Cultura

XII edição dos Mário Cesariny — Encontros, em Famalicão, para homenagear o artista

A XII edição dos Mário Cesariny — Encontros vai decorrer em Vila Nova de Famalicão, entre os dias 22 e 24 de novembro, para "homenagear um dos principais nomes do Surrealismo nacional".

NUNO VEIGA/LUSA

A XII edição dos Mário Cesariny — Encontros vai decorrer em Vila Nova de Famalicão, entre os dias 22 e 24 de novembro, para “homenagear um dos principais nomes do Surrealismo nacional”, anunciou esta quarta-feira a Fundação Cupertino de Miranda.

Em comunicado enviado à Lusa, a Fundação Cupertino de Miranda, detentora do legado documental e artístico de Mário Cesariny (1923 – 2006), explica que os encontros se realizam anualmente por ocasião do aniversário da morte do artista.

A entrada é gratuita e “a oferta diversificada”, contando com oficinas de expressão plástica para as comunidades escolar e famílias, declamação de poesia na rua pela Oficina Locomovente da Poesia, Espetáculo circense “Faz-me o favor…”, produzido pelo Instituto Nacional de Artes do Circo e com o lançamento de três publicações. Os encontros terminam com o espetáculo “Poemanifesto 2.0.18 – Queríamos de ti um país de bondade”, produzido pela Cabe Cabe – Associação Cultural.

No museu da Cupertino de Miranda é ainda possível visitar a exposição “Colecionar a Inquietação”, do núcleo surrealista da coleção de Miguel Mesquita. Esta exposição assenta num núcleo de mais de 300 documentos reunidos ao longo de mais de dez anos pelo colecionador Miguel Mesquita, que a Fundação adquiriu, muitos com encadernações personalizadas, e que perfazem um total de 46 títulos, datados de 1917 à década de 70, ilustrando “a riqueza do Movimento Surrealista Internacional”.

Países como França, Bélgica, Dinamarca, Suécia, Estados Unidos da América, Itália, Espanha, México, República Checa, Inglaterra, Suíça e Portugal estão representados neste núcleo, possibilitando uma “visão única” do que se fazia em cada país nessa época. “Colecionar a Inquietação” vai estar patente ao público até ao dia 23 de fevereiro de 2019.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Eleições Europeias

Querida Europa...

Inês Pina

Sabemos que nos pedes para votarmos de cinco em cinco anos, nem é muito, mas olha é uma maçada! É sempre no dia em que o primo casa, a viagem está marcada, em que há almoço de família…

Educação

Aprendizagem combinada: o futuro do ensino

Patrick Götz

Só integrando a tecnologia na escola se pode dar resposta às necessidades do futuro, no qual os futuros trabalhadores, mesmo que não trabalhando na indústria tecnológica, terão de possuir conhecimento

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)