É oficial: o Real Madrid confirmou, esta segunda-feira, o despedimento de Julen Lopetegui do comando técnico do clube. O treinador espanhol, que já treinou o FC Porto, não resistiu aos maus resultados. Santiago Solari, que atualmente dirige a equipa B, vai assumir o cargo já a partir do treino desta terça-feira.

O anúncio chega um dia depois da goleada sofrida pelos merengues em Camp Nou, terreno do rival Barcelona, por 5-1. No comunicado publicado pelo Real Madrid, o clube refere que a decisão foi tomada “com a máxima responsabilidade” para “mudar a dinâmica em que se encontra a equipa principal, numa altura em que todos os objetivos ainda são alcançáveis”.

O emblema de Madrid considera ainda existir “uma grande desproporção entre a qualidade do plantel do Real Madrid, que conta com oito jogadores nomeados para a próxima Bola de Ouro, algo sem precedentes na história do clube, e os resultados obtidos até ao momento“.

O Real “agradece a Julen Lopetegui e a toda a sua equipa técnica o esforço e o trabalho realizados e deseja-lhes o melhor na sua carreira profissional”.

Provisório… mas apenas por 15 dias

Santiago Solari vai assumir o cargo de Lopetegui de forma interina mas, alerta o jornal Marca, a Federação Espanhola apenas permite que isso aconteça durante 15 dias. A partir desse prazo, o clube em questão tem de nomear um treinador de forma oficial ou celebrar um contrato com o técnico da equipa B mas para a formação principal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assim sendo, Solari apenas pode estar no banco merengue nos encontros com o Melilla (Taça), Valladolid (Liga), Viktoria Plzen (Champions) e Celta (Liga). Terminado esse prazo, Florentino Pérez tem de nomear um técnico oficial — mas o calendário joga a favor, já que, em seguida, há uma paragem para os compromissos das seleções.

Real Madrid tenta Antonio Conte

De acordo com a imprensa espanhola, durante este intervalo de tempo Florentino Pérez vai tentar fechar as negociações com Antonio Conte, o treinador pretendido pelo presidente do Real Madrid. O italiano está sem clube desde que deixou o comando do Chelsea no final da época passada, mas as conversações com os merengues não estarão a avançar com a rapidez desejada.

Santiago Solari nomeado treinador interino do Real Madrid até Antonio Conte chegar

Julen Lopetegui chegou ao Real Madrid no verão passado, numa altura em que se preparava para viajar para a Rússia, onde ia disputar o Mundial como selecionador de Espanha. O percurso em Madrid também foi atribulado: depois de uma sequência de quatro derrotas em cinco jogos (Sevilha, CSKA, Alavés, e Levante), o técnico conseguiu uma vitória frente ao Viktoria Plzen na passada terça-feira, em jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões. O triunfo parecia dar-lhe algum oxigénio para se manter no cargo, mas a derrota estrondosa no campo do Barcelona precipitou a sua saída.

Florentino agarrou no telefone, analisou a Viktoria amarga, quis despedir Lopetegui mas foi travado a tempo