A Polícia Judiciária suspeita de vários casos de subornos na Parque Escolar. Segundo o Correio da Manhã, que avança a notícia, vários empreiteiros terão pago ‘luvas’ a altos responsáveis da empresa pública criada por José Sócrates, em 2007, para a modernização de 332 escolas. Na terça-feira passada, a Unidade Nacional de Combate à Corrupção fez dezenas de buscas em empresas e casas particulares de coordenadores e antigos coordenadores da empresa pública, e de responsáveis por empresas de construção civil.

Segundo avança o CM, a operação acabou com várias pessoas a serem constituídas arguidas, umas por corrupção passiva – os decisores públicos – e outras por corrupção ativa – empreiteiros –, tendo em conta a forma como se concertaram para viciar as regras de contratação pública, lucrando milhões de euros à margem da lei, em prejuízo de construtoras concorrentes e do erário público.

Em causa, neste projeto, está a comissão de análise de propostas de vários concursos públicos para remodelação de escolas, entre elas o liceu Passos Manuel, em Lisboa, escola onde se registou a maior derrapagem do orçamento inicial de obra, de 18 para 23 milhões. Neste estabelecimento de ensino foram usados materiais de luxo, como mais de 70 aparelhos de ar condicionado que não são utilizados uma vez que a escola não tem orçamento para suportar o seu funcionamento, escreve ainda o diário.

A Parque Escolar foi criada para modernizar 332 escolas. Apesar de avaliado em 940 milhões de euros, três anos depois os valores subiam para 3,2 mil milhões de euros, segundo auditoria do Tribunal de Contas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR