Bloco de Esquerda

Bloco de Esquerda

BE rejeita impasse na Lei de Bases da Saúde

Catarina Martins rejeita que o partido tenha criado algum impasse na Lei de Bases da Saúde considerando que, “pelo contrário, o BE tem dado todos os passos para que haja soluções alargadas”.
Catarina Martins

BE: "Salários em Portugal são baixos demais"

219
Catarina Martins recorda os salários baixos, no setor público e no privado, e deixa um apelo ao PS para que aprove legislação que permita "valorização salarial".
Bloco de Esquerda

BE divulga cabeças de lista às legislativas

Moisés Ferreira e Joana Mortágua repetem candidatura como cabeças de lista em Aveiro e Setúbal. Em Braga, o cabeça de lista de 2015 Pedro Soares dá lugar a José Maria Cardoso.
Eleições

Acordo com Bloco e PCP? “É possível e desejável”

241
Mariana Vieira da Silva, em entrevista à TSF e ao Dinheiro Vivo, faz avaliação positiva da parceria com os partidos à esquerda.
Parlamento

PSD junta-se a "geringonça" nas taxas moderadoras

453
O Parlamento aprovou o fim da cobrança de taxas moderadoras nos centros de saúde. Foi também aprovado o diploma do PAN que regula as multas para quem atirar beatas de cigarros para o chão.
Serviço Nacional de Saúde

Bloco perplexo com afirmações de César sobre PPP

179
Catarina Martins revelou "alguma perplexidade" sobre as declarações do líder parlamentar do PS, vendo a remissão da revisão da Lei de Bases da Saúde para a próxima legislatura como "um erro".
Manuais Escolares

PCP e BE querem manuais gratuitos com força de lei

244
PCP e BE defenderam no parlamento a inscrição na lei da gratuitidade dos manuais escolares para combater desigualdades no acesso à educação. Direita duvida da sustentabilidade do projeto.
Assalto em Tancos

Tancos. Bloco quer fim da PJ Militar

190
O BE é o único partido que assume a proposta de extinguir a Polícia Judiciária Militar (PJM). PCP e o PS sugerem que se altere a forma de nomeação do diretor da PJM.
Política

6 pontos para compreender a Lei de Bases da Saúde /premium

100
Depois de uma legislatura de esforço, a Lei de Bases da Saúde corre o risco de ficar na gaveta. Nas últimas horas, a "geringonça" tem tentado chegar a acordo. Afinal, o que está em causa?
Primeiro-Ministro

Lei de Bases da Saúde: Costa responde na 3ª feira

"Terça-feira será bom dia para falar da Lei de Bases da Saúde”, disse o primeiro-ministro evitando assim comentar a proposta avançada pelo Bloco de Esquerda de retirar as PPPs do diploma.
Presidente da República

Marcelo em silêncio sobre Lei de Bases da Saúde

101
Depois dos desenvolvimentos anunciados pelo Bloco de Esquerda, que podem permitir a viabilização da lei de Bases da Saúde, o PR diz que só fala quando o diploma chegar a Belém.
Bloco de Esquerda

BE deixa cair PPP da Lei de Bases da Saúde

O Bloco de Esquerda faz um esforço de última hora para conseguir aprovação da Lei de Bases da Saúde à esquerda. PPP podem cair do diploma, mas as existentes têm de terminar no fim da vigência.
Debate Quinzenal

Um debate pós-europeias a pensar nas legislativas

Sem uma palavra sobre eleições que passaram, não faltaram referências às que se seguem. Bloco fez voz grossa sobre PPP, Costa pediu que se evitasse "conflito" com Belém. Nova Cristas apareceu moderada
Fact Check

BE aproveitou largadas de touros para se promover?

239
O Bloco de Esquerda foi acusado de se promover durante a largada de touros do concelho de Azambuja. A notícia foi veiculada pelo site Touro e Ouro e tornou-se rapidamente viral nas redes sociais.
Bloco de Esquerda

BE confirma acordo sobre Lei de Bases da Habitação

193
Depois de o PCP ter anunciado que tinha chegado a acordo com o Governo sobre a Lei de Bases da Habitação foi a vez do Bloco de Esquerda confirmar o entendimento. A "geringonça" voltou a funcionar.
Bloco de Esquerda

BE confronta Costa com degradação dos transportes

A degradação dos transportes públicos é o tema que o Bloco de Esquerda irá levar ao debate quinzenal com o primeiro-ministro. Os bloquistas serão os primeiros a intervir.
Serviço Nacional de Saúde

Costa, Louçã e o perigoso jogo de espelhos do SNS /premium

554
O PS e o Bloco envolveram-se numa polémica estéril e pueril que trata de esconder os principais problemas de um SNS que está a ser abandonado pela classe média e se arrisca a servir apenas os pobres.
Parlamento

PSD recua e coligação com esquerda fica suspensa

O PSD pediu o adiamento da votação sobre as carreiras dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica. À esquerda teme-se um recuo. Os sociais-democratas negam. Preferem falar em responsabilidade
Extremismo

Os fascistas da saúde /premium

2.671
O Bloco e o PCP (e o PAN para lá caminha) são os fascistas da saúde em Portugal. Têm dois objectivos: terminar com a iniciativa privada na saúde, e acabar com a liberdade de escolha dos cidadãos.
Assalto em Tancos

Tancos. Onde estão as responsabilidades políticas? /premium

289
Relatório preliminar foi feito por deputado do PS, mas os partidos da oposição vão apresentar alterações. PSD, CDS e Bloco queixam-se de desequilíbrios nas conclusões.
Emigração

Medina decide empate em moção do BE

A moção que instava o Governo a resolver problemas com o fundo para o asilo e migração teve votos a favor do CDS-PP, PSD e PCP e o voto contra do PS. Devido ao empate, Medina teve de intervir.
António Costa

Costa. Geringonça é "insuficiente para casamento" 

368
O primeiro-ministro abriu portas a uma Geringonça com o PAN e até falou numa próxima na Europa.
Eleições Europeias

Vídeo. A noite eleitoral num minuto

PSD, CDS e PCP assumiram a insatisfação com os resultados. PS, BE e o estreante PAN são os grandes vencedores da noite. Num minuto, as reações dos partidos que se vão sentar no Parlamento Europeu.
Eleições Europeias

Dois eleitos que foram quase três e... Robles

444
No Teatro Thalia, em Lisboa, o BE festejou um bom resultado que chegou quase a ser ainda melhor. No meio da festa, reapareceu um discreto Ricardo Robles, que tentou fugir aos holofotes.
Eleições Europeias

Comissão Nacional de Eleições recebeu 300 queixas 

Metade das queixas foram apresentadas por cidadãos e 50 foram apresentadas pelos partidos que têm deputados em Bruxelas. O BE foi o único desses partidos que não fez nenhuma participação.
Eleições Europeias

Marisa prevê alteração do mapa político à esquerda

123
A cabeça-de-lista do BE encerrou a campanha com um discurso repleto de agradecimentos e com uma premonição que confirma que o partido acredita que vai ter um bom resultado".
Eleições Europeias

BE assume estar na luta pelo terceiro mandato /premium

A campanha do Bloco de Esquerda chega ao fim depois de uma arruada concorrida no Porto. Em piloto automático, e tentando não quebrar o bom momento, partido encerra campanha confiante.
Eleições Europeias

BE ao ataque: “Só merece crescer quem cumpriu”

264
A líder do BE falou esta noite no Porto para defender que o seu partido é quem mais merece crescer à esquerda. Sem resposta direta ao PS, atacou os socialistas por falharem compromissos.
Eleições Europeias

Depois da sondagem, não mexe para não estragar /premium

Depois de um arranque em força e com várias ações de contacto popular, o BE decidiu acalmar antes do sprint final. Com uma sondagem a dar números tão bons, o dia estava ganho. Era só não estragar
Eleições Europeias

Marisa "não percebeu bem" os ataques de Costa

118
Marisa Matias abrandou o ritmo e deixou o contacto de rua para visitar uma fábrica em Tondela. Encontrou outra Marisa ("duas incomodam muito mais"), mas recusou responder a António Costa.
Eleições Europeias

Europa, Europa, Europa. BE não responde a críticas

137
Marisa Matias e Catarina Martins estiveram debaixo de fogo ao longo do dia. Do CDS ao PS foram várias as críticas às bloquistas. No comício da noite, as dirigentes do BE optaram por não reagir.
Eleições Europeias

De feira em feira até à eleição final /premium

A aposta em feiras parece ter sido certeira, com Marisa Matias a surgir mais confiante. Isso e as sondagens. Ainda assim, a candidata não se livrou de ouvir os protestos de um combatente do Ultramar.
Eleições Europeias

Marisa das feiras veio para ficar

Mais um dia, mais uma feira. Entre a popularidade de rua e o fim das ações controladas, Marisa Matias vai surfando a onda das sondagens e deixando críticas às duas faces de António Costa.
Eleições Europeias

Catarina Martins ataca Passos e Portas

1.008
A líder do BE atirou-se à direita: Passos Coelho veio para “anunciar desgraças”, Portas “emergiu qual submarino” para ajudar o CDS. Já Marisa Matias pediu esclarecimentos a Costa.
Eleições Europeias

Marisa na rua que eleições não são favas contadas /premium

Marisa Matias tem apostado mais em ações de campanha que promovem o contacto popular. Uma decisão que, aparentemente, tem trazido uma melhor reação. Efeito sondagem?
Eleições Europeias

Marisa Matias a descascar favas e a fazer política

213
No mercado de Torres Novas a comitiva do Bloco de Esquerda foi recebida com pouco entusiasmo. Marisa Matias ainda animou a ação quando ajudou Dona Madalena a descascar favas.
Eleições Europeias

Quem atacou quem no último debate das europeias /premium

106
Pedro Marques foi o candidato mais atacado, mas não o que saiu mais mal tratado. Rangel teve de jogar à defesa. Melo atacou todos. João Ferreira e Marisa praticamente ilesos. Os ataques foram assim.
Eleições Europeias

Marques usa Carlos Moedas contra Rangel - como aconteceu

Rangel acusou Pedro Marques de elogiar proposta que corta nos fundos comunitários. No debate na RTP, Pedro Marques respondeu que foi Carlos Moedas, mandatário de Rangel, a fazê-lo.
Eleições Europeias

Europeias. PS na frente, diz sondagem

2.038
O PS lidera a corrida às eleições europeias com 33% dos votos, mais 10% do que o PSD, elegendo assim 8 a 9 eurodeputados, revela uma sondagem da RTP/Católica. Bloco é o terceiro mais votado.
Eleições

Podcast Eurovisões. Dos gelados à cataplana

Miguel Pinheiro e Pedro Benevides fazem contas a quem ganhou ou perdeu votos na primeira semana de campanha. E Bandex faz da frase: “a mim ninguém viu a cozinhar cataplana" a canção do dia.
Eleições Europeias

O "Zé Povinho" e Louçã na campanha do Bloco

O BE deu início à segunda semana de campanha com uma visita à feira de Espinho e com um reforço de peso: Louçã. Entre muitos elogios, também se ouviram acusações. "Querem enganar o Zé Povinho".
Eleições Europeias

Marisa não arrisca. Mas petisca? /premium

Marisa Matias tem fugido às polémicas e falado de Europa. Dispensou o contacto popular e tentou colher votos em eleitorados de outros partidos. Uma campanha sóbria mas morna, até agora.
Eleições Europeias

BE: Bruxelas prepara "assalto" às pensões

Catarina Martins voltou a estar ao lado da número um da lista. Mas na Madeira, foi Marisa Matias quem deu o soundbite do dia quando o Bloco puxou tema das pensões: Bruxelas prepara "um assalto"
Eleições Europeias

Catarina Martins pediu o voto para "Marisa campeã"

No mega-almoço do BE também houve jogadas estudadas, tiros certeiros e rivais a abater. Catarina Martins já escolheu o MVP das europeias: "Marisa, a campeã do clima".
Eleições Europeias

BE assume europeias como primeira volta de outubro

182
A coordenadora do BE voltou a surgir na campanha para fazer um apelo ao voto. Catarina Martins assumiu que estas europeias são a antecâmara das legislativas e pediu para ninguém “chegar atrasado".
Eleições Europeias

Marisa não arrisca. Uma campanha sem multidões. /premium

O Bloco de Esquerda apostou novamente em ações sem contacto popular. Em ambientes controlados e junto de eleitorados favoráveis, o partido não arrisca e vai fazendo uma campanha tranquila.
Eleições Europeias

Marisa "pronta" para levar carruagem até Bruxelas

102
A eurodeputada esteve nas instalações da EMEF no Porto. Ao volante de uma carruagem, garantiu que levar companhia para Bruxelas. No fim, ainda pegou no telemóvel e deu uma de Marcelo.
Eleições Europeias

Bloco trouxe o feminismo para a campanha

431
O feminismo aqueceu o comício do BE em Coimbra. A líder voltou à campanha e lembrou que só há uma cabeça-de-lista feminina. Catarina Martins emocionou-se ao recordar as mães de crianças migrantes.
Eleições Europeias

Gatos, receitas e uma ação quase falhada /premium

Marisa Matias andou à procura de gatos por Coimbra, na tentativa de sensibilizar o eleitorado para a causa animal. Uma ação que quase estragou o bom arranque do quarto dia de campanha.
Eleições Europeias

Marisa foi à consulta e trouxe receita para o PS

217
Marisa Matias tem vindo a afinar a mira. Esta quinta-feria, depois de uma visita a uma unidade hospitalar, a eurodeputada, que "está saudável", atirou novamente ao PS.
Eleições Europeias

"Onde está o PS de esquerda?", pergunta-se no BE

214
Catarina Martins e Fernando Rosas chegaram à campanha com intervenções mais vistosas que a de Marisa Matias, que voltou a não ser protagonista. Houve críticas e desafios ao PS.
Eleições Europeias

Fantasmas e ataques num dia menos cinzento /premium

Ao terceiro dia de campanha, Marisa Matias arriscou mais. Falou do risco dos extremismos, atirou-se aos adversários e ainda deixou um desafio a Nuno Melo. A campanha ficou menos cinzenta.
Eleições Europeias

"Os fantasmas do fascismo" estão à espreita

512
A candidata do BE visitou as minas da Panasqueira para alertar para os perigos do crescimento do fascismo na Europa. "É preciso ter memória". Pelo meio, deixou críticas a Costa.
Eleições Europeias

Como José Gusmão roubou o palco a Marisa

O segundo dia de campanha do Bloco de Esquerda terminou com a candidata a fazer um discurso sem novidade. O momento da noite ficou a cargo do número dois, José Gusmão.
Eleições Europeias

Memória, empatia e uma carruagem (quase) vazia /premium

A candidata do Bloco de Esquerda começou o dia com uma ação que poderia ter sido um flop. Catarina Martins animou a manhã e Marisa Matias usou popularidade da rua para salvar o segundo dia de campanha
Eleições Europeias

“Lembro-me de si”. Marisa não esquece Monchique

A líder do BE no comboio da campanha com elogios ao silêncio de Marcelo e críticas às indecisões do PS no Parlamento. Bagagem suficiente para animar uma viagem feita numa carruagem quase vazia.
Bloco de Esquerda

Um dia que não desilude e Marisa a jogar à defesa /premium

Arruada, contacto com trabalhadores e visitas. Os ingredientes para rechear um dia de campanha estão todos lá. Sem falhas mas sem grandes momentos: assim foi a estreia do BE na estrada.
Eleições

Podcast Eurovisões: caça ao voto, baú e Bandex

A 13 dias para as eleições, o Observador estreia o podcast Eurovisões. Comentários, fact-checks, histórias da campanha de 1987 e uma música nova de Bandex. De segunda a sexta, pelas 17h00
Bloco de Esquerda

A visita viral, a saída limpa e a arruada prudente

194
O primeiro dia da campanha de Marisa Matias arrancou e terminou em Lisboa recheado de altos e baixos. Houve sustos, ajustes de agenda para evitar o PCP, Benfica e a clássica arruada.
Bloco de Esquerda

BE: "Não é fácil lutar pelos de baixo" com maioria

A coordenadora do defende que "não é fácil lutar pelos de baixo" quando existem maiorias absolutas, como a socialista que governa os Açores, onde o BE organizou um almoço-comício para as europeias.
Eleições Europeias

Berardo é "banqueiro que se ri no parlamento"

667
A cabeça de lista do BE às eleições europeias diz que o riso do empresário Joe Berardo, no parlamento, é o melhor retrato da elite medíocre e parasitária"
Bloco de Esquerda

"Arrogância não é boa conselheira", diz BE ao PS

158
Catarina Martins estranha que o primeiro-ministro, António Costa, esteja já a dizer o que se pode fazer na próxima legislatura, lembrando ao PS que "a arrogância não é boa conselheira".
Bloco de Esquerda

Um dia de pré-campanha com Marisa Matias /premium

Desceu a Avenida da Liberdade no 25 de abril e foi das mais solicitadas do BE. Entre cânticos para Bolsonaro e cigarros para descansar, reconheceu que este deve ser o último mandato em Bruxelas.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)