788kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Soares voltou para soprar as velas (a crónica do FC Porto-Tondela)

Este artigo tem mais de 5 anos

O FC Porto precisava de ganhar para ir à Luz à frente do Benfica. Sérgio Conceição sabia o plano de cor mas não o soube explicar à equipa. Valeu Soares, que voltou para soprar as velas do aniversário.

Soares regressou aos relvados depois de se ter lesionado na Supertaça Cândido de Oliveira
i

Soares regressou aos relvados depois de se ter lesionado na Supertaça Cândido de Oliveira

Tony Dias/Global Imagens

Soares regressou aos relvados depois de se ter lesionado na Supertaça Cândido de Oliveira

Tony Dias/Global Imagens

“O Tondela, à imagem daquilo a que nos habituou nestes últimos anos, é uma equipa competitiva, bem trabalhada, conseguiu no passado recente ganhar em casa de candidatos ao título, Benfica e FC Porto. Temos de estar preparados para essas dificuldades”, disse Sérgio Conceição na antevisão da partida desta sexta-feira. Sérgio Conceição estava avisado. Sabia que as equipas de Pepa gostam de organizar festas surpresa aos “grandes” – e esta noite o FC Porto até estava de parabéns. Mas custou a Sérgio Conceição passar da teoria à prática.

Os azuis e brancos entraram em campo com uma motivação extra: em caso de vitória, somavam 15 pontos, mais um do que o rival Benfica (que esta quinta-feira foi a Chaves empatar) e ficavam, à condição, na liderança do campeonato. E a motivação extra notou-se logo nos primeiros instantes, com cinco remates nos primeiros dez minutos de jogo. Maxi Pereira, na direita da defesa – e do ataque – do FC Porto, foi um dos principais dinamizadores da equipa e mostrou-se quase incansável, uma situação rara tendo em conta as últimas partidas. A dedicação do uruguaio, que rematou mais do que uma vez, correu e fintou, mereceu aplausos e gritos de incentivo de Sérgio Conceição. Nos primeiros 45 minutos, Marega esteve perto de inaugurar o marcador mais do que uma vez, Brahimi rematou com perigo, Herrera atirou de longe, Felipe cabeceou ao lado, Alex Telles disparou de livre direto, Sérgio Oliveira acertou no poste: toda a equipa do FC Porto, defesas incluídos, estava balançada para o ataque e Otávio foi mesmo o único jogador azul e branco (à exceção de Casillas) que não rematou na primeira parte.

Cláudio Ramos, o guarda-redes que inexplicavelmente não foi agarrado por nenhum clube dito “grande” na janela de transferências deste verão, manteve inviolada a baliza do Tondela e realizou várias defesas de alto nível. O guardião português, convocado por Fernando Santos para o duplo compromisso da Seleção Nacional no princípio deste mês de setembro, continua a demonstrar que é um dos melhores com as luvas calçadas a atuar em Portugal. E até os melhores erram. Mas já lá vamos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Tondela, ainda que tenha entrado com vontade de mostrar serviço e impor algumas dificuldades ao campeões nacionais, acabou por ser obrigado a descer linhas e a recuar no relvado e foi sendo empurrado para o meio-campo defensivo. Na ida para o descanso, Pepa era um homem feliz por ter sido o primeiro adversário do FC Porto nesta temporada a ir para o intervalo sem sofrer golos; mas um homem preocupado com as estatísticas completamente desequilibradas e o domínio avassalador dos dragões.

O FC Porto subiu ao relvado para a segunda parte convencido de que só faltava mesmo bater Cláudio Ramos. O caudal ofensivo estava bom, o número de remates estava acima da média, Otávio estava a realizar uma ótima exibição e só faltava mesmo colocar a bola dentro da baliza. O nível de stress era, portanto, baixo. E talvez tenha sido esse o problema. Os azuis e brancos entraram relaxados, sem o ímpeto atacante com que tinham terminado a primeira parte e demoraram mais a atacar, a rematar, a provocar calafrios à defesa do Tondela. Aboubakar passou ao lado do jogo e não correspondeu às indicações positivas de Marega e Brahimi.

Sérgio Conceição colocou Jesús Corona, colocou Soares (para um regresso muito aplaudido) e colocou Hernâni, deixando Óliver e André Pereira no banco. O Tondela não soube aproveitar o ritmo mais lento do jogo e não realizou qualquer remate enquadrado durante os 90 minutos, deixando Iker Casillas a fazer exercícios de aquecimento repetidamente. Os minutos iam passando e os dragões não conseguiam orquestrar reais oportunidades de golo, sendo Otávio o único homem inspirado entre a total falta de ideias do ataque azul e branco. Mas Soares entrou para o regresso romântico.

O avançado só teve de ter instinto de goleador e estar à hora certa no local certo. Aos 85 minutos, Brahimi rematou de longe e Cláudio Ramos traiu todos os elogios feitos por todos os comentadores de futebol do país: numa das bolas mais fáceis que teve, o guarda-redes do Tondela defendeu para a frente e deixou a baliza desprotegida, à mercê de Soares. O brasileiro marcou, Sérgio Conceição respirou de alívio e o Dragão juntou um sorriso à celebração do 125.º aniversário.

O Tondela, apesar da organização defensiva, fez muito pouco para empatar a partida. Mas o FC Porto, apesar do total controlo dos 90 minutos, não fez o suficiente para (con)vencer e leva mais do que aquilo que comprou. Valeu o erro de Cláudio Ramos e a vontade de Soares de voltar com impacto. Mas Sérgio Conceição bem tinha dito que era preciso estar preparado para as dificuldades. Só não estava à espera de que as dificuldades durassem 85 minutos.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora