunidades imigrantes como, por exemplo, em relação à comunidade LGBT+".
Autárquicas 2021

BE quer acabar com política de carros nas cidades

Catarina Martins defendeu a necessidade de "acabar com a política velha" que pensa as autarquias na perspetiva do carro individual. Objetivo dos bloquistas é ter uma "mobilidade que seja de ferrovia".
Autárquicas 2021

TC em Coimbra. BE acusa PSD de "número eleitoral" 

Catarina Martins criticou o "número eleitoral" do PSD com a deslocalização do TC para Coimbra. "A transferência do Tribunal Constitucional é um bocadinho brincar com as pessoas", diz.
Autárquicas 2021

BE quer reforçar Internet em Castelo Branco

A cabeça de lista do Bloco à câmara de Castelo Branco defendeu o reforço das redes de Internet e de telemóvel nas freguesias do concelho e mostrou-se preocupada com a situação da Dielmar.
Direto à Campanha

Esquerda "calma". Barbosa Ribeiro, o estratega

Em Lisboa, o Bloco de Esquerda em "dificuldade de gestão" e com aposta forte na habitação. No Porto, a estratégia de Tiago Barbosa Ribeiro é "aguerrida" e contra Rui Moreira. 
Autárquicas 2021

Jerónimo agita campanha, PS e BE querem acordos /premium

Líder do PCP rejeitou coligações formais em Lisboa e incendiou a esquerda. Ferreira veio explicar-se, PS desconfia da mudança de tom e BE chega-se à frente para acordo formal na câmara.
Ministério da Cultura

Deputados aprovam audição de diretora do GEPAC

O Garantir Cultura, anunciado em janeiro passado pela ministra da Cultura, é um programa de apoio à criação e à programação artísticas em todo o país.
Autárquicas 2021

Viseu. BE quer continuar com isenção aos feirantes

A cabeça de lista do BE à Câmara de Viseu, Manuela Antunes, defendeu que deve ser mantida a isenção de taxas aos feirantes para "dar uma margem de manobra para estabilizar a vida das pessoas".
Autárquicas 2021

BE critica falta de habitação pública em Aveiro

O cabeça de lista do BE à Câmara de Aveiro, Nelson Peralta, iniciou a campanha eleitoral com um tijolo na mão, que representa a falta de habitação pública e as inaugurações "eleitoralistas".
Autárquicas 2021

Catarina Martins quer redução do preço dos passes

No arranque da campanha, Catarina Martins escolheu as oficinas ferroviárias da CP no Entroncamento para apelar à diminuição dos preços dos passes em todo o país, referindo a AML como exemplo.
Autárquicas 2021

Leiria. BE quer acabar com trabalho temporário

O cabeça de lista do BE à Câmara de Leiria prometeu acabar com o recurso do município a empresas de trabalho temporário, o que não fomenta a "estabilidade laboral e a valorização das pessoas".
Autárquicas 2021

BE. Paulo Silva é o candidato da Póvoa do Lanhoso

O BE apresentou Paulo Silva enquanto candidato autárquico à Póvoa do Lanhoso. Diz querer "fazer a diferença" e deseja "dar uma resposta adequada à crise social".
Catarina Martins

BE quer negociar legislação laboral

Catarina Martins defende que o compromisso com o Orçamento de Estado "deve ser acompanhado de um compromisso de legislação laboral".
Bloco de Esquerda

BE avisa que faltam profissionais nas escolas

Catarina Martins diz que o partido está "preocupado" com profissionais das escolas, nomeadamente com professores que mudam de escola constantemente, e que há "muita falta de assistentes operacionais".
Autárquicas 2021

BE com "determinação" para aumentar força

Catarina Martins diz que mesmo quem não concorda totalmente com o Bloco vai querer tê-lo nas autarquias. A coordenadora do Bloco diz ainda que existem questões que só o partido trouxe para a agenda.
Autárquicas 2021

PS confortável, BE modesto e PCP em prova de vida /premium

PS conta perder cerca de 20 câmaras, mas entre derrotas e ganhos o saldo pode ser neutro. Terá embates com PCP e uma noite eleitoral longa em Almada. BE espera "crescimento humilde".
Bloco de Esquerda

BE exige medida urgente contra preços da energia

"A alta de preços veio para ficar e acabará por se traduzir mesmo nos preços aos consumidores", disse o deputado do BE Jorge Costa, referindo-se à "bomba relógio" do aumento de preços da energia.
Bloco de Esquerda

BE: Governo não tem pressa de fechar dossiês do OE

"O Governo não tem tido muita pressa em fechar dossiês negociais do Orçamento do Estado", diz Catarina Martins, que apresentou as medidas do partido na saúde, garantindo que o Governo já as conhece.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Tinha saudades da luta estalinismo vs trotskismo?

Finalmente, o PCP fez um ataque subtil ao BE. João Ferreira, em entrevista ao Observador, deixou a ideia de que o Bloco aprovou todos os orçamentos da câmara de Lisboa para conseguir a coligação PS-BE
Orçamento do Estado

IRS. Costa avançou sem negociar com a esquerda /premium

Partidos foram ouvidos antes das férias e Costa avançou com pormenores ainda sem negociar, apesar de ter ligado a medida às conversas com a esquerda. PCP diz que não tem reuniões marcadas.
Autárquicas 2021

BE com "disponibilidade" para acordo em Lisboa

A coordenadora do Bloco manifesta "toda a disponibilidade" para um novo acordo com o PS na Câmara de Lisboa. Questionada sobre disponibilidade do PS, diz que "Partido Socialista quer sempre maioria".
Autárquicas 2021

Beatriz Gomes Dias quer combater discriminação

A candidata do Bloco de Esquerda à presidência da Câmara de Lisboa defende a gratuitidade dos transportes públicos — que reconhece ser "complexa"— e quer "uma cidade que combata a discriminação".
Bloco de Esquerda

Aprovadas audições sobre programa Garantir Cultura

O requerimento bloquista pedia que fossem ouvidos António Mendonça Mendes e Fernanda Soares Heitor. Audições foram aprovadas por unanimidade.
IRS

BE não conhece desdobramento dos escalões do IRS

Catarina Martins afirma que a progressividade do IRS é um assunto importante mas não irá comentar sobre o desdobramento dos escalões, uma vez que o Governo "ainda não anunciou nada que se compreenda".
Eletricidade

Bomba-relógio na luz. BE exige que Governo atue já

Bloco é contra o desvio de verbas do Fundo Ambiental para travar preços da eletricidade, mantendo as rendas às elétricas. E desafia Governo a cortar já remuneração das barragens e das eólicas.
Autárquicas 2021

BE quer saber "para onde vai cada tostão" de Costa

Num encontro com mulheres autarcas e candidatas pelo BE, Catarina Martins promete vigiar o destino dos milhões da União Europeia que António Costa tem promovido.
Bloco de Esquerda

BE quer esclarecer contas de Garantir Cultura

O grupo parlamentar do BE requereu uma audição no parlamento com caráter de urgência ao secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes.
Bloco de Esquerda

BE: mudanças "estruturais" só com "vontade"

Coordenadora do Bloco de Esquerda afirma que só com "alterações estruturais" se consegue responder a "problemas estruturais" e para tal é preciso "coragem" e "vontade".
Orçamento do Estado

BE preferia negociação do OE2022 "com mais tempo"

"Nós, no Bloco de Esquerda, preferimos sempre negociar com mais tempo, para podermos apurar as medidas", disse Catarina Martins assegurando que já tem várias propostas preparadas para o OE.
Bloco de Esquerda

BE vai ser "teimoso" pela dignidade do trabalho

Catarina Martins, coordenadora do Bloco, afirma que está determinada a lutar pela dignidade no trabalho. A líder afirma que os contratos temporários "puxam a economia e o país para baixo".
Bloco de Esquerda

BE quer renovação de apoios extraordinários

"Nós não podemos dizer a trabalhadores que por causa de uma pandemia ficam sem nenhum apoio", referiu a líder do BE ao sublinhar que devem ser renovados os apoios pelo menos até ao final do ano.
Emissão Especial

PS. "Tem de haver esforço de parte a parte no OE"

Em entrevista ao Observador, Duarte Cordeiro, Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, defende que há "margem para convergir em várias matérias" com BE e PCP. Mudanças laborais fora do OE.
Comentário

"O PS também tem uma lista de compras para o OE"

A análise de Miguel Pinheiro, Diretor Executivo do Observador, e do Editor de Política, Rui Pedro Antunes, ao discurso de encerramento de António Costa no 23.º Congresso do PS, em Portimão.
Emissão Especial

Costa: "PCP e BE são mais exigentes e produtivos"

No encerramento do Congresso do PS, Costa lembra que o Governo “depende” da Assembleia da República, com quem tem tido “intenso debate”. “Um diálogo profícuo”, uma vez que o PS não tem maioria
Bloco de Esquerda

BE. Governo não tem medidas para os problemas

Catarina Martins concorda com parte do diagnóstico feito pelo primeiro-ministro mas sublinhou que as medidas implementadas ou anunciadas pelo Governo "não têm capacidade para resolver os problemas".
Sondagens

PS mantém-se estável e PSD sobe nas sondagens

A esquerda continua a liderar sobre a direita, com mais de 49% das intenções de voto contra 40%. António Costa é o único líder com nota positiva e André Ventura o que tem a pior classificação.
Bloco de Esquerda

Financiamento da escola de cães-guia preocupa BE

"Estamos aqui um pouco preocupados com esta forma de financiamento da segurança social à escola de cães-guias", disse Catarina Martins, líder do BE, e lembrou que "os cães-guias também se reformam".
Bloco de Esquerda

BE com "muita vontade de negociar" o OE

"Se quiser negociar, o BE cá está", diz coordenadora bloquista sobre o próximo Orçamento do Estado. Catarina Martins insistiu que "é preciso que haja vontade de ambos os lados" para tal acontecer.
Congresso do PS

Esquerda vê más notícias no congresso do PS /premium

Com defensores da geringonça menos ativos e linha oficial do Governo a prevalecer, negociadores do Orçamento vão ao Portimão assistir ao congresso do PS, mas levam expectativas baixas.
Autárquicas 2021

BE. Deputada Isabel Pires concorre a Lisboa

Deputada Isabel Pires volta a concorrer à Câmara Municipal de Lisboa pelo bloco de Esquerda, quatro anos depois de ter sido eleita para o cargo de deputada municipal.
Coronavírus

BE quer programa de recuperação da saúde não Covid

Catarina Martins garante propor um programa de recuperação da saúde não Covid para o próximo Orçamento do Estado. Mostra-se preocupada com a pressão exercida sobre os cuidados primários de saúde.
Bloco de Esquerda

BE: SNS é uma "pérola da democracia"

Catarina Martins, coordenadora do BE, enalteceu o trabalho realizado pelos profissionais de saúde, que levou Portugal a ser um país com o "processo de vacinação" dos "mais completos na Europa".
Autárquicas 2021

As dez batalhas que vão marcar as autárquicas /premium

Lisboa e Porto, claro, mas também Coimbra, Amadora, Almada, Sintra, Moura, Vila Viçosa, Funchal e Figueira. E as metas e consequências para os partidos. Ensaio de Jorge Fernandes e Mafalda Pratas.
Bloco de Esquerda

BE. Autarquias têm responsabilidades "como nunca"

Catarina Martins acredita que as responsabilidades que as autarquias têm atualmente em vários domínios do Estado Social podem ajudar o país a melhorar neste setor.
Extrema Esquerda

Os talibãs de trazer por casa  /premium

O “fascismo” é muito perigoso, sobretudo quando é imaginário. Quando é real, há uma forte hipótese de os comunistas o apoiarem. Contra nós.
Bloco de Esquerda

BE quer apoio a trabalhadores precários

Catarina Martins diz é essencial “garantir o apoio social que falta” e mudar as leis do trabalho” para que mais ninguém fique com a “desproteção brutal” que diz existir em muitas zonas do país.
Bloco de Esquerda

BE: PAC deve ser aplicada para reduzir eucaliptal

O Bloco de Esquerda afirma que os 10 mil milhões de euros da PAC devem ser usados para que o território português seja mais seguro, "com menos incêndios ou a desgraça ano após ano".
Autárquicas 2021

BE e PCP lutam por governar com Medina em Lisboa /premium

Ambos os partidos de esquerda estão disponíveis para acordo pós-eleitoral em Lisboa e agora a disputa é por um resultado que faça de si o parceiro melhor colocado. PS atento a abertura comunista.
Bloco de Esquerda

BE quer criar carreira de sapador florestal

Caso o Governo não faça, o Bloco de Esquerda afirma que irá propor a criação de uma carreira especializada de sapador florestal visto ser uma profissão de que Portugal tanto precisa.
Governo

BE questiona Governo de alegados abusos laborais

BE questiona Governo sobre alegados "abusos laborais repetidos" e "faltas de condições de trabalho e de segurança para trabalhadores" na Misericórdia da Póvoa de Varzim.
Presidenciais 2021

Campanha de Marisa Matias foi a mais cara

Campanha de Marisa Matias para as Presidenciais de 2021 apresentou despesas de 372.872 euros. Não obteve subvenção estatal porque não chegou a 5% dos votos.
Autárquicas 2021

Candidato do BE a Bragança substituído por jovem

O advogado Manuel Vitorino, de 65 anos, era o candidato pelo Bloco de Esquerda à Câmara de Bragança até ter sido substituído por André Xavier, de 19 anos. Referiu que "o partido se estava a afundar".
Resposta Pronta

"É o tempo de uma resposta" no reforço da saúde

Depois do anúncio de novas medidas pelo Governo, José Manuel Pureza pede mais esforços ao executivo de António Costa. O deputado bloquista pede um reforço a vários níveis no SNS.
Noticiário

9h. CDS quer decisão sobre vacinas dos mais jovens

Ana Rita Bessa pede diretrizes claras para vacinação dos mais jovens e isolamento de vacinados. Bloco de Esquerde pede responsabilidade do governo e reforço da saúde pública
Autárquicas 2021

Candidato do BE quer mais 5.000 habitações sociais

A construção de mais 5.000 habitações sociais até 2025 é o grande objetivo do candidato à Câmara do Porto pelo Bloco de Esquerda, num programa bastante focado na habitação e no combate à pobreza.
Autárquicas 2021

BE Cascais faz queixa por "propaganda eleitoral"

O Bloco de Esquerda de Cascais apresentou uma queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE) por considerar que a Câmara continuava a fazer propaganda eleitoral quando já não lhe era permitido.
Coronavírus

PS rejeita críticas do BE sobre o SNS

PS reage às acusações de Catarina Martins de não fixar profissionais de saúde no SNS e afirma que, desde 2015, mais de 28 mil profissionais de saúde já o fizeram.
Serviço Nacional de Saúde

BE acusa Governo de não fixar profissionais no SNS

Catarina Martins criticou o Orçamento do Estado para 2021 por não estar focado nas condições de trabalho dos profissionais de saúde. Considera necessário agir para evitar a sua fuga do SNS.
Política

PSD foi o partido com mais projetos-lei aprovados

PSD contou com 19 projetos-lei aprovados, contra 16 do BE, 15 do PAN, 14 do PCP e 13 do PS. Seguiram-se o CDS-PP, o PEV e a Iniciativa Liberal. O Chega não viu nenhuma das suas iniciativas aprovadas.
Novo Banco

Resolução do BES passou a "fraude política"

Durante a discussão sobre o relatório da comissão parlamentar do Novo Banco, PCP viu aprovada uma proposta que diz que a resolução do BES "foi uma fraude política".
Bloco de Esquerda

BE denuncia atentado ambiental na Póvoa do Varzim

Segundo Catarina Martins trata-se de "um atentado ambiental perigosíssimo com muito plástico a fazer de conta que segura areias que não consegue segurar e o que está a fazer é a poluir o mar".
Bloco de Esquerda

"Nem mais um metro de estufa" em Odemira, diz BE

Líder do BE esteve em Odemira na apresentação da candidatura autárquica do BE e anunciou projeto de lei "muito simples" e acusa PS de não limitar estufas, ao contrário do que diz.
Novo Banco

NB. Bloco vê "parcialidade evidente" no relatório

Bloco de Esquerda critica a versão entregue do relatório da comissão do Novo Banco, redigida por um deputado do PS, defendendo que tem uma "parcialidade evidente" em favor do Governo.
Bloco de Esquerda

AR recomenda Governo a condenar "anexação ilegal"

A resolução recomenda ao Governo que "classifique os colonatos israelitas na Palestina como anexação ilegal de facto desse território" e que acabem acordos "que incidam sobre aqueles territórios".
Orçamento do Estado

OE: PCP só negoceia a sério depois das autárquicas /premium

O PCP reuniu discretamente com o Governo na quarta-feira sobre OE2022, mas diz que só negoceia após autárquicas. BE volta à carga com leis laborais e Saúde, mas pouca fé. PEV e PAN sentam-se à mesa.
Fact Check

Verdades e mentiras no Estado da Nação /premium

Menos médicos de família que em 2015? Dois milhões em pobreza energética? Governo deixou cair 60% do tecido empresarial? E foi o pior nos apoios à economia? O certo e o errado do debate.
Emissão Especial

SNS. "O que o Governo propõe agora não chega"

A coordenadora do Bloco de Esquerda alerta que "o SNS está exaurido” e por isso pede reforço imediato. "Deixar para 2023 é não fazer o que estava no programa do Governo", diz.
Estado da Nação

PSD critica Governo "gasto" e estado "muito mau"

Já PCP vê o país com "grandes problemas" adensados por dependência externa, CDS diz que o estado da governação "é particularmente grave" e PAN critica a ausência de planeamento na gestão da pandemia.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Porque é que Marcelo torna tudo numa competição?

Especialmente se for com António Costa. Chumbo do TC levou Presidente a fazer o pleno na TV. Catarina Martins mostra-se disponível para discutir Orçamento: a mesa nacional do BE ainda surpreende
Sociedade

As consciências tranquilas /premium

Não precisará a consciência tranquila, para se realizar plenamente, do auxílio maciço da falta de memória? Não será a consciência tranquila, na sua acabada perfeição, uma forma de inconsciência?
País

BE quer novo presidente para o Banco de Fomento

Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda exortou o Governo a nomear um novo presidente para o Banco de Fomento. Líder do BE considera estranho que Governo tenha suspendido a nomeação.
Bloco de Esquerda

BE quer lei sobre identidade de género nas escolas

O partido quer a iniciativa discutida "o mais rapidamente possível, no início da próxima sessão legislativa", para que no próximo ano letivo "o direito" seja "garantido em todas as escolas".
A página está a demorar muito tempo.