758kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Bloco de Esquerda

Explicador

Debate Porto: saúde, habitação e salários

Os seis partidos eleitos no circulo do Porto debateram a reforma do SNS, a politica para a habitação - com o exemplo de Matosinhos presente - e a forma como aumentar os salários.
O Bom, o Mau e o Vilão

Quando há problemas, Mortágua recorre ao papão

Luís Montenegro (que vai ter mais Açores), a Entidade para a Transparência (que ainda não está a trabalhar) e Mariana Mortágua (que culpa sempre a extrema-direita) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Prometer é fácil

Quanto custa renacionalizar setores estratégicos?

Proposta ambiciosa defendida apenas por partidos de esquerda. BE não fala em nacionalizações, mas de Controlo Público dos Setores Estratégicos onde o Estado obtém o controlo acionista das empresas.
Tira-Teimas

PAN e IL levam a descentralização a debate

Hugo Trindade (PAN) defende que é prioritário haver uma ligação direta com o litoral. Já Jorge Miguel Teixeira (IL) apela a uma maior preocupação com os incêndios e com o fornecimento de água.
E o vencedor é...

A trapalhada da avó é um caminho sem retorno

Abrir porta da vida privada é perigoso. Que o diga Mortágua que não sabe como sair da "trapalhada da avó". Ventura vai confiar na polícia ou vai continuar a dizer que foi recebido a tiro em Famalicão?
Noticiário

4h. BE diz que vai impedir governo de direita

Mariana Mortágua diz que só uma maioria com a esquerda pode resolver o salário, a saúde e a habitação. E ainda, Pedro Nuno Santos exige transparência a Luís Montenegro.
Noticiário

3h. Montenegro acusa Pedro Nuno de conveniência

O líder da AD considera que “É difícil comentar as piruetas do dr. Pedro Nuno Santos”. E ainda, BE diz diz o PS se entretém a discutir a viabilização de um governo de direita.
Bloco de Esquerda

Senhorio de avó de Mortágua é uma IPSS. Paga 400€

Mortágua disse ter assistido ao "sobressalto" da avó quando recebia cartas após a aprovação da lei Cristas. A idade que tinha na altura não permitia despejos e a renda atual ronda os 400 euros.
Legislativas 2024

Mortágua: PS anda "entretido" com a direita

Coordenadora do BE acusou secretário-geral do PS de andar “entretido a discutir as condições para viabilizar um governo de direita” e disse que combate à pobreza exige maioria de esquerda.
Câmara Municipal Lisboa

CM Lisboa aprova acolhimento de timorenses

Proposta prevê a criação de um projeto municipal de acolhimento de emergência para apoio e acompanhamento das pessoas timorenses que chegaram nos últimos meses à cidade, proporcionando-lhes condições.
Tira-Teimas

Governabilidade. BE quer menos foco, PS respostas

Jorge Costa (BE) critica que a campanha eleitoral esteja muito virada para os cenários de governabilidade. Já Pedro Delgado Alves (PS) considera que era importante o PSD definir uma posição.
Prometer é fácil

Medidas dos partidos para tributação das heranças

Uma proposta que sempre gerou grandes divisões. Numa medida polémica, os partidos à direita e o PS vão no sentido de diminuir a burocracia. Já a restante esquerda recupera o imposto sucessório.
Pedro Nuno Santos

O Pedro Nuno reapareceu! Para onde desaparecer?

O líder do PS é o único dos candidatos a PM com provas dadas de forte incompetência governativa. A ter de escolher um, o que provou ser péssimo é óptimo. Gastamos em TAPs, mas poupamos em surpresas.
Legislativas 2024

Cabeças de lista do Porto em debate no Observador

PS, Aliança Democrática, Chega, Iniciativa Liberal, PCP e Bloco de Esquerda vão estar em debate na Porto Business School na quinta-feira, 22 de fevereiro com particular atenção a temas da região norte
Prometer é fácil

A IL propõe "novo sistema de saúde"

Os liberais querem sistema de saúde que integre os setores público, privado e social, onde se possa escolher onde ser tratado, sem custos acrescidos além dos existentes como na Holanda ou na Alemanha.
Noticiário

12h. Mortágua critica debate de PNS e Montenegro

Mariana Mortágua criticou o debate entre PNS e Montenegro e sublinha a importância de uma maioria à esquerda. Ainda neste jornal, número de desempregados nos centros de emprego aumenta em janeiro.
Tira-Teimas

Sondagens. PS e Livre animados com resultados

Pedro Delgado Alves, do PS, diz que resultado das sondagens é “encorajador” por colocar os socialistas à frente. Já Isabel Mendes Lopes, do Livre, reconhece “aumento do voto útil.”
Prometer é fácil

AD quer redução do IRS Jovem

O limite para beneficiar do IRS Jovem, que atualmente é 26 anos, seria alargado até aos 35. A proposta implica redução de dois terços nas taxas atualmente aplicáveis mediante uma taxa única de 15%.
Fact Check

20% da população prisional em prisão preventiva?

Mariana Mortágua afirma que um quinto da população prisional está em prisão preventiva. Os dados mais recentes são de 31 de dezembro de 2022. A líder do BE apresentou factos verdadeiros?
Noticiário

3h. Espanha. PP ganha eleições na Galiza

É a quinta maioria absoluta consecutiva do Partido Popular na Galiza. E ainda, A União Europeia e o Reino Unido fecharam um acordo de cooperação entre agências de controlo de fronteiras.
Noticiário

2h. BE acusa PAN de incoerência

Durante o debate entre Mariana Mortágua e Inês Sousa Real, a líder bloquista acusou o PAN de não inspirar confiança aos portugueses. E ainda, Em Espanha, o PP ganhou com maioria absoluta.
Legislativas 2024

Mortágua isola PAN. Sousa Real prega influência

Líder do BE quis mostrar que o PAN é "incoerente" por se entender com todos e até com quem comete "atentados ambientais". Já a líder do PAN tentou aproveitar posição como vantagem.
Noticiário

23h. Debate. Bloco de Esqueda atira ao PAN

Num debate entre Mariana Mortágua e Inês Sousa Real, a coordenadora do BE apontou para o Governo Regional da Madeira. Diz que PAN viabilizou orçamentos que agravaram a crise na saúde e na habitação.
Noticiário

03h. BE. Mortágua apela ao voto dos jovens

Coordenadora do Bloco de Esquerda aponta o voto dos mais jovens como essencial nas eleições do dia 10 de março. Mortágua deixa críticas à direita e relembra a emigração nos tempos de Passos Coelho.
Noticiário

04h. PS e BE deixam porta a aberta para acordo

No frente-a-frente entres os dois candidatos, Mortágua defende que é responsabilidade de ambos os partidos criar uma "solução de estabilidade". PNS atira decisão para depois das eleições.
Fact Check

20% da população prisional em prisão preventiva?

Mariana Mortágua afirma, de forma correta, que um quinto da população prisional se encontra em prisão preventiva. Os dados mais recentes são de 31 de dezembro de 2022.
Bloco de Esquerda

Pensar fora da Caixa (ou A ignorância de Mariana) 

A única diferença entre a Caixa e os bancos privados que operam em Portugal é apenas uma: a CGD tem capital público. Do ponto de vista operacional e de gestão, é exatamente igual aos outros bancos.
Legislativas 2024

Abrunhosa acusa Bloco de Esquerda de plágio

O cantor considera que a letra de uma das suas canções está a ser usada de forma indevida na campanha política e garante que, se o BE tivesse pedido autorização para utilizar o slogan, teria recusado.
Noticiário

22h. BE insiste em acordo com PS

Já Pedro Nuno Santos atira a discussão para depois das eleições de 10 de março. Ainda, o Presidente do PSD apelida a morte de Navalny como uma "triste notícia para a democracia".
Legislativas 2024

Mariana e Pedro Nuno deixam caminho aberto 

Discordaram mas sem cortar os laços da geringonça, passando por cima da maioria absoluta -- o único PS que o BE critica. Pelo meio, Pedro Nuno aproveitou para mostrar que é a esquerda moderada.
Fora do Baralho

Justiça-choque: meia-razão de Rio e culpa de Costa

Costa queimou oportunidade única de 8 anos para reforma na Justiça. As dimensões do choque do caso judicial da Madeira. Marcelo e o silêncio de ouro. O "erro" de Pedro Nuno e os debates pós-debate.
Tira-Teimas

PCP vs Livre: A morte de Navalny e a defesa da UE

PCP demarca-se da Rússia para dizer que o partido "não se identifica com as práticas" levadas a cabo por Putin. Já o Livre apela a uma saída da Hungria da União Europeia, em nome da defesa do bloco.
Prometer é fácil

PS propõe tempo mínimo de dedicação ao SNS

Significa obrigar médicos a ligarem-se ao SNS por um período mínimo em compensação do investimento do Estado na formação e especialização. Em 2011 já tinha sido apresentada mas não chegou a avançar.
Legislativas 2024

Esquerda cruzada. É possível reeditar geringonça?

Há vontade à esquerda, embora não exista certeza de um resultado eleitoral que permita uma nova geringonça. Mas já há programas e o Observador foi ver se PS, PCP, BE e Livre têm caminho para fazer.
Fact Check

Superávite de casas VS famílias é de 1,8 milhões?

A líder do Bloco baseia-se em dados do Censos, que revelam a existência de quase seis milhões de alojamentos familiares em Portugal. O número inclui não só residências habituais, como secundárias.
Legislativas 2024

Rocha e Mortágua, dois líderes que não se entendem

Ideologicamente distantes, Rui Rocha e Mariana Mortágua estiveram frente a frente para demonstrar que têm uma visão completamente distinta sobre o país e sobre como o conseguem melhorar.
Tira-Teimas

PS vs IL: o caso Madeira e a "desencontrada AD"

Liberais entendem que há "garantismo" na Justiça. Socialistas dizem que isso é "mau princípio de conversa". E ainda a falta de sintonia na direção do PSD sobre viabilizar governo minoritário do PS.
Prometer é fácil

PAN quer ministério para Proteção Animal

As alterações climáticas passariam para o ministério da Economia. Seria criada uma Secretaria de Estado responsável pelo Bem-Estar, Saúde e Proteção Animal e um Instituto dedicado ao Reino Animal.
Fact Check

Líder do BE acumulou 3 salários sem declarar?

Presidente do Chega denunciou alegada “porta-giratória” entre Mariana Mortágua e grupo Global Media e acusou a líder do BE de receber "três salários" em simultâneo "sem os declarar". Tem fundamento?
Comentário

"BE teve candidatos condenados terroristas"

Nuno Gonçalo Poças afirma que "o argumentário não devia ser trazido ao debate", apesar de relevantes. Acredita "que são momentos importantes da memória histórica", mas "não temas políticos".
Tira-Teimas

Bloco de Esquerda e PSD frente a frente

Bloco pede explicações à PGR no âmbito do caso judicial na Madeira. PSD está preocupado com a influência que a justiça pode ter na esfera política.
Legislativas 2024

BE quer transportes gratuitos até aos 25 anos

Mariana Mortágua considera que "em vez de se penalizar a utilização de automóvel, é muito importante que existam transportes públicos acessíveis e de qualidade".
Prometer é fácil

Greve dos agentes policiais e militares da GNR

Uma proposta do Chega que também possibilita a agentes das forças de segurança a filiação a partidos - o que é proibido pela Constituição da República Portuguesa embora se possam associar a sindicatos
E o vencedor é...

Mortágua e Ventura, os novos santos milagreiros

O BE e o Chega estão a tornar-se parecidos com soluções milagrosas para tudo? Ainda o ministro, João Costa, que anda "desatualizado". Os dados oficiais do INE dizem que o abandono escolar agravou.
Noticiário

8h. Detidos esperam 21 dias. "Subversão da lei"

Detidos por suspeita de corrupção na Madeira conhecem medidas de coação. Espera longa é "subversão da lei", alerta advogado Miguel Matias. Depois do ouro, Diogo Ribeiro chega a umas novas meias-finais
Noticiário

7h. BE "muleta" do PS. Chega "sem ninguém ao lado"

Habitação e imigração, Mortágua e Ventura chocam em tudo. Líder do Bloco acredita estar mais próxima do poder. 21 dias depois de serem detidos, suspeitos da Madeira conhecem medidas de coação.
Noticiário

3h. Ventura vs Mortágua. "Terroristas" nas listas

Os dois líderes trocaram acusações sobre os terroristas nas listas de cada partido. Ainda neste jornal, mais de metade dos jovens que namoram sofreram pelo menos uma forma de violência.
Fact Check

Mortágua "recebeu três salários sem os declarar"?

Ventura refere-se às alegadas quebras de exclusividade parlamentar da deputada enquanto colunista e comentadora televisiva. Remunerações foram declaradas e Parlamento deu razão a Mortágua.
Noticiário

00h. Mortágua:"Ninguém se quer sentar ao seu lado"

Resposta no debate entre BE e Chega, depois de Ventura ter defendido que a imigração seja "regulada e controlada" como em países como Austrália, Canadá e Suíça.
Legislativas 2024

Mortágua e Ventura, o debate dos truques e ataques

A discordância total não é notícia, seja em que tema for. Mas Ventura e Mortágua debateram em modo agressivo, com acusações parte a parte e com cartas que foram muito além da discussão política.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.